Os 10 melhores podcasts de decoração

12 de maio de 2021
2237
Views

Um jeito fácil de aprender dicas práticas e transformar a decoração e organização do seu lar: audiência de podcasts aumenta 33% no último ano.

Em meio a uma rotina agitada e um volume extenso de informações recebidas todos os dias, nem sempre é possível se manter atualizado. Em busca de praticidade, podcasts e outros tipos de conteúdo digital em áudio vêm ganhando força: no último ano, percebe-se um aumento expressivo de 58% de audiência, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope.

Em um ano de pandemia, a audiência de podcasts aumentou 33% entre brasileiros com mais de 16 anos. Já são 28 milhões de pessoas com esse hábito crescente, sendo sete milhões de brasileiros a mais que em 2019.

Como uma modalidade de conteúdo versátil, já que pode ser ouvido de qualquer lugar e a qualquer momento, os podcasts vão auxiliar no consumo de informações precisas e necessárias. Pensando nisso, separamos 10 podcasts de organização e decoração repletos de dicas fáceis para esclarecer todas as suas dúvidas e deixar sua vida ainda mais prática.

PodCasts

Podcast 1 - Organize sem frescuras

Podcast 1 – Organize sem frescuras

Há um ano, o blog Organize sem frescuras ganhou um podcast de organização apresentado também por Rafaela Oliveira, em parceria com a Jovem Pan. Com o ideal de transformação de dentro para fora, a personal organizer e designer de interiores aborda a organização como um estilo de vida e dá dicas e inspirações para uma vida mais prática com integração em multicanais (Blog, Instagram e Youtube).

Lançado nos primeiros meses de isolamento social em 2020, devido a pandemia de coronavírus, o podcast de organização traz temas pertinentes às transformações do momento, como “Desapego”, “Como vencer a procrastinação” e “Estratégias para se manter organizado e nunca desanimar”. 

Além desses, alguns episódios do podcast contam ainda com a colaboração de outros profissionais focados em produtividade, finanças e organização. É o caso de “Como ter mais foco e produtividade com André Buric”, “O jeito certo de organizar a casa com Cristiane Belfiore” e “Como organizar nosso bolso em 2021 com Carol Sandler”.

Podcast 2 - Dicas de decoração com Bárbara Luiz

Podcast 2 – Dicas de decoração com Bárbara Luiz

Em 2021, a designer de interiores Bárbara Luiz resolveu compartilhar sua experiência em projetos de interiores e landscape também em um podcast, o Dicas de decoração da Branal.

Com foco em decoração, a profissional já disponibilizou 5 episódios em 3 meses de podcast, com dicas para tornar a casa mais aconchegante e cheia de estilo. Em temas como “Dicas de decoração para apartamentos alugados”, “Principais diferenças entre os pisos vinílico e laminado” e “Plantas que não precisam de terra”, Bárbara oferece um conteúdo em áudio tanto para quem procura mudanças significativas de estrutura e reforma até mudanças sutis para quem deseja transformar a decoração sem furar ou quebrar paredes.

Podcast 3 - Papo ConcretA

Podcast 3 – Papo ConcretA

Em um bate papo com linguagem descontraída, o podcast Papo ConcretA traz conteúdos sobre arquitetura de interiores, decoração, DIY e histórias com direito a perrengues de obra.

Apresentado por Luiza Adaime, fundadora do Concreta Arquitetura, o podcast surgiu em outubro de 2019 e, diferentemente dos podcasts mencionados antes, tem como público-alvo não somente quem está reformando ou construindo, mas também profissionais da área. 

Nessa mescla de públicos, os assuntos abordados variam entre temas pertinentes como “Você sabe quanto custa uma obra?” até “Como conseguir clientes sem indicação”. 

Podcast 4 - Explorando arquitetura e decoração

Podcast 4 – Explorando arquitetura e decoração

Com objetivo de informar e proporcionar um entendimento mais aprofundado sobre arquitetura e decoração, o podcast Explorando arquitetura e decoração tem o respaldo na literatura para dar dicas de criar e recriar lares. 

Apresentado pela arquiteta Marcy Ricciardi, desde a metade de 2020 o podcast traz temas focados em design, com inspiração em arte e comportamento. “Leitura do livro: A PSICOLOGIA DAS CORES, como as cores afetam a emoção e a razão, de Eva Heller” é seu primeiro título.

Podcast 5 - Decor e Arte

Podcast 5 – Decor e Arte

Em parceria com a rádio Alvorada FM, a jornalista de décor Janina Ester apresenta o podcast Decor e Arte. Após o sucesso do blog You Can Find, que existe desde 2014, a apresentadora apostou no conteúdo digital em áudio para falar sobre arquitetura, decoração e arte.

Desde dezembro de 2020, portanto, o podcast é atualizado praticamente todos os dias. Por meio de uma narrativa animada, que desperta a imaginação, a também designer de interiores traz um contexto geral de curiosidades e informações em episódios curtos e rápidos, como em “Confira o novo ambiente décor que já se tornou tendência ao redor do mundo”, “Aprenda a fazer o seu próprio cloffice, o escritório dentro do armário” e “Impactos da pandemia na decoração”.

Podcast 6 - Organização com propósito

Podcast 6 – Organização com propósito

O podcast Organização com propósito, apresentado pela designer Jana Bevilacqua, é, mais uma vez, uma extensão de um blog. Também atualizado praticamente todos os dias desde outubro de 2020, os episódios quebram tabus e tratam a organização não como um fim, mas como um meio de alcançar resultados.

Em uma pegada de autoconhecimento, Jana se baseia em seis pilares para mostrar uma visão da organização como gesto de autocuidado, que começa na arrumação da casa e se espalha por todas as áreas da vida: 

1- atitudes diárias que ligam ao momento presente
2- hábitos e destralhes mensais
3- revisões sazonais
4- programação lunar
5- focos semanais
6- tarefas diárias (15 a 20 min)

Podcast 7 - Lar de Jornalistas

Podcast 7 – Lar de Jornalistas

Recentemente criado por Débora Maffissoni, jornalista, personal organizer e futura designer de interiores, o podcast Lar de jornalistas tem objetivo de trazer conteúdos em áudio repletos de dicas e experiências de decoração, organização e receitas.

Com pautas bem delimitadas, entre 5 e 10 minutinhos de áudio, o podcast traz temas como “Organização de guarda-roupa” e “Organização de geladeira”.

Podcast 8 - Organize com Aline

Podcast 8 – Organize com Aline

Com o primeiro episódio disponibilizado em fevereiro de 2021, o podcast Organize com Aline, da personal organizer Aline Tavares, traz dicas e soluções criativas para manter cada cantinho da sua casa mais organizado e limpo.

A organizer Aline explica desde “Como iniciar sua organização” até “Erros que cometemos na hora da organização”, além de mencionar como organizar cada cantinho da casa, como por exemplo em “Como ter aquele closet pequeno para chamar de seu” e “Passo a passo para organizar Home office”.

Podcast 9 - Organiza aí

Podcast 9 – Organiza aí

Apresentado pela Camila, o podcast Organiza aí é, basicamente, considerado por ela, um diário da organização, para quem deseja começar a se organizar e para quem já tem o hábito de organizar.

Um dos podcast mais antigos da nossa lista – desde abril de 2019 – traz um conteúdo voltado para a importância de planejar e criar métodos de organização para a casa, em episódios mais longos e explicativos, além de dicas pontuais de organização, como por exemplo “6 passos para organizar sua casa”.

Podcast 10 - Decor di Fulô

Podcast 10 – Decor di Fulô

A designer de interiores Alexsandra Lopes criou o podcast Decor di Fulô em julho de 2019, trazendo um conteúdo com dicas e curiosidades para deixar cada espacinho da sua casa mais aconchegante de uma maneira simples e acessível.

Em conteúdos mais extensos, o podcast Decor di Fulô aborda temas como “Um passeio pelos estilos de decoração”, “As cores a seu favor” e “Como e onde ter suculentas”.

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *