Escolha o melhor escorredor de louça

10 de maio de 2021
Escorredor de pratos Aramado Dry Triplo
912
Views

Escorredor de louça de parede, dobrável ou para a bancada da cozinha: acertar nessa escolha vai otimizar espaço, tempo e energia no dia a dia.

A cozinha é o ambiente de maior convivência de uma casa, onde são preparadas e compartilhadas as refeições. Mas manter a organização da cozinha, essencial para o bem-estar, exige uma tarefa que nem sempre é agradável: lavar a louça. No entanto, escolher o melhor escorredor de louça vai facilitar o dia a dia, além de economizar tempo, espaço e energia.

Leia também: Como organizar a cozinha: dicas e aramados multifuncionais

Principalmente em uma cozinha pequena, é importante equilibrar organização e decoração, pensando em acessórios que contribuam para otimizar espaços e tornar a rotina mais ágil e prazerosa. Assim, apesar de simples, é necessário analisar alguns detalhes na hora de escolher o melhor modelo de escorredor de louça para a sua cozinha, como vantagens, desvantagens e outros critérios que serão abordados a seguir.

Escorredor de louça: essencial para sua cozinha

A cozinha linda e decorada é um sonho, mas alinhar a funcionalidade e a praticidade a essas escolhas é fundamental para que a organização não se torne uma sobrecarga no dia a dia. Quando o assunto é escorredor de louça, deixar tudo para secar sozinho depois de lavar é a melhor alternativa.

Além de otimizar o tempo para outras tarefas domésticas, o escorredor de louça é mais higiênico que usar panos de prato. É necessário tomar somente alguns cuidados, como lavar semanalmente o escorredor de louça para não acumular bactérias e considerar os utensílios de cozinha mais usados para que tudo seja acomodado confortavelmente, sem deixar o visual bagunçado.

Escorredor de Pratos Aramado LuxoEscorredor de Louça
Aposte em um escorredor de louça para decorar a sua bancada da cozinha com funcionalidade (Foto: Aramado.com)

O escorredor de louça é um organizador de cozinha usado todos os dias, afinal após qualquer refeição ou durante o preparo, sempre se acumulam muitos pratos, talheres, copos, entre outros. É essencial ter em casa um escorredor de louça com a capacidade de manter tudo organizado antes de guardar no armário da cozinha.

Escorredor de louça ou pano de prato?

Uma das principais dúvidas de quem quer manter a casa limpa é saber se realmente é melhor utilizar um escorredor de louças ao invés de secar manualmente os utensílios com um pano de prato.

Apesar de ser um hábito passado de geração em geração, secar os pratos imediatamente após serem lavados não é uma prática considerada muito higiênica. Usar o pano de prato só é recomendado se ele estiver seco e limpo e se você gosta de enxugar as mãos ao cozinhar, nunca utilize o mesmo pano para secar suas louças.

Ao contrário do que se pensa, então, deixar os pratos secarem naturalmente em um escorredor de louças aramado não é sinônimo de preguiça. Além de não precisar, de fato, se preocupar em gastar seu tempo secando os utensílios um por um, a secagem é mais higiênica e evita fiapos de pano em copos e outros itens.

Como mencionado anteriormente, não se esqueça de lavar o escorredor de louça uma vez por semana, o que é bastante simples e prático em comparação ao pano de prato, que deve ser lavado diariamente. 

Vantagens de ter um escorredor de louças aramado

A rotina da sua casa se torna mais prática e organizada com um escorredor de louça aramado, principalmente os escorredores com base coletora de água, pois é possível deixar os utensílios secando sem molhar a pia enquanto dá conta de outras tarefas. 

Existem modelos de escorredor de louça capazes de expandir a capacidade ou se ajustar ao tipo de utensílio, além de opções dobráveis e desmontáveis. No geral, os escorredores de louça aramados são ótimas opções para quem deseja otimizar espaços com um produto resistente, leve, bonito e fácil de limpar!

  • Escorredores adaptáveis a necessidade;
  • Praticidade para visualizar suas louças;
  • Otimização de espaços;
  • Base coletora de água, evitando molhar a pia;
  • Porta copos adaptável;
  • Acabamento resistente à umidade;
  • Grades ajustáveis com regulagem de altura;
  • Não enferruja;
  • Porta talheres removíveis.

Tipos de escorredor de louça aramado

Há uma variedade considerável de modelos de escorredor de louça aramado, mas na hora de escolher o tipo certo para sua cozinha, considere principalmente o tamanho da sua pia e as necessidades da sua família. 

Escorredor de pratos Aramado Dry Triplo
Ideal para famílias e bancadas maiores! (Foto: Aramado.com)

Para quem tem volume de louças diariamente, um escorredor de louça aramado com mais de um nível ou andar pode auxiliar na otimização de espaços da bancada da cozinha, acomodando todos os copos, pratos, talheres, entre outros, com segurança e praticidade. 

Para cozinhas compactas, como as de apartamento, por exemplo, opte por um escorredor de louça de parede dobrável, que abre espaços para outros organizadores de pia ou uma lixeira.

Escorredor de louça aramado de bancada

Escorredor de pratos Aramado Dry Master
Armazene com facilidade suas louças! (Foto: Aramado.com)

Tradicionalmente, os modelos de escorredor de louça para pia aramado são recomendados tanto para uma cozinha grande quanto para uma cozinha pequena, dependendo da necessidade e espaço das bancadas. A vantagem é não precisar de instalação e nem de furos na parede. Dentro dessa categoria existem diversos tipos de escorredores como:

  • Escorredor de louça pequeno

Apesar de compacto, o escorredor de louça pequeno possui um design bastante funcional, tornando cada cantinho dele útil. O escorredor de pratos aramado mini pode ser encontrado em diversas combinações de cores e é funcional para uma cozinha pequena. O seu porta-talheres é removível, fácil de limpar e contribui para um visual diferenciado. 

Escorredor de Pratos Aramado Arco
O escorredor de louça aramado arco é um dos modelos mais tradicionais com a vantagem de ter um suporte para copos adaptável. (Foto: Aramado.com)

Já o escorredor de pratos aramado arco, com estrutura 100% em aço termoplastificado, foi projetado especialmente para quem mora sozinho ou para casas com até duas pessoas, proporcionando praticidade para o dia a dia. 

Os suportes para copos possuem efeito trava, mantendo-os seguros, e são flexíveis para se adaptar a qualquer modelo ou tamanho de copo. Diferente do escorredor de pratos aramado mini, esse escorredor de louça possui porta-talheres embutido em sua própria estrutura.

Escorredor de pratos Aramado Dry Basic
Ideal para quem mora sozinho ou possui poucas louças. (Foto: Aramado.com)

Alguns modelos de escorredor de louça aramado pequeno possuem base coletora de água, evitando molhar a pia. Por isso, evita a proliferação de bactérias, fungos e acúmulo de sujeiras na sua bancada. Lembre-se de escorrer a água e higienizar seu escorredor após o uso.

As grades aramadas, por sua vez, permitem a regulagem de altura para escorrer diferentes tipos de louças. É possível alterar a posição para escorrer pratos, como também é possível deixá-las totalmente abaixadas para escorrer panelas e copos.

Escorredor de pratos Aramado Dry Duplo
Expanda sua organização na vertical e otimize espaços na bancada. (Foto: Aramado.com)

Se preferir e houver necessidade de mais espaço, existem opções como o escorredor de pratos aramado dry duplo, que possui dois andares para colocar mais utensílios e deixar a pia organizada. 

O escorredor de louça pequeno se ajusta perfeitamente às menores áreas, ocupando pouco espaço nas bancadas das pias. Como os apartamentos estão cada vez menores, vale a pena investir em um escorredor de louças pequeno, que além de prático, contribui para a decoração da cozinha.

Leia também: Cozinha: 7 erros que você deve evitar na organização

  • Escorredor de louça compacto médio

Focados na ideia de aproveitar o espaço vertical da cozinha e evitar que o escorredor de louça ocupe muito espaço, existem alguns modelos de escorredor com dois andares para mais um nível de organização.

Escorredor de Pratos Aramado Duplo Supremo
O porta talheres é flexível para você colocar onde quiser. (Foto: Aramado.com)

O escorredor de pratos aramado duplo supremo, por exemplo, possui na parte de baixo uma grade em aramado para acomodar panelas, tampas, tupperware e outros objetos – também tem suportes para copos adaptáveis com efeito trava, mantendo-os seguros. Já na parte de cima, há divisórias para encaixar os pratos e um porta talheres que pode ser removido e trocado de posição.

Escorredor de Pratos Aramado Future
Ideal para cozinhas e apartamentos pequenos. (Foto: Aramado.com)

Ainda nessa proposta, o escorredor de pratos aramado future foi pensado para otimizar o espaço de cozinhas pequenas, como as de apartamento. Seu formato é bastante funcional e versátil, podendo ser acomodado em qualquer cantinho da pia.

Escorredor de Pratos Future Plus
Além de ser um ótimo organizador, o escorredor de louça pode ser um item decorativo maravilhoso para sua cozinha. (Foto: Aramado.com)

O escorredor de pratos future plus tem as mesmas características do escorredor anterior, a diferença é que esse modelo de escorredor de louça aramado possui um compartimento exclusivo para talheres, deixando-os devidamente separados. 

Escorredor de louça dobrável 

Otimização de espaço e praticidade: as principais qualidades do escorredor de louça dobrável. Considere sempre a quantidade de louça que você costuma lavar no seu dia a dia: copos, talheres e pratos precisam ser acomodados de forma fácil e segura.

Os escorredores de parede aramado abrem espaço na pia. São ideais para cozinhas mais apertadas e ficam suspensos, fixos à parede, no entanto precisam de alguns cuidados especiais no momento da instalação.

Por ser uma área com muito encanamento, se atente na hora de fazer os furos para a instalação deste tipo de escorredor de louça. Se possível, verifique a planta hidráulica da sua casa ou apartamento.

Uma das vantagens do escorredor de louça dobrável é justamente sua facilidade para ser dobrado. Assim, quando a louça já estiver seca e guardada no armário, é possível deixar a pia muito mais limpa e organizada, fechando o escorredor de maneira prática.

Antes de guardar o escorredor de louça dobrável, certifique-se de que ele também está totalmente seco. Dessa forma, o tempo de vida desse importante utensílio será ainda maior.

Como organizar a louça na hora de lavar?

O que você acha pior: lavar a louça ou acomodá-la no escorredor? Se não organizar direito, além de correr o risco de derrubar e quebrar algum item, o tempo dedicado à atividade pode ser ainda maior. Até para lavar a louça existe estratégia. Confira algumas dicas:

Louça suja

  • Descarte os restos de comida que ficaram nos pratos. Assim, além de organizar melhor a louça, você evita que a pia fique entupida durante a lavagem.
  • Organize a louça suja por tipo: coloque os talheres dentro de uma vasilha que também está suja, junte os pratos, as panelas e os copos em grupos. Você vai perceber que o volume de louça a ser lavada vai até diminuir.
  • Comece lavando os pratos, depois copos, talheres, potes e, por último, as panelas. Ensaboe o máximo possível de uma vez só. Além de ser mais prático, você evita ficar abrindo e fechando a torneira o tempo todo.

Louça limpa

  • Para organizar os pratos, é só inserir nos espaços dedicados a eles no escorredor. Nesses mesmos lugares é possível encaixar os pratos de sobremesa e pires. Para facilitar, é melhor organizar dos maiores para os menores.
  • Um escorredor com acessórios conectados, como porta-talheres, facilita a organização. Neste caso, os talheres já têm local correto para serem inseridos, sem comprometer a colocação do restante da louça no escorredor.
  • Tampas e potes podem ser organizados colocando o menor embaixo e sobrepondo os maiores, para economizar espaço.
  • Os itens mais complicados de se colocar no escorredor são as panelas. Uma dica é tentar colocar as menores embaixo e as maiores em cima. Assim, elas não correm o risco de deslizar e cair.

Como limpar seu escorredor de louças?

O escorredor de louças geralmente traz um sentimento de amor e ódio. Nós os amamos porque eles mantêm nossos pratos na posição vertical e permitem que sequem rapidamente com o mínimo de manchas. 

No entanto, eles coletam água nas bandejas e exigem limpezas frequentes. Por isso, confira a seguir pequenas sugestões de como fazer uma boa limpeza em seu escorredor de louças:

  • Desmonte o escorredor de louças o máximo possível;
  • Lave cada peça separadamente na pia com detergente e uma esponja macia;
  • Lave bem o suporte onde ficam os pratos, talheres e copos;
  • Enxágue bem seu escorredor de louças para não ficar nenhum resíduo de espuma;
  • Limpe o escorredor de louças com um pano limpo.

Com todos esses cuidados básicos, você pode garantir uma vida útil maior do seu escorredor de louças aramado, garantindo um aproveitamento maior do seu item.

Escorredor de Pratos Aramado Roma Plus
O Escorredor de Louça Aramado vai deixar sua rotina doméstica muito mais prática. (Foto: Aramado.com)

Dicas extras:

  • Evite enxugar a louça. Deixe-a secar naturalmente, aproveitando a luz do sol. Assim, quando estiverem secas, é só guardar. Isso ajuda quando você está sozinha (o) em casa e tem outras atividades para fazer. 
  • Opte por ter em casa um escorredor de louças que otimize o espaço na cozinha, ou seja, que pode ser guardado com facilidade quando não está em uso, deixando mais espaço na pia para quando você for cozinhar, por exemplo.
  • Prefira escorredores fabricados em aço termoplastificado, que não enferrujam e podem ser lavados. Aliás, é fundamental limpar o escorredor uma vez por semana, pois ele acumula água e poeira, formando crostas de sujeira principalmente nos cantos e vãos.
Tags do post:
Categoria do post:
Dicas · Cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *