Tendências de decoração para 2021

4 de janeiro de 2021
Tendências de decoração para 2021
6264
Views

As tendências de decoração para 2021 estão marcadas pelo estilo contemporâneo, com atitudes mais ousadas e a retomada da afetividade dos lares: toques de cor em meio a uma paleta suave e peças minimalistas são grandes apostas.

A casa se tornou o centro do universo em 2020 devido à pandemia. A princípio, com as medidas de isolamento, ela se igualou à uma prisão, mas, em seguida, virou um porto seguro – passamos a reconhecê-la como o refúgio mais acolhedor do mundo, aquele lugar onde nos sentimos protegidos ao lado de quem amamos. 

O ano de 2020 ficará marcado como um convite para se repensar o estilo de vida, trazendo como efeito diversas mudanças de comportamento, novos movimentos e bandeiras. Ver tudo mudar de uma hora para outra e ficar mais tempo em casa foi um impulso para revermos tudo o que realmente precisamos para viver, reforçando manifestações contra o consumismo desenfreado. 

Foi um ano estranho para todos e, ao voltarmos mais para dentro de nós mesmos e de nossas casas, percebemos que a decoração e organização do lar fazem diferença para o bem-estar mental. Não é à toa que diversas pesquisas recentes mostram um aumento significativo de interesse por produtos para decoração de casa que vão muito além do home office.

Buscar tendências de decoração para 2021 é algo que estamos particularmente ansiosos. Os indícios são de uma progressão do que vimos até agora: pense natural, orgânico e simples. Será uma celebração de matérias primas e uso de cores para evocar emoções.

Elementos naturais

Aposte em elementos verdes e naturais para a decoração em 2021.

Levar o verde para dentro de casa já não é mais uma tendência, mas praticamente uma ideia consolidada. De mãos dadas com o conceito de sustentabilidade, a presença da natureza tem se tornado uma demanda cada vez mais forte. Depois de um ano atípico, em que predominaram os desejos de acolhimento e pertencimento, o verde nos lembra que somos parte de um todo.

O verde da natureza contrasta perfeitamente com o cinza urbano.

Para contrabalancear com o cinza das cidades e o excesso de concreto, em 2021 as tendências vão mexer com paisagismo, jardins verticais, plantas ornamentais e hortas caseiras.

Inspiração escandinava por meio de madeiras claras

Madeiras claras e peças em aço proporcionam um toque minimalista.

Os indícios apontam que a sociedade pode estar em um movimento de busca pela simplicidade, acolhimento e pertencimento. Assim, muitos arquitetos e decoradores têm optado por um retorno ao simples, priorizando o essencial. Assim, o conceito wabi sabi, que valoriza a beleza das imperfeições, a autenticidade e a simplicidade continua forte.

Seja na sala de estar ou em outros ambientes, a influência da decoração escandinava proporciona esse clima leve e simplista. Típico de países nórdicos, o estilo escandinavo surgiu do orientalismo e, ao transformar o modo de expressão japonês, foi incrementado à decoração com um apego ao conforto e aconchego.

Com inspiração escandinava, 2021 impulsiona o apreço por madeiras claras na decoração. O material, além de remeter a tendência de elementos naturais, também proporciona uma suavidade atemporal que combina com tudo. 

Madeiras claras contrastam perfeitamente com uma paleta marcante em tons oceânicos.

Às vezes, a inspiração escandinava pode ganhar toques de elegância – em espaços claros, alguns detalhes em aço trazem sofisticação.

Estilo industrial

Produtos em metal proporcionam leveza e multifuncionalidade ao home office.

Não é de hoje que o estilo industrial está em alta – em 2020, foi muito utilizado em composições com cimento queimado. Na contramão das referências claras, a decoração industrial não proporciona visualmente um aconchego, como o estilo escandinavo, mas contribui para que o ambiente fique clean e minimalista, até mesmo em uma pegada mais sóbria.

Para agradar diferentes gostos, em 2021 essa característica se mantém e ganha espaço principalmente em home office e sala. Os pendentes, por exemplo, também serão uma aposta para o novo ano e os modelos de luminária de metal podem fazer essa referência.

Sustentabilidade

O ano que passou nos forçou a diminuir o ritmo e, com isso, observar mais os impactos que causamos ao meio ambiente. Em 2021, o conceito de sustentabilidade, que já vem crescendo há alguns anos na área de construção e arquitetura, deve se consolidar ainda mais. O cuidado com o meio ambiente é urgente.

Por isso, mais que levar a natureza para dentro de casa, pensar em formas de reduzir os impactos ambientais e a geração de resíduos é uma tendência forte. Por isso, os estilos e materiais para o novo ano também estão alinhados à essa necessidade.

Minimalismo

Uma decoração minimalista proporciona aconchego em tempos de excesso de informação.

A arte minimalista é o ponto de partida para a decoração de 2021. À medida que passamos de um ano para o outro em tempos de pandemia, o comportamento de rever nossos consumos e criar maior conexão com nosso lar e nossas escolhas se perpetua. O estilo de vida minimalista, presente em casas escandinavas, nos impulsiona a comprar coisas úteis, bonitas e multifuncionais.

Arte, toques de cor e objetos decorativos são os favoritos da decoração 2021.

Por isso, arte, toques de cor e objetos decorativos aparecem como uma retomada de personalidade em meio a tanta informação. A tendência é utilizar menos produtos, criando ambientes mais funcionais e uma decoração menos carregada – a sustentabilidade também se faz presente no consumo.

A ideia é desapegar do que não é importante e deixar prevalecer o que proporciona funcionalidade e conforto. Esse estilo reduz ao máximo os excessos e reflete a projeção de espaços com móveis bem posicionados, objetos organizados e aconchego. 

Afetividade

A decoração de 2021 traz mais personalidade e história.

Em 2020, a pandemia trouxe como saída o home office como modalidade de trabalho, mas a presença de tecnologia pode tornar nossas casas frias e proporcionar uma sensação de distanciamento e falta de pertencimento.

Por isso, a volta da arte e das cores em contraste com ambientes neutros se faz como uma das maiores premissas da decoração de 2021. O fato é que precisamos trazer para mais perto elementos de afetividade: objetos decorativos que têm ligação aos moradores e carregam história por trás de um simples design.

A arte traz ao ambiente não somente originalidade e beleza, mas também afeto. Os tons fortes, como amarelo e azul, também podem proporcionar vida à decoração da casa.

Objetos decorativos em alta para 2021

Espelhos 

Espelhos são uma aposta para diversos os mais diversos ambientes em 2021.

Uma das grandes tendências em decoração para 2021 são os espelhos! O item, muito associado à elegância e que contribui para dar requinte ao ambiente, aparecerá em diferentes tamanhos, formas, design e molduras.

Na mesma pegada de atribuir à decoração uma personalidade, o espelho pode tornar o cômodo contemporâneo e luxuoso. Pendure-o em pontos estratégicos da sua decoração.

É uma boa aposta encostar o espelho na parede, sem de fato pendurá-lo. Isso dá um toque despojado na decoração. Como o espelho reflete imagens, ele ajuda a transmitir a sensação de amplitude, dando a impressão visual de que o cômodo é maior – uma alternativa inteligente para cômodos pequenos.

Quadros

Aposte em quadros para trazer personalidade e cor à decoração.

Os quadros sempre foram os ícones da personalidade de uma decoração. Versáteis, eles conseguem transformar ambientes por completo. Em 2021, podem ser utilizados para aplicar toques de cor aos ambientes – a foto acima, por exemplo, é uma inspiração criativa para trazer a paleta da Pantone para 2021, Amarelo e Cinza, à decoração.

Quadros em tons oceânicos e madeiras claras proporcionam paz e calma.

Nesse sentido, há espaço para uma composição com vários quadros juntos ou, seguindo o mesmo modelo do espelho, com objetivo de destacar algum elemento. Apoie a peça na parede sobre algum móvel para dar um ar mais moderno à decoração.

Misture tendências: toques de amarelo, composições com diferentes vasos e quadros.

Existe desde versões baratas até as mais caras, abrangendo todos os bolsos e gostos. Inclusive, aposte em Faça Você Mesmo e imprima estampas que adora para criar composições que são a sua cara.

Vasos 

Vasos ganham um destaque especial na decoração.

O vaso, seja com um arranjo floral ou sem, é uma peça que confere muito estilo e sofisticação ao ambiente. É possível investir em vários vasos e espalhá-los pela casa ou comprar modelos maiores e deixá-los em um ponto estratégico do cômodo, para valorizar a peça.

Vasos em uma decoração minimalista podem fazer toda a diferença.

Mesmo em uma decoração minimalista, os vasos podem incorporar a decoração com toques de cor, charme e personalidade. Além disso, junto ao conceito naturalista, trazer plantas para dentro de casa nos leva a escolha adequada do vaso – o artesanato também está em alta com essa valorização da arte e essa é outra dica de Faça Você Mesmo que você pode anotar.

Os vasos podem compor até mesmo o estilo minimalista com toques de personalidade.

A tendência é usar várias peças em uma composição ou optar por modelos de vasos mais ostensivos, que valorizam a decoração com uma expressão marcante. A única dica é pensar em cores e estilos que harmonizem com os demais objetos do cômodo para não sobrecarregar o ambiente.

Luminárias 

Mais uma grande tendência para 2021 são as luminárias. Este item tem um alto teor decorativo, sendo capaz de dar mais estilo e personalidade para a decoração. Além de enriquecer a parte estética, ela favorece a iluminação local.

As luminárias de metal vão bem em vários cômodos, como sala de estar, quarto e home office. Para escolher o modelo certo, considere o estilo da sua decoração e harmonize no mesmo conceito.

Luminárias no home office: o aço e a tendência industrial.

Qual a cor que passa  a sensação de acolhimento?

Além da famosa paleta Pantone 2021, que traz Cinza e Amarelo como as cores do ano, há uma tendência decorativa que se mantém: o verde. Alinhado ao desejo de trazer a natureza para dentro de casa, os tons de verde vão marcar presença em diversos cantinhos da casa, seja em elementos de decoração ou mesmo em plantas.

Seja por meio de plantas ou em objetos decorativos, o verde veio para ficar.

As tendências de arquitetura e decoração para 2021 estão marcadas por questões contemporâneas: atitudes mais conscientes, retomada da afetividade nos lares e uso intenso da tecnologia. 

De um lado, temos conceitos de sustentabilidade e vegetação que continuam se fortalecendo. De outro, os novos comportamentos trouxeram para o lar a tecnologia e a automação residencial. No geral, a simplicidade predomina e é essencial encontrar o equilíbrio.

O marinho se mantém como uma cor da tendência do interior de 2021. O tom tem feito sucesso no universo do design e sua beleza enigmática se mostra como um clássico que veio para ficar.

Tons neutros predominam na decoração

O cinza é a tendência mais neutra para 2021 – ele tem sido um marco no design de interiores dos últimos anos e sua versatilidade o consolidou como um pilar de qualquer paleta de cores. 

No entanto, é preciso um olhar sensível para compor com o cinza e não deixar o ambiente nem frio demais, nem quente em demasia. Há também uma demanda crescente por cores pacificadoras, como tons oceânicos, rosa suave, ocre e pistache orgânico, que preenchem a lacuna entre o brilho neutro e o brilho total.

A personalidade também está na paleta de cor

Em contraste com os tons neutros, 2021 deixa um convite para apostar em toques de cor que proporcionem personalidade ao ambiente. Inclusive, essa é a tendência apontada por Pantone Color Institute, que todos os anos anuncia a cor do ano. Dessa vez, ineditamente foram dois os tons escolhidos: Ultimate Gray (cinza) e Illuminating Yellow (amarelo).

Cinza e amarelo se complementam em um conceito de equilíbrio e otimismo.

Ambas as cores já foram destaque nos desfiles de verão, em marcas como Prada, Gucci, Givenchy e Jacquemus. “Analisamos o que está acontecendo em termos socioeconômicos no mundo para ter certeza de que estamos atentos ao que o público em geral está nos dizendo, quais são suas necessidades, quais são suas esperanças. Com essa coleta de informações, podemos fazer nosso dever de casa e chegar a uma análise inteligente que nos permite decidir sobre a cor”, revelou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone em entrevista a Vogue internacional.

Em entrevista, ela também explicou que a paleta, definida em meio às claras mudanças sociais, reforça o sentimento de coletividade, tema que influenciou nosso comportamento no último ano. 

Ultimate Gray [Pantone 17-5104] é sobre força e resiliência. Foi definido para trazer aos nossos lares algo que remeta aos seixos da praia, das rochas e das pedras – é o elemento natural da decoração. Já a Illuminating Yellow (Pantone 13-0647) traz o sentimento vibrante e de que há algo para se ansiar.

Categoria do post:
Decoração · Inspirações · Tendências

Todos os comentários

  • Amei o estilo escandinavo 😉

    Alice 18 de janeiro de 2021 12:01 Responder
    • É um de nossos favoritos, Alice! <3 Experimente em casa e envie o resultado para nós!

      Aramado.com 18 de janeiro de 2021 15:54 Responder
  • Amei todos ?

    Letícia 18 de janeiro de 2021 18:42 Responder
    • É realmente difícil escolher a tendência favorita, Letícia! Rs

      Aramado.com 19 de janeiro de 2021 07:37 Responder
  • Sou apaixonada por essa decoração!

    Mariana 19 de janeiro de 2021 07:49 Responder
  • Vocês arrasaram com estas decorações, as dicas dos elementos decorativos são super válidos.

    Júlia 19 de janeiro de 2021 15:13 Responder
    • Júlia, adoramos seu feedback.? Continue compartilhando suas sugestões e impressões por aqui.

      Aramado.com 19 de janeiro de 2021 16:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *