Menos é mais: otimize e decore com amor

Minimalismo é tendência para design, decoração, arquitetura e até lifestyle, trazendo à tona o conceito de se valer somente daquilo que é essencial.



Proveniente de um movimento artístico e cultural dos anos 60, nos Estados Unidos e na Rússia, o conceito minimalista ganhou força no Brasil na década de 80. Muito utilizado de lá pra cá, o termo remete à ambientes contemporâneos, com paredes brancas e poucos móveis - mas a tendência não para por aí. É preciso dar adeus ao excesso de mobília e ter em mente que os objetos não servem apenas para preencher o espaço, mas para cumprir uma função.

Portanto, como o minimalismo exige muita dedicação e organização, separamos dicas de ouro para fazê-lo caminhar em direção de uma vida mais simples:

Tons neutros
1) Branco: essa cor é a número 1 quando o assunto é limpeza e amplitude, sugerindo simplicidade em produtos de alta tecnologia.

 


2) Amarelo: se você deseja um ar alegre na sua cozinha, a cor do sol vai muito bem com o branco e é insuperável para iluminar espaços!

 


3) Preto: associado à elegância e ao prestígio, irá contrastar com as cores iluminadas, quebrando a monotonia! Aliás, também vai combinar com todos os tipos de utensílios.

 


4) Cobre: antigo na natureza e em alta na decoração, o dourado queimado proporciona uma nuance única e inúmeras possibilidades decorativas, todas marcadas pela elegância e sofisticação. 

 


Iluminação
É essencial que a luz se propague livremente e seja bem distribuída por toda a casa a fim de proporcionar a tão almejada sensação de calmaria. O ideal é apostar na luz natural para criar um clima confortável, mas as lâmpadas LED podem completar essa proposta intimista. 


♥ Para quem está na transição de estilos, as luminárias e pendentes sem contornos rebuscados podem valorizar a estética do ambiente sem fugir do design.

Guarde tudo
No minimalismo, a ideia é que haja pouca informação para que se possa sentir o ambiente em que estamos, por isso, você não vai encontrar muitos acessórios à vista. Mas não é necessário se livrar dos itens: organizadores são essenciais para maximizar o espaço dos armários e manter tudo no lugar. Sabia que quase 30% da capacidade é perdida no armazenamento comum?




Espaço de sobra é must-have
Lembra que tudo tem que ter um porquê? Opte por barras e ganchos para livrar as bancadas. Além de desfrutar a praticidade de se ter os itens mais utilizados ao alcance das mãos, isso fará com que o ambiente ganhe profundidade, parecendo maior do que realmente é.



Wireframe para repaginar
Mais que simples formas, o wireframe é um conceito decorativo que une peças minimalistas a contornos nada óbvios para criar cenários icônicos e funcionais. Assim, todos os objetos escolhidos são verdadeiras obras de arte! 




Os minimalistas acreditam que o acúmulo funciona como uma âncora, limitando nossa liberdade e tirando nossa atenção do que realmente é importante. Agora você já sabe como melhorar sua qualidade de vida!

Comentários