Monte uma adega de vinhos com garrafeiros

22 de setembro de 2020
capa 1
701
Views

Sabia que o consumo de vinhos bateu recorde na quarentena? Seja por passar mais tempo em casa, se aventurar na cozinha ou passar bons momentos em família, a verdade é que ter uma adega para vinhos em casa está se tornando cada vez mais interessante. Por isso, lançamos novidades e você pode instalar o seu garrafeiro em pouco espaço.

São os momentos especiais que ficam marcados para sempre e nada melhor que comemorar com uma taça de vinho. Pelo menos, é provável que essa tenha sido a premissa de muita gente que resolveu se aventurar na gastronomia ou aproveitar o momento de quarentena e isolamento social para investir na qualidade de vida em família.

Cada vez mais brasileiros têm se interessado por vinhos. Neste ano, a crise por conta da pandemia afetou diversos setores da economia, mas não o consumo de vinhos no Brasil. Entre abril, maio e junho, a média de litros de vinho consumidos por pessoa cresceu 39% se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ideal Consulting, uma empresa de inteligência de mercado especializada no consumo de bebidas e alimentos.

Esse índice é uma máxima histórica em uma crescente que se estende desde 2017. Especialistas apontam uma relação entre a alta de consumo de vinhos e a pandemia, já que a bebida é muito consumida dentro de casa. Outros destacam que o ascendente interesse pela gastronomia trouxe consigo o desejo de entender um pouco mais sobre vinhos e como harmonizá-los com diferentes pratos.

O ponto é que essa mudança de hábitos e comportamentos durante a pandemia trouxe também um novo estilo de vida. E para os apreciadores de vinho, ter um espaço dedicado ao armazenamento das garrafas de vinhos em casa pode ser o sonho do momento – não só pelo consumo da bebida, mas também pela tendência de decoração.

Prateleira adega decorativa aramada Retrô para 12 garrafas e 6 taças
Aposte em uma adega decorativa para complementar sua decoração

Por isso, se você costuma consumir a bebida, gosta de colecionar diferentes rótulos ou está explorando esse universo, você precisa conhecer essas dicas especiais de como montar a sua adega aramada para vinhos em casa.

  • Vantagens de ter uma adega aramada em casa
  • Onde instalar um garrafeiro aramado para vinhos em casa
  • Como armazenar garrafas de vinho corretamente
  • Tipos de garrafeiros aramados
  • Vinho e culinária: como incluir a bebida na alimentação
  • Adega aramada em casa: dicas para decoração

Vantagens de ter uma adega aramada em casa

Garrafeiro aramado para 20 garrafas de vinho
Monte seu garrafeiro aramado na sala de estar para servir com praticidade 

Ter um espaço específico para armazenar suas garrafas de vinho garante que você tenha a bebida sempre à mão para consumir com praticidade, organização e estilo. A bebida é perfeita para reunir os amigos, fazer um jantar romântico ou desfrutar da sua própria companhia.  Além disso, para ter um espaço dedicado ao armazenamento de vinhos, não é necessário muito dinheiro ou espaço.

O vinho, apesar de ser uma das bebidas mais populares do mundo, é uma bebida sensível, que demanda cuidado desde o cultivo da vinha até a criação do rótulo. Por isso, o acondicionamento correto das garrafas também é essencial. Felizmente, é perfeitamente possível criar uma na sua própria casa!

Os garrafeiros para vinhos têm o objetivo de armazenar garrafas do jeito certo e amenizar os efeitos da umidade, incidência de luz e vibração. O tamanho pode variar de acordo com o espaço disponível e do seu desejo de reservar e colecionar rótulos, mas existem diversos modelos de porta vinhos para montar uma adega aramada em qualquer cantinho da sua casa.

Onde instalar um garrafeiro aramado para vinhos em casa

Você pode criar ambientes super aconchegantes para recepcionar amigos e familiares, com poltronas, almofadas e sofás confortáveis, ou mesmo apostar em um detalhe charmoso e discreto na decoração.

Garrafeiro decorativo aramado Blanc para 3 garrafas
O suporte para garrafas de vinho proporciona uma decoração funcional 

Assim, o espaço da sua adega aramada em casa deve ser pensado de acordo com a quantidade de vinhos que se deseja guardar e é ideal que se escolha um local que não receba incidência direta do sol.

Já a escolha do ambiente para instalar a sua adega aramada para vinhos depende da proposta desejada. A sala de estar ou jantar, por exemplo, são os ambientes mais aconchegantes (além de práticos!) para acomodar um garrafeiro aramado.

Locais onde você recebe as visitas, aproveita a companhia de amigos e maratona séries combinam com momentos em que você degusta uma bela taça de vinho. Então, se tornam também os cantinhos favoritos para instalar um garrafeiro aramado e brindar ali mesmo!

Outro lugar favorito para armazenar garrafas de vinho é a cozinha. Seja ela espaçosa ou pequena, é possível achar uma solução para deixar o vinho ao alcance das mãos – tanto para acompanhar o preparo do prato enquanto joga conversa fora quanto para fazer parte da receita.

Como armazenar garrafas de vinho corretamente

Garrafeiros Decorativos Aramados
É importante armazenar o vinho em um suporte para garrafas que o deixe inclinado

Como o vinho é uma bebida delicada, é necessário se atentar a alguns detalhes para garantir que essa experiência seja agradável e supere as expectativas. E já que estamos falando de armazenar as garrafas de vinho em casa, você precisa entender como a escolha do local interfere na qualidade da sua bebida.

O grão de uva vira suco, o suco vira vinho, o vinho vira vinagre – extraído da natureza, o vinho funciona como um ser vivo. As substâncias que o compõem podem se degradar naturalmente com o tempo – desde a ação das leveduras, que transformam o açúcar de cada grão de uva em gás carbônico e álcool, até a ação do oxigênio, a bebida é transformada ao longo do tempo em um ácido acético.

E esse processo pode ser acelerado se o vinho for armazenado em condições inadequadas de conservação. Com o passar do tempo, se não for bem armazenado, poderá acabar se deteriorando, enquanto o vinho guardado da maneira correta irá potencializar suas características organolépticas (referentes ao sentidos humanos, como odor, textura e sabor).

Por isso, você precisa prestar atenção à temperatura, iluminação, posição que a garrafa está armazenada, umidade do ar e tempo em que aquela bebida está conservada.

  • Temperatura

O mais importante é amenizar as oscilações da temperatura, mantendo-a o mais constante possível. O ideal é armazenar a sua garrafa de vinho entre 12ºC e 14ºC, pois o frio retarda o envelhecimento da bebida. Já em temperaturas acima de 25º C, o vinho pode oxidar e estragar completamente.

  • Posição da garrafa

É essencial manter a garrafa de vinho na posição horizontal, inclinada, para que as rolhas fiquem sempre em contato com o líquido – isso as mantém úmidas e impede a entrada de oxigênio (sem oxidar!).

Garrafeiro aramado para 20 garrafas de vinho
Utilize seu garrafeiro aramado na cozinha, área gourmet, sala de jantar e outros ambientes.
 
  • Umidade

Assim como é ideal garantir que suas garrafas de vinho estejam longe do sol, também é importante verificar se a umidade do ar está equilibrada (entre 65% e 75%). Baixas umidades podem ressecar a rolha e permitir que o oxigênio entre na garrafa, deteriorando o vinho.

  • Iluminação

Prefira locais escuros, protegidos da iluminação solar. A exposição contínua a luz pode alterar os sabores e aromas do vinho – raios ultravioletas também contribuem para uma rápida e prejudicial oxidação.

  • Tempo de armazenamento

Aquela história de que os vinhos melhoram com o tempo é, de certa forma, um mito. Opções de vinhos tintos devem ser consumidos em dois ou três anos, no máximo, enquanto outros podem ser armazenados por cinco ou 10 anos. Os vinhos brancos leves também devem ser consumidos com maior rapidez, não sendo indicado armazená-los por longos períodos.

Garrafeiro decorativo aramado Tannat para 6 garrafas
Armazene garrafas de vinho em um garrafeiro aramado e tenha a bebida sempre à mão

No caso das garrafas abertas que não foram inteiramente consumidas, é preciso de alguns truques para manter o vinho bom entre um consumo e outro. Os vinhos mais jovens (com menos madeira) podem suportar até um dia na porta da geladeira, com a mesma rolha que foi tirada. Afinal, a baixa temperatura retarda o desenvolvimento da bactéria acética.

Já os vinhos com mais idade, amadurecidos em madeira, além dos espumantes e vinhos brancos, precisam de um apetrecho conhecido como “salva-vinho”, que opera por sucção retirando o ar do espaço vazio da garrafa. Assim, o vinho aguenta mais dois ou quatro dias na geladeira. A verdade é que muito provavelmente uma garrafa de vinho será inteiramente consumida assim que for aberta!

Tipos de garrafeiros

Se você aprecia tomar uma taça de vinho, certamente chegou até aqui porque deseja incluir na decoração da sua casa ou apartamento uma linda adega aramada. Afinal, existem modelos compactos que se encaixam em diferentes projetos sem atrapalhar a circulação das pessoas em espaços pequenos.

Depois que você já tem em mente a quantidade média de garrafas que deseja armazenar e o local em que deseja instalar o seu garrafeiro para vinhos, é possível mensurar o espaço disponível. Há modelos de diferentes materiais, estilos e tamanhos e você pode adquirir ou se inspirar na Aramado.com.

Feito predominantemente em metal, os garrafeiros aramados vão dar forma à sua adega em casa, aproveitando e integrando espaços com funcionalidade. Algumas opções possuem detalhes em madeira e formatos criativos para criar uma atmosfera urbana e moderninha. Escolha o seu!

Adegas compactas para qualquer cantinho

Que você não precisa de muito espaço para ter uma adega aramada em casa, você já sabe. Mas, na verdade, é possível deixar fluir a imaginação e apostar em modelos bem divertidos para compor a sua decoração de um jeito único.

Instalar um garrafeiro para vinhos é possível mesmo em um apartamento pequeno. Os modelos mais compactos, que podem ser colocados em racks, mesas, bancadas ou no chão, comportam 6 ou 9 garrafas e podem ser facilmente incorporados ao décor.

Garrafeiro decorativo aramado e madeira Malbec para 6 garrafas
O consumo de vinhos bate recorde na quarentena e se torna uma tendência decorativa

Adegas expansíveis para ampliar conforme a necessidade

Se espaço não é problema para você, uma boa ideia é investir nos garrafeiros aramados para montar uma adega versátil, que pode ser ampliada com o passar do tempo.

Combo com 9 Garrafeiros Aramado para 180 Garrafas de Vinho
Amplie sua adega em casa com garrafeiros aramados

Adicione novas unidades do garrafeiro aramado e transforme o layout da sua adega aramada conforme a necessidade. Na Aramado.com, existem combos com capacidade para até 180 garrafas de vinho, podendo ser ampliados. Grandes chances de tornar esse o cantinho favorito da casa.

Combo com 4 Garrafeiros Aramados para 80 Garrafas de Vinho
Expanda sua adega de garrafeiros aramados na vertical ou horizontal

O bom é que você pode aprimorar qualquer cantinho sobrando da casa para guardar seus vinhos, já que o layout é flexível. Você pode parafusá-los na vertical, ocupando toda a parede, ou ampliá-los para os lados, conforme o seu espaço.

Adega de parede para completar a decoração

Apaixonados por vinhos geralmente também apreciam outras belezas da vida. E por que não a decoração? Se você é amante dessa bebida, poderá também expressar esse amor por meio de um décor especial.

Prateleira adega decorativa aramada Retrô para 12 garrafas e 6 taças
Monte sua adega industrial com uma prateleira retrô

A adega aramada de parede é uma ótima opção para quem deseja um produto sofisticado, prático e multifuncional. A estrutura em aço termoplastificado com porta taças também é uma solução leve e criativa para quem não tem muito espaço disponível e compõe um elemento visual interessante para diferentes ambientes.

Além disso, as linhas retas em madeira proporcionam um toque industrial e rústico à decoração. O material, em Castanho Tannat, por exemplo, remete aos tonéis de vinho e conferem um ar contemporâneo, repleto de referências.

Prateleira adega decorativa aramada Retrô para 12 garrafas e 6 taças
 A adega em aramado e madeira vão fazer a diferença na sua decoração industrial

Vinho e culinária: como incluir a bebida na alimentação

O vinho é uma das bebidas que mais encantam os nossos sentidos. Observa-se que, com o passar do tempo, a bebida continua nos acompanhando em momentos especiais de nossas vidas. Além de ser ideal para esses momentos, o vinho também é apropriado para acompanhar pratos, dos simples aos mais sofisticados, sendo aproveitado também como ingrediente de inúmeras receitas culinárias.

Dessa forma, o vinho é um excelente complemento para a gastronomia. Seus diferentes tipos e níveis de acidez ou doçura são capazes de produzir incontáveis e tentadoras combinações que acabam determinando a textura, aroma, aparência e sabor, agregando valor e sofisticação em todos os quesitos ao prato. Não é à toa que especialistas apontam o interesse por vinhos em uma crescente relacionada ao isolamento social e, consequentemente, aos novos hábitos que incluem dedicação no preparo das refeições em casa.

Garrafeiros e adegas
Tenha uma adega aramada em casa e aproveite bons momentos

Da escolha do vinho, preparo do prato à degustação, a experiência se torna ainda mais especial quando você desfruta de cada etapa.

Adega em casa: dicas para decoração

Além da escolha de um garrafeiro aramado que combine com a sua decoração, você pode apostar em outras ideias para integrar e complementar o ambiente. Seja incluindo um produto que siga o estilo decorativo do seu lar, seja acrescentando acessórios e adornos.

Para quem é apaixonado por decoração industrial, por exemplo, sabe que esse estilo é pautado pela otimização de espaços. Assim, é essencial trabalhar o projeto da sua adega aramada em casa de maneira criativa, agregando funcionalidade ao ambiente sem pesar. Além disso, invista em garrafeiros com acabamento em metal para contrastar com tons neutros.

Para quem tem mais espaço, outros objetos podem ser incluídos nesse cantinho para agregar à proposta decorativa. Ainda no estilo industrial, é possível criar uma adega aramada combinando o garrafeiro para vinhos com uma bandeja decorativa, prateleira bar, carrinho de bebidas, cadeira bistrô e mesa.

Garrafeiros e adegas
Decore sua adega aramada com móveis e objetos no estilo industrial

Já para quem gosta de dicas de DIY / Faça Você Mesmo, é possível aflorar a criatividade para aproveitar as rolhas na decoração. Após abrir aquela garrafa de vinho especial e apreciar seu sabor, restam apenas lembranças. Uma maneira de eternizar essas memórias é guardar rolhas de garrafa e transformá-las em um detalhe na decoração.

Coloque as rolhas em um recipiente transparente, um vaso ou até mesmo faça um quadro com elas. Você pode expor sua coleção de rolhas na sala de estar, na cozinha, na varanda.  Assim você ficará com uma decoração personalizada para sua casa, com todas as lembranças que um bom vinho nos proporciona.

Nova Linha de Garrafeiros Aramados

Antenada nas tendências decorativas, a Aramado.com preparou uma Linha completa de garrafeiros aramados para todos os estilos. São 13 modelos de suporte para vinhos para decorar e armazenar com praticidade e sofisticação.

Garrafeiros e adegas
Compre online seu Garrafeiro Aramado na Aramado.com e monte uma adega em casa
Categoria do post:
Dicas · Cozinha · Destaque · Inspirações · Organização · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *