Como montar um closet aramado gastando pouco

4 de novembro de 2020
18954
Views

Um guarda-roupa bagunçado dificulta a tarefa de encontrar roupas, sapatos, bolsas e outros itens que precisa na hora de se arrumar. Por isso, manter tudo no lugar e encontrar soluções inteligentes para organizar é essencial, principalmente para quem tem pouco espaço e deseja poupar dinheiro! Confira dicas de como montar seu closet aramado e tenha um dia a dia mais prático.

tradicional armário de roupas teve diversas transformações ao longo dos anos, com cada vez mais possibilidades de design e acabamentos. Para quem deseja um armário planejado e não quer gastar muito, é possível escolher opções aramadas que podem ser personalizadas conforme o espaço e necessidade. O kit básico custa R$ 158,90 na Aramado.com.

Atualmente, o guarda-roupas possui modelos que vão do simples ao luxuoso, com vários estilos de divisórias e repartições internas, garantindo que as peças fiquem devidamente guardadas. Além disso, os closets fabricados em aço surgem como uma alternativa mais barata e com diversas possibilidades versáteis para otimizar os espaços

Closet
Existem diversas possibilidades de montagem de um closet aramado.

Closet aramado aberto

Os closets abertos se tornaram uma tendência e surgiram junto com o estilo de vida minimalista, cuja ideia é manter uma quantidade mínima de peças que sejam coringas, facilitando o dia a dia.

A fama do closet aberto pode ser explicada por uma série de motivos, já que é um móvel que chama a atenção por ser muito vantajoso. Um quarto com closet aberto ganha pontos em organizaçãodecoração e é claro, otimização de espaço.

Os closets aramados surgem como uma alternativa mais barata.

Uma das principais vantagens do closet aberto, é a possibilidade de visualizar tudo o que você possui, ficando mais fácil fazer as combinações de roupas, calçados e bolsas. Nesse tipo de closet, as roupas e acessórios fazem parte do décor, por isso é importante manter seus pertences sempre organizados.

organização inteligente é essencial para o seu armário aberto não ficar bagunçado, proporcionando praticidade na hora de escolher o que vestir, já que roupas e objetos ficam expostos. Por outro lado, caso prefira, também poderá instalar uma porta para manter o visual mais clean, mantendo o benefício de deixar as peças ventiladas.

O closet aberto é tendência na decoração.

Um closet aberto garante que o quarto fique mais leve, clean e otimizado, algo muito importante para imóveis pequenos, como apartamentos e lofts. O tamanho do closet aberto é outro fator importante que você precisa definir antes de partir para a execução do projeto.

Tenha em mente tudo o que você precisa guardar, desde roupas até acessórios, para evitar que objetos fiquem amontoados. A partir disso, defina o local onde o closet aberto será montado.

Closet pequeno

Por oferecer maior comodidade aos moradores e permitir que cada peça de roupa seja mantida na mais perfeita ordem, o closet deixa a casa mais funcional, organizada e elegante. Diferentemente dos armários convencionais, o closet possibilita uma melhor visualização dos itens e faz com que se ganhe tempo no dia a dia.

Uma das maiores dificuldades para montar um closet é o espaço, ou melhor, a falta dele. Nem todo mundo dispõe de um cômodo só para roupas, pensando nisso, o closet pequeno pode ser uma solução.

Com a tendência de casas e apartamentos cada vez mais compactos, torna-se importante buscar soluções para otimização de espaços. Segundo dados divulgados recentemente pela Cbic, empreendimentos tipificados no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) correspondem à 57,0% dos lançamentos entregues no 1º trimestre de 2020. Além disso, estudos realizados pela ABRAINC e FGV indicam que coliving – apartamentos apenas com quarto e banheiro – são tendência.

Monte seu closet aramado de acordo com seu espaço.

A verdade é que até quem mora em um imóvel simples e compacto pode ter um closet e o melhor de tudo é que dá para montar um closet bem pequenininho sem gastar muito.

É possível ter um closet pequeno e funcional, que combine com seu estilo e sua realidade, use sua criatividade e todo seu poder de organização para aproveitar pequenos espaços e incluir um closet pequeno aramado na sua casa ou apartamento.

Closet planejado

É interessante investir em um closet planejado, para aproveitar todos os cantinhos do ambiente com prateleiras e nichos. Para apartamentos, ter um closet pequeno planejado é a melhor opção.

versatilidade dos closets aramados permite fazer combinações diversas. Faça um planejamento do local onde você pretende instalar seu closet, escolha as peças de acordo com sua necessidade e use a criatividade para montá-lo da melhor maneira possível.

Dessa forma, o aproveitamento total do espaço é uma prioridade: o closet aramado permite que você personalize a sua organização conforme a necessidade e o ambiente. Com os itens certos, é possível planejar um móvel como sempre sonhou e alcançar uma arrumação eficiente.

Closet modulado

closet aramado tem como uma de suas principais vantagens a possibilidade de ser ajustado conforme a sua necessidade de armazenamento. Pensando nisso, você pode fazer combinações versáteis de acordo com a quantidade de roupas, sapatos e acessórios que você possui.

Ajuste os armários aramados conforme sua necessidade.

Se você possui muitas peças de roupas e pares de sapatos, pode pensar em planejar seu closet com uma quantidade maior de prateleiras e sapateiras, facilitando na organização de seus itens. Caso você tenha mais acessórios, ou até mesmo roupas, que talvez não queira deixar expostos em prateleiras, você pode investir em módulos aramados, que são itens essenciais para uma organização tradicional.

Faça combinações de acordo com a quantidade de itens que você possui.

Outro exemplo, é fazer a combinação entre prateleirasmódulos e nichos. As prateleiras aramadas podem ser utilizadas como suporte para sapatos – caso você não possua muitos pares, é uma excelente opção para substituir as sapateiras – já os nichos podem acomodar acessórios e objetos decorativos, nas gavetas aramadas, aqueles itens que você não pretende expor, ficarão muito bem acomodados nesses módulos.

Na Aramado.com você encontra uma variedade de itens, para compor da melhor forma seu projeto de ter o closet que sempre sonhou.

Dicas e ideias de como montar seu closet aramado

O closet aramado é um tipo de armário montado com peças fabricadas em aço termoplastificado e madeira, que tem a vantagem de ser amplamente ajustado conforme as necessidades de armazenamento.

Personalize seu closet aramado da maneira que desejar.

Ter um closet aramado se torna uma ideia perfeita para quem deseja uma alternativa personalizada, com ótimo custo-benefício e precisa de uma solução eficiente para espaços pequenos.

Uma das vantagens do closet aramado é a fácil visualização dos objetos e roupas.

Além da praticidade, o closet aramado é estiloso e versátil para quem não quer um guarda-roupas tradicional. É possível respeitar o orçamento e montar seu closet aramado aos poucos, adicionando e modificando a disposição das peças, da maneira que melhor atenda às suas expectativas.

Os closets aramados possuem um acabamento ecologicamente correto.

Os closets aramados são fáceis de instalar e higienizar, além disso as peças aramadas garantem que as roupas, acessórios e sapatos fiquem à vista. Assim, você memoriza o local em que cada peça está guardada e não precisa ficar procurando por muito tempo, já que os itens podem ser encontrados com facilidade, proporcionando praticidade no dia a dia.

O closet aramado é estiloso e versátil para quem não deseja mais um guarda-roupa tradicional.

Closet Feminino 

Organize seu armário aramado, facilitando seu dia a dia.

Sapatos, roupas e acessórios precisam ficar organizados no closet feminino, proporcionando uma decoração bonita, facilitando a organização e diminuindo o tempo de procura na hora de escolher os looks do dia.

Analise o ambiente 

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a organização para um closet feminino é verificar o espaço em que ele será instalado.

Setorize 

Planeje onde cada objeto será guardado, levando em consideração a frequência com que serão utilizadas, deixando as peças de uso frequente em prateleiras mais acessíveis.

Aposte em Prateleiras aramadas

Nas prateleiras aramadas podemos organizar roupas de lã e tricô – que podem ser danificadas se guardamos penduradas – roupas de cama e banho. Você pode investir em divisórias nas prateleiras, para deixar o espaço ainda mais setorizado e organizado.

Atenção para as Prateleiras aramadas com cabideiro

Existem algumas peças que precisam ser penduradas e para isso, as prateleiras aramadas com cabideiros são essenciais. Nesse espaço, dê preferência para colocar camisas, vestidos, casacos, calças de alfaiataria e outras roupas com tecidos que possam amassar facilmente. Coloque essas peças em cabides e deixe um espaçamento entre elas, para facilitar a visualização.

Módulos aramados

Já nos módulos aramados com gavetas, você pode dar preferência para guardar peças menores, como roupas íntimas, meias e biquínis. Procure separar em diversas gavetas para deixar tudo bem organizado.

Sapateiras aramadas

Existem algumas formas de guardar sapatos, mas dentre as melhores para a organização para closet feminino estão as sapateiras aramadas. Permitem uma organização práticaotimizam espaçosfacilitam a visualização dos sapatos e garantem que eles fiquem arejados.

Ter um closet organizado facilita se dia.

Outras dicas

  1. Separe com antecedência as roupas que usará em cada dia da semana.
  2. Use etiquetas nos cabides, cestos e caixas organizadoras para encontrar as peças com maior facilidade.
  3. Utilize cabides finos para poupar espaço.
  4. Use ganchos para pendurar calças jeans e cabides específicos para cintos.

Vantagens do closet aramado

Não é apenas pelo custo-benefício que os closets aramados têm se tornado os favoritos de quem está em busca de soluções criativas. Organizar roupas e sapatos em prateleiras, sapateiras e gavetas feitas de aço com estrutura ventilada contribui para que as peças e itens durem mais. Além disso, ampliar a visibilidade dos itens guardados facilita o contato visual com todas as peças disponíveis.

A organização de roupas e sapatos se torna mais prática com um closet aramado.
  • Otimização de espaço
  • Visibilidade
  • Sistema Ventilado
  • Econômico
  • Resistente
  • Flexível
  • Durável
  • Fácil e rápido de instalar
  • Ecologicamente correto
  • Garantia especial

As peças aramadas para closet possuem acabamento ecologicamente correto, que proporciona maior durabilidade da cor e resistência ao processo de oxidação. Econômicosresistentesflexíveis e duráveis, os closets aramados possuem uma garantia especial. São fáceis e rápidos de instalar e uma das principais vantagens é a otimização de espaço que eles proporcionam, dando aquele toque especial ao ambiente.

Não dá para negar que o closet aramado deixa a casa mais funcionalorganizada e elegante, oferecendo maior comodidade aos moradores e permitindo que cada peça de roupa, calçado e acessório seja mantido na mais perfeita ordem.

Mas uma das maiores vantagens desse sistema para Armário Aramado é a praticidade faça você mesmo: com as dimensões do espaço e de cada peça, você pode fazer diferentes arranjos de prateleiragavetasapateira aramada, além de nichosmódulos e prateleiras de madeira. Assim, você pode encontrar uma solução adequada ao seu espaço – e alterar sempre que quiser.

Como organizar um guarda-roupa

Organizar um guarda-roupa não é considerado uma tarefa fácil, mas com atitudes simples e fáceis, você pode mudar esse conceito. Confira algumas dicas para facilitar essa tarefa.

É ideal que você saiba dobrar as peças de uma forma que não ocupem tanto espaço. Aplicando a técnica do retângulo com as blusas do seu guarda roupa e com alguns modelos de bermudas, saias e vestidos.

  1. Comece com a parte da frente da peça virada para baixo, esticada sobre uma superfície;
  2. Dobre as laterais dela para dentro, até formar um retângulo;
  3. Faça mais uma dobra, colocando as pontas da peça para dentro, até que as duas se “encontrem” no meio;
  4. Dobre a peça ao meio mais uma vez, formando um retângulo pequeno.

 Quando for organizar as gavetas, em vez de empilhar, coloque as peças enfileiradas, assim você economiza espaço, conseguindo guardar uma quantidade maior delas.

Na Aramado.com você encontra diversos acessórios que irão te auxiliar na organização do seu guarda roupa.

Organizador de gravatas aramado

Visualize melhor suas peças.

organizador de gravatas aramado irá facilitar seu dia a dia. Além de contribuir para uma melhor visualização das peças, este aramado permite que suas gravatas não amassem e fiquem conservadas por mais tempo. Você pode fixar diretamente no armário ou na parede!

Com um formato diferenciado, o cabide giratório para gravatas permite praticidade para sua organização. Evite que os cintos se dobrem ou amassem, deixando-os suspensos em seu armário. Por serem compactos, se encaixam perfeitamente em qualquer espaço do seu armário aramado.

Cabides Aramados

Organize suas roupas em cabides aramados.

Para conseguir um armário organizado, o ideal é apostar em cabides para pendurar calças, vestidos e camisetas. Dependendo do tamanho das peças, é possível colocar mais de cinco delas em cada cabide, sem que ele fique muito cheio ou amontoado.

Os cabides aramados possuem uma estrutura leve, otimizando o espaço em seu armário e não danificam o tecido de suas roupas.

Organizador de cintos aramado

Design diferenciado que proporciona beleza na decoração.

Alguns organizadores não só nos ajudam a manter a ordem dos nossos pertences, mas também facilitam a visualização dos objetos que temos, proporcionando mais funcionalidade e o melhor aproveitamento das coisas que compramos. Esse modelo, feito em polipropileno, possui um design diferente, especialmente pensado para manter seus cintos sempre impecáveis.

Organizador de bijuterias aramado

Organize de maneira prática suas bijuterias.

As bijuterias são itens essenciais, principalmente para as mulheres. Pulseiras, relógios, brincos devem ser organizados de maneira que facilite a visualização. Com um formato diferenciado, a árvore para bijuteria é ideal para organizar e dar aquele toque a mais na decoração.

Organize e decore suas bijuterias.

Este modelo de organizador é ideal para otimizar espaços e agrupar bijuterias com praticidade. Seu formato facilita a localização dos objetos dentro e fora das gavetas.

Divisor para prateleira de armário aramado

Otimize espaços e deixe tudo perfeitamente organizado.

Organize suas bolsas, camisetas e outros itens com praticidade no armário! Além de permitir personalização na sua organização, o divisor aramado otimiza espaços na prateleira. Garanta mais praticidade para remover ou colocar itens nas prateleiras.

Como montar seu closet aramado

O sistema aramado para Armário & Closet permite que você mesmo crie seu projeto com facilidade.

De uma forma simples, você descobrirá que precisa seguir poucos passos para fazer seu próprio projeto de closet aramado: medir o espaço disponível, definir quais peças precisa ter no closet (de acordo com os objetos e roupas que precisa guardar) e, por último, definir a melhor disposição do seu armário aramado.

1. Medir o espaço disponível

O primeiro passo para montar seu closet aramado é fazer o planejamento com base no espaço que você pretende colocar seu closet aramado. Identifique as medidas com uma fita métrica, faça um desenho e comece a rascunhar as possibilidades. Você deve medir a altura e a largura das paredes – lembre-se de deixar tudo com a mesma medida, seja ela em milímetros (como em nosso desenho abaixo), centímetros ou metros.

Tire as medidas do seu espaço e comece o projeto do seu closet aramado.

É ideal que você acesse o site Aramado.com e anote as dimensões do Kit Closet ou das peças individuais que deseja instalar. Assim, você pode colocar no desenho e saber direitinho o que vai caber ou não. Se estiver montando um apartamento novo, por exemplo, você pode se adiantar e planejar tudo do seu jeito.

Abaixo, nós fizemos um desenho 3D para que você possa visualizar a aplicação de um kit em um ambiente, harmonizando-o com os outros objetos do cenário. Também colocamos na legenda Projeto 1, Projeto 2 e Projeto 3 para que você possa ver como um mesmo kit pode ser montado de diferentes formas. No entanto, ao fazer o desenho à mão conforme te ensinamos acima, você já poderá visualizar de maneira simples a melhor solução.

Projeto 1: planeje seu closet aramado otimizando espaços.

2. Definir as peças do closet aramado

Ao montar seu closet aramado, utilize as peças aramadas que vão otimizar espaço, além de facilitar a sua utilização diária. Você pode escolher entre os kits prontos (clique aqui), selecionar cada peça aramada individualmente ou mesmo adaptar o mesmo kit em diferentes posições, seja em uma parede toda ou em um canto (como exemplo, acima o projeto 1 e abaixo o projeto 2).

Após contabilizar o número de roupas que você possui, entre as categorias que precisam ser penduradas e dobradas, assim como sapatos e acessórios, você poderá decidir uma combinação de prateleirassapateirasnichosgavetas módulos.

De maneira geral, se for apenas um cantinho no quarto, faça um planejamento de um closet com uma quantidade de divisórias proporcional ao tamanho do ambiente. Já se o closet aramado for montado em um espaço à parte, é possível fazer um planejamento com mais divisórias, aproveitando melhor o espaço disponível.

Dica: reserve uma prateleira mais alta para guardar roupas ou acessórios que são menos utilizados. Dedique também um espaço para bijuterias, lenços e acessórios pequenos, isso evita que eles se percam em meio a roupas. Uma dica importante é usar muitos cabideiros, afinal, quanto mais cabideiros, mais roupas conseguiremos pendurar.

Projeto 2: A versatilidade do closet aramado permite diversas opções de montagem. 

3. Definir a melhor disposição para o closet aramado

Depois de já ter definido o espaço que você tem disponível para montar seu closet aramado e ter escolhido o melhor kit, você pode pensar em diferentes montagens, deixando o seu Kit Closet compacto em uma só parede reta (Projeto 1) ou em uma parede de canto (Projeto 2). Além de instalar em diferentes posições, você também pode aproveitar para instalar separadamente, colocando as partes em diferentes lados de uma janela (Projeto 3), por exemplo, ou mesmo em ambientes diferentes de uma casa – parte em closet e parte em lavanderia, cozinha, despensa etc.

Montar seu closet aramado também não é difícil: você precisará apenas de conhecimento básico de como manusear uma furadeira e de como colocar um parafuso (você precisa colocar uma bucha). No Youtube, você confere tutoriais específicos de como montar o closet ou armário ventilado da Aramado.com.

Passo a passo de como instalar o closet aramado

O primeiro passo é dimensionar o espaço para instalação do trilho. Com o auxílio de uma fita métrica, faça marcações com o lápis. Você deve deixar um espaço de 10 cm entre o chão e o início do trilho, enquanto a altura final deve ser pensada de acordo com a comodidade, a necessidade e espaço disponível no cômodo em que será instalado seu armário aramado.

Planeje seu closet aramado e siga todas as regras específicas de montagem.

Já a medida entre um trilho e outro pode variar conforme o projeto. Você deve seguir as instruções de montagem específicas (cada kit possui seu próprio manual e você pode conferir na descrição de cada kit no site Aramado.com), mas a média está em uma distância de 46 cm a 48,5 cm entre um trilho e outro – verifique se irá instalar módulos (50 cm) ou prateleiras (até 2 m), por exemplo.

Para trilhos que ficarão lado a lado, porém para suporte de peças diferentes e não para encaixe de extremidades da mesma peça, você deverá deixar entre 6 e 7 cm, conforme exemplifica o desenho acima.

Confira abaixo como montar o trilho do seu closet aramado

Com os trilhos instalados, você deverá instalar os braços onde serão encaixadas as prateleiras aramadas. De baixo para cima, você poderá colocar o braço já no primeiro furo, sendo essa a medida mínima para acomodação de uma prateleira baixa. Você também poderá colocar o braço no último furo, de baixo para cima, porém é essencial pensar nessa disposição de uma maneira eficiente para o seu dia a dia. Você pode escolher também entre prateleiras simples ou com cabideiro e de profundidades de 30 cm ou 40 cm – isso vai influenciar no tipo de braço utilizado.

Confira abaixo como montar a prateleira aramada do seu closet

No entanto, nem sempre as medidas do espaço batem exatamente com as dimensões das peças que você desejará instalar. Nesse caso, você poderá alterar a medida da prateleira para adaptá-la ao seu espaço, fazendo cortes com cuidado para não danificar a termoplastificação – ela garante que seu produto não descasque ou oxide e seja mais durável.

Confira abaixo como cortar e adaptar sua prateleira aramada

Confira abaixo como montar sua prateleira de madeira para closet

Caso prefira prateleiras de madeira, a instalação deverá ser um pouco diferente da prateleira aramada. Após colocar o braço, você deverá apoiar a prateleira de madeira sobre o braço e parafusar em quatro partes para garantir estabilidade.

Confira abaixo como montar a sapateira aramada para closet

Para ter um espaço para acomodar sapatos com praticidade, você pode incluir uma sapateira aramada ao seu projeto de closet. A instalação também é simples: faça o encaixe dos braços específicos na grade de aço dos dois lados e depois encaixe a trava no trilho.

Confira abaixo como montar a gaveta aramada para closet

As gavetas aramadas estão disponíveis em dois tamanhos (16 cm ou 19 cm de altura). Você deverá parafusar o suporte do cesto da gaveta nos braços (um de cada lado) e depois encaixar no trilho. A gaveta poderá ser colocada por último, correndo no suporte.

Confira abaixo como montar o nicho de madeira para closet

No caso dos módulos sem gaveta, as placas de MDP são enviadas já furadas e cortadas de acordo com as medidas informadas no site. Você deverá colocar um pouco de cola nas aberturas laterais para encaixar a cavilha de madeira nas placas que ficarão acima e abaixo do nicho.

Nas placas que farão o acabamento lateral do seu nicho de madeira, parafuse o encaixe metálico que irá dar suporte junto ao trilho. Encaixe as extremidades das cavilhas nas aberturas da outra placa, unindo as laterais às partes de cima e de baixo do nicho. Finalize com o parafuso, para garantir que fiquem mais firmes, e dê o acabamento para que não fiquem aparentes.

Confira abaixo como montar o módulo com 2 gavetas para closet

No caso dos módulos com gaveta, é necessário parafusar as duas corrediças posicionadas conforme a base de cada gaveta e uma chapa metálica na parte interna de cada placa de MDP lateral. Encaixe a cavilha de madeira nas placas de MDP da parte superior e inferior da sua gaveta e, em seguida, parafuse nas placas que possuem corrediças, formando um nicho de madeira. Lembre-se do acabamento que tampa os parafusos.

Coloque um pouco de cola e encaixe a cavilha de madeira na placa de MDP que ficará nas costas da sua gaveta. Encaixe as laterais e, por fim, passe a madeira que vai compor o fundo pelas marcações de encaixe. Por último, faça o acabamento com a placa de MDP frontal da gaveta, encaixe os parafusos e parafuse o puxador.

Encaixe os módulos nos trilhos e encaixe as gavetas nas corrediças internas.

Na Aramado.com, há mais de 50 kits prontos para Armário Aramado e você também pode escolher entre as peças individuais para personalizar do seu jeito. Confira aqui.

Tags do post:
· ·
Categoria do post:
Destaque · Dicas · Organização · Quarto

Todos os comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *