Pular para o conteúdo principal

5 dicas especiais para ter sucesso no home office


5 dicas especiais para ter sucesso no home office

O trabalho remoto já é uma realidade, mas não só de horários e ambientes flexíveis vive essa tendência. É preciso aprender alguns truques para manter tudo em ordem e transformar a liberdade em produtividade. Vem conferir ;)

  1. Faça um planejamento estrutural do seu home office
  2. Escolha o local adequado
  3. Faça um checklist
  4. Foco na organização
  5. Personalize com a decoração
Já pensou acordar, tomar banho, preparar o café da manhã e não ter que sair de casa para trabalhar? O home office é uma modalidade de trabalho que não exige que você se desloque até a empresa, podendo fazer tudo no conforto do seu lar. Não é incrível? 
E se a gente te contasse que essa é a realidade de muitas pessoas hoje? O trabalho remoto está sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Só em 2014, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria em recursos humanos Robert Half mostrou que 75% dos diretores brasileiros já concordavam com a concessão de maior autonomia aos colaboradores, percebendo nessa modalidade de trabalho o aumento da produtividade.

E o fato é que os horários e ambientes flexíveis chamam a atenção dos melhores talentos disponíveis no mercado, sobretudo para tarefas que exijam profissionais mais criativos. Além de oferecer ao colaborador a liberdade para escolher como, onde e em quais horários trabalhar, o home office é mais barato para as empresas, pois extingue os custos com estrutura para as equipes.

Mas não é todo segmento que se encaixa nessa possibilidade. E mesmo para os setores em que o profissional pode exercer sua função sem sair de casa, é necessário foco, disciplina e organização para cumprir as metas sem necessidade de supervisão.

Por isso, preparar um espaço para o trabalho vai te ajudar a não se distrair com a família, animais de estimação e outros obstáculos - nada de ficar na cama ou sofá! Afinal, quando produzimos no mesmo local em que descansamos e aproveitamos momentos de lazer, fica mais difícil para o nosso cérebro entender que não é hora de assistir televisão ou dormir, por exemplo. 

Isso sem falar que trabalhar em um ambiente bagunçado influencia negativamente a produtividade. O raciocínio é lógico: quanto mais detalhes inúteis, papelada espalhadas e objetos em excesso, mais tempo o cérebro leva para processar o que precisa fazer. Portanto, a organização é uma premissa essencial para o sucesso do seu home office.

E para te ajudar nessa empreitada, preparamos dicas práticas para montar um escritório em casa e aproveitar os benefícios ao máximo ;)
Não deixe esse conteúdo de ouro passar batido! Com alguns minutinhos,
você vai descobrir como montar um home office perfeito ♥

1. Faça um planejamento estrutural do seu home office

O primeiro passo para montar o seu espaço corporativo em casa é analisar a sua necessidade. Fazer o planejamento estrutural do seu escritório significa mensurar o quanto de espaço você precisa para trabalhar e armazenar objetos em relação aos ambientes disponíveis na sua casa. 
Com as métricas em mãos, você conseguirá definir o local mais adequado para instalar seu home office. Em paralelo a essa etapa, aliás, você vai conseguir ir montando o seu checklist (Passo 3).

(Foto: Aramado.com)

No mercado, existem possibilidades versáteis para montar seu escritório como quiser e até mover peças de lugar se precisar - os armários em aramado, por exemplo, podem ser facilmente instalados juntando prateleiras, módulos e gavetas ventiladas.

Mas você também pode optar pelos móveis tradicionais ou até escolher outras alternativas para organizar. A estantes expansíveis ou multiuso são boas ideias.



2. Escolha o local adequado

(Foto: Blog Tu Organizas)

Não adianta separar um cantinho especial para as demandas profissionais se você é constantemente perturbado por sons ou pela circulação das pessoas ou mesmo se o seu trabalho está atrapalhando os momentos de descanso ou lazer dos outros moradores.
A decisão do melhor local para instalar o seu escritório está associada ao tipo de trabalho. Se precisa de silêncio, terá que procurar cômodos mais reservados e não poderá instalar sua mesa na sala de estar, por exemplo.

Inspirações 👇


  • CANTINHO NO QUARTO

Assim como fez a nossa cliente Angelica Morais, do Instagram @ap.1104rj, é possível aproveitar um espacinho do quarto para montar a área de trabalho. Tudo se resolve com alguns produtos funcionais. ;)


Tanto no projeto dela quanto no design de interiores proposto pela arquiteta Stefanie, do Instagram @criarinteriores, a tela decorativa para recados e fotos e a Estante Urbe foram os destaques.

Já o @_apt_416_ apostou em nichos para montar seu escritório no quarto de hóspedes. Por isso, o planejamento estrutural (Passo 1) é de suma importância pra você não se perder nas possibilidades e montar um local que atenda às suas necessidades de maneira prática e acessível.



  • DEBAIXO DA CAMA

A beliche com escrivaninha é uma ótima inspiração para quem deseja um ambiente compacto e criativo. Sem falar que a decoração pode criar uma atmosfera aconchegante e charmosa.

(Foto: Inspiração/Pinterest)

O fotógrafo catarinense Lufe Gomes, do canal Life By Lufe no Youtube, apostou nesse tipo de projeto para o seu apartamento, em São Paulo. Com dicas do arquiteto Gustavo Calanzas, ele montou um mezanino com a cama e, na parte de baixo, acomodou a mesa de trabalho. ;)

3. Faça um checklist

Nós já falamos que a organização é primordial para ser produtivo em casa. E se você acompanha o Blog.Aramado.com sabe que é regra: organização começa pelo descarte! 
Por isso, faça um checklist do que realmente é necessário manter para evitar o acúmulo de objetos - e se você está reformulando um escritório que já existe, o processo é o mesmo: desapegue dos itens em excesso ou que não são úteis no seu dia-a-dia.

Planeje os objetos entre:

  • Não pode faltar
  • Seria interessante ter
  • Não funciona pra mim
Dessa forma, você vai delimitar uma lista assertiva de produtos e conseguirá dimensionar sua real necessidade de armazenamento. Esse é o truque para acertar na escolha dos organizadores.

4. Foco na organização


(Foto: Blog Tu Organizas)
Agora que você já sabe tudo o que precisa guardar no espaço - e não adianta querer colocar um monte de tralha num ambiente minúsculo - fica mais fácil planejar uma organização eficiente. A sua premissa deverá ser: disposição prática e acessível. 
A mesa é a peça principal desse ambiente, já que você precisa de uma boa superfície para trabalhar. Em ambientes com pouco espaço, por exemplo, prefira modelos com gavetas ou aposte em módulos extras para manter tudo no lugar. 



Além disso, todo tipo de organizador de mesa está liberado. Você só precisa encontrar as opções que melhor atendem às suas necessidades e que serão funcionais na sua rotina, como:



3. Cestos
4. Nichos

Dica: organize documentos por data, cliente, assunto ou ordem alfabética. Além disso, aposte na automatização e invista em aplicativos corporativos para diminuir a quantidade de papelada.

5. Personalize com a decoração

Essa é a hora de trazer para o ambiente alguns objetos e organizadores que são a sua cara! Alguns itens, como cadeira, almofadas, quadrinhos e prateleiras decorativas, podem ser pensados para agregar mais charme e personalidade.
    DICA EXTRA


    Equilíbrio, produtividade e motivação

    👉 Tudo o que você precisa saber para um home office de sucesso

    Estabeleça e cumpra um horário de expediente – Não é porque você está em casa que não existem regras. Colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre as tarefas profissionais pode prejudicar a sua produtividade. Certifique-se que os outros moradores da casa respeitem seus horários; 

    Mantenha o networking - Mesmo trabalhando em casa é necessário marcar encontros profissionais para se atualizar tanto sobre as ideias e rumos da organização em questão quanto sobre o mercado de trabalho;

    Planeje-se - A liberdade proporcionada pelo home office pode te atrapalhar se você não estiver centrado nas metas diárias e semanais. Você precisa se supervisionar;

    Mantenha o local de trabalho organizado - Você já sabe que quanto mais bagunça, mais o seu cérebro terá que processar as informações e, por isso, ficará sobrecarregado. Seja persistente para manter a ordem;

    Atenção ao traje - Seu cérebro precisa entender que a sua rotina de trabalho ainda é rotina de trabalho mesmo que você não saia de casa. Então, não fique de pijama o dia todo. Arrume-se como faria para ir à empresa para que seu corpo processe a informação.


    Comentários

    DIGITE SEU EMAIL PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

    Aramado.com - Dicas de Organização e Decoração

    Um refúgio para todos que desejam uma casa mais completa, prática e organizada.