Seu cantinho de estudos e trabalho em casa!

28 de julho de 2021
Lv230.103 Lv230.317 Lv120
166
Views

Estudar ou trabalhar em casa requer foco e dedicação! Por isso, ter um ambiente dedicado a eles é essencial para ter disciplina e entregar todas as suas tarefas. Confira dicas especiais para montar seu cantinho de estudos ou trabalho com praticidade e do seu jeito.

Ter um cantinho de estudos e de trabalho em casa é super importante, principalmente para aquelas pessoas que lidam com a rotina escolar ou precisam fazer home office. Ter um local planejado para estudar e trabalhar – dois em um – estimula bastante o foco, aumenta a concentração e, consequentemente, melhora os resultados, tanto nos estudos quanto no trabalho. 

Assim, transformar um cantinho de estudos pode ser uma ótima solução para quem usa, por exemplo, a mesa da sala de jantar com esse propósito. Pense em como seria mais fácil se, ao finalizar seu estudo, todos os seus materiais usados já estivessem em um lugar certo. Você nem precisaria se preocupar em levar os livros para cima e para baixo, não é?

Para que o momento de estudo dentro de casa seja produtivo, é muito importante saber dividir os ambientes, pois assim você consegue criar uma disciplina e também maior concentração na tarefa que está fazendo.

E ao contrário do que muita gente pensa é sim possível montar um cantinho de estudos prático, confortável e bem organizado para você dentro da sua própria casa. E é por isso que separamos algumas dicas essenciais de como montar um cantinho de estudos e de trabalho em casa.

Leia também: Home Office: Tudo que você precisa saber 

cantinho de estudos
Um cantinho de estudos organizado para seu dia a dia!

Como ter um cantinho de estudos e trabalho em casa? 

Primeiramente, é necessário planejar e definir o local onde será seu cantinho de estudos ou de trabalho. O ideal é colocar o cantinho de estudos separado da sala de TV, por exemplo. Se sua casa ou apartamento tem um quarto a mais, onde fica o escritório, ali é o local ideal para inserir seu cantinho de estudos

O cantinho de estudos infantil pode até ficar no quarto da criança, mas é importante que, se possível, fique distante da TV, para que essa não seja uma distração para a criança na hora de estudar. 

Kit home office com tela aramada
Decoração funcional para seu cantinho de estudos.

O local escolhido também deve ser o mais silencioso possível. Obviamente, morando em cidades grandes, nem sempre é fácil termos silêncio total. Além disso, com o passar do tempo, a criança deve aprender a isolar os barulhos do ambiente para conseguir se concentrar. 

Leia também: Cantinho da Leitura: Um ambiente relaxante para seu lar

Invista na iluminação do seu cantinho de estudos

Estante aramada 3 prateleiras pequenas Connect
Perfeito para compor em diferentes estilos!

Para estimular a sua produtividade, avalie a luminosidade do ambiente que você escolheu para ser seu cantinho de estudos. O mais recomendado é que exista luz natural, capaz de deixar o local mais convidativo para realizar todas as atividades propostas, mas sem forçar a visão.

Para tanto, prefira um espaço que tenha janela e, é claro, posicione sua mesa de estudos próximo a ela. Caso sua residência não tenha essa luz natural direta, é preciso pensar em outras opções, como a iluminação artificial mais adequada para aquele local.

Vale a pena apostar em lâmpadas brancas que estimulam a concentração – lembre-se de que as luzes amarelas promovem o relaxamento. Além do mais, é indicado inserir uma luminária com luz focal sobre a mesa, não permitindo que ela incida diretamente em seus olhos, já que isso ocasiona o cansaço da vista rapidamente.

É necessário evitar que a posição do objeto ou de qualquer outra lâmpada do cômodo provoque sombras, para tanto, a combinação da luz usada no teto com a da mesa é fundamental. Caso você posicione a luminária no sentido contrário da mão que escreve, por exemplo, a sombra no caderno não ocorre.

Uma iluminação deficiente, além de forçar a vista do adulto ou da criança, pode resultar em dor de cabeça e desconforto. Já uma iluminação correta tem o efeito oposto, auxiliando na concentração e estimulando o estudo.

Assim como a iluminação, a ventilação do cantinho de estudos também é importante, por isso, escolha um espaço que, além de ter uma boa iluminação, tenha uma boa circulação de ar para que o ambiente fique sempre arejado.

Opte por um ambiente tranquilo para seu cantinho de estudos

23237 2 2 2 E HDR
 Apoio de mouse ajustável para destros e canhotos!

Seu cantinho de estudos pode ser onde você desejar: no cantinho da sala, no quarto, na cozinha, no escritório. Mas é essencial levar em consideração o fato de que o ambiente precisa ajudá-lo a se concentrar nos afazeres, então é necessário que seja acessível e tranquilo.

Sendo assim, prefira o lugar com o máximo de silêncio em sua casa, onde poucas pessoas entrem, pois isso aumentará o foco nas tarefas. A escolha do local vai interferir diretamente em seu rendimento, além disso, é preciso se sentir confortável para realizar suas ações, daí a necessidade de um lugar tranquilo e acolhedor.

Kit home office com tela aramada
Um cantinho de estudos charmoso para sua casa!

Comumente o cantinho de estudos no quarto é o mais usado, pois esse é o ambiente mais íntimo e reservado do lar, sendo assim o cantinho de estudos no quarto se torna um espaço calmo e tranquilo para as horas que necessitamos maior concentração. 

Como decorar o seu cantinho de estudos? 

A decoração do cantinho de estudos vai depender muito do ambiente e dos seus gostos pessoais, mas é importante lembrar que o cantinho de estudos simples ou mesmo um mais elaborado deve seguir o estilo do ambiente, pois isso irá garantir um espaço mais agradável e harmônico para toda a casa.

Decoração para cantinho de estudos no quarto 

O cantinho de estudos no quarto pode ser decorado de modo mais livre, isso porque o cantinho de estudos ganhará a personalidade do dono desse ambiente, por isso é válido até mesmo usar algumas coleções como bonecos, chaveiros ou globos de vidro para deixar esse espaço com a sua cara.

Leia também: Decoração Geek: Transforme sua casa

É necessário lembrar que se o quarto for compacto é importante que o cantinho de estudos seja pequeno e não atrapalhe a circulação pelo ambiente, então invista em móveis aramados do tamanho adequado para esse ambiente, além de usar as paredes para ajudar na organização do cantinho de estudos pequeno investindo em nichos organizadores e decorativos, prateleiras e até mesmo uma tela aramada para avisos e anotações.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você 

Decoração para cantinho de estudos na sala

Kit home office com tela aramada
Monte seu home office na sala!

Não é preciso de grandes investimentos para se ter um cantinho de estudos agradável e bem organizado na sala. Se você pensa em fazer um cantinho de estudos simples, a nossa dica é investir, apenas, em uma mesinha e em uma cadeira que são móveis essenciais para esse ambiente.

Caso você opte por fazer um cantinho de estudos na sala é necessário lembrar que esse é o cômodo mais social da casa, então se você não mora sozinho tente conversar com os demais moradores para que nas horas de estudo eles tentem fazer silêncio para que você consiga se concentrar melhor em suas tarefas.

Leia também: Como montar um home office na sala de estar

Também é necessário que o cantinho de estudos na sala siga a mesma decoração do restante do ambiente, afinal de contas, você precisa de um espaço para estudar, mas é importante que sua casa mantenha uma decoração agradável como um todo. 

Decoração para cantinho de estudo infantil 

O cantinho de estudos infantil precisa ser decorado conforme a personalidade e gostos da criança, pois isso ajudará a criança a ficar mais motivada e se concentrar mais nas horas de estudos.

Por tanto, procure fazer um cantinho de estudos infantil bem alegre e descontraído deixando sobre a bancada objetos de papelaria que podem ajudar a desenvolver a criatividade dessa criança, como papéis para ela desenhar e escrever, livros divertidos, lápis coloridos entre outros.

Lembre-se sempre de incentivar a criança a organizar seu próprio cantinho de estudos infantil, fazendo com que ela crie hábito de todos os dias, após o estudo, colocar tudo no seu devido lugar e assim mostrar a ela que um cantinho de estudos infantil bem organizado ajudará ela a se desenvolver melhor e ter mais foco.

Use adesivos para auxiliar na decoração do seu cantinho de estudos 

Adesivos para parede costumam custar muito menos do que um papel de parede e dão um ar jovem e informal ao local. Há inúmeras opções de modelos e você pode se inspirar em personagens ou ideias. Já que a área é de estudos, por que não pensar em adesivos de livros ou algo que inspire o estudo? 

Escolha os móveis certos para seu cantinho de estudos 

Nicho prateleira aramado com madeira grande
Deixe tudo organizado em prateleiras aramadas!

Sem sombra de dúvidas, a escolha dos móveis faz toda a diferença em um cantinho de estudos. Um dos elementos principais é a escrivaninha, mesa ou bancada. Todas as opções são possíveis, podendo ser conquistadas conforme o gosto da pessoa e a decoração do local.

Para conseguir otimizar o ambiente que você possui, uma boa dica é investir em móveis aramados. Dessa maneira, é possível deixar o cômodo mais funcional, preenchendo-o de maneira inteligente e aproveitando cada cantinho do melhor modo possível. 

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira
Praticidade para seu cantinho de estudos.

Há quem goste de estudar na cama ou no sofá, assim, a mesa de colo aramada se torna um item essencial para auxiliar nos estudos nesses ambientes. A mesa de colo dobrável para notebook é uma solução inteligente para quem não tem nenhum espaço em casa para montar um cantinho de estudos. Ela permite que se estude em casa sem ocupar espaço, além de trazer versatilidade para o seu cantinho de estudos, já que permite que você trabalhe em vários ambientes. 

Leia também: Como trabalhar home office com conforto

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira
Estude onde quiser!

Como o produto é fabricado em aço termoplastificado e possui estrutura simples, você pode desmontá-lo após o uso, otimizando espaços. Justamente por essa vantagem, a mesa de colo para notebook também pode ser adaptada para destro ou canhoto, alterando basicamente o lado de montagem do produto.

Além de um design leve e prático, a mesa de colo para notebook está disponível em cores clássicas. São duas opções para o aço: branco ou preto, já a madeira do suporte para mouse pode ser escolhida entre branco, preto, castanho tannat e legno. 

Leia também: Como montar home office com apenas um produto

A dica aqui é ficar atento ao tamanho do ambiente, pois isso influencia na escolha dos móveis, afinal de contas, se for um cantinho de estudos pequeno não será possível comprar uma escrivaninha enorme. 

Kit estante aramada com gaveteiro duplo Connect
Guarde aquilo que você não usa em estantes com gavetas!

Uma outra boa opção é apostar em estantes aramadas que já vem com gaveteiros. Assim, você ganha espaço e pode acomodar mais coisas na gaveta, deixando mais espaço sem nada em cima da mesa. 

Lembre-se que um ambiente cheio de coisas por cima da mesa ou bancada não inspira ninguém a estudar. Portanto, é importante deixar sempre o ambiente arrumado após o uso, com tudo devidamente guardado, para que a cada dia de estudo, não se perca tempo arrumando tudo antes. Elas podem ajudar muito a deixar o ambiente organizado, uma vez que servem para colocar livros, porta-lápis e o que mais você quiser, deixando a bancada livre. 

Mantenha seu cantinho de estudos sempre organizado 

Armário aramado kit 9 - Home office
Um cantinho de estudo totalmente organizado para você!

Quando você monta uma rotina de estudos, é imprescindível ter à mão os materiais necessários como caderno, livros de apoio, lápis, caneta, etc. Acontece que muitas pessoas acabam se perdendo em meio a esses itens e deixam a mesa de estudos uma verdadeira bagunça!

Segundo especialistas, a bagunça e o excesso de coisas sobre a mesa de estudos comprometem o aprendizado e facilitam a distração. Com uma mesa desorganizada, o estudante precisa de muito mais tempo para se concentrar e acaba perdendo o fio condutor desse processo.

Você costuma estudar em um espaço organizadinho ou numa mesa toda bagunçada, sem conseguir identificar onde começa e onde termina seu material de estudo? Esse caos faz com que seu cérebro grave as informações de forma desorganizada e o resultado disso a gente já sabe: nota ruim nas provas!

Porta Revistas Triangular Aramado
Use o porta revistas para organizar cadernos e livros!

Organizar a mesa de estudos não requer muitas ações. É simples, fácil e dá resultado, pode acreditar. Então, inspire-se nessas dicas e veja como organizar a sua da melhor forma!

Leia também: Organize seu home office com aramados

O lugar em que a gente estuda deve ser calmo, organizado, confortável e de fácil acesso. Isso inclui encontrar dentro de casa um bom espaço destinado apenas aos estudos. Esse cantinho, se bem organizado, potencializa a forma com que você fixa os conteúdos e ajuda a ir melhor nas provas. 

Cesto aramado de parede grande
Os cestos organizadores são fundamentais para um cantinho de estudos!

A mesa de estudos não pode ter um monte de coisas jogadas. É preciso manter esse espaço clean e organizado o tempo todo.

A dica é manter o que for importante ao alcance da mão. Os itens essenciais são livros, cadernos e textos (que devem estar empilhados organizadamente), estojo ou porta-lápis com os materiais básicos de estudo. 

Tudo o que fugir disso não deve estar na mesa, guarde em gavetas e deixe tudo lá, além de cuidar sempre para que sua mesa de estudos esteja limpa.

Tags do post:
· ·
Categoria do post:
Ambientes · Home Office · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *