Home Office: 5 dicas para você

25 de janeiro de 2021
Home Office
2532
Views

O home office já é uma realidade, mas não só de horários e ambientes flexíveis vive essa tendência do trabalho remoto. É preciso aprender alguns truques para manter seu escritório em casa organizado e transformar a liberdade em produtividade.

O home office se tornou a modalidade de trabalho mais interessante nos últimos tempos, tanto para os funcionários quanto para as empresas. As principais vantagens do trabalho flexível são qualidade de vida e aumento da produtividade. Mas, afinal, como ter autonomia para trabalhar de onde quiser e definir seus próprios horários?

Home Office é uma tendência cada vez mais consolidada

Certamente, o home office se tornou a alternativa de muita gente no ano de 2020, quando grande parte das empresas foi obrigada a se adaptar por conta da pandemia causada pelo coronavírus. 

A situação de isolamento social acelerou diversas práticas e gerou muitas percepções sobre esse modelo que divide opiniões, mas que se firma como algo a ser avaliado e seguido nos próximos anos. Trabalhar em home office não exige deslocamento até a empresa, permitindo aos colaboradores fazer tudo no conforto do lar, sem contar a diminuição de custos para as empresas.

Trabalhe e estude com praticidade e organização.

Só em 2014, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria em recursos humanos Robert Half mostrou que 75% dos diretores brasileiros já concordavam com a concessão de maior autonomia aos colaboradores, percebendo nessa modalidade de trabalho um aumento de produtividade

Em 2020, uma pesquisa realizada pela ISE Business School, Escola de Negócios que oferece Programas de Educação Executiva em São Paulo, mostra que 80% dos gestores já aprovaram essa nova maneira de trabalhar.

E o fato é que os horários e ambientes flexíveis chamam a atenção dos melhores talentos disponíveis no mercado, sobretudo para tarefas que exijam profissionais mais criativos. 

Além de oferecer ao colaborador a liberdade para escolher como, onde e em quais horários trabalhar, o home office – também chamado de trabalho remoto, teletrabalho e trabalho à distância – é uma alternativa mais barata para as empresas, pois extingue os custos com estrutura para as equipes. Na maioria das vezes, conexão à internet e ferramentas de comunicação são suficientes para cumprir o expediente sem ir até a empresa ou até mesmo sair de casa.

Segundo uma pesquisa da CosoCloud, 77% dos funcionários em trabalho remoto dizem que são mais produtivos quando trabalham em casa. Por outro lado, o estudo também aponta que 23% dos trabalhadores remotos dizem que trabalham mais horas em casa do que no local de trabalho.

Outra pesquisa, realizada pelo Owl Labs, indica que, no Brasil, 55% dos 900 profissionais entrevistados já trabalham em home office pelo menos uma vez por semana. Inclusive, os sul-americanos têm 67% mais probabilidade do que a média de sempre trabalhar remotamente.

Quem pode trabalhar em Home Office

Ambiente D 15 1
Trabalhe em qualquer ambiente da sua casa!

Mas, apesar de ser uma tendência com inúmeras vantagens, não é todo segmento que se encaixa nessa possibilidade de trabalho flexível. Há cargos de gestão que exigem reuniões, interações e tarefas presenciais que não podem ser substituídas.

No geral, as empresas aptas para o home office são aquelas que possuem uma estrutura para isso. A comunicação online tem que suprir todas as necessidades dos funcionários, oferecendo suporte adequado para que cumpram suas responsabilidades.

No entanto, há outra possibilidade no meio do caminho, que pode apontar a melhor decisão. Ainda segundo o relatório do Owl Labs, 40% das empresas são híbridas, ou seja, oferecem ambas as opções: os funcionários podem escolher trabalhar em um escritório, trabalhar remotamente ou alternar.

Mesmo em empresas que apostam em trabalho 100% à distância, é preciso comparecer a reuniões semanalmente ou quinzenalmente, afinal, o contato humano é importante para manter vínculo entre as pessoas e alinhar estratégias.

Além disso, seja em uma empresa híbrida ou totalmente online, o profissional que pode exercer sua função sem sair de casa precisa de foco, disciplina e organização para cumprir as metas com eficiência. 

Por isso, preparar um espaço para o trabalho em casa vai te ajudar a não se distrair com a família, animais de estimação e outros obstáculos. Quando produzimos no mesmo local em que descansamos e aproveitamos os momentos de lazer, fica mais difícil para o nosso cérebro entender que não é hora de assistir televisão ou dormir, por exemplo. 

Kit Home Office com Tela Aramada
O kit home office com tela aramada otimiza espaços e decora o ambiente.

Isso sem falar que trabalhar em um ambiente bagunçado influencia negativamente a produtividade. O raciocínio é lógico: quanto mais detalhes inúteis, papelada espalhadas e objetos em excesso, mais tempo o cérebro leva para processar o que precisa fazer. Portanto, a organização é uma premissa essencial para o sucesso do seu home office.

E para te ajudar nessa empreitada, preparamos dicas práticas para montar um escritório em casa e aproveitar os benefícios ao máximo.

Beneficios do home office
Liberdade e autonomia são as palavras-chave quando se trata de benefícios do home office.

1 – Planeje seu espaço de trabalho em casa

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes
Crie ambientes estilosos para seu home office.

As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar.

O primeiro passo para montar o seu espaço corporativo em casa é analisar a sua necessidade. Fazer o planejamento estrutural do seu escritório significa mensurar o quanto de espaço você precisa para trabalhar e armazenar objetos em relação aos ambientes disponíveis na sua casa. 

Com as métricas em mãos, você conseguirá definir o local mais adequado para instalar seu home office. Em paralelo a essa etapa, aliás, você vai conseguir montar o seu checklist (Passo 3).

Kit home office com tela aramada
Um escritório compacto para qualquer cantinho da sua casa.

No mercado, existem possibilidades versáteis para montar seu home office como quiser e até mover peças de lugar se precisar – o kit home office com tela aramada, por exemplo, pode ser facilmente instalado na parede, se adaptando a necessidade e otimizando espaços. 

Assim como a tela para home office, outros móveis multifuncionais são essenciais para otimizar a organização e decoração de qualquer ambiente, sobretudo em apartamentos com pouco espaço

Opte por móveis tradicionais ou descubra alternativas para organizar seu home office. As estantes expansíveis ou multiuso são ótimas opções para esse contexto. Prática e simples de montar, a estante expansível permite a ampliação do espaço, seja na vertical ou na horizontal, transformando a estante em rack. 

Se você não possui espaço suficiente para montar um espaço para estudos e trabalho, ainda é possível arrumar uma solução prática e confortável: a Mesa de Colo Dobrável para Notebook. Ideal também para quem leva o computador no dia a dia e precisa trabalhar de qualquer lugar.

Leia também: Como trabalhar home office com conforto e praticidade: mesa de colo aramada para notebook

2 – Escolha o local adequado para seu home office

Kit estante aramada com gaveteiro duplo Connect
Perfeito para compor diferentes estilos!

Estabeleça um cômodo ou um cantinho da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Vale também trazer para perto itens que passam conforto e personalidade, como plantinhas e retratos de família.

Lembre-se: não adianta separar um cantinho especial em casa para as demandas profissionais se você é constantemente perturbado por sons ou pela circulação das pessoas ou mesmo se o seu trabalho está atrapalhando os momentos de descanso ou lazer dos outros moradores.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida. No geral, é importante optar por um local tranquilo.

Home office no quarto

Kit home office com tela aramada
Decoração funcional para seu quarto!

Ter um ambiente organizado, confortável e funcional é o mínimo necessário para fazer com que um espaço em casa funcione como home office. Mas na falta de um cômodo específico, a alternativa mais recorrente é adaptar o escritório no quarto

Kit home office com tela aramada
Tenha um ambiente confortável, organizado e funcional.

Se de um lado é preciso ter disciplina para não confundir trabalho com descanso (já que a cama está ali ao lado), por outro pode ser o mais silencioso da casa.

A beliche com escrivaninha é uma solução clássica para quem deseja um escritório em casa compacto e criativo. Sem falar que a decoração pode criar uma atmosfera aconchegante e charmosa.

No entanto, nem sempre essa é uma alternativa com o melhor custo benefício. Sem contar quem não gosta desse estilo de decoração. Por isso, alguns produtos aramados para home office podem ser a solução mais prática e multifuncional – os Armários Aramados, por exemplo, podem ser montados de acordo com o espaço disponível e possuem layout flexível, o que significa que você pode alterar a posição e quantidade das peças sempre que desejar. 

3 – Faça um checklist de produtos para home office

Organização é um dos pilares de como ser produtivo em casa. E como dito em diversos posts do Blog.aramado.com: organização começa pelo descarte. Por isso, faça um checklist do que realmente é necessário manter no seu home office.

Evite o acúmulo de objetos para não deixar seu home office poluído e desorganizado – e se você está reformulando um escritório que já existe, o processo é o mesmo: desapegue dos itens em excesso ou que não são úteis no seu dia a dia.

Seja assertivo na separação dos objetos que irão compor o seu home office:

  • Não pode faltar;
  • Seria interessante ter;
  • Não funciona para mim.

Dessa maneira, você vai delimitar uma lista de produtos e conseguirá dimensionar sua real necessidade de armazenamento. Esse é o primeiro passo para acertar na escolha dos organizadores de home office.

Leia também: #ManiaDeArrumação: os melhores conselhos de Marie Kondo

4 – Foco na organização do home office

Agora que você já sabe o que precisa ter no seu home office – e está convencido de que não adianta querer colocar um monte de tralha em um ambiente pequeno – fica mais fácil planejar uma organização eficiente. A sua premissa deverá ser: disposição prática e acessível.

Procure deixar o seu cantinho de trabalho em casa sempre em ordem. A mesa é a peça principal do escritório, já que você precisa de uma boa superfície para trabalhar. Em cômodos com pouco espaço, por exemplo, prefira modelos com gavetas ou aposte em módulos extras para manter tudo no lugar. 

Além disso,  aposte em qualquer tipo de organizador de escritório que seja funcional para seu dia a dia. Encontre as opções que melhor atendem às suas necessidades.

Dica: organize documentos por data, cliente, assunto ou ordem alfabética. Além disso, aposte na automatização e invista em aplicativos corporativos para diminuir a quantidade de papelada.

5 – Aposte em decoração multifuncional para home office

Carrinho Multiuso com 3 Andares Circular - Aramado com madeira
Utilize carrinhos multifuncionais aramados de apoio para objetos decorativos.

Mais que deixar o escritório em casa com a sua cara, algunsmóveis multifuncionais podem ajudar na otimização de espaços. Cadeira, almofadas, quadrinhos e prateleiras decorativas podem agregar mais charme e personalidade ao seu home office.

A decoração de home office interfere diretamente na sua produtividade: um escritório organizado proporciona bem-estar e, consequentemente, te incentiva a executar as tarefas com prazer. Por isso, invista em uma decoração para escritório que seja confortável, criativa e desperte a vontade de trabalhar mesmo em um dia ensolarado.

Tela para Mural de Recados e Fotos
Monte seu escritório de acordo com sua personalidade.

O espaço dedicado para o trabalho e estudos em casa também pode, e deve, ter a nossa personalidade e estilo. A diversidade da utilização dos produtos aramados faz com que eles se tornem itens indispensáveis em qualquer estilo decorativo ou ambiente. 

As prateleiras aramadas são funcionais para decorar home office, além de ter a opção de mesclar com outros adornos para um visual mais leve e agradável. Utilize objetos decorativos como vasos de plantas, livros e pequenos acessórios que tragam mais personalidade ao ambiente.

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes
Nichos dão um suporte a mais para sua decoração.

Nichos e cestos podem servir para deixar itens de uso mais frequente sempre à mão, de maneira que não ocupem muito espaço e lhe poupem tempo, já que você não precisará procurá-los sempre que tiver de utilizá-los. 

Ainda pensando em uma decoração funcional, se a sua mesa de trabalho não tiver gavetas acopladas, existem diversos modelos de móveis multifuncionais avulsos que podem ser adquiridos, como as próprias estantes expansíveis – deixe os materiais mais utilizados nas prateleiras de cima.

Estante aramada expansível G
Estantes aramadas são compactas para qualquer cantinho da sua casa.

Aramados multifuncionais são a solução ideal para pequenos espaços, afinal podem ser utilizados para mais de uma finalidade. 

Decoração para Home Office

Home Office Romântico

O estilo romântico é associado à delicadeza, intimismo e tranquilidade, principalmente porque possui influências do mobiliário tradicional e rústico. 

Somado a isso, o estilo contempla cores, curvas e estampas de uma delicadeza ímpar. Dentro de casa, a decoração romântica é muito comum em quartos, mas nada disso impede que você tenha, também, um home office no estilo romântico para se inspirar profissionalmente no seu dia a dia.

Esse tipo de decoração para home office é um dos favoritos das mulheres. Hoje, elas ocupam grande parte do mercado de trabalho, o que é uma conquista e tanto para o público feminino. Muitas dessas mulheres optam por ter em casa um espaço para trabalhar com conforto e tudo o que precisam para um dia de muito trabalho. 

No mais, há mulheres que desejam independência financeira sem ter necessariamente que sair de casa e escolhem um trabalho home office. Ter um ambiente agradável para trabalhar aumenta o rendimento, o bem-estar e a concentração. 

Kit home office com tela aramada
Elegância em seu home office.

Uma opção econômica de mesa para escritório estilo romântico é utilizar cavaletes com um tampo de madeira e telas decorativas aramadas que facilitam a organização de seus objetos de escritório.

As opções com caixinhas, por exemplo, permitem deixar à mão objetos como canetas e bloquinhos de anotações, além de colaborarem na decoração do seu home office. Utilize os ganchinhos para pendurar acessórios que irão complementar o decór. 

Atente-se à paleta de cores, que no estilo de decoração romântica para home office deve ter predomínio de tons claros ou neutros, podendo receber, eventualmente, alguns objetos decorativos em cores vivas. 

O que vale é o bom senso, afinal, em pequenos espaços o essencial é escolher objetos funcionais. O home office no estilo romântico deve ser versátil o suficiente para agregá-los em sua estética em um equilíbrio entre beleza e praticidade.

Home Office
Crie ambientes acolhedores!

Incluir itens decorativos de acordo com sua personalidade é uma proposta interessante para trazer mais conforto ao espaço. Plantas e flores sobre a mesa dão o toque de naturalidade que o home office precisa para estar completo. Transforme alguns materiais de escritório em vasos para plantinhas e arranjos!

Home Office Retrô 

Decoração Home Office
Escolha o estilo decorativo que melhor se encaixa em sua personalidade.

Com tantas tendências em decoração para home office, temos uma enorme gama de opções para transformar a nossa casa. No entanto, os estilos clássicos nunca saem de moda. 

Leia também: Tendências de decoração para 2021

Na decoração de home office, o estilo vintage tem força absoluta e são muitas as opções para aproveitar na decoração. Até mesmo no dia a dia de trabalho, investir em home office vintage é uma excelente alternativa. 

Os móveis vintage apresentam tons mais apagados, como branco, rosa antigo ou dourado. O estilo vintage busca mesclar charme, romantismo, nostalgia e originalidade. Combine peças vintages com contemporâneas, garantindo assim uma ótima harmonização ao ambiente.

Objetos decorativos, como livros, ou cores clássicas nos móveis, como o amadeirado na mesa, proporcionam esse efeito vintage

Home Office Moderno 

Móveis com um design moderno tornam a decoração visualmente agradável e marcante, além de adicionarem personalidade ao home office

Decoração Home Office
Um home office moderno para sua casa!

Bases neutras permitem trabalhar conceitos mais elegantes e ao mesmo tempo criam uma atmosfera mais despojada ao ambiente. Complemente com tonalidades mais vibrantes, por meio de objetos mais coloridos e que trazem destaque ao espaço. A identidade final do home office fica sofisticada e jovem.

Leia também: Dia da decoração: Estilos Decorativos para transformar ambientes

Acerte nas cores na decoração de home office

É ótimo não precisar se deslocar e enfrentar congestionamentos antes de produzir. Por um outro lado, o home office também possui sua desvantagem: Pode bater aquela preguiça! 

Usar as cores pode ser uma ótima ideia para criar uma atmosfera produtiva, pois os tons exercem poder sobre a energia, criatividade e até mesmo o foco.

Decoração para Home Office
Escolha cores que te auxilie para manter o foco!

Home Office Cinza

Indicado para compor ambientes junto com cores quentes, o cinza é psicologicamente neutro. Quando utilizados sozinhos, tons claros de cinza não proporcionam estímulos significativos à produtividade, mas combinados às cores mais vivas, o resultado pode ser reforçado.

O cinza escuro, como o preto, é uma boa opção para alguns detalhes, pois proporcionam profundidade. Mas nada de exageros, já que o excesso de cores escuras pode te estimular negativamente.

Home Office Azul

A cor azul promove sensação de confiança e, em momentos de tensão, ajuda a manter a pressão sob controle. Também é um tom que propicia a comunicação. 

Home Office Vermelho

Tons em vermelho são uma boa opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde, porque essa paleta estimula a atividade cerebral. O vermelho transmite também alegria e proximidade, deixando o ambiente mais dinâmico e animado.

Além disso, vermelho é uma cor que estimula o senso criativo e pode ser utilizada em pequenos objetos na decoração de home office com esse objetivo. Por outro lado, quando aplicado em excesso, o vermelho na decoração de home office pode trazer uma sensação de urgência, causando irritação e estresse.

Home Office em Tons terrosos

Ao trabalhar em casa, há uma tendência a distração – uso de celular fora de hora, assistir à televisão etc. – e para não perder o foco, cores que lembram a terra, como marrom, bege ou amarelo, são boas para indicar estabilidade.

Tons claros para home office

Opções mais suaves, como tons claros ou mesmo o branco, além de causar a sensação de um espaço mais amplo, deixarão seu home office mais agradável para passar horas e horas de trabalho.

Plantas para decoração de home office 

Estudos mostram que plantas no escritório fazem com que o estresse diminua, o humor melhore, a produtividade cresça, a umidade do ar aumente e a incidência de poeira seja reduzida. Ou seja, não é só a decoração do home office que fica melhor quando o ambiente recebe vasos de plantas, sua saúde também agradece!

Algumas plantinhas são ideais para a decoração do home office. A violeta, por exemplo, é um tipo de flor adequada, principalmente se ela for pequena e não ocupar muito espaço, pois purifica o ambiente.

A palmeira ráfis é uma linda planta originária da China, que chama a atenção pelos troncos finos, pelas fibras espessas e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. O uso mais comum da palmeira ráfia é como adorno para decoração de interiores, principalmente para quem que dispõe de um espaço maior em seu home office, já que é uma planta mais robusta. 

Preparamos uma listinha com mais algumas opções de plantas que você pode utilizar para compor a decoração do seu home office e deixá-lo ainda mais agradável:

  • Cactos: Força de vontade, eles eliminam energias eletrostáticas;
  • Arruda: Afasta a inveja e as energias ruins;
  • Rosas: Aumenta sua sensibilidade;
  • Azaleia: Harmoniza o ambiente contra energias negativas e transmite o bom fluxo da energia;
  • Orquídea: Comunicação e boa convivência;
  • Manjericão: Prosperidade e dinheiro;
  • Lírio-da-paz: Amor, prosperidade, socialização e paz.

Tudo o que você precisa saber para um home office de sucesso

Estabeleça e cumpra um horário de expediente – Não é porque você está em casa que não existem regras. Colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre as tarefas profissionais pode prejudicar a sua produtividade. Certifique-se que os outros moradores da casa respeitem seus horários; 

Mantenha o networking – Mesmo trabalhando em casa é necessário marcar encontros profissionais para se atualizar tanto sobre as ideias e rumos da organização em questão quanto sobre o mercado de trabalho;

Planeje-se – A liberdade proporcionada pelo home office pode te atrapalhar se você não estiver centrado nas metas diárias e semanais. Você precisa se supervisionar;

Estante aramada com gaveta e prateleira Connect
Organize com objetos práticos para o dia a dia.

Mantenha o local de trabalho organizado – Você já sabe que quanto mais bagunça, mais o seu cérebro terá que processar as informações e, por isso, ficará sobrecarregado. Seja persistente para manter a ordem;

Atenção ao traje – Seu cérebro precisa entender que a sua rotina de trabalho ainda é rotina de trabalho mesmo que você não saia de casa. Então, não fique de pijama o dia todo. Arrume-se como faria para ir à empresa para que seu corpo processe a informação.

Não esqueça dos organizadores para home office

Dica Blog Tu Organizas

Blog Tu Organizas
As caixinhas de acrílico são multifuncionais e facilitam a identificação dos objetos no dia-a-dia (Foto: Blog Tu Organizas)

Seu escritório vive cheio de objetos espalhados? A bagunça nesse ambiente afeta a produtividade e a harmonia do espaço, influenciando até mesmo a qualidade de vida, por isso é super importante investir nos organizadores e nas técnicas corretas para manter tudo no lugar.

A youtuber e personal organizer Nina Braz preparou algumas dicas para ter uma mesa de escritório bem organizada. Venha conferir aqui!

Tags do post:
Categoria do post:
Dicas · Home Office · Organização

Todos os comentários

  • Queria que minha empresa adotasse isso também!! 🙁

    Renata 27 de janeiro de 2021 20:07 Responder
  • Quero mudar meu escritório. Adorei estas sugestões!!

    Júlia 11 de fevereiro de 2021 13:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *