10 Dicas Rápidas para Organizar a Cozinha


10 Dicas Rápidas para Organizar a Cozinha


Você arruma a cozinha, mas a bagunça sempre acaba voltando? Quer saber como organizar definitivamente? Confira esse Guia Prático para colocar em ordem de uma vez por todas ;)

Está cansada de ver a cozinha transformada em uma verdadeira ZONA DE GUERRA? Não aguenta mais DEMORAR pra encontrar o que precisa ou até PERDER TAMPAS dentro do armário? Tem PREGUIÇA só de pensar em cozinhar porque sabe a BAGUNÇA que vai ficar?

Então você vai agradecer de ter vindo parar aqui: nós preparamos 10 dicas rápidas para organizar a cozinha de maneira definitiva.

Está pensando em deixar para ler o artigo depois? Não faça isso! Em alguns minutinhos, nós garantimos que você vai ganhar TEMPO, ESPAÇO e ainda vai sentir aquele BEM-ESTAR de quando acabamos de organizar alguma coisa para sempre.

São DICAS INCRÍVEIS:

  1. Mantenha somente o necessário »
  2. Organize os utensílios por categoria »
  3. Guarde no lugar certo »
  4. Pense na disposição dos objetos »
  5. Guarde itens dentro de outros »
  6. Pendure itens »
  7. Aposte em Aramados »
  8. Aproveite o espaço interno das portas »
  9. Organize mantimentos do jeito certo »
  10. Saiba organizar a geladeira »

1. MANTENHA SOMENTE O NECESSÁRIO

Quem acompanha o blog, já deve ter decorado a Regra Nº 1 da Organização: se livrar dos itens que não precisa ou não usa mais - e foi a Marie Kondo, autora do Best-seller A Mágica da Arrumação que nos ensinou isso.

» Leia também: #ManiaDeArrumação: os melhores conselhos de Marie Kondo

E para você ter ideia da importância desse passo é só refletir:

VOCÊ TEM MAIS ITENS QUE ESPAÇO NO ARMÁRIO?

OS ARMÁRIOS ESTÃO SEMPRE ENTULHADOS?

OBJETOS CAEM AO ABRIR A PORTA?

Então, você precisa fazer uma revisão URGENTE dos produtos que mantém na sua cozinha. Observe porta por porta para definir quais itens realmente são necessários.

Ao separar os utensílios que você realmente usa e que estão em bom estado dos que já não são utilizados há muito tempo ou que você tem em grande quantidade, ficará mais fácil ter controle e bom aproveitamento do espaço.

Exemplo prático: é a hora de desapegar e dar um novo destino àquele jogo de panelas que você já substituiu por um novo, não usa mais e não se desfez até agora.

2.ORGANIZE OS UTENSÍLIOS POR CATEGORIA

É importante não misturar os utensílios para que você identifique rapidamente onde cada coisa está guardada. Ao agrupar por categorias, você vai encontrar o que precisa com mais facilidade, além de poder comparar as opções para fazer uma escolha mais assertiva.

3. GUARDE NO LUGAR CERTO

ATENÇÃO! Essa etapa vai ser definitiva para

dizer se sua organização será eficiente ou não.

É primordial que você dedique alguns minutos para definir essa etapa, afinal o sucesso da organização deve levar em conta a rotina de cada pessoa, assim como seus hábitos.

Por isso, mesmo que os objetos fiquem guardados dentro de armários, você precisa organizá-los da maneira correta para otimizar tempo e espaço.

NÃO TEM RECEITA PRONTA! Descobrir o melhor lugar para

guardar cada item depende da dinâmica do dia-a-dia.

Exemplo prático: guardar copos perto da geladeira vai facilitar a sua rotina na hora de servir, enquanto acomodar as panelas próximas ao fogão também vai ser mais prático.

4.PENSE NA DISPOSIÇÃO DOS OBJETOS

É ideal que você encontre uma organização compatível com a sua personalidade, seus costumes e que não gere trabalho extra, ou seja, que você não tenha que pensar muito para manter arrumado.

Guardar itens em lugar complicados vai fazer com que você acabe não colocando de volta no lugar e, assim, a sua organização perfeita irá por água abaixo.

Dica prática:

  • Prateleiras na altura dos olhos e mãos: mantenha os objetos do dia-a-dia, como copos e pratos;
  • Prateleiras mais baixas ou mais altas: acomode itens usados raramente, como jogo de café ou travessas, por critério de usabilidade no seu dia-a-dia;
  • Embaixo da pia: como o local é úmido, evite colocar mantimentos ou alimentos perecíveis. O ideal é armazenar panelas e outros utensílios que não estragam com facilidade.

5. GUARDE ITENS DENTRO DE OUTROS

Se você seguiu direitinho o Guia Prático, já separou os itens por semelhança conforme explicado na 2ª dica deste artigo. Agora, coloque os itens dentro dos outros para otimizar espaço ou utilize suportes especiais, como os feitos para tampas.

6. PENDURE ITENS

Lembra que, na Dica 3, falamos sobre a importância de guardar os itens no lugar certo? Dentro do armário, nós tendemos a colocar os itens sempre em fileiras, mas é possível aproveitar o espaço vertical e livrar as prateleiras com os suportes para pendurar copos, taças, xícaras e canecas.





Também é possível mover alguns itens dos armários para a bancada da cozinha de uma maneira prática, charmosa e funcional: as barras com ganchos e suportes organizadores. São diversos modelos, combinações de peças e cores para montar do seu jeito:




7. APOSTE EM ARAMADOS

Os suportes em aramado são os melhores amigos da otimização de espaços. Com eles, é possível aproveitar áreas perdidas, reformular a disposição dos objetos, ampliar a capacidade dos armários e até decorar a cozinha.




8. APROVEITE O ESPAÇO INTERNO DAS PORTAS

Já pensou abrir a porta do armário e facilmente encontrar a tábua de corte em um suporte especial? Os aramados de pendurar na porta garantem que você utilize o seu espaço de maneira inteligente.





9. SAIBA ORGANIZAR OS MANTIMENTOS

Garantir a organização dos alimentos vai fazer uma grande diferença na sua vida, mas descobrir a melhor forma pra você também depende de um exercício de observação e reflexão. Uma dica especial da personal organizer Nina Braz pra vocês:

9. SEPARE OS ALIMENTOS POR CATEGORIA:

  • Produtos para preparo de alimentos;
  • Lanches rápidos;
  • Alimentos para café da manhã.

Essa organização facilita o dia-a-dia, porque torna mais intuitivo encontrar e guardar os produtos na sua cozinha.

10. ORGANIZE A GELADEIRA

Saber organizar a geladeira também vai ter um impacto importante. Com uma visualização mais prática dos alimentos, você conseguirá aproveitá-los melhor, garantindo que não estraguem ou sejam desperdiçados. A personal organizer Nina Braz também tem uma dica especial que usa no dia-a-dia

  • Prateleiras superiores: guarde os alimentos que estragam com mais facilidade, como derivados do leite;
  • Prateleiras do meio: alimentos prontos;
  • Gavetas: frutas, verduras e legumes devidamente embalados;
  • Porta: bebidas e temperos.

Comentários