7 passos essenciais para organizar seus sapatos

7 passos essenciais para organizar seus sapatos

Os sapatos, queridinhos das mulheres, estão presentes em todos os momentos da vida, acompanhando cada passo. Mas você sabe como organizá-los definitivamente? Com nossas dicas de ouro, você aprenderá sete passos para organizar os sapatos sem amassar ou danificar, garantindo que eles fiquem conservados por mais tempo e impecáveis para uso.

Como escolher a sapateira perfeita?


Se você quer colocar seus sapatos em ordem, a Aramado.com vai te dizer neste artigo tudo o que você precisa saber para escolher uma sapateira perfeita e manter seus pares de sapato prontos para uso. Aliás, uma organização eficiente é capaz de mantê-los conservados por mais tempo, sabia?

Encontrar a metodologia ideal para você vai te ajudar a ter uma rotina muito mais fácil e prática, além de transformar o ambiente e dar um charme extra à decoração. Existem modelos de sapateiras que podem ser perfeitamente instalados debaixo da cama, atrás da porta, na área esquecida de uma escada, acopladas à uma gaveta ou mesmo dentro de um armário ou guarda-roupas. Para descobrir, você só precisa seguir os sete passos para organizar sapatos que preparamos com muito carinho.

1. Identifique sua necessidade

Toda arrumação começa pelo descarte - já nos ensinou a autora do Best-seller a Mágica da Arrumação, Marie Kondo. E a primeira coisa que você deve fazer para organizar definitivamente os seus sapatos é se perguntar:
"Isso te traz felicidade?"
Obs.: use esse truque para arrumar todos os ambientes da casa e se surpreenderá com a quantidade de coisas que não fazem mais diferença na sua vida e das quais você pode se livrar assim: sem mais, nem menos.

> Confira também: #ManiaDeArrumação: os melhores conselhos de Marie Kondo


Essa ideia funciona muito bem para organizar os sapatos: depois de identificar os pares que você realmente usa, que fazem parte do seu estilo e estão em bom estado, sua real necessidade de armazenamento aparecerá como num passe de mágica. Veja:



2. Escolha o local certo para armazenar seus sapatos


Após seguir o nosso fluxograma para identificar a sua necessidade, você provavelmente já saberá exatamente quantos pares possui. O segundo passo é alinhar essa quantidade de sapatos e o espaço disponível para guardá-los. Dessa forma, você saberá o tamanho médio da sapateira que precisa.




Dica: mude a sua forma de lidar com o acúmulo para que a organização seja eficiente a longo prazo. Ao adquirir novos pares, pratique a reciclagem para não acabar sobrecarregando a sua sapateira ou até deixar alguns sapatos espalhados em outros locais da casa. Mas se você é louca por sapatos, prefira modelos expansíveis para acomodar as novas peças. Não tem desculpas na hora de escolher uma sapateira! ;)



Além disso, um dos principais erros que as pessoas cometem ao organizar a casa é pensar na disposição dos objetos de maneira que fique mais agradável possível. Mas nós vamos te contar um segredo: quando você colocar a praticidade antes da estética dos ambientes, você conseguirá acabar de uma vez por todas com a bagunça.

A organização e a decoração são sim duas vertentes que se completam, mas você só vai conseguir manter o décor impecável quando aprender a colocar os itens nos lugares adequados à sua rotina. Vamos a um exemplo prático: a maioria das mulheres utiliza a bancada da pia e o espelho do banheiro na hora de se maquiar, então qual seria o espaço ideal para acomodar os itens de maquiagem? Pensando no menor deslocamento possível, se você pensou em deixá-los sobre a pia em um porta maquiagens ou aglomerados em cestinhos dentro do gabinete, já entendeu o que nós queremos dizer.

Então você já sabe: para acertar na escolha da sapateira, você precisa identificar a sua necessidade, contabilizar o número de sapatos para ter uma ideia do tamanho da sapateira e prestar atenção aos seus hábitos diários. Ao chegar em casa, o que você faz primeiro? Tira os sapatos no banheiro para tomar um banho relaxante? Prefere removê-los na entrada da casa? São essas reflexões que vão te direcionar para a organização perfeita dos seus sapatos.

3. Conheça as opções de sapateira

Muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher uma sapateira, mas o essencial é que haja sempre um espaço para acomodar os sapatos de forma inteligente, mantendo-os arejados. O próximo passo é fazer uma boa pesquisa para descobrir os modelos de sapateira que mais combinam com a sua personalidade.

4. Deixe seus sapatos fáceis de encontrar

Seja para o acondicionamento temporário no hall de entrada ou para o armazenamento final, os modelos de sapateiras suspensas são ideais para quem deseja sapatos sempre à mão. Versáteis, essas sapateiras são coringa até pra quem não decidiu qual é o melhor local para instalação: você pode fixá-las em paredes para criar um efeito decorativo interessante ou encaixá-las atrás de portas para uma organização mais discreta.

Obs.: os ganchos específicos garantem que os pares de sapatos não fiquem empilhados ou amassados.

5. Mais praticidade para organizar seus sapatos

Para quem deseja uma decoração mais clean, as sapateiras deslizantes mantém os sapatos organizados sem ocupar muito espaço e são perfeitas para quem vai projetar um guarda-roupa ou móvel. Já do lado de fora do armário, os seus pares vão ficar visíveis e você provavelmente economizará tempo na hora de compôr o look.

Foto: Blog Tu Organizas

💡 Debaixo de prateleiras revestidas com colchonetes e algumas almofadas, é possível aproveitar o espaço e transformá-lo em um moderno cantinho de leitura, com referência nas famosas “Bay Windows” americanas.

6. Como organizar muitos pares de sapato

Se você ainda está em um processo para desapegar dos sapatos e seguir os conselhos infalíveis da Marie Kondo para uma vida mais leve, com menos acúmulo, mantendo apenas o essencial, nós também temos uma solução criativa.
As sapateiras expansíveis podem ser ajustadas conforme a necessidade. Elas são vendidas tanto em kits quanto em unidades avulsas e podem sem empilhadas umas em cima das outras para aumentar o espaço do jeito que você quiser.

7. Agora que já temos um lugar para guardar os sapatos, como organizar a sapateira?

A verdade é que o objetivo de uma organização de sucesso é proporcionar a satisfação pessoal e ajudar no fluxo diário, evitando dores de cabeça e atrasos. Por isso, para te orientar na busca pelo método de arrumação mais eficiente e evitar que sua sapateira se transforme em uma zona de guerra, separamos dicas valiosas:

  • Categorize

Dividir os modelos de sapatos em categorias deixará evidente os calçados que você usa no dia-a-dia e os que pedem ocasiões especiais. A chave da organização é manter por perto o que você mais utiliza!
Desse jeito, você também vai otimizar o uso dos seus sapatos, evitando desgaste dos modelos mais especiais e identificando com facilidade os pares que precisam ser substituídos.

  • Deixe ao alcance das mãos

É hora de pensar de maneira inteligente e prática na hora de guardar e remover os pares de sapato da sua sapateira. Faça uma escala de relevância, deixando as prateleiras mais altas e mais baixas para modelos que você não usa com frequência.

  • Reorganize por estação

O clima mudou, você precisou pegar os sapatos mais fechados de lá de cima da sua sapateira e quando viu já estava misturando chinelos e botas? Além de oferecer praticidade no dia-a-dia e evitar a bagunça, reorganizar de acordo com a estação vai te ajudar a fazer escolhas mais assertivas na hora de decidir qual é o sapato mais apropriado para cada momento.

  • Mantenha as opções semelhantes juntas

Além de deixar sua sapateira visualmente mais agradável, esse truque vai facilitar na hora de encontrar o modelo que precisa e, de repente, até vai te fazer ousar em composições que você não tinha pensado.


Dicas anotadas?
Quando você arruma suas coisas e se esforça para preservar os ambientes em ordem, sua vida melhora: o dia-a-dia fica mais prático e sobram horas para gastar com o que você gosta. Sem falar que acertar na escolha do sapato gera autoconfiança e dá um empurrãozinho para a autoestima chegar às alturas!

😉 Compartilhe esse artigo com as suas amigas. Nós temos certeza que vocês vão levar menos tempo para se arrumar e muito mais para gastar com boas risadas.

Comentários