10 Dicas Rápidas para Organizar a Cozinha

29 de julho de 2019
13601
Views

Você arruma a cozinha, mas a bagunça sempre acaba voltando? Quer saber como organizar definitivamente? Confira esse Guia Prático para colocar em ordem de uma vez por todas 😉

Sabe aquela preguiça que dá na hora de cozinhar só de pensar na bagunça que vai ficar? Nós vamos te ensinar a deixar sua Cozinha organizada para aproveitar mais essa experiência – que, para alguns, é como um terapia. Você vai agradecer de ter vindo parar aqui: são 10 dicas rápidas e práticas para organizar a cozinha de maneira definitiva.

1. Mantenha somente o necessário para organizar a cozinha

Quem acompanha o blog, já deve ter decorado a Regra Nº 1 da Organização: se livrar dos itens que não precisa ou não usa mais – e foi a Marie Kondo, autora do Best-seller A Mágica da Arrumação que nos ensinou isso.

Leia também: #ManiaDeArrumação: os melhores conselhos de Marie Kondo

E para você ter ideia da importância desse passo, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

Organizar a cozinha
Armário Bagunçado

VOCÊ TEM MAIS ITENS QUE ESPAÇO NO ARMÁRIO?

OS ARMÁRIOS ESTÃO SEMPRE ENTULHADOS?

OBJETOS CAEM AO ABRIR A PORTA?

Então, você precisa fazer uma revisão URGENTE dos produtos que mantém na sua cozinha. Observe porta por porta para definir quais itens realmente são necessários.

Ao separar os utensílios que você realmente usa e que estão em bom estado dos que já não são utilizados há muito tempo ou que você tem em grande quantidade, ficará mais fácil ter controle e bom aproveitamento do espaço.

Exemplo prático: é a hora de desapegar e dar um novo destino àquele jogo de panelas que você já substituiu por um novo, não usa mais e não se desfez até agora.

2. Organize os utensílios por categoria

É importante não misturar os utensílios para que você identifique rapidamente onde cada coisa está guardada. Ao agrupar por categorias, você vai encontrar o que precisa com mais facilidade, além de poder comparar as opções para fazer uma escolha mais assertiva.

organizar a cozinha
Organizadores de armário de cozinha

As tampas, xícaras e pratos, por exemplo, foram agrupados por meio de suportes especiais, facilitando a remoção das prateleiras e garantindo que a organização seja prática e eficiente (Foto: Aramado.com)

3. Guarde no lugar certo

ATENÇÃO! Essa etapa vai ser definitiva para dizer se sua organização será eficiente ou não.

É primordial que você dedique alguns minutos para definir essa etapa, afinal o sucesso da organização deve levar em conta a rotina de cada pessoa, assim como seus hábitos.

Por isso, mesmo que os objetos fiquem guardados dentro de armários, você precisa organizá-los da maneira correta para otimizar tempo e espaço.

NÃO TEM RECEITA PRONTA! Descobrir o melhor lugar para guardar cada item depende da dinâmica do dia-a-dia.

Exemplo prático: guardar copos perto da geladeira vai facilitar a sua rotina na hora de servir, enquanto acomodar as panelas próximas ao fogão também vai ser mais prático.

4. Pense na disposição dos objetos

É ideal que você encontre uma organização compatível com a sua personalidade, seus costumes e que não gere trabalho extra, ou seja, que você não tenha que pensar muito para manter arrumado.

Guardar itens em lugar complicados vai fazer com que você acabe não colocando de volta no lugar e, assim, a sua organização perfeita irá por água abaixo.

Dica prática:

organizar a cozinha
Organizadores de armário de cozinha

Deixe os itens que você mais utiliza à mão (Foto: Aramado.com)

  • Prateleiras na altura dos olhos e mãos: mantenha os objetos do dia-a-dia, como copos e pratos;
  • Prateleiras mais baixas ou mais altas: acomode itens usados raramente, como jogo de café ou travessas, por critério de usabilidade no seu dia-a-dia;
  • Embaixo da pia: como o local é úmido, evite colocar mantimentos ou alimentos perecíveis. O ideal é armazenar panelas e outros utensílios que não estragam com facilidade.

5. Pendure itens

Lembra que, na Dica 3, falamos sobre a importância de guardar os itens no lugar certo? Dentro do armário, nós tendemos a colocar os itens sempre em fileiras, mas é possível aproveitar o espaço vertical e livrar as prateleiras com os suportes para pendurar copos, taças, xícaras e canecas.

Também é possível mover alguns itens dos armários para a bancada da cozinha de uma maneira prática, charmosa e funcional: as barras com ganchos e suportes organizadores. São diversos modelos, combinações de peças e cores para montar do seu jeito:

6. Guarde itens dentro de outros

Se você seguiu direitinho o Guia Prático, já separou os itens por semelhança conforme explicado na 2ª dica deste artigo. Agora, coloque os itens dentro dos outros para otimizar espaço ou utilize suportes especiais, como os feitos para tampas.

Além de proporcionar mais praticidade no seu dia-a-dia, o suporte para tampas garante que elas fiquem acomodadas em segurança, sem quebrar ou lascar.

7. Aposte em aramados

Os suportes em aramado são os melhores amigos da otimização de espaços. Com eles, é possível aproveitar áreas perdidas, reformular a disposição dos objetos, ampliar a capacidade dos armários e até decorar a cozinha.

8. Aproveite o espaço interno das portas

Já pensou abrir a porta do armário e facilmente encontrar a tábua de corte em um suporte especial? Os aramados de pendurar na porta garantem que você utilize o seu espaço de maneira inteligente.

9. Saiba organizar os mantimentos

Garantir a organização dos alimentos vai fazer uma grande diferença na sua vida, mas descobrir a melhor forma pra você também depende de um exercício de observação e reflexão. Uma dica especial da personal organizer Nina Braz pra vocês:

SEPARE OS ALIMENTOS POR CATEGORIA:

  • Produtos para preparo de alimentos;
  • Lanches rápidos;
  • Alimentos para café da manhã.

Essa organização facilita o dia-a-dia, porque torna mais intuitivo encontrar e guardar os produtos na sua cozinha.

10. Organize a geladeira

Saber organizar a geladeira também vai ter um impacto importante. Com uma visualização mais prática dos alimentos, você conseguirá aproveitá-los melhor, garantindo que não estraguem ou sejam desperdiçados. A personal organizer Nina Braz também tem uma dica especial que usa no dia-a-dia

  • Prateleiras superiores: guarde os alimentos que estragam com mais facilidade, como derivados do leite;
  • Prateleiras do meio: alimentos prontos;
  • Gavetas: frutas, verduras e legumes devidamente embalados;
  • Porta: bebidas e temperos.

Gostou do post? Deixe seu comentário 😉

Tags do post:
·
Categoria do post:
Cozinha · Dicas · Organização

Todos os comentários

  • Gostei muito das dicas!

    Unknown 19 de outubro de 2019 08:33 Responder
    • Agradecemos pelo feedback. Conte sempre com a gente para dicas de organização e decoração ♥

      Aramado.com 18 de janeiro de 2021 07:52 Responder
  • Comprei e amei os organizadores… o de tampas e muito facil de usar!!!!

    Marina 18 de janeiro de 2021 11:43 Responder
    • É verdade, Marina! Chega de perder tampas no armário, não é mesmo? <3

      Aramado.com 18 de janeiro de 2021 15:58 Responder
  • Eu não poderia imaginar quanto espaço a gente perde sem estes produtos. Já comprei meu kit e vou seguir estas dicas 😉

    Alice 18 de janeiro de 2021 11:59 Responder
    • Alice, muito legal seu comentário! <3 Depois, envie fotos do seu armário para nós, vamos adorar conferir o Antes e Depois.

      Aramado.com 18 de janeiro de 2021 15:55 Responder
  • Preciso desses organizadores para o meu armário de cozinha!

    Mariana 19 de janeiro de 2021 07:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *