Bicicleta: Estilo de vida pós-pandemia

15 de fevereiro de 2021
cresce interesse por bicicleta
435
Views

Estudos mostram que covid-19 trará mudanças a longo prazo não somente no mercado de trabalho, na educação e na relação entre pessoas, mas também no estilo de vida: alimentação saudável e exercício físico são tendências.

A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo e o estilo de vida. Desde março de 2020, o isolamento social impulsionou mudanças de comportamento e uma revisão intensa de todas as esferas da vida.

Um estudo da Getty Images, “Visual GPS”, mostra que essa ideia de que a vida será diferente é uma unanimidade. 97% dos 10 mil entrevistados, em 26 países, enxergam mudanças a longo prazo no mercado de trabalho, na educação e na relação entre as pessoas.

Além disso, as incertezas sobre o que aconteceria e o isolamento social forçado para evitar o contágio pela Covid-19 trouxeram uma série de novas experiências e despertaram habilidades até então desconhecidas ou adormecidas pelo ser humano.

Mudanças de vida pós-pandemia

1- Capacidade de adaptação

A capacidade de adaptação e de lidar com o medo foi uma delas. Nunca fomos tão testados sob esse aspecto em nossas vidas. Algumas coisas simples, como o fato de não precisar se arrumar e dirigir para ir ao trabalho, para alguns proporcionou uma sensação de maior aproveitamento do tempo, já para outros, causou um certo estranhamento.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você trabalhar melhor de casa 

Isso acontece porque algumas pessoas têm na rotina uma sensação de conforto, calma e organização e tendem a não se adaptar facilmente a uma nova realidade. Essas mudanças podem trazer insegurança e um certo nível de ansiedade.

Vários pesquisadores internacionais dizem que o coronavírus vem funcionando como um acelerador de futuros. A pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação à distância, a busca por sustentabilidade, além da cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

2- Home Office é a nova modalidade de trabalho

A pesquisa mostrou ainda que para 55% das pessoas, trabalhar em casa será algo do dia a dia no futuro. Outro fato, que é uma aposta para 46% dos entrevistados, é a ampliação de investimentos e a estrutura para o ensino on-line e a distância.

Home Office
O Home Office aumentou durante o período de pandemia.

3- Relação entre pessoas é transformada

Quando se trata de conexões pessoais, outra área afetada pelo isolamento social, 42% dizem que não vão comparecer a tantos eventos e a aglomerações, enquanto 32% acreditam que as famílias ficarão mais próximas mesmo após a vacinação.

4- Preocupação com a saúde física e a saúde mental

Além dessas transformações, sobretudo das nossas relações com o consumo desenfreado e com as outras pessoas, diversos hábitos e valores da sociedade passaram por revisão – o mundo pós-pandemia reverberou também uma mudança de dentro para fora.

No campo emocional, vimos o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia. Por outro lado, além das novas preocupações com o contágio e gravidade da doença provocada pelo coronavírus, a permanência em casa impulsionou um cuidado maior com nossa saúde física –  da alimentação saudável ao exercício físico.

Bicicleta: de uma alternativa de mobilidade nas cidades durante e após a pandemia para um estilo de vida

Bicicletas na pandemia
O uso das bicicletas se tornou uma alternativa de mobilidade na pandemia.

O interesse pelas bicicletas está crescendo durante a pandemia de covid-19. Um estudo realizado no Reino Unido, prevê que o crescimento de 300% no uso da bicicleta irá se manter entre 93% dos atuais ciclistas da região, o que traz à tona uma tendência mundial.

Os brasileiros tendem a acompanhar a realidade registrada nas comunidades britânicas. O grande avanço pelo interesse de bicicletas e maneiras de transporte mais sustentáveis podem ser sentidos nos investimentos em ciclovias e ciclofaixas nos últimos anos.

O números de ciclovias nas capitais do Brasil cresceu 133% entre os anos de 2014 e 2018, chegando a mais de 3 mil quilômetros de vias exclusivas para quem utiliza as bikes. Além disso, as vendas do meio de transporte verde subiram 118% durante julho de 2020. 

Decoração com bicicleta: ideias criativas até mesmo para quem tem pouco espaço

Ganchos para bicicletas
Utilize as bicicletas na decoração!

Além de ser uma atividade física prazerosa, andar de bicicleta traz inúmeros benefícios para a saúde e bem estar, além de preservar o ambiente.

Se você adotou a bicicleta no seu dia a dia, com certeza se pegou pensando na hora de guardá-la tendo pouco espaço em casa. Mas se além de pedalar, você é a favor de uma decoração com bicicleta descolada, vai adorar nossas inspirações.

Para algumas pessoas, a bicicleta é um meio de transporte. Para outros, uma opção para o lazer. Mas a queridinha do transporte sustentável pode ser utilizada como item decorativo, transformando ambientes. 

Quem possui pouco espaço para guardar as bicicletas e não quer deixá-las encostadas em qualquer lugar, pode e deve apostar no uso das bicicletas na decoração. Além de deixar o espaço mais limpo e organizado, valoriza o veículo e dá personalidade ao ambiente.

Inspire-se em nossas dicas e veja maneiras criativas de integrar a bike na decoração da casa!

Bicicleta na sala

Decoração para sala com bicicleta
Integre as bicicletas em sua decoração.

A bicicleta na decoração dá um toque descontraído, moderno ou industrial ao ambiente. A utilização de ganchos é essencial para dar o suporte necessário ao apoiar a bicicleta na parede.

Além de ser uma maneira de economizar espaço e manter o ambiente organizado, essa é uma ideia criativa para incorporar a bicicleta na decoração e dar um lugar de destaque a ela no ambiente. 

Bicicleta no quarto

Ganchos aramados para decorar
Tenha uma decoração criativa para sua casa!

A bicicleta pode ser integrada na decoração aproveitando espaços inusitados. Aqueles cantinhos compactos também podem receber os ganchos para suspender a bike e chamar a atenção para um cantinho que costuma passar despercebido. 

Considere sempre o espaço disponível e o destaque que você quer dar para sua bike. Observe sempre a área de circulação: para integrar a bicicleta na decoração com leveza e naturalidade, é importante que ela não fique no meio do caminho!

Bicicleta em áreas externas

Bicicletas combinam muito com uma decoração de varanda, quintal e jardim. Uma dica importante é sempre avaliar a área que será decorada, para evitar que o espaço fique desproporcional.

Bicicleta no hall de entrada

Bicicletas em áreas externas
Ganchos decorativos são essenciais para auxiliar na decoração.

As bicicletas estão ganhando cada vez mais espaço dentro dos lares. Se a intenção é manusear a bicicleta com frequência, tirando-a e colocando-a novamente no lugar em curtos intervalos de tempo, a dica é deixar a bicicleta no hall de entrada, assim ela ficará mais acessível para as rotinas diárias.

Bicicleta na lavanderia

Bicicletas na Lavanderia
Seja para decorar ou organizar, use a criatividade na hora de incluí-las ao ambiente.

As soluções que incorporam as bicicletas na decoração são boas tanto para quem vive em apartamentos pequenos quanto para aqueles que moram em casa e querem manter a bicicleta no interior da residência, em segurança.

Com criatividade e funcionalidade, é possível utilizar a bicicleta na decoração de maneira inusitada, como em uma lavanderia por exemplo.

Bicicleta na garagem

Bicicleta na garagem
Otimize espaços no momento de guardar sua bicicleta.

Acomode sua bicicleta na parede através da instalação de ganchos. Escolha aquele cantinho da parede onde há pouca circulação e pense nela como uma obra de arte em 3D. 

Os suportes dão estabilidade e segurança para sua bicicleta, além de auxiliarem na limpeza do ambiente. Elevando a bicicleta, fica mais prático para fazer a limpeza do chão, sem a necessidade de ficar retirando a bicicleta do lugar.

Confira também outros ganchos para pendurar cadeiras e ferramentas:

Aprendizados pós-pandemia: como começar uma mudança no estilo de vida

Após identificar todas essas tendências de comportamento, já presentes em nosso dia a dia, caberá a nós refletirmos sobre o futuro que queremos ter. O que sabemos é que nada será como antes.

  • Identifique quais hábitos podem ser alterados 

Em tempos de isolamento social, podemos tirar um tempinho para repensar nossa rotina. Observar e identificar hábitos ruins que possam ser melhorados, ou seja, tudo aquilo que te impede de ter uma vida saudável, como dormir pouco, passar muito tempo sentado, sempre pegar o elevador em vez de escadas e até mesmo comer doces após toda refeição.

  • Estabeleça pequenas metas 

Crie algumas metas para que você possa incluir, aos poucos, no seu dia a dia e que vão colaborar com a mudança de estilo de vida. Mas lembre-se de que elas precisam ser alcançáveis, ou seja, capazes de serem cumpridas. 

Não adianta querer mudar tudo de uma vez, já que isso poderá lhe causar frustrações. O mais recomendado é ter paciência para que seu corpo e sua mente se acostumem gradativamente com esses novos hábitos.

  • Comemore as pequenas conquistas

Transformar nossa maneira de viver de uma hora para outra não é simples. Logo cada mudança de hábito deve ser vista como uma nova conquista todas as vezes que forem alcançadas. Amplie essa mudança para todas as áreas da sua vida, afinal, todos os resultados dos seus esforços devem ser sempre motivos para comemorar!

Pontos importantes para mudanças no estilo de vida

Mudanças podem significar um processo intenso na vida de qualquer pessoa. Quando se tratam de transformações no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável, o assunto fica ainda mais sério. 

A mudança de estilo de vida é algo que sempre acontece conosco, algumas vezes sem querer e outras, quando necessário. Sendo assim, precisamos estar preparados para qualquer uma delas, independentemente de qual seja. 

No entanto, apesar das pessoas serem diferentes e terem necessidades específicas, certos aspectos da vida não devem ser deixados de fora:

  • Saúde mental 

Desenvolver hábitos positivos para a saúde mental também faz parte de uma mudança no estilo de vida. Afinal, tanto o corpo quanto a mente precisam estar saudáveis para nos sentirmos bem de verdade.

Portanto, separe um tempo para relaxar, estabeleça uma rotina, se conecte com as pessoas, ouça música, cante, dance, leia, assista filmes, faça artesanato ou qualquer outro hobby, isso irá te ajudar a ficar menos estressado e ansioso.

  • Alimentação saudável

Com a correria do dia a dia, as refeições são preenchidas por fast food, lanches rápidos e o que chamamos de “ comida de verdade “ se torna uma raridade. Ao ficarmos mais tempo em casa, em isolamento, podemos melhorar nossa alimentação, cozinhando em casa, com a família. 

Lembre-se que os alimentos são o combustível do seu corpo. Para que ele funcione bem, consuma alimentos saudáveis, naturais e com uma maior quantidade de nutrientes. Isso quer dizer que os legumes, folhas e frutas variadas devem fazer parte do seu cardápio diário!

  • Atividades físicas 

Um dos grandes desafios da mudança de estilo de vida é a prática de exercícios. Muitas pessoas nunca tiveram uma relação próxima com o esporte, o que torna difícil adotar as atividades físicas em uma rotina.

Uma dica é experimentar várias atividades até encontrar uma que você goste. Não adianta insistir em algo que você não vai incorporar em sua rotina!

Tags do post:
· · ·
Categoria do post:
Dicas · Lavanderia · Quarto · Sala · Tendências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *