Como escolher a sua cabeceira de cama

8 de junho de 2021
Cabeceira Aramada
203
Views

Protagonismo, conforto e elegância: dicas para te ajudar a escolher a cabeceira certa para o seu quarto.

A cabeceira é daqueles itens que ganha protagonismo no quarto, seja pelo conforto que proporciona ou, simplesmente, pela elegância que carrega. Mas você sabe como escolher a cabeceira ideal para seu quarto? 

Quando pensamos em relaxar e descansar, procuramos nosso cantinho preferido do lar, ou seja, o quarto. Por conta disso, a decoração do quarto deve ser bem planejada, para oferecer beleza e conforto a esse ambiente. Certamente, um dos itens que pode fazer a diferença nesse local é a cabeceira de cama.

Cabeceira aramada Manhattan queen
Um toque diferenciado na sua decoração!

Pensando nisso, preparamos sugestões práticas sobre como escolher a cabeceira aramada certa e personalizar seu quarto para que fique ainda mais acolhedor e bonito.

Como escolher a cabeceira de cama ideal? 

Já passou aquele tempo em que a cabeceira era um item monótono e sem graça. Com o surgimento da cama box, a cabeceira ganhou versões que podem estar entre o moderno, o inovador ou até mesmo ter um ar retrô.

Cabeceira aramada Versailles queen
Na Aramado.com você encontra diversos modelos de cabeceiras.

A cabeceira de cama não é presença obrigatória no quarto, mas convenhamos que faz diferença no visual do ambiente, principalmente quando combinada com outros elementos como puff, almofadas, papel de parede, poltrona e luminária.

Leia também: Móveis multifuncionais: +50 ideias de como usar na organização e decoração

A cabeceira pode ser aquele toque final na decoração do quarto que você precisava, porém é necessário analisar alguns pontos antes de comprar uma cabeceira

A cabeceira aramada pode ser encontrada em diferentes modelos com diversos tipos de acabamentos, cores, tamanhos e materiais, por isso atenção e planejamento na hora de escolher a cabeceira mais adequada para sua necessidade e também para harmonizar com o estilo do quarto.

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

É fundamental que a cabeceira de cama harmonize com a decoração, embora o mesmo modelo de cabeceira, por ser feita em aço termoplastificado, possa combinar com mais de um estilo decorativo.

Cabeceira aramada Belém queen
Cores claras dão um ar de amplitude para o quarto.

Para quartos que seguem uma decoração clássica ou minimalista e, principalmente, para quartos pequenos, prefira uma cabeceira com tonalidade clara e em aramado. Se busca uma opção para quartos modernos a cabeceira aramada preta ou cinza são excelentes opções para compor o ambiente.

Escolha o modelo ideal da sua cabeceira

Existem vários modelos de cabeceiras com diferentes funcionalidades e disposições. Por isso, vale a pena se atentar às principais características de cada uma. 

  • Painel: prático e elegante, esse modelo permite um encaixe perfeito da cama;
  • Embutidas: são práticas por otimizar os espaços do quarto;
  • Modular: além de trendy, são customizáveis;
  • Cabeceira de tecido: conforto e aconchego garantido.
  • Cabeceira aramada: versátil e fácil de higienizar, combina com todo tipo de decoração e proporciona ao quarto um toque de elegância.

Cabeceiras aramadas: atenção às medidas

Você poderá encontrar a cabeceira aramada em vários tamanhos, por isso recomenda-se ter sempre em mãos as medidas certas do cômodo e da sua cama antes de escolher a cabeceira aramada correta, afinal elas são feitas com base no tamanho da cama: solteiro, casal, queen ou king.

Para ficar posicionada perfeitamente, a cabeceira aramada deve ser maior ou exatamente da mesma largura da cama. Para não errar, meça exatamente o tamanho da sua cama, mas vale lembrar as medidas padronizadas:

  • Solteiro (0,88cm x 1,88m); 
  • Casal (1,38m x 1,88m); 
  • Queen (1,58m x 1,98m);
  • King (1,93m x 2,03m). 

Uma dica importante para escolher o tamanho da cabeceira é pensar na proposta do quarto. Pois você pode optar por um modelo que seja maior que sua cama e que servirá como uma base para uma mesa de cabeceira.

Cabeceira aramada Duomo queen
Combine a outros adornos para um composição mais sofisticada.

Além de ser proporcional à cama, a cabeceira aramada deve estar em harmonia com o tamanho do quarto. Para quartos estreitos opte por uma cabeceira que cubra toda a largura da parede e que seja mais baixa. Isso ajuda a fazer o quarto parecer mais amplo. Já para quartos compactos as cabeceiras altas são a melhor opção, pois deixam o quarto visualmente maior.

Altura ideal para sua cabeceira

Cabeceira aramada Triunfo casal
Aproveite os diversos tamanhos e modelos para compor uma decoração especial.

A altura da cabeceira irá depender das suas preferências e uso. Por exemplo, se você gosta de ler, usar o notebook na cama ou se encostar para assistir a um filme, o ideal é que a cabeceira seja alta (de 90 a 110 cm do chão) para obter um conforto maior. 

Além disso, a altura da peça também irá depender das características do cômodo. Se for um quarto pequeno, por exemplo, o recomendado é que a cabeceira não seja muito alta para não criar a sensação de achatamento.

Acabamento e material da sua cabeceira aramada 

O acabamento e material da cabeceira influenciará diretamente na sua decoração e também no conforto. As cabeceiras aramadas, por exemplo, são fabricadas em aço termoplastificado com acabamentos em diferentes cores como branco, preto, eco metalic e cobre, sendo ideais para quartos que vão do moderno ao clássico.

Uma dica para escolher a cor mais adequada é ficar atento ao estilo de decoração do quarto e ao tamanho do ambiente – cabeceira aramada em cores claras são ótimas para quartos pequenos, já para quartos amplos é possível usar uma cabeceira com cores mais escuras e vibrantes.

Combine a cabeceira aramada com a decoração do seu quarto

Outro ponto importante para ser analisado antes de comprar a cabeceira é a decoração do quarto, o ideal é que a cabeceira se harmonize com a decoração e deixe o ambiente mais agradável.

As cabeceiras aramadas se adaptam perfeitamente a qualquer estilo decorativo – do retrô ao moderno – trazendo um design mais clean, sofisticado e elegante para seu quarto.

Análise também, antes de comprar a cabeceira ideal, o tipo de roupa de cama, como o edredom e o lençol que você mais usa na cama, pois isso também influencia se as cabeceiras aramadas vão ficar mais evidente no ambiente, além de ajudar a escolher a cor mais adequada da cabeceira.

Criando um ambiente romântico

Cabeceira aramada Belém queen
Faça uma decoração romântica com as cabeceiras aramadas.

Elegante e romântica, a cabeceira aramada cria um clima intimista e combina com elementos delicados e tons neutros. As cabeceiras aramadas são versáteis, uma vez que o material oferece diferentes tonalidades e acabamentos, proporcionando liberdade para desenvolver vários tipos de composição. E para deixar a cama ainda mais relaxante, acrescente almofadas e travesseiros.

Adicione outros acessórios para compor o quarto

Para quem tem o quarto pequeno, uma opção é combinar a cabeceira aramada com nichos e/ou prateleiras. Dessa forma, você economiza espaço e ainda tem a possibilidade de guardar livros, quadros, plantas e outros objetos.

Leia também: Prateleiras: para organizar, decorar e otimizar espaços

Em quartos grandes, você pode colocar mesas laterais ao lado da cama, criando uma composição harmoniosa com a cabeceira e enriquecendo a decoração, já que esses móveis adicionam cor e textura ao ambiente.

Instale um espelho aramado junto à cabeceira, além de conferir amplitude, acrescenta um ar moderno ao ambiente. Para criar esse efeito, você pode instalá-lo acima da cabeceira ou nas laterais.

Dicas para instalar a cabeceira aramada

Para garantir melhores resultados na instalação, posicione a cabeceira aramada na parede com o auxílio de outra pessoa, para que ela fique reta e centralizada. Depois, faça traços leves e pequenos com um lápis – isso irá ajudar a marcar a posição correta do eixo da furação dos parafusos. A instalação da cabeceira é feita diretamente na parede, com parafusos que já acompanham a peça e ficam imperceptíveis após instalados.

Na hora de dormir, vale a pena investir em uma cabeceira aramada para acrescentar um toque de estilo ao quarto.

Categoria do post:
Quarto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *