Conheça diferentes estilos de decoração para o seu apartamento!

18 de abril de 2022
718
Views

Escolha o estilo de decoração que mais combina com você e transforme seu apartamento com cores, móveis multifuncionais e objetos decorativos.

É comum ter muitas dúvidas ao escolher um entre os vários estilos de decoração que podem ser adotados no apartamento. Para além dos elementos que embelezam, uma boa decoração consegue tornar o imóvel mais funcional e prático, além de ser uma forma de valorizar a unidade residencial.

No entanto, é exatamente o tipo de decoração que serve como base para definir cada espaço e cômodo. Existem diversos estilos que podem ser utilizados, mas é interessante optar por uma alternativa que transmita mais da personalidade dos moradores.

Pensando nisso, listamos a seguir quais são os principais estilos de decoração que têm sido implementados em apartamento, mostrando suas características e diferenciais. Confira!

Minimalista

Móveis Aramados - Estilos de decoração

O minimalismo, acima de um estilo, se baseia em um conceito de eliminar excessos e dar valor ao que importa. Esta tendência proporciona um visual moderno, elegante e perene no imóvel. O minimalismo adota cores neutras e formas mais simples. A ideia é criar espaços mais limpos, arejados e amplos. 

Estantes - Estilos de decoração

O estilo minimalista costuma funcionar bem em diferentes cômodos, já que combina poucos elementos entre si, seguindo paletas de cores complementares e evitando excessos. Um imóvel minimalista costuma ser mais fácil e simples de ser organizado, já que conta com poucos itens. A iluminação também aproveita ao máximo a luz natural.

Industrial

Já o estilo industrial se baseia no charme urbano e enaltece elementos rústicos e rudimentares. Os imóveis que seguem este estilo são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e praticidade. Em geral, as unidades contam com plantas livres, sem divisões físicas entre os ambientes. 

Com isso, sala, copa e cozinha podem se fundir em um único espaço, sendo ideal para receber amigos e familiares. Além de tudo, o pé-direito costuma ser alto e as janelas amplas, proporcionando uma boa iluminação natural e circulação do ar. Outra característica do estilo industrial são as tubulações, vigas e fiações aparentes, que criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração.

Rústica 

Mesas decorativas - Estilos de decoração

O estilo rústico está relacionado ao ambiente rural, ao campo e às formas manuais, sem muitos detalhes. Os móveis e os objetos apresentam textura e acabamento imperfeito, remetendo a uma vida colonial. As peças de decoração são pesadas e os materiais são pouco trabalhados, podendo ainda se misturar com diferentes estilos para garantir um ar mais moderno.

A decoração rústica transmite conforto, casualidade e naturalidade ao imóvel. Em geral, são empregados elementos naturais, como madeira, tijolos, revestimentos, tecidos, ferro forjado, além de uma iluminação acolhedora e intimista. Alguns itens podem ser utilizados para decorar e tornar um ambiente rústico mais atraente, como grandes espelhos ou quadros com moldura.

Escandinava 

A decoração escandinava é marcada por objetos rústicos, minimalistas e aconchegantes, tendo fortes raízes nórdicas. O estilo tem predominância de cores neutras, tons claros e brancos. Os ambientes tendem a ser amplos, com janelas grandes para obter o máximo de iluminação natural. Os elementos contam com linhas retas, formas simples e bastante funcionalidade.

Móveis Aramados - Estilos de Decoração

Os adornos são sóbrios e naturais, com detalhes estratégicos que compõem um cenário inspirador. A decoração escandinava causa tranquilidade e simplicidade, sendo ideal para quem gosta de natureza e materiais orgânicos. Não é necessário investir muito para decorar o apartamento ou apenas um cômodo do imóvel, já que o estilo inspira a prática do DIY ou “faça você mesmo”.

Tropical 

Já o estilo tropical é um dos que mais reflete a cultura brasileira. Plantas, móveis artesanais, cores alegres e vibrantes tomam conta dos ambientes, deixando tudo mais agradável, leve e intimista. A ideia é reconectar o lar com a natureza, transformando a aparência do espaço com cores, estampas e materiais naturais.

Nas paredes, a aposta são quadros e pôsteres, que deixam o imóvel colorido e cheio de personalidade. Além disso, madeira, bambu, vime, algodão e palha são as texturas ideais para uma decoração tropical. As plantas também são um complemento essencial, como lírios, bromélias, palmeiras e flores coloridas. 

Romântica 

Cabeceiras de cama - Estilos de Decoração

O estilo romântico conta com elementos marcantes que trazem leveza e aconchego ao lar. Flores e estampas florais, por exemplo, são fundamentais, assim como móveis vintage ou com linhas arredondas. As cores geralmente são em paletas neutras e pastéis, e a decoração conta com texturas de renda, bordados, crochês, lustres de cristais, abajures e luminárias clássicas.

Os móveis também são predominantes, feitos de madeira e ferro, garantindo ambientes serenos e harmônicos. O papel de parede é um dos recursos decorativos mais práticos e que fornecem o tom romântico, podendo ser em estampas florais, poás, listras e adamascados.

Campestre 

Carrinho bar - Linha Wire - Estilos de Decoração

O tipo de decoração campestre se baseia no estilo de vida interiorano, composto por paleta de cores mais terrosas e neutras que transmitem conforto e aconchego. O principal elemento é a simplicidade e o conforto, materializados em mobílias e revestimentos naturais, como madeira e pedra. Os móveis apresentam linhas mais retas e simples, transparecendo muitas vezes um toque rústico.

Apesar do estilo campestre contar com muitos itens naturais, ele transmite uma delicadeza e leveza devido às cores mais claras e aos objetos mais românticos. A decoração campestre é bastante utilizada em ambientes residenciais por harmonizar muito bem com diferentes elementos ligados à natureza e tudo o que tenha ligação com a vida no campo.

Clássica

Móveis Aramados - Estilos de Decoração

A decoração clássica tem inspiração na Grécia e Roma Antiga, tendo fortes influências das grandes famílias reais do século XIV. Sua principal característica são cômodos vistosos, amplos e luxuosos, contando com mobiliário clássico e provençal, que trazem sofisticação sem sobrecarregar o ambiente. 

As cores devem conter tons metalizados, marrons e brancos. A dica para apartamentos é utilizar bastante as cores claras e suas variações, possibilitando que o lar pareça mais amplo. A iluminação costuma ser elaborada com lâmpadas em tons amarelados, sobretudo nos quartos, corredor e sala de estar.

Existem tantas opções de estilos de decoração que parece quase impossível optar por apenas uma alternativa, não é? Acima de tudo, é interessante que a decoração seja aconchegante e elegante, criando uma identidade visual no ambiente capaz de refletir a personalidade dos moradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também quais são as tendências de decoração para 2022!

Categoria do post:
Ambientes · Cozinha · Dicas · Home Office · Jardim · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *