Aprenda truques para montar e organizar um closet aramado gastando pouco em dois dias


O closet aramado tem se tornado a alternativa mais desejada por nossos clientes para organizar roupas por conta das inúmeras vantagens, como otimização de espaços e ventilação. Quer montar o seu closet aramado e não sabe por onde começar? Pare e leia agora para descobrir.

Ter um closet exclusivamente dedicado à organização de roupas, sapatos e acessórios não é apenas uma decisão inteligente, mas também traz inúmeros benefícios e melhora a qualidade de vida. Montar um closet aramado é possível mesmo com orçamento limitado e espaço pequeno.

Entre as várias estratégias possíveis para isso, uma das principais, especialmente quando se trata de gastar pouco e garantir um efeito charmoso, é optar por peças aramadas feitas de aço e madeira sustentável.

O conceito dos projetos feitos com esse material é possibilitar a montagem de um closet alinhado às necessidades e expectativas de cada pessoa. Além de escolher as prateleiras, sapateiras, módulos e nichos conforme a demanda, seu closet garante que as roupas fiquem ventiladas e conservadas em um espaço otimizado.

Assim, você conquista mais praticidade no seu dia a dia, tanto para escolher quanto para guardar roupas, sapatos e acessórios, alcançando uma sensação de liberdade e bem-estar a longo prazo.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do seu closet aramado, é fundamental conferir alguns truques que vão facilitar a escolha do seu kit ou ajudá-la a decidir a combinação entre as peças individuais.

Neste post falaremos mais sobre isso, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é um closet aramado?

  • Como o closet tem se tornado uma alternativa inteligente ao guarda-roupa?

  • Quem deve investir em um closet aramado?

  • Quais são as vantagens do closet aramado?

  • Como montar o closet aramado em um espaço pequeno?

O que é um closet aramado?

Closet aramado é um tipo de armário para guardar roupas, sapatos e acessórios montado com peças fabricadas em aço termoplastificado e madeira sustentável, que pode ser amplamente ajustado às necessidades de armazenamento.

Você pode escolher as peças que vão compor o closet: prateleiras de madeira ou aramadas, sapateiras aramadas, gavetas aramadas, nichos de madeira e módulos de madeira com gaveta. Além disso, cada peça possui variações de tamanho para satisfazer as demandas de diferentes tipos de pessoas.


As peças devem ser parafusadas na superfície e encaixadas com auxílio dos braços plásticos. 

Como o closet tem se tornado uma alternativa inteligente ao guarda-roupa?

Não é preciso destinar um cômodo inteiro para o closet. Esse tipo de organizador para roupas pode ser montado no mesmo espaço em que seria instalado o guarda-roupa, inclusive com a instalação de portas de correr, mantendo a estrutura ventilada.

Mesmo os modelos de closet aramado sem portas, laterais ou até sem fundo, os chamados armários abertos, funcionam com propósito de otimização de espaços, pois podem ser integrados aos ambientes.

Há também algumas diferenças fundamentais entre o guarda-roupas tradicional e o closet, que o fazem uma alternativa cada vez mais buscada. Decidir qual a melhor opção de closet depende do espaço, da quantidade de roupas e dos seus hábitos.

O tradicional armário para roupas surgiu no século XVI, com finalidade de armazenar armas. Desde então, passou por diversas transformações que trouxeram cada vez mais possibilidades de design e acabamentos. Atualmente, com diferentes estilos de divisórias e repartições internas, o guarda-roupas possui modelos que vão do simples ao luxuoso, garantindo que as peças fiquem devidamente guardadas. 

No entanto, os closets fabricados em aço e MDF surgem como uma alternativa mais barata e com possibilidades personalizadas de otimização de espaços.

Tendência nas casas dos Estados Unidos e comumente utilizado por lojas, para expor as peças, e  por hotéis, para facilitar o processo de desfazer ou refazer as malas, os móveis vazados se popularizaram com a chegada dos lofts, que trazem ambientes completamente integrados em um único espaço e com ares industriais.

Já em 2009, uma pesquisa realizada por uma construtora carioca, com três mil compradores de imóveis, apontou o closet como o item mais desejado para os apartamentos, com 20% de preferência. Isso porque os armários aramados ajudam a criar uma sensação de amplitude nos ambientes que estão inseridos, inclusive, sendo uma solução bastante útil também para locais úmidos.

Ainda, a tendência dos closets aramados atendem à outra demanda crescente: a preocupação com questões de sustentabilidade e consumo consciente. Ou seja, o closet se tornou uma alternativa inteligente aos tradicionais guarda-roupas porque armazenar os itens em uma estrutura livre e aberta proporciona uma visão global do que já possui em quantidade suficiente ou não é essencial. 

Além disso, a possibilidade de alterar o layout a longo prazo torna o closet aramado uma opção atemporal. Basta remover, adicionar ou alterar a posição das peças instaladas para renovar o closet como deseja.

Quem deve investir em um closet aramado?


O closet aramado é  a ideia perfeita para todo mundo que deseja uma alternativa personalizada, com ótimo custo-benefício e precisa de uma solução eficiente para espaços pequenos, como quem mora em apartamento.

Além de proporcionar mais praticidade no dia a dia, o closet aramado é prático, estiloso e versátil para quem não quer um guarda-roupa. Ainda, para quem está planejando a mobília de toda a casa, é possível respeitar o orçamento e montar o closet aos poucos, adicionando e modificando a disposição das peças.

O closet aramado também é a opção para quem precisa de uma organização simplificada. Além de serem fáceis de instalar e higienizar, as peças aramadas garantem que as roupas, acessórios e sapatos fiquem à vista. Assim, você não precisa abrir o guarda-roupas para procurar o que precisa: os itens podem ser visualizados com facilidade, proporcionando mais praticidade no dia a dia.

Sem falar que o closet nessa modalidade permite que você economize tempo e seja mais assertivo ou criativo na escolha do que vestir e usar em diferentes ocasiões. O vestuário fica disponível para você escolher entre as possibilidades - chega de usar só as blusinhas que ficam por cima, né?

Quais são as vantagens do closet aramado?



  • Otimização de espaços

Com a tendência de casas e apartamentos cada vez mais compactos, torna-se importante buscar soluções para otimização de espaços. Segundo dados divulgados recentemente pela Cbic, empreendimentos tipificados no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) correspondem à 57,0% dos lançamentos entregues no 1º trimestre de 2020. Além disso, estudos realizados pela ABRAINC e FGV indicam que coliving - apartamentos apenas com quarto e banheiro - são tendência. Dessa forma, o aproveitamento total do espaço é uma prioridade: o closet aramado permite que você personalize a sua organização conforme a necessidade e o ambiente. Com os itens certos, é possível planejar um móvel como sempre sonhou e alcançar uma arrumação eficiente.

  • Maior visibilidade das peças

O closet aramado não precisa necessariamente ser aberto, mas mesmo as opções com portas mantém a vantagem de ampliar a visibilidade dos itens guardados. O contato visual com todas as peças disponíveis estimula o consumo consciente, já mencionado aqui, uma vez que permite uma análise oportuna de todos os itens que possui.

  • Sistema ventilado

Não é apenas pelo custo-benefício que os closets aramados têm se tornado os prediletos de quem está em busca de soluções criativas. Organizar as roupas e sapatos em prateleiras, sapateiras e gavetas feitas de aço com estrutura ventilada contribui para que as peças e itens durem mais, evitando mofo.

A youtuber Karen Bachini já comprovou esse benefício ao montar seu próprio closet aramado. “Para mim, um guarda-roupas não era opção por causa do espaço reduzido, e como meu apartamento é muito frio, usar guarda-roupas mofa minhas coisas. Daí eu precisava de algo mais aberto, onde as roupas pudessem respirar”, destaca.

  • Econômico

Outra grande vantagem do sistema aramado que vem atraindo os consumidores é que o desembolso para instalar esse tipo de closet é relativamente baixo. Existem kits para closet aramado a partir de R$ 138,90. Com uma dose de criatividade, é possível personalizar uma combinação barata de prateleiras, sapateiras, módulos, nichos e gavetas aramadas. A Karen Bachini montou o seu closet por apenas R$ 299,00. “Principalmente quando o seu apartamento ou casa é alugada, não vale a pena investir um monte de dinheiro numa coisa que você não vai poder levar com você para o próximo lugar onde for morar”, explica.

  • Layout Flexível para montar como quiser

Diferentemente dos guarda-roupas tradicionais, o closet aramado pode ser montado como quiser, além de atualizado conforme o uso. A youtuber e personal organizer Nina Braz, do Blog Tu Organizas, por exemplo, fez upgrades em seu closet com objetivo de deixá-lo cada vez mais personalizado. “Entre uma estação e outra, eu faço uma reorganização e, nessa reorganização, eu gosto de mexer no closet, mudar a altura das prateleiras e como o meu closet é todo aramado, estou sempre com o closet novo”, conta. Aos poucos, ela otimizou o espaço do jeito que precisava. Essa é uma ótima vantagem também para o quarto das crianças, já que pode ser adaptado ao longo da vida e de acordo com as diferentes necessidades.

  • Acabamentos ecologicamente corretos

As peças aramadas possuem acabamento ecologicamente correto, pois são sofisticados, atóxicos, seguros e proporcionam maior durabilidade da cor e resistência ao processo de oxidação.  Dessa forma, os armários aramados podem ser montados nos mais diversos ambientes, até mesmo na lavanderia, banheiro ou outras áreas úmidas. Além desses, outros benefícios do closet aramado são:

  • Resistente  

  • Durável

  • Fácil e rápido de instalar

  • Garantia estendida


Como montar o closet aramado em um espaço pequeno?



Depois de identificar o closet aramado como a solução ideal para o seu espaço, é preciso ter as medidas disponíveis para instalação e compará-las às dimensões de cada produto. O closet aramado é fácil de montar.

A Nina Braz gravou um vídeo mostrando a simplicidade da instalação do closet. No projeto elaborado para o apartamento do irmão, em quarto exclusivamente dedicado para isso, ela dá dicas de como planejar a disposição das peças. “O que é legal nesses aramados é que você tem muita liberdade na hora de montar”, explica.

Além disso, ressalta as vantagens do layout flexível para a configuração do armário da forma que quiser. “Eu defendo as prateleiras aramadas. Tenho no meu closet e gosto muito porque acho que são práticas, fáceis de montar e, com o tempo, se as suas necessidades mudam, você pode mudar a altura das prateleiras”, diz.

Em apenas um dia, Nina montou o kit completo com espaços definidos entre o casal. “Com os trilhos instalados, é só medir e parafusar na parede usando bucha e parafuso”, explica.  No segundo dia, ela focou na organização das peças e deu dicas importantes, como separar as roupas por categorias, etiquetar as prateleiras e apostar em cabides de veludo para padronizar o closet. “São muito úteis na hora de voltar as roupas para o lugar e manter a organização”, ressalta.


Dicas anotadas?

Ao arrumar da maneira certa, fica muito mais fácil manter os ambientes em ordem sem esforço. Isso significa que você alcançou a organização ideal para você, levando em conta seus hábitos específicos. Afinal, toda pessoa tem seu jeito de organizar.

Essa organização eficiente é resultado de testes e experimentos, mas para saber se você conseguiu atingir o objetivo, analise o seu dia a dia: sua rotina ficou mais prática e sobra tempo para gastar com o que você gosta?

Sem falar que acertar na roupa gera autoconfiança e dá um empurrãozinho na autoestima. Quando a gente muda, a organização muda também. Então, fique atenta aos seus hábitos para fazer as alterações necessárias com o passar do tempo. ;)

Comentários

#hashtags

tuorganizas7 closet6 inspiração6 lavanderia5 armario4 inspiracoes4 quarto4 suportes aramados4 aço3 cadeira3 escritório3 faça você mesmo3 gaveta3 home office3 ninabraz3 otimizacao3 passo a passo3 prateleiras3 sapateira3 sapatos3 armário2 banheiro2 barra2 cantinho do café2 cook premium2 despensa2 escritorio2 fatiador de bolo2 ganchos2 moveis decorativos2 mulher2 ordemnacasa2 organizador de porta2 rack de pratos2 sala2 sala de estar2 sapateiras2 suportes para prateleira2 varalx2 area de serviço1 area gourmet1 armário de cozinha1 aço inox1 barra de utensílios1 beleza1 blog tu organizas1 bolsa1 cabeceira1 cabideiros1 canteiro1 carrinho1 casa1 cestex1 chef1 closet aramado1 closets1 combo cozinha1 combos organizadores1 combos organizadores de armario1 como montar1 comomontar1 cozinha gourmet1 cozinha pequena1 criatividade1 curinga1 decor1 design1 diy1 diy passo a passo1 dobrar1 escola1 escorredor de prato1 estante1 facilidade1 flores1 garagem1 gavetas1 gourmet1 guia pratico1 guia prático1 horta1 ideias1 inox1 jardim1 jardimvertical1 jardineira1 kit para cozinha1 kits1 kits aramados1 kitscloset1 lancamento1 madeira1 maniadearrumacao1 maquiagem1 material1 material escolar1 meias1 mesa1 mini varal1 modernidade1 montagem1 moveis aramados1 multiuso1 móveis para casa1 móvel1 natal1 organizador1 organizadores de armario1 outubro rosa1 personal organizer1 pipoqueira1 porta maquiagem1 porta shampoo1 porta temperos1 porta xicaras1 porta xícaras1 prateleira1 primavera1 priscila saboia1 quarto de criança1 receita1 shelftrack1 silicone1 suporte de rolos1 suportes organizadores1 tela1 temperos1 tendências1 todos os ambientes1 varal1 varalvertical1 volta às aulas1 área gourmet1
Mostrar mais