Decoração geek: Transforme sua casa

25 de maio de 2021
Decoração Geek
1624
Views

Veja como fazer uma decoração geek: ideias criativas e DIY com tema nerd para quarto, escritório, home office e sala geek. Confira também filmes, livros e podcasts para maratonar o assunto.

A decoração geek traz em sua essência referências em séries, filmes clássicos, super heróis, tecnologia, gamers, colecionadores e diversos outros itens que envolvem o universo nerd.

Quem acredita que a decoração geek atrai apenas crianças e adolescentes está muito enganado. Afinal, a decoração é a expressão de nossos gostos e da nossa identidade, por isso, esse tipo de decoração agrada nerds e admiradores de histórias em quadrinhos.

É possível criar uma decoração geek madura e cheia de personalidade, seja incluindo quadros, action figure ou funkos (como são chamados os bonecos plásticos ou estatuetas colecionáveis de personagens), além de móveis e aramados, como cadeiras e mesa para notebook, para deixar o ambiente com um clima nerd.

Decoração Geek para quarto e Home Office
A mesa de colo complementa seu home office.

Leia também: Como trabalhar home office com conforto e praticidade: mesa de colo aramada para notebook

Adesivos de parede, roupa de cama e tapetes com referências ao mundo tecnológico ou estampas intergaláticas ganham um destaque a mais na decoração geek. Esse estilo de decoração vem se tornando tendência e é uma ótima opção para compor o quarto, seja quarto infantil ou de adultos admirados do universo nerd, de uma sala de jogos ou daquele cantinho especial na sala de estar. Independente do ambiente escolhido, o importante é agradar o público nerd!

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Decoração geek para o lar

Decoração Geek para Home Office
Use a mesa do seu home office para dar apoio a decoração geek.

O primeiro passo para mergulhar no universo geek é escolher uma temática para decorar os ambientes. Você pode escolher entre preencher o ambiente com produtos geeks para decoração, de diferentes filmes e jogos ou definir um único tema para decorar todo o espaço.

Uma decoração geek pode ser bem simples, mas é necessário estar atento a alguns detalhes para que o ambiente nerd não perca sua essência. Para uma decoração curinga, utilize cores neutras como base da paleta de cores, proporcionando um ambiente mais moderno, sendo branco, preto, cinza e tons mais escuros de azul os mais recomendados. Já os tons mais vivos, como vermelho e amarelo, podem estar presentes nos detalhes da decoração.

Papéis de parede, enfeites, quadros, almofadas decorativas, móveis aramados, prateleiras, nichos decorativos, lustres e abajures são ótimas ideias para compor uma decoração geek.

Leia também: Prateleiras: para organizar, decorar e otimizar espaços

A decoração geek nunca esteve tão em alta, sendo um modo de vida popular. Confira alguns itens decorativos para o lar que se tornaram essenciais para essa cultura moderna e aficionada por tendências:

  • Acessórios, almofadas e quadros que remetem à cultura pop funcionam tanto no quarto quanto na sala. É possível encontrar modelos estampados com os personagens favoritos dos clássicos nerds, deixando sua decoração geek ainda mais personalizada.
  • Para decorar as paredes, adesivos decorativos recriam ambientes vistos em filmes ou games, personalizam os cômodos e fazem da decoração geek uma parte icônica do lar. Essa é uma brecha para aflorar a criatividade e apostar em DIY.
  • A tecnologia é um ponto fundamental que não costuma faltar na decoração geek. TVs, notebooks e videogames são tecnologias que agradam principalmente o público. 
  • Bonecos geeks, como os colecionáveis action figure e funkos, têm conquistado um amplo espaço no mercado, podendo ser usados para complementar a decoração geek.

Decoração geek para sala de estar com aramado

A sala de estar é um ambiente de convivência entre família e amigos para jogar conversa fora e relaxar. Uma boa ideia para incrementar a decoração geek é acrescentar uma mesa de centro aramada para dar apoio a outros itens decorativos ou para armazenar games.

Outro item fundamental para acrescentar em uma decoração geek são as prateleiras aramadas. Elas auxiliam na decoração e organização de seus personagens colecionáveis, dando um destaque especial para action figures e funkos.

Leia também: Móveis multifuncionais: +50 ideias de como usar na organização e decoração

Bandeja decorativa grande - Linha Wire - Aramado com madeira - Decoração Geek
Use a bandeja wire para servir.

A bandeja aramada é uma peça prática e um produto curinga para se ter em casa, podendo ser incluída de forma criativa na decoração. A bandeja aramada é um excelente complemento para uma decoração geek de sala de estar, sendo suporte para outros objetos decorativos, além de uma boa pipoca. Assista filmes e séries com conforto em seu lar!

Cesto aramado de parede grande
Os cestos de parede aramado servem para armazenar e organizar livros, games e filmes.

Cestos de paredes aramados são itens curingas para qualquer estilo e na decoração geek não seria diferente. Na sala de estar, podem ser usados ao lado do sofá para armazenar livros, histórias em quadrinhos e games em uma decoração funcional.

Leia também: Aramados para sua decoração curinga

Ideias criativas para uma decoração geek no home office em aramado

Combo para escritório 1 metro - 3 peças
Use e abuse de quadros para complementar a decoração geek.

O que torna o local onde trabalhamos acolhedor é, sem dúvidas, a decoração. Portanto, é importante que esse ambiente seja montado visando a praticidade e também a personalidade em uma decoração funcional. Para os nerds de plantão, o escritório em casa ou home office é um habitat ideal e não pode faltar um toque do universo geek.

Estar num local com uma aparência inspiradora aumenta a produtividade. O home office com decoração geek é perfeito para quem quer um ambiente receptivo e cheio de inspiração.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você trabalhar melhor em casa

Dar um toque de decoração geek no ambiente do home office ou de uma sala de estudos é prático, simples e rápido. Bonecos colecionáveis, adornos e quadros com imagens relacionadas ao universo nerd são ótimas aquisições para implementar a decoração geek no seu ambiente.

Combo para escritório 1 metro - 3 peças
As prateleiras aramadas auxiliam na organização de seus itens geek.

Eles podem ser dispostos em prateleiras que já compõem seu home office. O combo para escritório aramado é perfeito para montar um escritório em pouco espaço e complementar sua decoração geek

Decoração geek em aramado para o quarto

Com ilustrações dos personagens de quadrinhos, móveis aramados, acessórios e outros objetos decorativos, o quarto pode ganhar um toque de personalidade e atitude e ser transformado por meio da decoração geek

Nicho organizador de ambientes - Decoração Geek
Os nichos aramados são itens curingas para decorar!

Os nichos vieram para ficar tanto na decoração quanto na organização do lar! Eles substituem os caixotes e oferecem descontração e contemporaneidade para qualquer ambiente. Na decoração geek, podem ser utilizados de forma multifuncional.

Nicho organizador de ambientes - Decoração Geek
Coloque seus bonequinhos geeks na decoração do quarto.

O nicho organizador aramado se destaca pela versatilidade, podendo ser ampliado – colocando outra unidade lado a lado ou um em cima do outro – e instalado tanto na parede, com parafusos, quanto deixados em pé no chão. Utilize para armazenar sua coleção de livros e filmes ou para apoiar action figures e funkos na decoração geek.

Home Office Geek
Use a criatividade e deixe a decoração geek invadir seu quarto.

Assim como em qualquer decoração, a parede do quarto geek é um canto mais do que especial para compor o visual do cenário. Nela, pode-se investir em pôsteres, quadros temáticos, adesivos ou até criar murais especiais para o preenchimento do espaço. 

Estante aramada 3 prateleiras pequenas Connect
As estantes aramadas são ideias para organizar.

Várias referências compõem um quarto geek, por isso prateleiras e estantes aramadas são peças-chave para ajudar na decoração geek para quarto. Com peças multifuncionais, pode-se deixar todos os itens sempre à mostra de maneira organizada e no devido lugar. 

Dicas para comemorar o Dia do Orgulho Nerd

O dia 25 de maio é considerado o Dia do Orgulho Nerd ou Orgulho Geek, mas também é conhecido como o Dia da Toalha em homenagem ao lançamento de Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, em 1977.

A data foi oficializada pela primeira vez em 2007, na Espanha, em diversas cidades do país, expandindo-se, então, pelo mundo todo e pela internet, em atos simultâneos em comemoração. No ano seguinte, 2008, a comemoração chegou aos Estados Unidos e, a partir daí, se popularizou ainda mais. Preparamos algumas dicas para que você possa comemorar essa data:

  • Se produza

Use uma camiseta de sua série favorita ou faça um cosplay para entrar no clima de comemoração do Dia do Orgulho Nerd.

  • Maratonar filmes e séries 

Nada mais justo que passar o dia fazendo aquela maratona divertida de filmes, com os mais variados temas para todos os tipos de nerds que podemos nos lembrar. Felizmente podemos nos aventurar pelos confins dos serviços de streaming que já estão com seus catálogos repletos de títulos extremamente interessantes para essa ocasião. Separamos dez títulos para você conferir e maratonar no Dia do Orgulho Nerd:

Um universo inovador criado por George Lucas, Star Wars traz uma batalha clássica entre o bem e o mal, sendo um projeto ambiciosíssimo do cinema. Star Wars marcou a cultura pop com frases, personagens e imagens memoráveis.

Star Trek começou como programa de televisão, antes de dar origem a mais de 12 filmes. A ideia original era fazer um “faroeste espacial”, refletindo sobre questões sérias como a política e a guerra. Os primeiros filmes, Jornada nas Estrelas (1979) e Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan (1982) foram sucessos imensos, quebrando recordes de bilheteria.

Matrix é muito mais que um filme de ficção científica cheio de efeitos especiais: a história traz uma reflexão complexa sobre a natureza humana e sobre os limites da realidade, que cativou o público em geral.

A versão cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005) pode não ter agradado muitos espectadores, mas o filme vale a pena pelo excelente texto de Douglas Adams, que consegue tanto parodiar quanto homenagear as histórias de ficção científica. 

Dia 25 de maio também marca o Dia da Toalha, outra comemoração nerd. Para quem não se lembra, nos livros de Douglas Adams, a toalha é considerada um dos objetos mais importantes do viajante espacial.

Entre as comédias de ficção científica, De Volta Para o Futuro (1985) é uma das que melhor usou a premissa das viagens no tempo. A possibilidade de viajar no tempo e reconstruir a sua própria história seduziu os espectadores quando o filme foi lançado, isso sem falar nos efeitos especiais bem inovadores para a época.

Visionário para a época (graças aos efeitos criados por James Cameron), o filme O Exterminador do Futuro seduziu tanto o público quanto a crítica.O Exterminador do Futuro acabou sendo uma mistura eficiente entre ação, humor, ficção científica e filme B, além de emplacar algumas das frases mais famosas da história do cinema, como o bordão “I’ll be back”.

Bom exemplo de adaptação dos videogames para o cinema, Resident Evil mistura zumbis, corporações perversas e uma batalha para salvar o mundo – ou seja, um verdadeiro caldeirão de temáticas nerd.

Na linha de monstros do cinema, a franquia Alien é uma das mais famosas. A trama original, Alien – O 8º Passageiro (1979), dirigida por Ridley Scott, lançou a famosa personagem da Tenente Ripley (Sigourney Weaver), frequentemente lembrada como uma das figuras femininas mais fortes do cinema.

Depois de gerar diversas séries, prequels e spin-offs, Alien tornou-se uma referência incontornável da ficção científica de terror.

Nem só de ficções científicas vive o universo nerd. Os Goonies (1985) é uma aventura clássica sobre um grupo de amigos que parte em busca de um tesouro. Até hoje, Os Goonies é lembrado pelos diálogos e pelos personagens (como o querido Sloth).

A animação japonesa é essencial para a cultura nerd, e talvez Akira seja um dos maiores símbolos das boas relações entre os mangás e o cinema. A trama, criada e dirigida por Katsuhiro Ôtomo, se passa em um universo pós-apocalíptico, em uma cidade de Tóquio destruída por uma explosão. O filme teve um sucesso enorme em 1988, e abriu as portas para que outras séries e personagens japoneses chegassem ao Ocidente.

  • Interaja nas redes sociais 

Os nerds de plantão estão sempre presentes em redes sociais como no Twitter, Facebook e Instagram. Aproveite a comemoração para postar muitas fotos, compartilhar informações, e influenciar mais pessoas a viverem essa experiência que pode ser tão divertida! Não esqueça de deixar seu comentário sobre a sua decoração favorita no Instagram @aramadocom

  • Organize um “game night” online com a galera

A comemoração é uma ótima oportunidade para marcar aquele “game night” com os amigos! Vale ficar horas acordados na madrugada se divertindo e fazendo novas amizades. Guitar Hero, Valorant, League of Legends, Fortnite, Rainbow Six ou até mesmo Overwatch são alguns dos jogos preferidos do público nerd.

  • Mergulhe em livros no Dia do Orgulho Nerd

Arthur Dent é um pacato cidadão da terra que fica enfurecido quando descobre que sua casa será demolida para a passagem de uma via expressa. Como se isso não fosse suficiente, ele descobre que esse é o menor de seus problemas, já que o próprio planeta terra será demolido para a passagem de uma via expressa hiperespacial. Sorte dele que seu melhor amigo é um alienígena chamado Ford Perfect, que sabe como sair daquela situação!

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias reúne os cinco livros da saga em um só, para facilitar nossa vida e conseguirmos carregar nossa toalha por aí!

Uma das principais obras da ficção científica, Duna revolucionou o gênero, por construir um mundo que passa longe das tecnologias futuristas e se afunda em misticismo e fantasia. Cheio de detalhes sobre os personagens e os cenários construídos, a obra nos apresenta uma leitura densa, mas uma história muito bem contada.
Uma obra atemporal que influenciou as posteriores, com vermes gigantes, planetas desertos e um universo ficcional cheio de particularidades.

Você já teve curiosidade de saber como seria um mundo dividido entre homens e máquinas? Em 1950, o autor Isaac Asimov escreveu Eu, Robô, um livro de contos interligados entre si que conta a história da empresa U.S. Robots & Mechanical Men. Além do panorama muito didático da relação entre humanos e robôs, Asimov também criou as 3 Leis da Robótica, que vão ser usadas em várias obras futuras.

Invertendo papéis e colocando os macacos como seres mais desenvolvidos que os humanos, Planeta dos Macacos, de Boulle, criava uma das narrativas mais importantes para a história da cultura pop!

Pierre Boulle descreve esse novo mundo com muita naturalidade, nos fazendo crer na sua existência. Apesar de curto, o livro consegue abordar vários temas em uma linguagem simples, ideal para quem não tem muito costume de ler ficção científica.

Neuromancer, de William Gibson, foi escrito em 1984, mas consegue prever a relação entre humanos e a tecnologia de forma muito precisa! Prepare-se para entrar em uma narrativa complexa e descritiva, mas que te recompensa com uma história de tirar o fôlego!

Um dos primeiros livros sobre invasão alienígena já escritos, A Guerra dos Mundos ganhou algumas adaptações para o cinema, sendo a mais conhecida atualmente dirigida por Steven Spielberg, em 2005. A narrativa muito bem construída continua atual mesmo depois dos mais de 120 anos. Nela, ficamos frente a frente com o horror pelo desconhecido e o temor pela morte.

Leitura obrigatória para qualquer fã de ficção científica (e para os que não são também, diga-se de passagem), Admirável Mundo Novo é um livro que contesta a sociedade e traz à luz questionamentos filosóficos sobre o ser humano e a tecnologia. Apesar de ter sido escrita na década de 30, a obra é muito atual e, também por isso, altamente recomendada.

2001: Uma Odisséia no Espaço traz uma narrativa que lida com a evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. A história é baseada em vários contos de Clarke, mas especialmente em The Sentinel, publicado em 1948.

No livro Frankenstein, acompanhamos a jornada do cientista Victor Frankenstein, que dá vida à matéria inanimada e depois não sabe o que fazer com ela! Influenciada pelo romance gótico e pelo poema Paraíso Perdido, de John Milton, Shelley criou uma narrativa que serve de inspiração para diversas obras até hoje.

À primeira vista, o nome deste livro pode te soar estranho! Mas a adaptação dele para o cinema pode clarear sua mente: Blade Runner. Um dos grandes sucessos da ficção científica foi baseado no livro de Phillip K. Dick, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?.

O cenário é um mundo pós-apocalíptico, devastado e coberto por poeira radioativa. Com uma narrativa sombria e perturbadora, Phillip K. Dick nos faz refletir sobre a natureza da vida, as religiões, a tecnologia e a nossa própria humanidade.

Leia também: 15 livros sobre organização e como usar seus exemplares favoritos para decorar

Podcasts para Nerd ouvir

Com o primeiro episódio disponibilizado em dezembro de 2018, o podcast Andrenaline traz um conteúdo, atualizado semanalmente, sobre as novidades no mundo da tecnologia e dos games, além de trazer outros assuntos como smartphones e hardware.

Com conteúdos diários e rápidos, o Canaltech traz em poucos minutos notícias do universo da tecnologia como, mercado de TI, jogos, curiosidades, dicas e comentários sobre tudo o que as pessoas conectadas precisam saber.

O podcast PapoVirtua teve seu primeiro conteúdo divulgado em dezembro de 2016. Com episódios extensos, o podcast traz informações sobre o universo da tecnologia, informática, games e cinema nerd.

Atualizado semanalmente, o podcast Rede Geek reúne um conteúdo rico sobre o universo geek. Aborda temas sobre tecnologia, cinema e games em um bate papo leve e descontraído.

O podcast NerdCast é um bate papo super descontraído, atualizado semanalmente, abordando temas como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia e games.

Leia também: 10 podcasts de organização e decoração que você precisa escutar

Curiosidades do universo nerd

Existem vários tipos de nerd e será que você sabe qual deles você é? Por isso, separamos nove estilos de nerd, para você descobrir em qual se encaixa melhor, confira:

  • Nerd Gamer: Super competitivo, ama games e jogos de tabuleiro;
  • Nerd Geek: Vive conectado, faz amigos com facilidade na internet, têm habilidades para inventar coisas e possui conhecimento apurado em quadrinhos, filmes, séries de TV e videogames;
  • Nerd Hipster: Adora ler um bom livro e de estar em cafeterias e lanchonetes descoladas. É super estiloso, usa roupas ousadas como sapatos antigos ou roupas customizadas;
  • Nerd Cinéfilo: Ama filmes e tem o conhecimento de um verdadeiro diretor de cinema;
  • Nerd Otaku: Admirador da cultura oriental;
  • Nerd Hacker: Apaixonado pelo mundo da tecnologia e internet, entende sobre programação e novidades tecnológicas;
  • Nerd esportista: É um nerd diferente do padrão, ama esportes e entende muito sobre várias modalidades;
  • Nerd Musical: Ama música em geral, coleciona CDs, DVDs e LPs, e seu assunto preferido é falar sobre os gêneros musicais;
  • Nerd Prendado: O nerd que toda mãe e esposa gostaria de ter em casa: sabe cozinhar, costurar, organizar a casa entre outros afazeres domésticos.
Tags do post:
· · ·
Categoria do post:
Dicas · Home Office · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *