Como montar um home office na sala de estar

10 de junho de 2021
Home office na sala de estar
212
Views

Montar um home office não é fácil, principalmente para quem mora em casas ou apartamentos pequenos. Confira dicas de como fazer um home office aproveitando um cantinho na sala de estar.

Encontrar um espaço para montar o home office pode parecer uma tarefa desafiadora, em especial, quando não há um cômodo reservado para o uso. No entanto, a busca por alternativas ajuda nesse processo de conseguir encontrar o melhor cantinho de trabalho em casa.

Cada vez mais as pessoas estão investindo em um cantinho do lar para fazer um home office, conseguindo assim, criar um espaço para trabalhar e estudar em casa de uma maneira organizada e confortável.

Leia também: Home Office: 5 dicas para você trabalhar melhor em casa

Combo para escritório 1 metro - 2 peças - Home Office na sala de estar
O seu home office pode ser simples e prático!

Mas para ter um espaço em casa dedicado ao home office é preciso atenção e cuidado, afinal, esse ambiente precisa ser bem planejado de maneira a atender todas as suas necessidades no dia a dia.

Como ter um espaço sobrando em casa hoje em dia é algo cada vez mais escasso, o home office pode acabar indo parar na sala, dividindo o ambiente de trabalho com o local de descanso e relaxamento.

Tela Mural Aramado com Ganchos e Caixinhas
Um cantinho home office na sala de estar especial!

Home office integrado a sala de estar

Trabalhar em home office é cômodo – você não precisa pegar trânsito para se deslocar e a poucos passos da cama está seu local de trabalho, o home office na sala de estar

Apesar disso, é importante lembrar que tudo deve ter o seu lugar para que o trabalho seja mais produtivo. Regrar-se com horários e ter um espaço onde colocar todos os objetos que você precisa para trabalhar são pontos importantes a se levar em consideração para organizar o seu cantinho de home office na sala de estar.

Normalmente utilizadas como um ambiente de convivência especial para receber visitas, as salas de estar devem ser decoradas e mobiliadas de acordo com o gosto pessoal dos moradores, mas de forma que fique aconchegante, funcional e que passe uma boa impressão e para incorporar um home office não seria diferente – deve-se seguir o padrão de decoração da sala de estar.

Kit 4 Cubos Ark Aramado com madeira
Insira cubos decorativos aramados para decorar seu home office na sala de estar.

Sentar-se à mesa para usar o computador em uma cadeira confortável, ter os seus objetos de trabalho mais usados  como canetas, papéis ou documentos sempre à mão exigem muita organização e, para combinar tudo isso com o ambiente, devemos dar um toque de criatividade na decoração do home office na sala de estar.

Leia também: Como montar home office com apenas um produto

Ideias simples para decorar o home office na sala de estar

Combo para escritório 1 metro - 3 peças
O cesto aramado é fundamental para manter uma organização prática e eficiente.

O importante nos ambientes integrados é delimitar as áreas de maneira funcional, mas com equilíbrio na decoração, por tanto, incorpore o mesmo estilo decorativo utilizado para na sala de estar e decore o home office

Caso você queira delimitar o espaço entre a sala de estar e o home office, crie um mini ambiente marcado pelo uso da cadeira, prateleiras e gaveteiros, vale até investir em um tapete ou papel de parede diferenciado para a área do escritório.

A mesa é um item essencial na decoração do home office, escolha o modelo no tamanho ideal para o espaço da sala de estar que deseja utilizar. A cadeira é outro item importante para compor seu home office na sala de estar, por isso, opte por modelos com estofados, que seja confortável, e cores nos tons dos móveis para criar um ambiente bonito no home office na sala de estar.

Dicas para organizar um home office na sala de estar

Tela decorativa aramada redonda
Organização prática com aramados.

Todo mundo gosta de trabalhar em um ambiente limpo e organizado, né? Afinal, não dá para lidar com as papeladas e documentos quando o escritório está todo caótico, principalmente para quem tem o costume de fazer home office, a organização é um dos aspectos mais importantes e essenciais.

Leia também: Organize seu home office com aramados

Guarde folhas e documentos dentro de pastas

Manter os papéis guardados em pastas é o segredo para não perder nenhum documento importante. Por isso, o mais indicado é separar toda a papelada por categoria – documentos pessoais (RG, certidões etc.), do carro, da casa, do trabalho e por aí vai. 

Para facilitar o armazenamento dos documentos, você pode usar pastas sanfonadas, que vêm com divisórias mais flexíveis para fazer essa separação. Além disso, também pode arrumar um lugar específico para guardá-las – aqueles documentos menos acessados, você pode guardar em estantes de parede ou cestos aramados

Aquelas que você precisa acessar com mais frequência, por exemplo, podem ficar em prateleiras aramadas ou estantes de chão – organizadas por assuntos ou cores, facilitando a visualização dos documentos.

Deixe a mesa sempre limpa

Outro ponto que merece muita atenção é a limpeza da mesa de trabalho. Isso porque ninguém aguenta trabalhar em um ambiente bagunçado, com muitos papéis, clips, lápis, canetas, bloquinhos e outros itens espalhados sobre a mesa. Por isso, o que você precisa fazer é deixar seu home office sempre o mais limpo possível. 

O ideal é que você deixe na mesa apenas os papéis e itens que esteja usando no momento. Quando acabar de conferir ou usar tal papel, basta guardá-lo novamente na pasta de origem. Assim, você não corre o risco de perder documentos importantes!

Uma dica importante é sempre descartar os papéis picados ou amassados dentro da lixeira, de modo que eles não fiquem espalhados pela mesa. Por isso, você também deve deixar uma cestinha sempre ao lado da escrivaninha, que servirá de lixo no dia a dia.

Outra sugestão é sempre limpar a mesa com um paninho para tirar bem o pó, assim você terá um ambiente de trabalho mais higiênico e agradável, sem correr o risco de acumular poeira no computador ou nos papéis.

Organize as gavetas por categoria

Home Office
Aquele cantinho sobrando na sala de estar pode se transformar em um lindo home office.

Organizar as gavetas é algo que não pode faltar nessa arrumação. Os gaveteiros aramados são grandes aliados para quem tem um home office – servem para guardar diferentes itens e ainda ficam bonitos na decoração. O ideal é separar uma gaveta para cada tipo de item e papel, guardando na primeira tudo aquilo que você usa com mais frequência.

Além disso, outra dica interessante é preencher as gavetas com divisórias (organizadores internos) que você pode usar para separar os clips, post-its, canetas, colas, réguas, fitas adesivas e outros itens pequenos de papelaria. De modo geral, quanto mais gavetas tiver o seu home office, mais prático, bonito e organizado ele ficará.

Invista em organizadores portáteis e práticos

Além de equipar o escritório com móveis organizadores (prateleiras, nichos aramados, estantes e gaveteiros), você também precisará recorrer a utensílios menores, mas igualmente funcionais. O revisteiro aramado, por exemplo, é um objeto básico e essencial para qualquer home office – organize livros e documentos na bancada que você usa diariamente.

Existem outros itens que podem ajudar muito na organização do seu home office, tais como as telas decorativas aramadas, que ficam fixadas na parede e servem para você colocar recados e lembretes importantes. 

Nas telas decorativas aramadas, você pode anotar datas de entrega, listas de diferentes tipos e até mesmo o seu planejamento de trabalho. Deixe também um calendário sempre a mão para facilitar na rotina.

Abuse de móveis decorativos

Além da organização ser fundamental, a decoração é um ponto importantíssimo para dar aquele toque especial no seu cantinho home office na sala de estar. Alguns móveis podem fazer toda a diferença nessa decoração, como um porta livros aramado ao lado da mesa de trabalho – além de contribuir para decorar, ele pode ser usado para armazenar pequenos livros e itens decorativos.

Quando temos uma sala de estar mais compacta, as paredes se tornam uma alternativa para aumentar o poder decorativo do home office. O kit quatro cubos ark aramado traz sofisticação ao ambiente, já a prateleira retrô multiuso é a solução perfeita para combinar beleza e funcionalidade dentro do home office.

Categoria do post:
Dicas · Home Office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *