Cantinho Pet: Um espaço especial para seu melhor amigo

19 de julho de 2021
Cantinho Pet
280
Views

Animais de estimação tem o poder de trazer muita alegria para um lar. Entretanto, para trazê-los para nossa casa, é preciso avaliar dezenas de questões. A primeira é se você poderá dar toda a atenção e o amor que o bichinho merece. Depois, é preciso saber como montar um cantinho pet para deixá-lo confortável.

Os pets invadiram as casas brasileiras! Para você ter uma ideia, segundo dados de 2015 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, os lares do Brasil já têm mais animais do que crianças, sendo 52 milhões de cães e gatos contra 45 milhões de crianças, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos. 

Os animais de estimação estão cada vez mais ganhando lugares dentro de casa, com direito à decoração especial e objetos que unem conforto e atributos essenciais para eles. 

Os pets representam a companhia perfeita para todas as horas, tanto que muitos são tratados como membros da família. Criar um local exclusivo para os pets é uma forma de retribuir todo o amor e o carinho que eles transmitem aos seus tutores, e você pode fazer isso com a criação de um cantinho pet em casa.

Esse cantinho pet deve proporcionar conforto, segurança e diversão na medida certa. As dicas que preparamos foram pensadas para cães e gatos, mas é totalmente possível adaptar algumas ideias para atender a outros animais domésticos.

O cantinho para pet em casa não tem apenas uma cama bonita e confortável. Ele dispõe de outros itens que facilitam a vida do animal e do seu dono, como ganchos decorativos e prateleiras aramadas. Além disso, objetos decorativos deixam o espaço cheio de personalidade. 

Leia também: Prateleiras: Otimize espaços e organize

Todo pet merece um local de descanso dentro da residência. O ambiente deve oferecer condições para relaxar e, ao mesmo tempo, colocá-lo em contato com a vida em família. 

E para deixar o ambiente repleto de harmonia e com uma identidade que combine com a decoração da sua casa, reunimos dicas incríveis para você deixar o cantinho do seu pet ainda mais confortável, cheio de vida e divertido. 

Dicas para fazer um cantinho pet

Gatos e cachorros fazem um bem danado pra gente dando muito amor e carinho sem pedir nada em troca, alegram a vida das crianças e da casa em geral e são companheiros para todas as horas. No momento de comprar ou adotar um animalzinho, várias coisas devem ser levadas em conta, inclusive o espaço onde iremos montar um cantinho pet, com a caminha, brinquedos e potinhos de comida e água. 

Se o seu animalzinho é pequeno ele pode muito bem ficar dentro de casa, com o seu cantinho pet montado na área de serviço ou em qualquer outro espaço que você preferir. 

Caso seu amiguinho seja grande, também dá para reformar algum armário com coisinhas para ele na garagem. Assim os objetos dele não se misturam com as outras coisas da casa: potes de ração, brinquedos, coleiras, roupinhas e ossinhos bem organizados em seu devido lugar.

Cantinho Pet
Crie um espaço confortável e aconchegante para seu amiguinho pet.

Quem tem gatinhos pela casa, sabe que esses bichanos amam afiar as garras por aí. Por isso, sempre tenha brinquedinhos e acessórios próprios para que ele possa arranhar sempre quando quiser – assim sua decoração agradece e ele deixa seu sofá/cortina de lado.

Escolha um espaço para seu cantinho pet

O primeiro passo para montar um cantinho para seu pet é escolher um espaço adequado, que seja tranquilo e não atrapalhe a passagem de pessoas. Um bom exemplo é embaixo da escada, um lugar desocupado e que pode acomodar itens como uma caminha para pet e potes de ração e água.

Alguns tutores preferem que o pet durma no quarto, por isso você pode escolher um canto sem uso do cômodo. O importante é que seja um espaço onde não bata muito sol e nem seja muito úmido.

É hora de organizar os espaços do seu pet!

Decoração Pet
Praticidade para seu lar!

Depois de encontrar o lugar ideal para fazer o cantinho do seu pet, chegou o momento de colocar todos os pertences dele lá. Isso inclui a caminha ou a almofada para pet, assim como a tigela de comida e água, os brinquedos e demais itens. Por exemplo, no caso dos gatos, há o arranhador.

Para organizar os brinquedos para pet, você pode guardá-los em um baú ou uma cesta, onde ele possa pegar os itens sempre que quiser. Outra dica é colocar um tapetinho embaixo dos potes de ração e água para evitar sujar o chão e, para os cachorros, também é possível acrescentar um tapete que simula grama, deixando-os mais confortáveis.

Existem três principais locais que todo o pet precisa: área dedicada às suas necessidades, um ambiente especial para as refeições, e claro, um ambiente muito acolhedor e confortável para os animais de estimação descansarem. 

Se você possui uma área externa, fica mais fácil encontrar um ambiente adequado para que gatos e cachorros possam fazer suas necessidades. É importante que seja um ambiente arejado, que não seja úmido e que seja seguro. Se for dentro de casa, é recomendável escolher um ambiente mais reservado. 

Combo 4 Prateleiras de madeira P
Coloque as rações em potes de vidro para melhor conservação!

Já o cantinho reservado para as rações pode ficar na cozinha, perto do dono. Isso facilita tanto na troca da água e da ração quanto deixa os pets mais próximos de você. Se quiser, você pode encomendar comedouros especiais, que vão deixar a decoração do ambiente ainda melhor. 

Por fim, é importante escolher um ambiente especial para os pets poderem descansar. Recomendamos que esse espaço, além de confortável, seja tranquilo. Você pode montar esse cantinho pet no seu quarto, na sala de estar e até mesmo em um local dedicado especialmente para ele. 

Decoração Pet: deixe a criatividade fluir

Combo 4 Prateleiras de madeira P
Decore com quadros e fotos!

Sabemos que o cantinho dos pets precisa ser limpo, arejado e muito bem localizado, mas, além de todas essas premissas, é importante que seja um lugar repleto de criatividade. Os pets amam brincar, por isso, eles merecem um cantinho decorado e muito divertido. 

Comedouro Em Silicone Retrátil Grande Para Pet - Roxo
Deixe um potinho para ração e outro para água!

Geralmente os acessórios para gatos são diferentes dos acessórios para cachorros. Um produto essencial para os pets são os comedouros, e no caso dos bichanos é indicado que o produto seja alto. 

Quando falamos em gatos, devemos lembrar também que a casa inteira é um playground, isso porque os felinos amam lugares altos, correr e pular. Por isso, aposte em nichos decorativos e deixe os seus amiguinhos onde eles mais gostam de ficar: nas alturas. 

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes
Nichos decorativos também auxiliam na decoração do ambiente.

Além de criar um ambiente especial para eles brincarem, é importante entender a peculiaridade de cada animal. Os gatos convivem muito bem dentro de casa e os cachorros precisam de um espaço para correr e gastar toda a energia deles. 

Os pequenos e os grandões merecem uma caminha especial

Os pets precisam ter um cantinho para chamar de seu, e nada melhor do que completar esse espaço com uma caminha repleta de conforto e aconchego. Você pode apostar em tecidos que combinem com os móveis e itens de decoração da sua casa. 

Outro fator importante na hora de escolher os acessórios para pet é definir qual a necessidade deles. No caso dos cachorros, é importante escolher camas e almofadas impermeáveis. Como sabemos, os pets também são ótimos companheiros de viagem, por isso, compre produtos que você possa levar durante o trajeto. 

Por fim, é sempre indicado ter mais de uma caminha ou almofada pela casa. Tanto os gatos quanto os cachorros gostam de dormir em mais de um lugar: um sempre perto do dono e outro em um ambiente tranquilo. 

Crie um projeto especial e transforme todo o décor

Como sabemos, os bichinhos são membros da família e cada vez mais empresas especializadas estão produzindo móveis que se adequam ao estilo e necessidade dos bichinhos. 

Nicho Home Aramado para Parede
O nicho home aramado para parede foi criado para dar um charme a mais em qualquer ambiente.

Por isso, você pode montar ambientes completamente planejados para seus gatos e cachorros. Armários, nichos decorativos e aberturas são ótimas dicas para deixar o dia deles repleto de diversão. 

Gatos e cachorros amam transitar pela casa e muitas vezes as portas ficam fechadas, por isso, crie aberturas para eles passarem sem precisar latir ou miar para chamar o dono, além de ser algo muito divertido e reservado para eles. 

É importante também conhecer os hábitos e personalidade dos pets antes de montar os espaços, assim, você sabe o que ele vai gostar, acertando na hora de escolher revestimentos, tecidos, caixas e nichos decorativos

Transforme cada ambiente com muito amor

O seu melhor amigo é também seu companheiro para todas as horas, e ele merece todo o cuidado e amor do mundo. E esse amor tem que estar presente também nos acessórios e itens que completam o ambiente. 

Na hora de escolher os móveis, busque por produtos que tragam segurança e conforto para eles, além, claro, de combinar com toda a decoração da sua casa. Garantimos que, com muito amor e bom gosto, o espaço fica ainda mais apaixonante. 

Aposte em prateleiras e nichos para o cantinho pet

Cantinho Pet
Deixe o ambiente confortável para seu pet.

Caso você não tenha um espaço muito grande para fazer o cantinho pet, uma boa solução é apostar em prateleiras aramadas e nichos decorativos para guardar os itens do bichinho. Assim, você pode armazenar brinquedos, potes de ração e acessórios, como coleira e guia, por exemplo.

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes
Decore e organize o cantinho do seu pet!

No caso dos gatos, você pode fixar prateleiras aramadas em diversos níveis da parede para que o bichano escale e se divirta. É como criar um parque de diversões para os felinos, em que, em cada nível, é possível colocar algo diferente, como um arranhador, uma ponte ou um nicho decorativo estofado para gatos.

Essas peças são aliadas de quem tem muita coisa e precisa manter a casa organizada. Isso porque reduzem a quantidade de itens espalhados pelo chão e outras superfícies, como tampos e compartimentos de móveis.

Quem é tutor de pet sabe que os brinquedos, petiscos e acessórios parecem brotar de todos os cantos. Por isso, uma dica eficaz para guardar esses produtos ou materiais é prever a instalação de nichos, ganchos e prateleiras no espaço recém-projetado.

Essas estruturas suspensas ajudam a verticalizar o ambiente, deixando tudo em seu devido lugar e apenas ao alcance dos tutores. Para os gatos, inclusive, as peças fixadas nas paredes servem como parque de diversões, já que permitem explorar o cenário de outros ângulos.

Prefira tigelas de aço inox ou plástico

Outra dica importante sobre o cantinho pet é ter cuidado ao escolher a tigela para cachorro e gato. As feitas de ferro podem enferrujar e fazer mal para a saúde do bichinho. Sendo assim, os melhores materiais são o aço inox e o plástico.

Caso o seu cãozinho tenha mania de virar a tigela de ração, você pode optar por modelos pesados, feitos especialmente para esse tipo de situação. Além disso, prefira tigelas para gatos e cachorros que sejam mais altas para não forçar o pescocinho deles. O mais importante é priorizar a saúde do pet e escolher itens de qualidade!

Separe a caminha do local de necessidades

Por fim, ao montar o cantinho do seu bichinho de estimação, procure deixar a caminha e a ração longe do local onde ele faz as necessidades, para evitar sujeira. No caso dos cachorros, é possível deixar que as necessidades sejam feitas do lado de fora, mais fácil de limpar.

Já a caixa de areia dos gatos deve ficar em um espaço arejado e perto da porta de saída para que os grãos não se espalhem muito pela casa. Colocar um tapetinho embaixo da caixinha também pode ajudar a minimizar a sujeira.

Personalize o cantinho do seu pet com fotos

Uma forma de deixar o cantinho com mais personalidade é decorando-o com fotos do cachorro. As imagens do pet com o dono e toda família também são bem-vindas no espaço. Use porta-retrato para expor as imagens ou fixe na parede, como se fosse quadrinhos.

Hora da limpeza

Seja gato ou cachorro, os nossos bichos sempre acabam soltando pelos. Por isso, é preciso passar aspirador de pó no chão e limpar os móveis sempre que possível ou, pelo menos, de duas a três vezes por semana. Para quem possui piso de cerâmica, há produtos próprios para passar no chão, que além de tirar o odor, ainda possuem agentes antibactericidas. 

Pense em proteção contra os riscos

Segurança também deve ser prioridade na montagem de um cantinho pet em casa. Muitas vezes, focamos no lado simples do projeto e deixamos a proteção de lado por não ser um processo tão divertido. Ainda assim, cada esforço compensa para manter os bichinhos livres de riscos.

Sabemos, por exemplo, da necessidade de manter tudo limpo com mais frequência quando o ambiente é frequentado por pessoas e animais. Ainda assim, tenha cuidado para que os produtos químicos fiquem fora do alcance dos pets. O ideal é deixar as embalagens dentro de armários ou depósitos fechados para que eles não consigam mexer.

Outro ponto que demanda atenção é a liberdade dos animais, pois deve estar limitada a locais que não ofereçam prejuízos à saúde e ao bem-estar deles. Então, não hesite em instalar redes de proteção nas janelas, cercar o terreno ou colocar grades em aberturas que direcionam o seu pet para a rua.

Também retire do ambiente as plantas venenosas ou que causam algum tipo de irritação. Se você cuida de pets ainda filhotes, sabe que eles têm a mania de roer qualquer objeto que encontram pela frente. Então, evite deixar fios elétricos, cabos e carregadores expostos.

Considere as necessidades do seu pet

Embora não tenham rotinas tão regradas quanto as dos humanos, os animais também ocupam seus dias com diferentes atividades. É legal, portanto, que o espaço projetado englobe o máximo de elementos necessários para o bem-estar dos pets. Veja abaixo a lista de itens que não podem faltar nesse ambiente:

  •  Brinquedos: bolinhas, bichos de pelúcia, novelos e outros acessórios são imprescindíveis para a diversão de cães e gatos. Se tiver bastante área disponível, você pode até incluir brinquedos maiores, como aqueles usados em estruturas para circuito;
  • Água e alimentos: se não estiverem no próprio cantinho pet, os potes com ração e água precisam permanecer próximos deles. Assim, você garante que o animal estará sempre hidratado e sem fome;
  • Caminha: casinhas, almofadas e tapetes são ótimos complementos para o projeto, visto que momentos de descanso também são necessários entre uma brincadeira e outra;
  • Banheiro: o cantinho onde o pet faz suas necessidades também deve estar acessível a partir do novo espaço. Então, mantenha a grama sintética, o tapete higiênico ou a caixa de areia em um lugar fácil de encontrar.

Monte um cantinho para guardar tudo do seu pet

Reserve um local na sua casa para ser o cantinho do seu pet! É legal que o seu amiguinho tenha acesso completo e a qualquer hora ao local. Por isso, deixe a caminha dele lá, caixa de areia (no caso dos gatos) e algumas almofadas por perto para ficar bem aconchegante. Para os acessórios, invista em um armário pequeno, nichos decorativos ou caixas organizadoras. Tendo todos os itens próximos, a rotina com o seu amigo vai ficar muito mais fácil!

Aposte nos potes de plástico para guardar a ração

No caso das rações, é comum que a gente abra a embalagem e a deixe aberta dentro do armário. Não é que esteja errado, mas é importante ficar de olho na conservação da comida do seu amigo. Por isso, o mais indicado é colocar a ração dentro de um pote plástico. Assim, você evita a umidade e que elas sejam contaminadas com cheiro de algum produto que faça mal ao seu amiguinho. 

O legal é que existem vários modelos de potinhos feitos especialmente para os pets! Caso prefira manter na embalagem, não se esqueça de vedá-la bem para a comida ficar conservada por mais tempo.

Deixe a carteira de vacinação em um local fácil junto aos remédios

Quando chega o dia de levar o seu animal de estimação para vacinar começa aquela correria para saber onde está a carteira de vacinação. Para acabar com esse problema, o ideal é deixá-la em alguma gaveta no cantinho do pet que seja de fácil acesso. Também é legal reservar um espaço para colocar os remédios e deixá-los longe da comida e do alcance do animal para evitar contaminações.

Coleiras e objetos de passeio devem ficar próximos à porta 

Se você gosta de fazer passeios com o seu pet, uma boa dica é deixar a coleira e outros acessórios sempre perto da porta. Esse é um local estratégico para você não perder tempo procurando por eles na hora de sair. No caso das coleiras, uma boa ideia é instalar ganchos na parede para deixá-las penduradas.

Organize as roupas e os cobertores de acordo com a ordem de uso 

Durante o inverno, as roupinhas dos animais de estimação são ótimas para esquentá-los. Mas nas estações do ano com temperaturas mais altas, o que fazer com elas? O ideal é deixá-las guardadas em um armário ou nicho decorativo, de preferência com as peças organizadas por ordem de utilização. A dica é colocar aquelas que o seu pet usa menos no fundo da pilha ou da gaveta.

Categoria do post:
Dicas · Ambientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *