Como criar um espaço lúdico
para os pequenos

4 de outubro de 2021
2984
Views

É necessário estimular o interesse das crianças no processo de desenvolvimento! Com um espaço lúdico, o pequeno pode explorar diversas novidades com toda liberdade e segurança que eles merecem e precisam.

Um espaço lúdico é muito adequado para atender as necessidades dos pequenos, mas é necessário ressaltar que precisamos ter atenção para que sua composição possa atender às necessidades daquilo que a criançada mais gosta e as demandas que os pais precisam.

Para famílias que têm filhos e desejam valorizar a convivência com eles, investir em decorações lúdicas interessantes fará toda a diferença. Conviver com as crianças pode se tornar uma experiência rica e repleta de descobertas, impulsionada pela criatividade, imaginação e curiosidade que norteiam o mundo infantil.

No entanto, é importante estimular o interesse das crianças no processo de desenvolvimento, para que tenham a oportunidade de brincar, explorar e usufruir de toda a liberdade e segurança que merecem.

Leia também: Como organizar espaços infantis

O que significa a palavra “lúdico”?

A palavra “lúdico” está relacionada a tudo aquilo que se refere à diversão e à brincadeira, evocando sentimentos de liberdade, de descontração e de espontaneidade. Proporcionar espaços lúdicos seguros e adaptados às crianças, permitem que a brincadeira seja um incentivo para a exploração, troca e descoberta de aprendizagem, já que é na brincadeira que a criança desenvolve a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia e experimenta e desenvolve as suas habilidades.

Os espaços lúdicos são ambientes que favorecem o brincar, o jogo, a diversão, a leitura e os primeiros entendimentos sobre o mundo. Por isso é tão importante ter um local, tanto dentro como fora de casa, para a descoberta da aprendizagem e, assim, proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.

Qual a importância de ter um espaço lúdico para as crianças? 

Brincar é uma forma de expressão e uma das atividades mais importantes para as crianças crescerem e desenvolverem todo o seu potencial. Ao brincar, a criança consegue assimilar sua percepção do ambiente e depois se adaptar ao mesmo.

Espaço Lúdico
Organização eficiente para seu espaço lúdico!

Assim, brincar para as crianças é a melhor forma de interagir e se comunicar consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente. Por meio de jogos e brincadeiras, as crianças constroem seu próprio universo, buscando desvendar e compreender o mundo em que elas vivem. 

É através da brincadeira que elas entendem a realidade e, em muitos casos, consistem em expressões da vida adulta. Dessa maneira, ela desenvolveu e estabeleceu sua identidade, sua imagem e o mundo ao seu redor. 

Por que apostar em um espaço lúdico para a criança? 

As crianças brincam espontaneamente, independentemente de seu ambiente e contexto. No entanto, quando inseridas em um ambiente que estimula a imaginação e o interesse, as crianças vão aumentar esse interesse natural pela criatividade e fantasia, o que pode favorecer significativamente a sua formação.

Uma criança aprende mais quando o que ela faz é interessante e desafiador, caso contrário, será apenas uma rotina sem um aprendizado significativo. Quando realmente interessadas, as crianças passam a ser protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem e é aí que ela consegue aprender e crescer de fato.

Como criar um espaço lúdico?

Para acertar na decoração do espaço lúdico, é necessário dar atenção a alguns detalhes especiais, que fazem toda a diferença para que o ambiente fique realmente propício aos desejos e necessidades do seu filho. Confira as dicas especiais que preparamos para você criar um espaço lúdico:

Leve em consideração os gostos e opinião das crianças 

O maior erro que cometemos na hora de criar um espaço lúdico é não ouvir o que a criança tem a dizer e nem levar os gostos dela em consideração. Tenha em mente que é o seu filho que vai passar a maior parte do tempo naquele espaço, e a ideia é justamente fazer com que ele se sinta acolhido, confortável e estimulado ali dentro. 

Dessa maneira, não deixe de considerar as brincadeiras, cores, objetos, brinquedos e até o desenho animado preferido da criança na hora de escolher como a decoração e a composição do espaço lúdico será elaborada. 

O ideal é pensar nos detalhes que reflitam a personalidade do seu filho, seja em um papel de parede temático, em certos brinquedos dispostos nas prateleiras (enquanto outros ficam armazenados nas estantes), objetos lúdicos como decoração pontual, e assim por diante.

Abuse de cores e formatos

Nichos decorativos com formato diferenciado deixar o quarto ainda mais lúdico.

Quando pensamos no universo infantil, os objetos coloridos e elementos divertidos não podem ficar de fora. Ao trabalhar com tons vivos e variados, a criança se sente mais atraída pelo quarto e tem sua criatividade estimulada. Por mais coloridas que sejam suas escolhas, é preciso ter cuidado para equilibrar as tonalidades e evitar excessos incômodos. 

Aposte no DIY – Faça você mesmo

Trata-se de uma opção perfeita para personalizar ainda mais o espaço lúdico e até para aproximar você e seu filho durante a montagem dos elementos. Por exemplo, você pode tirar um dia para elaborar fantoches ou costurar bichos de pelúcia com as crianças, que depois podem ser colocados nas prateleiras como decoração. 

Ideal para ajudar no aprendizado e desenvolvimento do seu filho.

No mesmo sentido, vocês podem criar desenhos divertidos e depois colocá-los em quadros nos nichos ou até posicionar uma lousa na parede para que os pequenos soltem sua criatividade. 

As opções são muitas, e podem ir desde a reutilização de potes e latas para armazenar alguns objetos, até a colagem de adesivos no papel de parede, a criação de cenários para os brinquedos, entre diversas outras. Basta dar asas à imaginação. 

Tenha uma boa iluminação no espaço lúdico

Organização prática e eficiente para facilitar o desenvolvimento do seu filho.

Qualquer projeto de decoração ganha mais valor quando a iluminação do ambiente é bem planejada. No espaço lúdico isso não é diferente, mas é preciso ter cuidado para que a luminosidade seja bem clara para que os pequenos possam explorar o ambiente com liberdade.

Em primeiro lugar, deixe as janelas sempre livres para que a luz natural possa entrar durante o dia. Para a noite, tenha uma boa lâmpada para que nenhum cantinho fique muito escuro. Como complemento, você pode colocar abajures em uma mesa de cabeceira e luminárias decorativas para destacar certos pontos da decoração. 

Deixe os brinquedos e os livros no alcance das crianças

Para estimular as descobertas do seu filho, procure evitar muitos impedimentos para as brincadeiras. Obviamente, a segurança depende de um ambiente controlado, mas nem tudo precisa sempre ficar longe do alcance dos pequenos. A ideia aqui é dar liberdade para que as crianças escolham com o que querem brincar, os objetos que desejam manipular ou até os livros infantis que anseiam explorar.

Por isso, selecione algumas opções para que fiquem sempre disponíveis, seja em organizadores embaixo da cama, em estantes que fiquem à altura do seu filho ou em armarinhos que possam ser facilmente abertos por ele. 

Invista em móveis de qualidade

Deixe os livros infantis sempre organizados em prateleiras!

Como já mencionamos, é fundamental investir em móveis voltados para o público infantil, pois esse tipo de produto é alinhado aos gostos e às necessidades das crianças. Também é importante que prateleiras, nichos e organizadores fiquem em uma altura acessível para a criança, para que ela possa alcançar seus brinquedos e pertences com facilidade.

Leia também: Prateleiras: Otimize espaços e organize

Atente-se à segurança das crianças! 

É imprescindível ter atenção à segurança do seu filho, evitando objetos muito pequenos que podem ser engolidos e elementos pontiagudos que podem provocar ferimentos. Nesse ponto, a idade também faz toda a diferença, pois quanto mais nova for a criança, maiores devem ser os cuidados.

O que é decoração lúdica?

Deixe o espaço lúdico confortável para seu filho!

Pense em um lugar fantástico, repleto de alegria e fantasia, onde heróis e princesas, por exemplo, estão por toda a parte. Um lugar que aguça a imaginação das crianças e que estimula sempre que estão lá. A decoração do espaço lúdico pode ser um recurso interessante para materializar nos ambientes aquilo que parece ser apenas fruto da imaginação das crianças, criando diversas sensações e promovendo a identificação com o ambiente.

Uma decoração de espaço lúdico potencializa a criatividade de maneira divertida, ajudando a desenvolver o intelecto da criança de maneira natural, estimulando a curiosidade e o aprendizado de maneira saudável e descontraída. Confira algumas vantagens para criar uma decoração de espaço lúdico para os pequenos.

  • Conforto 

Na maioria das vezes o ambiente escolhido para a decoração lúdica é o próprio quarto da criança. Assim fica mais fácil para o pequeno se identificar com o ambiente e se sentir bem. Além disso, os elementos lúdicos são adaptados para ela, o que garante um maior conforto.

  • Criatividade

Como já vimos, o espaço lúdico incentiva a criatividade e a fantasia. Por isso, é um estilo propício a estimular a imaginação dos pequenos, além de ser o espaço ideal para as brincadeiras.

  • Diversão 

Com um espaço lúdico, a criança pode ficar à vontade para brincar naquele ambiente que é dela. Dessa maneira, ocorre menos bagunça em outros cômodos do lar e ela tem maior liberdade para brincar e se divertir.

  • Aprendizado 

Elementos lúdicos podem ser fundamentais para o desenvolvimento da criança. Eles auxiliam na compreensão do espaço e seu uso. O espaço lúdico ajuda em cada etapa da educação da criança e em sua independência.

O que é um quarto lúdico?

Criar um quarto divertido e funcional para o seu filho pode ser mais fácil do que você imagina! Basta misturar elementos básicos com características lúdicas, que se adaptam às necessidades da criança.

A melhor ideia para montar um espaço lúdico é apostar em móveis multifuncionais, que além de serem muito úteis para o dia a dia, ainda decoram o ambiente e proporcionam muita diversão aos pequeninos, instigando a imaginação. 

Escolher um tema também ajuda a definir o que colocar no quarto e a promover a identificação da criança. Para isso, você pode trabalhar de duas formas:

  • A primeira é usar o tema em cada aspecto do quarto e em seus detalhes. Por exemplo, se você optou por “floresta encantada”, pode fazer desenhos de árvores nas paredes, usar bichos de pelúcia e móveis de madeira para criar uma imersão maior. Porém, caso a criança cresça e se interesse por outras coisas, o quarto pode perder o atrativo.
  • Já na segunda forma, você pode optar por cores e móveis neutros, ou que sigam um estilo atemporal, e deixar o tema por conta de elementos facilmente removíveis. Nesse caso, a imersão pode ser menor, mas é mais fácil personalizar depois.

Leia também: Aramadinhos: Organize o quarto infantil

Qual a importância do lúdico no desenvolvimento da criança?

Guarde de maneira simples e prática todos os brinquedos.

O conteúdo lúdico está muito além de um momento de brincadeira para as crianças, ele se caracteriza em uma atividade coordenada pelo responsável que possibilita a aprendizagem, desenvolvendo as funções cognitivas e trabalhando o lado psicológico, social e afetivo. As atividades lúdicas promovem:

  • O desenvolvimento das partes motoras e afetivas;
  • Uma maior compreensão do aprendizado;
  • Melhora a socialização das crianças com outras crianças e adultos;
  • Desenvolve a imaginação;
  • Facilidade de memorização;
  • Liberdade de expressão;
  • Aumenta a criatividade e o raciocínio.
Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *