Home Office: Tudo que você precisa saber

14 de junho de 2021
Home Office
245
Views

O home office já é uma realidade consolidada: Confira dicas de organização e decoração com aramados para você ter um cantinho de trabalho e estudo completo em casa!

O home office é uma modalidade de trabalho cada vez mais adotada. E desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de pandemia pelo coronavírus, em março de 2020, empresas de todos os setores precisaram adaptar a dinâmica de trabalho ao isolamento social.

E não só de ambientes e horários flexíveis vive essa tendência mundial. Houve uma mudança de demanda, foco, disciplina e organização para que o profissional possa exercer sua função sem sair de casa, além de cumprir metas sem supervisão constante e presencial. 

Por isso, preparar um espaço adequado para o trabalho requer maneiras de driblar a distração com familiares, animais de estimação e outros obstáculos. Sem falar que a organização do ambiente influencia a produtividade: quanto mais detalhes inúteis, papeladas e objetos espalhados, mais tempo o cérebro leva para processar o que precisa fazer.

Entre as várias estratégias possíveis para a adaptação do home office, as peças em aço e madeira sustentável são ótimas opções, sobretudo quando se trata de gastar pouco e garantir um efeito charmoso.

Home Office Aramado
Mantenha seu home office sempre organizado!

Para montar o seu home office, você precisa levar em consideração algumas etapas:

O home office se tornou a modalidade de trabalho mais interessante nos últimos tempos, tanto para os funcionários quanto para as empresas. As principais vantagens do trabalho flexível são qualidade de vida e aumento da produtividade. Mas, afinal, como ter autonomia para trabalhar de onde quiser e definir seus próprios horários?

Home Office é uma tendência mundial

Certamente, o home office se tornou a alternativa de muita gente no ano de 2020, quando grande parte das empresas foi obrigada a se adaptar por conta da pandemia. 

A situação de isolamento social acelerou diversas práticas e gerou muitas percepções sobre esse modelo que divide opiniões, mas que se firma como algo a ser avaliado e seguido nos próximos anos. 

Combo para escritório 1 metro - 3 peças
Home office simples e organizado!

Trabalhar em home office não exige deslocamento até a empresa, permitindo aos colaboradores fazer tudo no conforto do lar, sem contar a diminuição de custos para as empresas.

E o fato é que os horários e ambientes flexíveis chamam a atenção dos melhores talentos disponíveis no mercado, sobretudo para tarefas que exijam profissionais mais criativos. 

Além de oferecer ao colaborador a liberdade para escolher como, onde e em quais horários trabalhar, o home office – também chamado de trabalho remoto, teletrabalho e trabalho à distância – é uma alternativa mais barata para as empresas, pois extingue os custos com estrutura para as equipes. Na maioria das vezes, conexão à internet e ferramentas de comunicação são suficientes para cumprir o expediente sem ir até a empresa ou até mesmo sair de casa.

Combo para escritório 1 metro - 2 peças
Tenha um espaço agradável para trabalhar!

Quem pode trabalhar em Home Office

Mas, apesar de ser uma tendência com inúmeras vantagens, não é todo segmento que se encaixa nessa possibilidade de trabalho flexível. Há cargos de gestão que exigem reuniões, interações e tarefas presenciais que não podem ser substituídas.

No geral, as empresas aptas para o home office são aquelas que possuem uma estrutura para isso. A comunicação online tem que suprir todas as necessidades dos funcionários, oferecendo suporte adequado para que cumpram suas responsabilidades.

Mesmo em empresas que apostam em trabalho 100% à distância, é preciso comparecer a reuniões semanalmente ou quinzenalmente, afinal, o contato humano é importante para manter vínculo entre as pessoas e alinhar estratégias.

Além disso, seja em uma empresa híbrida ou totalmente online, o profissional que pode exercer sua função sem sair de casa precisa de foco, disciplina e organização para cumprir as metas com eficiência. 

Por isso, preparar um espaço para o trabalho em casa vai te ajudar a não se distrair com a família, animais de estimação e outros obstáculos. Quando produzimos no mesmo local em que descansamos e aproveitamos os momentos de lazer, fica mais difícil para o nosso cérebro entender que não é hora de assistir televisão ou dormir, por exemplo. 

Isso sem falar que trabalhar em um ambiente bagunçado influencia negativamente a produtividade. O raciocínio é lógico: quanto mais detalhes inúteis, papelada espalhadas e objetos em excesso, mais tempo o cérebro leva para processar o que precisa fazer. Portanto, a organização é uma premissa essencial para o sucesso do seu home office.

Planeje seu espaço de trabalho em casa

As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar.

O primeiro passo para montar o seu espaço corporativo em casa é analisar a sua necessidade. Fazer o planejamento estrutural do seu escritório significa mensurar o quanto de espaço você precisa para trabalhar e armazenar objetos em relação aos ambientes disponíveis na sua casa. 

Com as métricas em mãos, você conseguirá definir o local mais adequado para instalar seu home office. Em paralelo a essa etapa, aliás, você vai conseguir montar o seu checklist (Passo 3).

Kit home office com tela aramada
Use a tela para pendurar pequenos itens.

No mercado, existem possibilidades versáteis para montar seu home office como quiser e até mover peças de lugar se precisar – o kit home office com tela aramada, por exemplo, pode ser facilmente instalado na parede, se adaptando a necessidade e otimizando espaços. 

Assim como a tela para home office, outros móveis multifuncionais são essenciais para otimizar a organização e decoração de qualquer ambiente, sobretudo em apartamentos com pouco espaço.

Opte por móveis tradicionais ou descubra alternativas para organizar seu home office. As estantes expansíveis ou multiuso são ótimas opções para esse contexto. Prática e simples de montar, a estante expansível permite a ampliação do espaço, seja na vertical ou na horizontal, transformando a estante em rack.

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira
Trabalhe com facilidade em sua casa.

Se você não possui espaço suficiente para montar um espaço para estudos e trabalho, ainda é possível arrumar uma solução prática e confortável: a mesa de colo para notebook. Ideal também para quem leva o computador no dia a dia e precisa trabalhar de qualquer lugar.

Escolha o local adequado para seu home office

Estabeleça um cômodo ou um cantinho da casa para o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. Vale também trazer para perto itens que passam conforto e personalidade, como plantinhas e retratos de família.

Tela Mural Aramado com Ganchos e Caixinhas
Invista em móveis funcionais para seu home office.

Lembre-se de que não adianta separar um cantinho especial em casa para as demandas profissionais se você é constantemente perturbado por sons ou pela circulação das pessoas ou mesmo se o seu trabalho está atrapalhando os momentos de descanso ou lazer dos outros moradores.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida. No geral, é importante optar por um local tranquilo.

Home office no quarto

Kit home office com tela aramada
Home office pequeno e prático.

Ter um ambiente organizado, confortável e funcional é o mínimo necessário para fazer com que um espaço em casa funcione como home office. Mas na falta de um cômodo específico, a alternativa mais recorrente é adaptar o escritório no quarto. 

Se de um lado é preciso ter disciplina para não confundir trabalho com descanso (já que a cama está ali ao lado), por outro pode ser o mais silencioso da casa.

A beliche com escrivaninha é uma solução clássica para quem deseja um escritório em casa compacto e criativo. Sem falar que a decoração pode criar uma atmosfera aconchegante e charmosa.

No entanto, nem sempre essa é uma alternativa com o melhor custo benefício. Sem contar quem não gosta desse estilo de decoração. Por isso, alguns produtos aramados para home office podem ser a solução mais prática e multifuncional – os armários aramados, por exemplo, podem ser montados de acordo com o espaço disponível e possuem layout flexível, o que significa que você pode alterar a posição e quantidade das peças sempre que desejar. 

Home office na sala de estar

Kit home office com tela aramada
Insira seu home office no cantinho da sala!

Encontrar um espaço para montar o home office pode parecer uma tarefa desafiadora, em especial, quando não há um cômodo reservado para o uso. No entanto, a busca por alternativas ajuda nesse processo de conseguir encontrar o melhor cantinho de trabalho em casa.

Cada vez mais as pessoas estão investindo em um cantinho do lar para fazer um home office, conseguindo assim, criar um espaço para trabalhar e estudar em casa de uma maneira organizada e confortável.

Mas para ter um espaço em casa dedicado ao home office é preciso atenção e cuidado, afinal, esse ambiente precisa ser bem planejado de maneira a atender todas as suas necessidades no dia a dia.

Home Office
Home office completo e prático!

Regrar-se com horários e ter um espaço onde colocar todos os objetos que você precisa para trabalhar são pontos importantes a se levar em consideração para organizar o seu cantinho de home office na sala de estar.

Normalmente utilizadas como um ambiente de convivência especial para receber visitas, as salas de estar devem ser decoradas e mobiliadas de acordo com o gosto pessoal dos moradores, mas de forma que fique aconchegante, funcional e que passe uma boa impressão e para incorporar um home office não seria diferente – deve-se seguir o padrão de decoração da sala de estar.

Sentar-se à mesa para usar o computador em uma cadeira confortável, ter os seus objetos de trabalho mais usados  como canetas, papéis ou documentos sempre à mão exigem muita organização e, para combinar tudo isso com o ambiente, devemos dar um toque de criatividade na decoração do home office na sala de estar.

Caso você queira delimitar o espaço entre a sala de estar e o home office, crie um mini ambiente marcado pelo uso da cadeira, prateleiras e gaveteiros, vale até investir em um tapete ou papel de parede diferenciado para a área do escritório.

A mesa é um item essencial na decoração do home office, escolha o modelo no tamanho ideal para o espaço da sala de estar que deseja utilizar. A cadeira é outro item importante para compor seu home office na sala de estar, por isso, opte por modelos com estofados, que seja confortável, e cores nos tons dos móveis para criar um ambiente bonito no home office na sala de estar.

Home office sem um espaço específico

Ter um home office em casa pode parecer simples, mas normalmente é preciso de um espaço para colocar uma mesa e uma cadeira. Em apartamentos ou casas compactas, essa tarefa fica mais difícil, já que o espaço disponível é menor. Mas com apenas um item é possível ter um home office simples, prático e rápido em casa e o melhor, sem precisar de um local específico.

Mesa de colo dobrável para notebook

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira
Praticidade para o dia a dia!

A mesa de colo aramada é uma solução inteligente para quem não tem nenhum espaço em casa para montar um home office. Ela permite que se trabalhe em casa sem ocupar espaço, além de trazer versatilidade para o home office, já que permite que você trabalhe em vários ambientes. 

Trabalhar de home office ou de qualquer lugar com conforto e praticidade com a mesa de colo aramada, que pode ser usada tanto para destro quanto para canhoto. Para guardar, basta dobrá-la e dispor em qualquer cantinho.

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira

Com algumas combinações de cores, a mesa de colo aramada veio para modificar a maneira de ter um home office em casa. Com apenas um produto, você consegue trabalhar ou estudar da melhor maneira possível.

Leia também: Como trabalhar home office com conforto e praticidade: mesa de colo aramada para notebook

Entre as inúmeras vantagens da mesa de colo aramada, as mais importantes são não precisar de um espaço específico para trabalho e estudos e a possibilidade de dobrar após o uso, facilitando na hora de guardar ou transportar o notebook.

  • Desmontável

Como o produto é fabricado em aço termoplastificado e possui estrutura simples, você pode desmontá-lo após o uso, otimizando espaços. Justamente por essa vantagem, a mesa de colo aramada também pode ser adaptada para destro ou canhoto, alterando basicamente o lado de montagem do produto.

  • Cores neutras

Além de um design leve e prático, a mesa de colo para notebook está disponível em cores clássicas. São duas opções para o aço: branco ou preto. Já a madeira do suporte para mouse pode ser escolhida entre branco, preto, castanho tannat e legno. 

Faça um checklist de produtos para home office

Organização é um dos pilares de como ser produtivo em casa. E como dito em diversos posts do blog.aramado.com: organização começa pelo descarte. Por isso, faça um checklist do que realmente é necessário manter no seu home office.

Home Office
Deixe seu ambiente de trabalho em casa ainda mais lindo com itens aramados!

Evite o acúmulo de objetos para não deixar seu home office poluído e desorganizado – e se você está reformulando um escritório que já existe, o processo é o mesmo: desapegue dos itens em excesso ou que não são úteis no seu dia a dia.

Seja assertivo na separação dos objetos que irão compor o seu home office:

  • Não pode faltar;
  • Seria interessante ter;
  • Não funciona pra mim.

Dessa maneira, você vai delimitar uma lista de produtos e conseguirá dimensionar sua real necessidade de armazenamento. Esse é o primeiro passo para acertar na escolha dos organizadores de home office.

Leia também: #ManiaDeArrumação: os melhores conselhos de Marie Kondo

Foco na organização do home office

Agora que você já sabe o que precisa ter no seu home office – e está convencido de que não adianta querer colocar um monte de tralha em um ambiente pequeno – fica mais fácil planejar uma organização eficiente. A sua premissa deverá ser: disposição prática e acessível.

Procure deixar o seu cantinho de trabalho em casa sempre em ordem. A mesa é a peça principal do escritório, já que você precisa de uma boa superfície para trabalhar. Em cômodos com pouco espaço, por exemplo, prefira modelos com gavetas ou aposte em módulos extras para manter tudo no lugar. 

Home Office
Garanta mais espaço em seu home office!

Além disso,  aposte em qualquer tipo de organizador de escritório que seja funcional para seu dia a dia. Encontre as opções que melhor atendem às suas necessidades.

Guarde folhas e documentos dentro de pastas

Manter os papéis guardados em pastas é o segredo para não perder nenhum documento importante. Por isso, o mais indicado é separar toda a papelada por categoria – documentos pessoais (RG, certidões etc.), do carro, da casa, do trabalho e por aí vai. 

Para facilitar o armazenamento dos documentos, você pode usar pastas sanfonadas, que vêm com divisórias mais flexíveis para fazer essa separação. Além disso, também pode arrumar um lugar específico para guardá-las – aqueles documentos menos acessados, você pode guardar em estantes de parede ou cestos aramados.

Aquelas que você precisa acessar com mais frequência, por exemplo, podem ficar em prateleiras aramadas ou estantes de chão – organizadas por assuntos ou cores, facilitando a visualização dos documentos.

Deixe a mesa sempre limpa

Outro ponto que merece muita atenção é a limpeza da mesa de trabalho. Isso porque ninguém aguenta trabalhar em um ambiente bagunçado, com muitos papéis, clips, lápis, canetas, bloquinhos e outros itens espalhados sobre a mesa. Por isso, o que você precisa fazer é deixar seu home office sempre o mais limpo possível. 

O ideal é que você deixe na mesa apenas os papéis e itens que esteja usando no momento. Quando acabar de conferir ou usar tal papel, basta guardá-lo novamente na pasta de origem. Assim, você não corre o risco de perder documentos importantes!

Uma dica importante é sempre descartar os papéis picados ou amassados dentro da lixeira, de modo que eles não fiquem espalhados pela mesa. Por isso, você também deve deixar uma cestinha sempre ao lado da escrivaninha, que servirá de lixo no dia a dia.

Outra sugestão é sempre limpar a mesa com um paninho para tirar bem o pó, assim você terá um ambiente de trabalho mais higiênico e agradável, sem correr o risco de acumular poeira no computador ou nos papéis.

Organize as gavetas por categoria

Gaveta Aramado Grande com Trilho - Branco
Utilize uma gaveta para armazenar pequenos itens!

Organizar as gavetas é algo que não pode faltar nessa arrumação. Os gaveteiros aramados são grandes aliados para quem tem um home office – servem para guardar diferentes itens e ainda ficam bonitos na decoração. O ideal é separar uma gaveta para cada tipo de item e papel, guardando na primeira tudo aquilo que você usa com mais frequência.

Além disso, outra dica interessante é preencher as gavetas com divisórias (organizadores internos) que você pode usar para separar os clips, post-its, canetas, colas, réguas, fitas adesivas e outros itens pequenos de papelaria. De modo geral, quanto mais gavetas tiver o seu home office, mais prático, bonito e organizado ele ficará.

Invista em organizadores portáteis e práticos

Além de equipar o escritório com móveis organizadores (prateleiras, nichos aramados, estantes e gaveteiros), você também precisará recorrer a utensílios menores, mas igualmente funcionais. O revisteiro aramado, por exemplo, é um objeto básico e essencial para qualquer home office – organize livros e documentos na bancada que você usa diariamente.

Existem outros itens que podem ajudar muito na organização do seu home office, tais como as telas decorativas aramadas, que ficam fixadas na parede e servem para você colocar recados e lembretes importantes. 

Nas telas decorativas aramadas, você pode anotar datas de entrega, listas de diferentes tipos e até mesmo o seu planejamento de trabalho. Deixe também um calendário sempre a mão para facilitar na rotina.

Abuse de móveis decorativos

Mesa Aparador de Livros Aramado com Madeira
Tenha móveis para auxiliar na organização do seu home office.

Além da organização ser fundamental, a decoração é um ponto importantíssimo para dar aquele toque especial no seu cantinho home office na sala de estar. Alguns móveis podem fazer toda a diferença nessa decoração, como um porta livros aramado ao lado da mesa de trabalho – além de contribuir para decorar, ele pode ser usado para armazenar pequenos livros e itens decorativos.

Quando temos uma sala de estar mais compacta, as paredes se tornam uma alternativa para aumentar o poder decorativo do home office. O kit quatro cubos ark aramado traz sofisticação ao ambiente, já a prateleira retrô multiuso é a solução perfeita para combinar beleza e funcionalidade dentro do home office.

Utilize estantes, nichos e prateleiras aramadas na parede

Estante aramada com gaveta e prateleira Connect
Guarde aqueles documentos que você não utiliza com frequência!

Na maioria das vezes, em apartamentos ou casas compactas, não é possível ter um móvel grande para que você guarde livros, pastas ou documentos. Por isso, aproveitar o espaço vertical das paredes com algumas prateleiras, nichos e pequenas estantes aramadas é uma boa ideia para ocupar o menor espaço possível no seu home office. Dessa forma, o espaço horizontal fica livre para utilizar de outras maneiras, como colocar móveis multifuncionais.

Mais que deixar o escritório em casa com a sua cara, alguns móveis multifuncionais podem ajudar na otimização de espaços. Cadeira, almofadas, quadrinhos e prateleiras decorativas podem agregar mais charme e personalidade ao seu home office.

A decoração de home office interfere diretamente na sua produtividade: um escritório organizado proporciona bem-estar e, consequentemente, te incentiva a executar as tarefas com prazer. Por isso, invista em uma decoração para escritório que seja confortável, criativa e desperte a vontade de trabalhar mesmo em um dia ensolarado.

O espaço dedicado para o trabalho e estudos em casa também pode, e deve, ter a nossa personalidade e estilo. A diversidade da utilização dos produtos aramados faz com que eles se tornem itens indispensáveis em qualquer estilo decorativo ou ambiente. 

Prateleiras para home office
As prateleiras auxiliam na organização do ambiente.

As prateleiras aramadas são funcionais para decorar home office, além de ter a opção de mesclar com outros adornos para um visual mais leve e agradável. Utilize objetos decorativos como vasos de plantas, livros e pequenos acessórios que tragam mais personalidade ao ambiente.

Nichos e cestos podem servir para deixar itens de uso mais frequente sempre à mão, de maneira que não ocupem muito espaço e lhe poupem tempo, já que você não precisará procurá-los sempre que tiver de utilizá-los. 

Ainda pensando em uma decoração funcional, se a sua mesa de trabalho não tiver gavetas acopladas, existem diversos modelos de móveis multifuncionais avulsos que podem ser adquiridos, como as próprias estantes expansíveis – deixe os materiais mais utilizados nas prateleiras de cima.

Telas decorativas aramadas para organizar suas tarefas

Tela decorativa aramada retangular
Telas decorativas auxiliam na organização da tarefas.

Dificilmente conseguimos trabalhar sem organizar nossas tarefas diárias, principalmente aqueles profissionais que lidam muito com prazos de entregas. Já pensou em deixar essa informação mais visível, facilitando o controle dessas tarefas e evitando que você se perca entre uma atividade e outra?

Tela decorativa aramada retangular
Detalhes que fazem toda a diferença.

As telas decorativas aramadas cumprem esse papel perfeitamente! Utilize a tela aramada para agregar na organização do seu home office, inserindo suas anotações, recados e tarefas penduradas na tela decorativa aramada.

Organizadores aramados para home office

Organizador para mesa de escritório pequeno
Organize canetas e bloquinhos em organizadores aramados.

Alguns organizadores aramados entram na lista de itens essenciais para organizar um home office. Com opções diversificadas para mesa ou parede, basta escolher aquele que mais se adapta à sua necessidade.

O organizador para mesa de escritório permite o fácil acesso a itens fundamentais para um home office, como canetas e lápis. Já a caixa organizadora multiuso para mesa é ideal para guardar clipes e grampos e o carrinho para pastas suspensas mantém seus documentos e pastas seguros e de fácil visualização, além de contar com rodinhas, que facilitam o transporte pelo ambiente.

A ideia é evitar ter muita coisa espalhada pela mesa do home office, para isso, estantes, prateleiras e cestos de parede entram como organizadores primordiais para aproveitar ainda mais pequenos espaços e deixar tudo organizado.

Cesto aramado de parede pequeno
Cestos aramados são ótimas opções de organizadores para home office.

O cesto aramado de parede pequeno traz uma versatilidade enorme para diversos ambientes da casa. Em um home office utilize para armazenar pequenos objetos, como lápis, canetas, tesouras, dentre outros materiais, assim, você irá deixar sua bancada mais livre.

Fruteira Aramada com 1 cesto para mesa ou bancada de cozinha
Invista em produtos curinga para decorar.

A fruteira aramada para bancada é um dos itens mais inusitados quando pensamos em organização de home office. Essa é uma solução prática para auxiliar no armazenamento de materiais de trabalho. A fruteira no home office traz grandes vantagens para seu dia a dia, como facilidade de visualizar os itens ali armazenados e a facilidade de levar para onde quiser.

Carrinho Multiuso para adicionar armazenamento extra

2387 2 2 42 2
Carrinhos multiuso se adaptam super bem em um home office.

Carrinhos aramados trazem multifuncionalidade para sua casa e para o home office não é diferente. As rodinhas facilitam o transporte, para que você possa movê-los facilmente de um cantinho para o outro conforme sua necessidade, além de oferecerem um armazenamento extra para guardar livros, documentos e objetos decorativos.

Útil em vários ambientes da casa, o carrinho aramado é um móvel versátil. A sua funcionalidade é percebida tanto pelas inúmeras posições que ele pode ocupar em um cômodo, como por suas diversas combinações de cores, algo que facilita muito na hora de decorar. 

Decoração para Home Office 

Home Office Romântico

O estilo romântico é associado à delicadeza, intimismo e tranquilidade, principalmente porque possui influências do mobiliário tradicional e rústico.

Somado a isso, o estilo contempla cores, curvas e estampas de uma delicadeza ímpar. Dentro de casa, a decoração romântica é muito comum em quartos, mas nada disso impede que você tenha, também, um home office no estilo romântico para se inspirar profissionalmente no seu dia a dia.

Esse tipo de decoração para home office é um dos favoritos das mulheres. Hoje, elas ocupam grande parte do mercado de trabalho, o que é uma conquista e tanto para o público feminino. Muitas dessas mulheres optam por ter em casa um espaço para trabalhar com conforto e tudo o que precisam para um dia de muito trabalho. 

No mais, há mulheres que desejam independência financeira sem ter necessariamente que sair de casa e escolhem um trabalho home office. Ter um ambiente agradável para trabalhar aumenta o rendimento, o bem-estar e a concentração. 

Uma opção econômica de mesa para escritório estilo romântico é utilizar cavaletes com um tampo de madeira e telas decorativas aramadas que facilitam a organização de seus objetos de escritório.

Kit home office com tela aramada

As opções com caixinhas, por exemplo, permitem deixar à mão objetos como canetas e bloquinhos de anotações, além de colaborarem na decoração do seu home office. Utilize os ganchinhos para pendurar acessórios que irão complementar o decór. 

Atente-se à paleta de cores, que no estilo de decoração romântica para home office deve ter predomínio de tons claros ou neutros, podendo receber, eventualmente, alguns objetos decorativos em cores vivas. 

Home Office

O que vale é o bom senso, afinal, em pequenos espaços o essencial é escolher objetos funcionais. O home office no estilo romântico deve ser versátil o suficiente para agregá-los em sua estética em um equilíbrio entre beleza e praticidade.

Incluir itens decorativos de acordo com sua personalidade é uma proposta interessante para trazer mais conforto ao espaço. Plantas e flores sobre a mesa dão o toque de naturalidade que o home office precisa para estar completo. Transforme alguns materiais de escritório em vasos para plantinhas e arranjos!

Home Office Retrô

Com tantas tendências em decoração para home office, temos uma enorme gama de opções para transformar a nossa casa. No entanto, os estilos clássicos nunca saem de moda. 

Na decoração de home office, o estilo vintage tem força absoluta e são muitas as opções para aproveitar na decoração. Até mesmo no dia a dia de trabalho, investir em home office vintage é uma excelente alternativa. 

Kit com 3 Nichos Organizadores de ambientes

Os móveis vintage apresentam tons mais apagados, como branco, rosa antigo ou dourado. O estilo vintage busca mesclar charme, romantismo, nostalgia e originalidade. Combine peças vintages com contemporâneas, garantindo assim uma ótima harmonização ao ambiente.

Objetos decorativos, como livros, ou cores clássicas nos móveis, como o amadeirado na mesa, proporcionam esse efeito vintage

Home Office Moderno 

Home Office

Móveis com um design moderno tornam a decoração visualmente agradável e marcante, além de adicionarem personalidade ao home office

Bases neutras permitem trabalhar conceitos mais elegantes e ao mesmo tempo criam uma atmosfera mais despojada ao ambiente. Complemente com tonalidades mais vibrantes, por meio de objetos mais coloridos e que trazem destaque ao espaço. A identidade final do home office fica sofisticada e jovem.

Acerte nas cores na decoração de home office

Home Office

É ótimo não precisar se deslocar e enfrentar congestionamentos antes de produzir. Por um outro lado, o home office também possui sua desvantagem: Pode bater aquela preguiça! 

Usar as cores pode ser uma ótima ideia para criar uma atmosfera produtiva, pois os tons exercem poder sobre a energia, criatividade e até mesmo o foco.

Tela decorativa aramada retangular

Cinza

Indicado para compor ambientes junto com cores quentes, o cinza é psicologicamente neutro. Quando utilizados sozinhos, tons claros de cinza não proporcionam estímulos significativos à produtividade, mas combinados às cores mais vivas, o resultado pode ser reforçado.

O cinza escuro, como o preto, é uma boa opção para alguns detalhes, pois proporcionam profundidade. Mas nada de exageros, já que o excesso de cores escuras pode te estimular negativamente.

Azul

A cor azul promove sensação de confiança e, em momentos de tensão, ajuda a manter a pressão sob controle. Também é um tom que propicia a comunicação. 

Vermelho

Tons em vermelho são uma boa opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde, porque essa paleta estimula a atividade cerebral. O vermelho transmite também alegria e proximidade, deixando o ambiente mais dinâmico e animado.

Além disso, vermelho é uma cor que estimula o senso criativo e pode ser utilizada em pequenos objetos na decoração de home office com esse objetivo. Por outro lado, quando aplicado em excesso, o vermelho na decoração de home office pode trazer uma sensação de urgência, causando irritação e estresse.

Tons terrosos

Ao trabalhar em casa, há uma tendência a distração – uso de celular fora de hora, assistir à televisão etc. – e para não perder o foco, cores que lembram a terra, como marrom, bege ou amarelo, são boas para indicar estabilidade.

Tons claros para home office

Opções mais suaves, como tons claros ou mesmo o branco, além de causar a sensação de um espaço mais amplo, deixarão seu home office mais agradável para passar horas e horas de trabalho.

Iluminação: ponto importante para seu home office

Home Office

Além de ser importante para trabalhar, a iluminação pode dar a sensação de amplitude ao ambiente. Optar por luminárias aramadas ou uma iluminação com LED mais direcionada à sua mesa é uma ótima dica. A iluminação natural também é muito importante: se possível, instale o seu pequeno home office em um local próximo a janelas ou varandas.

Ergonomia no home office

Manter a saúde e a produtividade no home office é fundamental, por isso entender como a ergonomia é capaz de auxiliar e oferecer o máximo de conforto à você é um ponto importante para trabalhar em home office.

A ergonomia deve ser personalizada para cada pessoa, definindo e adequando as condições de trabalho, a organização e o ambiente de acordo com o local e com cada tipo de função.

Como melhorar a ergonomia no home office

Em geral, os trabalhos em home office exigem que a pessoa dedique muitas horas em frente a um computador, afinal de contas, é através da internet e dos meios digitais que a dinâmica do home office se torna possível. 

  • Iluminação do ambiente;
  • Tipo de cadeira e mesa utilizada;
  • Horários definidos;
  • Rotina de trabalho;
  • Postura;
  • Posicionamento do notebook.

Caso você estivesse trabalhando na empresa, provavelmente os itens acima seriam levados em conta. No home office não é diferente, pois é necessário definir padrões para delimitar as atividades de trabalho e diferenciar dos momentos de lazer que acabam ocorrendo, muitas vezes, no mesmo local.

A ergonomia estuda formas de adaptar os meios de trabalho, como os aparelhos, por exemplo, com o ambiente e o trabalhador. Tudo precisa estar alinhado para que os resultados sejam positivos e não prejudiquem sua saúde. Ter uma mesa adequada e uma cadeira confortável é essencial tanto para melhorar a ergonomia quanto para aumentar a produtividade no trabalho.

Mesa de Colo Dobrável para Notebook Aramado com Madeira

Além da postura, o posicionamento do notebook ou computador requer muita atenção. A mesa de colo aramada, dentre os benefícios citados anteriormente, possui uma base com regulagem de altura. Assim, você pode ajustar o notebook na altura que ficar mais confortável para você.

O ideal é que a tela do notebook ou computador fique na altura de sua cabeça, de forma que não seja preciso baixar ou levantar a cabeça para ver a tela, desse modo, sua postura fica ereta e você evita uma série de problemas de saúde. 

Com essas dicas, você conseguirá melhorar a ergonomia em seu home office e ter um rendimento melhor e mais adequado no trabalho. Esteja sempre atento no ambiente e delimite o espaço e o tempo que você permanecerá exercendo suas atividades.

Plantas para decoração de home office 

Estudos mostram que plantas no escritório fazem com que o estresse diminua, o humor melhore, a produtividade cresça, a umidade do ar aumente e a incidência de poeira seja reduzida. Ou seja, não é só a decoração do home office que fica melhor quando o ambiente recebe vasos de plantas, sua saúde também agradece!

Algumas plantinhas são ideais para a decoração do home office. A violeta, por exemplo, é um tipo de flor adequada, principalmente se ela for pequena e não ocupar muito espaço, pois purifica o ambiente.

A palmeira ráfis é uma linda planta originária da China, que chama a atenção pelos troncos finos, pelas fibras espessas e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. O uso mais comum da palmeira ráfia é como adorno para decoração de interiores, principalmente para quem que dispõe de um espaço maior em seu home office, já que é uma planta mais robusta. 

Preparamos uma listinha com mais algumas opções de plantas que você pode utilizar para compor a decoração do seu home office e deixá-lo ainda mais agradável:

  • Cactos: Força de vontade, eles eliminam energias eletrostáticas;
  • Arruda: Afasta a inveja e as energias ruins;
  • Rosas: Aumenta sua sensibilidade;
  • Azaleia: Harmoniza o ambiente contra energias negativas e transmite o bom fluxo da energia;
  • Orquídea: Comunicação e boa convivência;
  • Manjericão: Prosperidade e dinheiro;
  • Lírio-da-paz: Amor, prosperidade, socialização e paz.

Tudo o que você precisa saber para um home office de sucesso

Estabeleça e cumpra um horário de expediente – Não é porque você está em casa que não existem regras. Colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre as tarefas profissionais pode prejudicar a sua produtividade. Certifique-se que os outros moradores da casa respeitem seus horários;

Mantenha o networking – Mesmo trabalhando em casa é necessário marcar encontros profissionais para se atualizar tanto sobre as ideias e rumos da organização em questão quanto sobre o mercado de trabalho;

Planeje-se – A liberdade proporcionada pelo home office pode te atrapalhar se você não estiver centrado nas metas diárias e semanais. Você precisa se supervisionar;

Mantenha o local de trabalho organizado – Você já sabe que quanto mais bagunça, mais o seu cérebro terá que processar as informações e, por isso, ficará sobrecarregado. Seja persistente para manter a ordem;

Atenção ao traje – Seu cérebro precisa entender que a sua rotina de trabalho ainda é rotina de trabalho mesmo que você não saia de casa. Então, não fique de pijama o dia todo. Arrume-se como faria para ir à empresa para que seu corpo processe a informação.

Tags do post:
Categoria do post:
Dicas · Home Office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *