Cantinho da Leitura:
Um ambiente relaxante para seu lar

21 de julho de 2021
Cantinho da Leitura
2237
Views

Um cantinho da leitura é necessário para os amantes de bons livros, até porque não tem nada melhor que chegar em casa sabendo que existe um espaço todo seu dedicado para relaxar e conseguir ler tranquilamente.

Muito contrário do que estamos acostumados a pensar e longe de ser algo trabalhoso, criar um cantinho da leitura pode ser algo simples e prático, basta estar atento aos pequenos detalhes que devem fazer parte dessa tarefa. Seja para um público infantil, adolescente ou adulto, o cantinho da leitura serve para todos que não abrem mão do hábito de ler.

Tirar umas horinhas para relaxar são fundamentais para recarregar as energias necessárias para o dia a dia, além de serem revigorantes para a saúde física, mental e emocional.

Em tempos de pandemia, com o aumento de pessoas trabalhando em casa, o local de descanso e lazer se transformou também no escritório. Isso faz com que as pessoas tenham dificuldades até mesmo para dormir, por isso, ter um cantinho de leitura e de descanso é fundamental nos dias de hoje.

Diante disso, surge o desafio de adaptar a casa para que ela possa ser funcional em diferentes situações do dia a dia, atendendo às diversas necessidades. Assim, é primordial que tenhamos um cantinho especial que alivie o estresse e traga descanso para a mente, com uma decoração bem pensada, que poderá ser capaz de proporcionar esse relaxamento.

Como criar um bom ambiente para seu cantinho da leitura?

Cantinho da Leitura
Um cantinho da leitura aconchegante para seu lar!

Ter em casa um cantinho da leitura para ler, relaxar e se desligar do mundo a sua volta é algo muito especial! Não somente para os adultos, mas também para iniciar as crianças no universo da leitura e poderem vivenciar desde cedo as maravilhas que um bom livro faz para nós. 

Engana-se quem pensa que é preciso construir uma grande biblioteca ou gastar muito para ter esse cantinho de leitura especial em casa. Um pequeno espaço, como aquele cantinho na sala, no quarto, na varanda, embaixo das escadas já pode resolver o problema.

Leia também: Varanda pequena: Dicas para decorar e organizar

Quando pensamos em um cantinho da leitura logo nos vem à mente um espaço calmo para que possamos relaxar, entretanto para conseguir alcançar esse descanso tão merecido é preciso elaborar bem a decoração do espaço destinado a leitura. Por isso, preparamos algumas dicas para você montar seu cantinho de leitura de acordo com sua personalidade.

Tenha uma boa iluminação para seu cantinho da leitura

Cadeiras e Poltronas para o Cantinho da Leitura
Um ambiente aconchegante para você relaxar.

O cantinho da leitura precisa ser um espaço bem iluminado, assim você consegue passar horas lendo com mais conforto. Por isso invista em um cantinho da leitura em um espaço bem claro de sua casa, se possível que seja próximo a janela, para aproveitar ao máximo a iluminação natural. 

Não se esqueça de investir também em uma iluminação artificial utilizando luminárias ou abajures aramados que além de trazer um charme a mais para a decoração do seu cantinho da leitura, também auxiliam com a iluminação quando você for ler a noite, por exemplo.

Um ambiente bem iluminado faz muita diferença na hora de descansar, ficar tranquilo, ou seja, ter conforto suficiente que proporcione qualidade e uma boa leitura. 

Kit prateleira aramada grande tripla Connect
A prateleira aramada connect proporciona uma organização inteligente!

Ter um cantinho de leitura iluminado não é o bastante para ler com prazer. Um simples feixe de luz sobre o livro nem sempre é a melhor opção. É fundamental, que no ambiente de leitura a iluminação seja bem distribuída para não ofuscar os olhos.

O ideal é que a luz venha de várias direções e não somente de cima. Por exemplo, um quarto todo escuro, com uma luz dirigida somente sobre o livro, causa fadiga, pois a pupila entra em conflito com o entorno escuro.

Até mesmo a temperatura das lâmpadas influencia na hora de ler um livro. Como a maioria dos livros são brancos com tinta preta, quanto maior a temperatura da cor, mais branca será a luz, e melhor será o contraste com o fundo, deixando as letras escuras mais nítidas.

Estantes para cantinho da leitura
Organize seus livros com praticidade!

Caso a leitura seja mais leve e descontraída, a temperatura da luz pode ser mais baixa, como as amarelas, já que garantem mais aconchego. Agora, se você precisa de concentração, como estudo ou trabalho com leitura de relatórios e planilhas, a opção mais correta é o uso de lâmpadas mais fortes e brancas, que mantêm a sua atenção no que está fazendo.

Para os amantes de livros que gostam de ler antes de dormir, a iluminação da cabeceira deve ser indireta para evitar sombras enquanto se lê deitado. A melhor opção é ter uma luminária flexível para ajustar qual posição se encaixa ao seu modo de leitura.

Mas, seja qual for o ambiente que você está planejando ter seu cantinho de leitura, o importante é saber que não se deve colocar luminárias na direção dos olhos, ou nas costas do leitor, para não gerar sombras. O mais indicado é ter a fonte luminosa sobre sua cabeça, em direção a sua mão e se possível, apoiada com outras luzes ao redor.

Disponibilize um cantinho da leitura confortável 

É fato que nem sempre a gente lê em locais confortáveis – podemos ler em um consultório médico, dentro do ônibus ou metrô – mas quando a gente relaxa o corpo para a leitura, a mente absorve melhor o conteúdo e ela passa a ser muito mais prazerosa. 

Poltrona decorativa aramada Niva com assento de couro ecológico
Versatilidade com um design exclusivo.

Portanto, separe uma poltrona macia para seu cantinho de leitura e adicione alguns itens que farão do local muito mais acolhedor, como um banquinho ou pufes para apoiar os pés, almofadas para as costas e uma manta, para aproveitar melhor esses dias mais friozinhos. Quem mora em regiões mais quentes, pode providenciar um ventilador ao invés de mantas e uma mesinha lateral para apoiar um copo de suco geladinho.

Escolha um lugar tranquilo e silencioso para seu cantinho da leitura 

Quando vamos ler, tudo o que a gente precisa é de um lugar silencioso e bem tranquilo para poder se concentrar no livro. Por isso, quando for elaborar o seu cantinho da leitura procure um espaço de sua casa onde tenha menos circulação de pessoas e que seja mais calmo.

Acomode os livros em se cantinho da leitura 

Estantes
A Linha Connect foi projetada para qualquer tipo de lar e para atender todas as pessoas que nele moram.

Bem, não há cantinho de leitura sem livros, certo? Mas não pense que é preciso fazer estantes e mais estantes abarrotadas de livros. Uma única prateleira já basta. Para evitar um ambiente desorganizado, assim que terminar de ler o livro, o ideal é guardá-lo novamente na prateleira aramada.

Inclua as revistas em seu cantinho de leitura 

Revisteiro Aramado de chão - Alvorada
O revisteiro de chão decorativo é perfeito para quem deseja um produto leve e compacto.

Organize suas revistas favoritas em um revisteiro aramado, baú ou cesto – use sua criatividade para improvisar. O importante é que elas fiquem sempre por perto no local que você escolher como seu cantinho de leitura. Isso evita que você tenha que se levantar com frequência para buscar outra revista. 

Mas se você costuma guardar muitas revistas, a sugestão é manter num pequeno revisteiro aramado as edições mais atuais e guardar num armário as mais antigas, que servirão apenas para consultas posteriores.

Decoração em tradicional para cantinho de leitura 

Estantes
Tenha uma biblioteca em casa!

Um cantinho de leitura tradicional tem aquela famosa estante de livros com uma poltrona na frente. O clássico pode, também ser sofisticado e para isso, invista em cores neutras e objetos decorativos que vão levar mais requinte ao seu cantinho de leitura.

Além disso, a mobília mais detalhada e os livros bem organizados um ao lado do outro também contribuem para a composição de um espaço simples e elegante para o cantinho de leitura. Para deixar o seu cantinho de leitura ainda mais bonito e interessante invista nos itens abaixo:

  • Luminária;
  • Abajur;
  • Painel;
  • Persiana;
  • Mesa de centro;
  • Almofadas;
  • Canecas;
  • Fotografias;
  • Quadros;
  • Papel de parede.

É importante tornar o cantinho de leitura um refúgio para quem deseja um lugar para ler sem barulho e de maneira confortável, por isso, busque o ambiente mais silencioso da sua casa antes de colocar em prática e criar o seu “cantinho”. Você deve priorizar os acessórios de acordo com a sua personalidade, fazendo com que esse espaço fique ainda mais receptivo e cômodo.

Leia também: 15 livros sobre organização

Decoração com estampas para cantinho da leitura 

Sempre tem pessoas que não dispensam a estampa como decoração. Então, que tal unir estilo, praticidade e bem-estar? As estampas são alternativas para criar combinação entre poltrona, banqueta, mesa lateral e luminárias além de ajudarem a incrementar a decoração do cantinho de leitura.

Cadeiras e Poltronas
A Poltrona Aramada Niva com Assento chega para integrar vários ambientes com estilo, personalidade e referência industrial.

Há também como mesclar tonalidades chamativas para decorar o seu cantinho de leitura, e tudo isso sem deixar o ambiente com um aspecto pesado. Você pode utilizar, por exemplo, as cores dos livros destacados na estante de madeira. Além disso, acrescente também alguns tons alegres em nichos aramados, cabides de parede e mobiliários como puff, cadeiras ou poltronas aramadas.

Cantinho da leitura na sala

Móveis Aramados
Os móveis aramados são essenciais para qualquer ambiente.

Nem todo mundo consegue disponibilizar um cômodo inteiro para fazer um cantinho da leitura em casa, principalmente, para os projetos residenciais mais novos que estão cada vez menores, por isso, muitas vezes o cantinho da leitura na sala é a única opção.

Para o cantinho da leitura na sala você pode investir em uma poltrona aramada, que se destaque na decoração, também é interessante ter uma mesa lateral ou mesmo um garden seat que fica ao lado da poltrona aramada servindo de apoio para colocar o livro, óculos ou quem sabe uma xícara de café.

Leia também: Cantinho do café: 6 ideias para você montar o seu

Cantinho da leitura no quarto 

Além da sala, outra opção de cômodo que pode ter também um cantinho da leitura é o quarto. A vantagem do cantinho da leitura no quarto é que esse espaço, por ser mais íntimo, costuma ser mais silencioso e ter bastante a personalidade dos moradores, o que torna o cantinho da leitura no quarto ainda mais aconchegante e gostoso de ficar.

Deixe o ambiente clean para relaxar!

Para o cantinho da leitura no quarto é válido utilizar prateleiras e nichos para organizar os livros e também não se esqueça de colocar um puff bem grande, almofadas e tapete para deixar o espaço com uma cara mais descontraída e transformar o cantinho da leitura no quarto em um local de puro conforto.

Cantinho da leitura na varanda 

Muita gente tem dúvida de como utilizar melhor o espaço da varanda, e uma boa sugestão é criar um lindo e aconchegante cantinho da leitura na varanda. Para o cantinho da leitura na varanda invista em puffs grandes, futon ou a tradicional poltrona com descanso para os pés. Outra opção é investir em um projeto planejado de canto alemão, tornando a sua varanda com cantinho da leitura um local único da casa.

Detalhes que fazem toda a diferença.

Como a varanda já é um lugar muito iluminado, não é necessário investir tanto assim em iluminação, apenas uma luminária de chão já resolve o problema quando você preferir ler em horários mais escuros, porém, é importante utilizar persianas ou cortinas para barrar o excesso de sol quando você estiver utilizando o seu cantinho de leitura na varanda.

O cantinho da leitura é um refúgio dentro de casa e além de ser um espaço para sentar e ler, pode se tornar um local apropriado para descansar e desfrutar bons momentos sem se importar com o mundo ao redor.

Estabelecer uma conexão com a natureza pode te ajudar a se tranquilizar e ter um dia mais pacífico. Se possível, aproveite o quintal da sua casa para estar ao ar livre, com conforto e segurança. Para quem mora em apartamento, a opção é abusar das plantas para trazer a natureza para o ambiente e torná-lo mais agradável.

Estimule os sentidos

Deixe os livros menos usados dentro da estante.

Ter uma vista harmoniosa, com paredes brancas ou em tons claros, além de iluminação natural ou reduzida, são sugestões para criar a atmosfera ideal. Ouça músicas relaxantes ou sons da natureza, como chuva ou água corrente, por exemplo. Para deixar o aroma do local perfeito, você pode apostar em velas ou difusores com óleos essenciais. Quando se trata de toque, prefira almofadas e tapetes com texturas macias.

Se o seu espaço for pequeno… 

Se você não tiver muito espaço para fazer o seu cantinho de leitura, procure utilizar poucas mobílias e acessórios, estando sempre atento para que o espaço não fique carregado de elementos.

Lugares pequenos podem ser aconchegantes, mas para isso é preciso saber decorar. Opte por uma poltrona, almofada e mesinha de apoio, com cores neutras para ajudar na sensação de amplitude do ambiente. Além disso, use também um pequeno suporte na parede para acomodar os livros.

Se o seu espaço for grande… 

Kit prateleira aramada grande tripla Connect
Instalação fácil e eficiente.

Se você tem bastante espaço para criar o cantinho de leitura, é hora de aproveitar o ambiente com itens diferenciados! Escolha ter um sofá, cortina, mesa lateral, mesa de centro e também um aconchegante tapete para deixar o espaço o mais confortável possível.

No espaço amplo com decoração clean, dê preferência para cores claras e deixe as cores mais vivas e fortes apenas nos detalhes, também opte pela decoração com espelho e plantas, pois assim você consegue manter o local com uma decoração harmônica e aconchegante para colocar a leitura em dia.

Cantinho da leitura kids 

Prateleiras aramadas
As prateleiras aramadas são fundamentais para auxiliar na organização.

Na busca por promover o hábito da leitura em nossos filhos desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? Preparamos algumas dicas de como montar um cantinho da leitura kids em casa. Assim, as crianças terão um lugar estimulante e criativo para viver fantasias, aventuras e muito aprendizado.

Para gostar de ler…

O desenvolvimento de interesses e hábitos é um processo que tem início na infância. Por essa razão, estabelecer o contato com os livros nesse período é extremamente importante. Isso pode incentivar os pequenos e as pequenas a continuarem com o hábito de ler na vida adulta! 

Uma forma de apresentar o mundo da leitura para as crianças é criando um espaço específico para os livros em casa. Nesse cantinho de leitura kids especial, as obras podem ficar dispostas de forma criativa, despertando a curiosidade e a vontade de ler.

Decoração para o cantinho da leitura kids

Crie um ambiente lúdico para as crianças.

O primeiro passo dessa missão é simples e divertido: convidar a criança para fazer parte do processo! Você pode pedir para ela escolher um local adequado e que seja especial. Pode ser no quarto, na sala ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área confortável.

A decoração também é uma parte importante para criar o cantinho da leitura perfeito. Você pode optar por tapetes e almofadas divertidas para substituir a poltrona! O importante é que a criança se sinta à vontade no ambiente, para que a leitura seja, de fato, um momento feliz aguardado. 

Além disso, opte por um local com boa iluminação e que seja mais silencioso. A leitura exige concentração, principalmente no período da alfabetização infantil. Por isso, prefira ambientes em que os livros não precisem competir com o barulho da TV ou com a tentação de um computador.

Outra dica importante é ficar atento(a) ao posicionamento das estantes. Você estará montando um cantinho da leitura infantil, portanto, é fundamental que tudo esteja ao alcance da criança. Afinal, ela precisa ter autonomia para escolher seus próprios livros.

Como fazer os filhos gostarem de ler: Estabeleça uma rotina 

Um cantinho acolhedor para seu filho!

Ter uma rotina para os afazeres do dia a dia é muito importante para a criança desde seus primeiros meses de vida. Estabelecer um planejamento diário permite que ela cresça mais segura e confiante, além de ajudá-la na organização das suas atividades cotidianas. Com a leitura não é diferente! Portanto, crie uma rotina para esse momento. 

Você sabia que o ato de ler também é relaxante? ? Por isso, fica a dica: conte histórias antes da hora de dormir! Assim, o sono será muito mais tranquilo e prazeroso para a criança.

Estruturando o cantinho da leitura em casa: A escolha dos livros

As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis, com títulos diversificados e sempre condizentes com a faixa de desenvolvimento da criança. 

Livros de fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e livros cheios de ilustrações são alguns dos tipos de literatura que você pode oferecer aos pequenos e às pequenas.

Utilize o cantinho da leitura com a criança

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito. Existem diversos argumentos que comprovam a importância de ler contos infantis para as crianças. Além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como esses.

Por isso, o cantinho da leitura não precisa ser feito apenas quando a criança for alfabetizada. Mesmo que ela não saiba ler, é importante que o contato com os livros ocorra desde a primeira infância. Seguindo essas dicas, o cantinho da leitura será importante não apenas na infância, mas também durante a vida inteira do seu pequeno ou da sua pequena!

Como incentivar a leitura na infância?

Coloque brinquedos e livros em um mesmo cantinho.

Ler é um hábito que nos transforma, engrandece, diverte e também nos ensina. A leitura liberta a alma e transcende barreiras, revigora e acalenta o coração. Seja lá qual for seu intuito, ler sempre será a renovação para novos horizontes e perspectivas, além de ser um excelente exercício para conquistarmos novos aprendizados que ninguém irá tirar de nós. 

Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é benéfica em todas as etapas da vida. Contudo, na infância ela é especialmente importante: É durante essa fase que o aprendizado se dá de maneira mais intensa, construindo a base que vai sustentar o progresso individual ao longo da vida. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é considerada um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança. Portanto, quanto mais cedo ela recebê-los, melhor será para a construção dos seus saberes. 

Dicas de ouro para estimular as crianças a lerem

Como primeiro passo, apresente o universo dos livros para sua criança. Isso pode acontecer até mesmo enquanto ela estiver na barriga da mãe! Deixe a criança explorar o livro e viver intensamente esses belos momentos de descoberta. 

Seja o exemplo! Mostre à criança que você também gosta de ler. Dessa forma, vocês criam juntos um hábito para a leitura. Por fim, esteja presente! A sua presença fará com que a criança construa ainda mais aprendizado, além do fortalecimento de vínculo afetivo entre vocês (que será ainda maior). 

A escolha dos livros

Fábulas, clássicos da literatura infantil brasileira, contos de fadas, aventuras e gibis, quais são os melhores livros para o cantinho da leitura? A resposta é simples: todos! As estantes do seu cantinho da leitura devem conter diferentes tipos de livros infantis para estimular o desenvolvimento do gosto pessoal da criança. 

O importante é que todos sejam sempre condizentes com a faixa etária do pequeno leitor. Para a escolha, que tal um passeio na livraria para permitir que a criança veja as capas e sinta o “cheirinho” de livro novo? Uma alternativa mais acessível é comprar os livros em sebos (loja de livros usados) da sua cidade e até mesmo online. 

Móveis e decoração para o cantinho de leitura kids

Deixe tudo ao alcance das mãos das crianças!

Quais móveis já tem e do que precisa? O espaço fornecerá assentos ou as crianças se sentarão no chão? É bastante interessante escolher um tema, como espaço, fundo do mar ou jardim. Ele pode ser trabalhado em pequenos detalhes, como adesivos dos livros e quadros. Ou apostar em cores fortes também, que chamam bastante a atenção e deixam o local mais alegre.

E se esta ideia já foi aplicada, pode ser bem legal reformar o lugar, colocando um novo tema ou novas atrações para as crianças, como novos livros ou atividades práticas a se fazer. Logo, o cantinho de leitura se torna um lugar que desperta a curiosidade das crianças e elas estarão sempre dispostas a procurar.

Adicione almofadas, tapetes, banquinhos, pequenas mesas, pufes, tapetes, caixas com almofadas, prateleira para destacar os livros, ursos de pelúcia, bonecos e bonecos e um espelho para ler. 

Organizando em categorias seus livros

Como os livros serão organizados? Montar um cantinho de leitura organizado e prático, ajudará as crianças a encontrarem os livros com mais facilidade. Uma opção para arrumar é rotular as prateleiras ou caixas de livros alfabeticamente ou numericamente, por tema, ficcional e não-ficcional. 

Inclusive, organizar as obras numericamente pode render um exercício de fixação para os pequenos. Que tal pedir que eles mesmos coloquem os livros lidos nas prateleiras, de acordo com sua numeração? O uso de marcadores de livros para categorizar diferentes tipos e níveis de leitura também é uma boa saída para ajudá-los a encontrar os livros.

Contos acessíveis à criança 

É muito importante que os contos estejam ao alcance da criança. Isso lhe traz autonomia, já que ele mesmo decide que livro deseja ler, bem como o momento em que quer ler. Para isso, as capas dos livros devem estar visíveis, para que a leitura se torne mais atrativa para a criança. Os contos devem trazer temas que falem da realidade da criança, respeitando seus gostos e interesses. 

Na hora de montar o cantinho de leitura de seu filho, o fundamental é que seja um espaço agradável e confortável, que convide a criança a ler. Ah, e se você não tem como fazê-lo no quarto da criança, talvez tenha um cantinho na sala. Neste caso, evite estar diante da televisão, para evitar que esse estímulo tire o foco do objeto da atividade.

  • Cantinho de leitura na sala de estar: Você pode reservar, na sala, um cantinho para colocar um puff e alguns livros. Essa é uma forma de que a criança esteja convidada à leitura, evitando o excesso de televisão!
  • Cantinho de leitura no quarto infantil: Para o quarto infantil, você pode optar por prateleiras aramadas. Facilita a colocação dos livros e oferece à criança a oportunidade de escolher o livro para ler antes de dormir ou a qualquer hora do dia.
  • Cantinho de leitura para quarto de bebê: É possível preparar um espaço acolhedor para a leitura no quarto do bebê. Opte por poltronas confortáveis ou colchonete no chão. Deixe os livros à disposição.
  • Cantinho de leitura na varanda: Montar um cantinho de leitura na varanda pode ser uma missão complicada, especialmente porque esse é um espaço da casa que costuma ser pequeno. A dica é compartilhar o espaço entre todos da casa, evitando infantilizar a varanda. Apenas permita à criança que leve os livros à varanda, se deite no chão ou se sente em uma cadeira confortável para ler!
  • Cantinho de leitura no jardim: É muito complicado fazer um cantinho de leitura fixo no jardim. Ainda que busquemos fazer um bom abrigo para os livros, a tendência é que a ação do tempo acabe por estragá-los. A dica é aproveitar os dias de temperatura amena e criar espaços de leitura itinerantes, explorando cada cantinho do jardim. Coloque uma cadeira confortável ou estenda uma colcha no chão. Leve uma cesta de livros para passar bons momentos em família!
  • Cantinho de leitura na árvore: Se você conta com muito espaço exterior e tem possibilidades de fazer uma casa na árvore, ofereça também um cantinho de leitura. Será incrível a criança poder ler em plena conexão com a natureza!
Categoria do post:
Dicas · Home Office · Jardim · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *