15 Livros sobre organização

23 de novembro de 2020
2169
Views

Organização já virou tema de diversos títulos literários e cada vez mais surgem métodos criativos para manter a casa em ordem. Apostar em uma decoração com livros também é tendência. 

Com o estilo de vida atual e uma rotina cada vez mais agitada, manter a casa organizada é uma tarefa cada vez mais difícil – ainda mais quando se tem duplas jornadas, entre trabalho e estudo, ou filhos.

No entanto, entre agendas lotadas e listas de prazos que precisam ser cumpridos, é necessário encontrar tempo de qualidade com amigos e familiares e cuidar da saúde. Assim, como cada minuto do dia é importante, você precisa de dicas para otimizar tempo e colocar a vida em ordem.

Atropelados por compromissos, podemos alimentar um sentimento constante de frustração pelo fato de não conseguirmos dar conta de todas as demandas, principalmente das tarefas do lar.

Para você, que procura dicas de como arrumar a casa, definir um local para cada coisa e dar um fim na bagunça, separamos 15 dicas de livros incríveis quando o assunto é organização, gestão de tempo e limpeza. Confira e escolha aquele que mais se aproxima do que você precisa!

Livros sobre organização

Vida Organizada: como Definir Prioridades e Transformar Sonhos em Objetivos, de Thais Godinho

Vida Organizada

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

O livro da blogueira Thais Godinho tem como foco dicas de organização acessíveis e aplicáveis com o objetivo de tornar o lar e o ambiente de trabalho lugares mais tranquilos, possibilitando ao leitor mais tempo para descansar e se dedicar à família, aos amigos e ao lazer.

O livro traz um texto leve, objetivo e cativante, em que a autora questiona se nossos objetivos são, de fato, importantes, além de apontar a relevância do planejamento a curto, médio e longo prazo. Thais Godinho desconstrói o conceito de “organizar” e busca soluções para otimizar nosso tempo e espaço. A obra é interativa – em algumas páginas, há um espaço para você registrar metas e sonhos.

A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida, de Marie Kondo

A mágica da arrumação - Marie Kondo
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

O livro da autora Marie Kondo rompe diversos tabus da arrumação – como arrumar um cômodo por vez, por exemplo – e propõe que os objetos sejam tratados com respeito e carinho, apresentando um método de arrumação que utiliza como critério sua felicidade

O ponto central do best-seller é provar como grande parte da bagunça da sua casa  é ocasionada por objetos dispensáveis. Nesse sentido, a autora mostra aos seus leitores que, quando o assunto é organização, os espaços ganham novas energias, sensações e sentimentos.

Baseado na técnica do descarte, é preciso ser “desapegado” pois a obra de Marie Kondo não promete apenas transformar a nossa casa, mas como toda nossa vida.

Como Arrumar a Casa, de Beth Lima

Como Arrumar a Casa, de Beth Lima

(Fonte: Google/Reprodução)

Esse livro é para quem procura dicas de decoração. Nele, a autora esclarece dúvidas de estilo e fornece dicas para escolher as melhores peças e linhas decorativas para seu lar.

Beth Lima responde desde dúvidas de qual melhor cor para se pintar uma parede ou as vantagens e desvantagens dos pisos frios e de tábuas corridas até questões como o estilo que melhor combina com sua casa e se vale a pena comprar móveis usados. Um guia descomplicado e divertido para resolver questões de decoração e estilo!

Chega de Bagunça: Organize-se!, de Maria Bernadete Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca

Chega de Bagunça: Organize-se!

(Fonte: Google/Reprodução)

O “Chega de bagunça” é um apanhado de dicas práticas de organização que promete ajudar quem quer dar os primeiros passos rumo a uma casa mais ordenada e uma vida mais tranquila. O livro menciona várias soluções e métodos de organização, mostrando exemplos cotidianos e técnicas para você ter um lar mais organizado.

Organize-se num minuto: 500 Dicas para pôr ordem na sua vida, de Donna Smallin

Organize-se num minuto
(Fonte: Google/Reprodução)

A obra “Organiza-se num minuto”, lançada no Brasil em 2005 traz dicas para ajudar até quem possui uma rotina apertada a colocar a casa em ordem e a vida também. 

Você encontrará ideias e sugestões que certamente irão ajudá-lo a vencer o desafio de manter a organização no seu dia a dia, sendo um guia prático para você que possui uma rotina corrida.

Arrume sua bagunça com o Feng Sui, de Karen Kingston

(Fonte: Google/Reprodução)

Trata-se da influência existente entre arrumação da casa e o bem estar, ensinando como se livrar daquilo que traz energias ruins para o ambiente e conquistar um espaço tranquilo e agradável, por meio da técnica Feng Shui – filosofia que estuda os efeitos das energias dos ambientes sobre as pessoas.

Casa em ordem: manual prático para organização do lar, de Natália Zanardi Ortiz

Casa em ordem

(Fonte: Google/Reprodução)

Quer saber como poupar tempo, ter uma vida menos estressante e uma casa mais organizada? O livro escrito pela personal organizer Natalia Ortiz contém dicas práticas e soluções inteligentes para você não se estressar com a falta de organização.

O livro te ajuda a poupar tempo ao colocar em dia seus papéis e documentos, guardar brinquedos, roupas, utensílios, alimentos e objetos de cada ambiente da casa, trazendo sugestões para você se livrar dos excessos, ganhando espaço e otimizando sua organização no cotidiano.

Livros sobre gestão de tempo 

Na maioria das vezes a desordem em casa é decorrente de uma rotina apertada e de falta de tempo para se dedicar à arrumação.

A arte da procrastinação, de John Perry

A arte da procrastinação, de John Perry
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Esse livro pode te ajudar a tornar sua rotina doméstica mais fácil, trata-se de como otimizar seu tempo e ser mais produtivo utilizando a procrastinação a seu favor e repensando sua ordem de prioridades. Caso você tenha a mania de deixar as coisas para depois, talvez essa seja a solução para a sua desorganização!

Quebra galho: guia prático de administração da casa para quem não tem tempo, de Jennifer Fleming e Shannon Lush

(Fonte: Google/Reprodução)

O livro de Jennifer Fleming e Shannon Lush contém dicas para solucionar diversas situações, que podem surgir no dia a dia, proporcionando-lhe uma vida mais tranquila, gastando menos tempo e dinheiro.

A tríade do tempo, de Christian Barbosa

A tríade do tempo, de Christian Barbosa

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Mostra que nossas atividades podem ser divididas em três grandes esferas – urgente, importante e circunstancial – e que o equilíbrio dessas categorias está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida.

O autor faz você repensar como tem distribuído seu tempo e o ajuda a ter melhores resultados nessas três esferas. Esse livro apresenta uma inovadora metodologia de gestão de tempo, fruto de pesquisas e estudos com milhares de pessoas sobre os atuais problemas de produtividade e organização pessoal.

Dicas incríveis: truques e segredos para facilitar seu dia a dia, de Sueli Rutkowski

Dicas incríveis: truques e segredos para facilitar seu dia a dia, de Sueli Rutkowski
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Este livro é um apanhado de dicas e truques para facilitar tarefas e problemas diários, desde a organização até ideias do que servir no cotidiano. 

O livro definitivo de dicas e sugestões domésticas, de Cassandra Ken

O livro definitivo de dicas e sugestões domésticas, de Cassandra Ken
(Fonte: Google/Reprodução)

O livro traz uma referência antiga e apresenta mais de duas mil dicas e truques para caprichar na arrumação da casa e driblar as dificuldades que podem ser encontradas no meio do processo, como manchas, manutenções, segurança e consertos.

Livros para ajudar na limpeza da casa

Caso o seu problema não seja organizar a casa, mas sim mantê-la limpa, preparamos algumas dicas de livros que podem te ajudar.

Casa limpa e arrumada, de Donna Smallin

Casa limpa e arrumada, de Donna Smallin
(Fonte: Google/Reprodução)

O livro traz dicas para otimizar tanto a limpeza diária quanto a mais pesada. Há ainda uma orientação de como limpar, quais ferramentas e produtos usar e como manter a casa livre da sujeira e da bagunça!

Limpe e Arrume a Sua Casa, de Anna Shepard

Limpe e Arrume a Sua Casa, de Anna Shepard
(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Apresenta dicas e truques para colocar as gavetas em ordem, limpar os cômodos de maneira mais eficiente, retirar manchas de roupas, ou seja, dicas que realmente irão facilitar suas tarefas domésticas.

 Botando a casa em ordem: dicas de organização, limpeza e cuidados, de Max Sussol

Botando a casa em ordem: dicas de organização, limpeza e cuidados, de Max Sussol
(Fonte: Google/Reprodução)
Este livro é um manual amplo de como arrumar a casa e deixá-la limpa com truques e o melhor de tudo, sem muito esforço.

Dicas de decoração com livros

Estante
Estantes são essenciais para guardar seus livros.

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros são capazes de transportar o leitor em uma viagem à imaginação. Quem gosta de livros não se deixa vencer pela pressão dos e-books e leitores digitais. Aquele cheirinho de livro novo, o som das páginas sendo folheadas, a beleza das capas são uma tentação para quem tem paixão por livros.

Estante
Escolha maneiras criativas para compor uma decoração com livros.

Muito além de entreter e educar, os livros ainda são uma ótima opção para decorar ambientes e dar charme a diversos ambientes. Pode-se entender que o livro possui dupla função: garantir boas horas de entretenimento ao leitor e dá mais personalidade ao cômodo em que for guardado, completando a decoração.

Na sala, no quarto ou em um cômodo dedicado à leitura, ter um móvel dedicado a guardar livros ajuda a expor e guardar peças especiais. Confira a seguir como utilizar os livros em conjunto com móveis aramados para produzir uma bela decoração em seu ambiente.

10 maneiras estilosas de expôr seus livros

Ao contrário

Expor os livros do lado contrário pode dificultar na hora de encontrar um título específico, mas dá um estilo bastante elegante à estante.

Por cor

É uma maneira artística de conduzir a arrumação dos livros.

Estante
Você pode compor sua decoração de maneira simples.

Na lareira

É uma forma muito criativa de dar novo uso à lareira da sua casa. Tente organizar os livros por tamanho, facilitando a visualização.

Na escada

Usar escadas como prateleiras é uma ideia bastante explorada. Aproveite a dica para testar e distribuir sua coleção de livros em uma.

Em torre

Experimente colocar os livros um em cima do outro, do maior para o menor. Aproveite para fazer uma decoração com os livros mais bacanas, que as visitas também vão adorar folhear.

Nichos Aramados
 Nichos aramados são grandes aliados na hora de organizar.
 

Com canos

Se você é fã da decoração industrial, essa pode ser a melhor opção para expor os seus livros. Canos servem de suporte e ocupam pouco espaço. Use a criatividade para formar os caminhos que os tubos vão seguir.

Como revistas

É uma maneira bem moderna de expor os livros, exibe as lindas capas e ocupa pouco espaço!

Com plantas ao redor

Mesa Escada Aramada
Decore com delicadeza e sofisticação.

Aproveite o cantinho para encher de plantas e dar mais vida e cor à casa. Utilize como apoio de livros e revistas, para agregar à sua decoração, a mesa escada decorativa com madeira, traz sofisticação e beleza para o ambiente.

No cantinho

Estante
Otimize espaços em sua casa.

Aproveite um cantinho desocupado da casa para instalar prateleiras e apoiar sua coleção de livros. Otimizar o espaço é a regra fundamental para que os livros caibam na sua casa ou apartamento sem atrapalhar a mobilidade ou gerar aquele aspecto de desorganização. Para isso, observe bem a disposição dos móveis e a estrutura da sua casa. Você verá que existem muitos espaços ociosos ou mal utilizados.

 Em uma estante 

Nicho Aramado
Observe a disposição dos móveis em sua casa.

É uma maneira simples, criativa e que ocupa pouco espaço. O nicho de prateleira aramada chega para dar protagonismo a outros elementos que poderiam passar despercebidos na decoração, como por exemplo os livros. Em pé ou deitados, a organização desse item pode variar de acordo com o seu gosto, podendo mesclar ambas as posições.

Mesa de centro aramada
Os livros são uma ótima opção para decorar com charme.

A mesinha de centro aramada é uma ótima opção para expor seus livros. Permita que seus títulos favoritos estejam sempre ao alcance de suas mãos, assim você pode organizar e decorar de maneira simples e funcional.

Revisteiro Aramado
Organize de maneira simples e funcional.

Sem restrições de uso, as possibilidades são inúmeras, sendo necessário somente cuidados básicos para que o material não sofra em ambientes muito úmidos ou locais que acumulem sujeira facilmente. Assim os revisteiros aramados são essenciais para você.

Porta revistas Arco
Escolha o móvel aramado que melhor se encaixa em sua decoração.

A diversidade de formatos dos revisteiros aramados são um grande diferencial na hora de escolher qual se encaixa melhor na sua decoração. O porta revistas arco aramado permite praticidade quando se fala em organização, já que se trata de um item simples e fácil de utilizar.

Mesa de apoio aramado
Tenha momentos únicos de conforto na hora da leitura.

Além de organizar e decorar, por que não ter um móvel que irá te auxiliar na hora da leitura? A mesa para apoio aramado irá te proporcionar momentos de aprendizado e conforto quando você estiver apreciando seu livro favorito ou aquele novinho que você acabou de comprar.

Revisteiro aramado decorativo Niva
Simples e agradável, o revisteiro aramado facilita o acesso das crianças aos livros.

O incentivo à leitura é interessante desde cedo, por isso criar um cantinho confortável para que as crianças possam guardar seus livros, revistas e gibis é essencial. O revisteiro aramado decorativo niva se torna uma escolha perfeita, já que pode ser colocado no chão, permitindo, para a criança, fácil acesso aos livros. 

Cesto aramado de parede grande
Uma ótima opção é instalar um cesto na parede para organizar seus livros.

Outra opção para organizar livros infantis é o cesto aramado de parede grande. Para as crianças, o ideal é instalar essa peça em uma altura considerável, para que elas criem o hábito de organizarem suas próprias coisas, adquirindo responsabilidades desde pequenos.

Prateleiras aramadas
Otimize espaços com as prateleiras aramadas.

As prateleiras aramadas dispostas no alto ajudam a aproveitar um espaço que normalmente ficaria inutilizado. Portanto, as prateleiras passam a ser uma opção prática e efetiva de como organizar livros em pouco espaço.

Prateleiras Aramadas
Coloque seus títulos favoritos em destaque nas prateleiras aramadas.

Há muito tempo os livros passaram a fazer parte da decoração da casa como um todo. Livros empilhados no chão, no aparador, na mesinha de cabeceira, no centro da sala de estar, em prateleiras, organizados por cor ou servindo de apoio para objetos de decoração e quadros, por exemplo.

Estante Aramada
Preencha espaços na decoração com seus livros.

Uma dica para guardar livros é escolher o seu método de organização:

  • Ordem alfabética de títulos ou autores;
  • Cores;
  • Gêneros;
  • Assuntos;
  • Obras lidas e não lidas;
  • Preferência pessoal.

No caso de apartamentos pequenos, um bom método é seguir o critério do tamanho. Assim, cada canto da casa e cada espaço sobrando podem ser preenchidos conforme o tamanho dos livros, otimizando o espaço dos suportes.

Aparador invisível para livros aramado
Faça uma decoração inusitada com suportes aramados.

O aparador invisível para livros é uma solução moderna para sua decoração. Com esse suporte, você cria a ilusão de que seus livros estão flutuando, suspensos. Viaje na imaginação e decore de uma maneira inusitada!

Carrinhos aramados
Decore de maneira criativa com carrinhos multifuncionais aramados.

Que tal unir conhecimento com estilo? A decoração com livros oferece essa possibilidade em praticamente todos os estilos, do clássico ao contemporâneo. É por isso que muitos decoradores não abrem mão de tal recurso na hora de planejar ambientes inspiradores e autênticos. Os carrinhos aramados assumem um papel importante para a decoração com livros.

Carrinho Circular
Crie ambientes descontraídos para seu home office.

No seu home office, o carrinho circular traz modernidade ao ambiente, principalmente pelo seu formato. Servindo de apoio para outros objetos, utilize-o para guardar seu material de trabalho, livros e objetos decorativos.

Carrinho retrô
Garanta boas horas de entretenimento e de mais personalidade ao cômodo.

Multifuncionais, os carrinhos aramados podem ser utilizados em diversos ambientes, de acordo com seu estilo. O carrinho retrô traz o estilo vintage em sua essência, deixando o ambiente mais bonito, além de contribuir na organização de seus objetos e decoração.

Tags do post:
· ·
Categoria do post:
Decoração · Dicas · Inspirações · Organização

Todos os comentários

  • Gostei desse suporte invisível…

    Anônimo 24 de novembro de 2020 14:51 Responder
  • Gostei do cesto aramado de parede.?

    Júlia 19 de janeiro de 2021 15:17 Responder
    • Ótima escolha, Júlia! O cesto é versátil e multifuncional para diversos ambientes.?

      Aramado.com 19 de janeiro de 2021 16:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *