Decoração brasileira: Traga para sua casa

1 de setembro de 2021
1612
Views

Quer deixar a sua casa com a cara do Brasil? Por ser um país tão diversificado, talvez fique difícil identificar apenas um estilo que caracterize a identidade brasileira. Para te ajudar, preparamos dicas especiais para trazer a decoração brasileira para sua casa.

O Brasil é um país multicultural e diversificado, extremamente rico em suas manifestações artísticas, e isso não seria diferente na hora de inspirar a decoração brasileira do interior da sua casa ou do seu apartamento. Isso não significa dizer que o estilo brasileiro não possa ser traduzido em algumas características marcantes – a decoração brasileira pode ser bem representada por nossa identidade diversa. 

A alegria, o alto astral e a tropicalidade são características marcantes do estilo brasileiro, que podem ser transmitidas nos móveis, nas cores e nos objetos da sua casa. A decoração brasileira pode valorizar o regionalismo de nossa cultura, trazendo elementos das diversas regiões do país para nossa casa. Podemos buscar referências e inspirações visuais indígenas, de artistas brasileiros, nas casas do sertão, no artesanato do litoral, no verde da nossa natureza e por aí vai.

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Entre as infinitas possibilidades na decoração brasileira, uma opção bem vinda em diferentes ambientes é aquela composta por histórias e cultura. Uma decoração brasileira em casa abre portas para um universo rico e abrangente, com características artesanais que remetem às nossas origens. Uma das maneiras mais comuns de colocar brasilidade na decoração é incorporar elementos autênticos, multicoloridos e multiculturais. 

A valorização da preservação ambiental e sustentabilidade caminham junto das escolhas decorativas, tornando possível e acessível o resgate da brasilidade e sua originalidade nos ambientes da casa. 

Como incluir a decoração brasileira em casa 

Use a criatividade para decorar o lar!

Você sabe como definir qual estilo de decoração brasileira se encaixa melhor para seu lar? Poucos países fazem tão bem essa miscigenação de que somos de tudo e de todos um pouco, com heranças daqui e dali, e um presente tão mesclado e multifacetado que torna o Brasil um dos museus geográficos mais ricos de toda a América.

Investir em uma decoração brasileira, nos seus projetos de design de interiores, rende um gostoso desafio, que pode se inspirar de norte a sul do país sem se repetir nas composições. Uma prova disso são as cores que costuma contemplar uma decoração brasileira, com inspirações na pluralidade de sua bandeira, mas também, na vivacidade de uma aquarela cheia de ritmo, bem como texturas distintas, materiais únicos e objetos artesanais, com características peculiares da cultura brasileira.

Com uma forte influência europeia, mas com um toque refinado de identidade própria e detalhes inspirados nas culturas africanas e indígena, a decoração brasileira é o reflexo desse mesmo caldeirão que compõe a população nacional.

Invista na decoração com plantas!

Assim, a decoração brasileira traz tendências variadas, que podem se aplicar em diferentes estilos decorativos para a sua casa ou apartamento. A decoração brasileira pode trazer um pouco de renda aqui, bordados ali, plantas e flores para compor cores e aromas, e muito uso de madeira na composição de móveis e na composição de ambientes.

Além disso, as tonalidades aplicadas na decoração brasileira são de fundamental importância. Afinal de contas, em um país tão vívido quanto o Brasil, é de se imaginar que as composições naturais da flora e fauna do país serviram de inspiração para conquistar as paredes e móveis do seu lar, seja no verde e amarelo tão enraizado na identidade nacional, mas em uma variação rica de azuis e vermelhos e da cor branca, permitindo que a sua decoração brasileira assuma muita exclusividade, quando finalizada. 

Preparamos algumas dicas dessas opções decorativas e como você pode levar a brasilidade na decoração em diferentes espaços da sua casa ou apartamento.

Decoração Brasileira: Explore cores e texturas

Os móveis aramados são ideais para compor qualquer estilo de decoração.

Uma das características do Brasil é sua variedade de culturas, costumes e tradições. Para todas elas, uma grande diversidade de cores e texturas podem representá-las. Podemos ir muito além das cores da bandeira nacional, as nuances usadas em móveis, itens de decoração e na estrutura dos ambientes incorporam tons terrosos, neutros e vibrantes.

Leia também: +50 ideias de Móveis Multifuncionais

Mesa central
Adicione a mesa central em uma decoração criativa!

Uma das grandes opções da decoração brasileira é investir em elementos de madeira, que trazem texturas e tonalidades para serem usadas em móveis, pisos, paredes, quadros, esculturas ou espelhos, por exemplo. Esse material traz um ar rústico e combina bem com itens naturais como as folhagens e com diversos tons de cores.

Bandeja niva
Para um café da manhã charmoso!

No caso das cores, os tons vibrantes, que remetem à riqueza da nossa cultura e biodiversidade, também podem trazer a decoração brasileira para seu lar. Esses tons mais vibrantes podem estar presentes em almofadas, tapetes, luminárias e itens de decoração que compõem o espaço como pontos de contraste.

As mesas proporcionam uma organização elegante!

Cores como o verde, o vermelho, o azul e o amarelo nos remetem à tropicalidade e podem ser usadas tanto nas paredes, quanto em objetos e estampas. Estampas de folhagens ou mesmo patchwork (feitos com retalhos) também podem valorizar a decoração brasileira.

Ao apostar no verde, por exemplo, incremente o ambiente com elementos como a madeira e o bambu. Da mesma maneira, preencher os espaços com plantas e flores em meio aos móveis pode criar uma atmosfera natural e cheia de vida. 

Leia também: 9 dicas para a decoração com plantas

Artesanato na decoração: valorização da arte brasileira 

Mesa oval - Linha Safari - Aramado com madeira
Utilize a mesa oval como apoio para outro itens.

O trabalho manual brasileiro é uma forma bastante autêntica e personalizada de compor a decoração. A brasilidade inerente às peças artesanais tem força e se tornam pontos de atenção em um ambiente. Peças feitas com palha, madeira e cerâmica são muito bem vindas sobre mesas laterais e de centro, além das opções para decoração das paredes. 

Escolha alguns cantos da casa para levar a exclusividade de um item de decoração regional para remeter às raízes e investir em originalidade. Cestos, tapetes, luminárias, vasos e outros itens levarão mais personalidade para todos os ambientes, mesmo se você aplicar um uso diferente para qualquer um deles. 

Na cozinha, a prateleira retrô proporciona uma organização sofisticada!

Outra das grandes riquezas da decoração brasileira é o artesanato, pois com ele podemos homenagear diversas etnias do estilo brasileiro. No Sul, como herança dos colonos italianos e alemães, por exemplo, existem as técnicas de pintura e fabricação de porcelana. Já no Nordeste, a presença marcante dos bonecos de barro representa cangaceiros, vendedores, músicos e rendeiras.

Tela Aramada Decorativa Grande para Jardim Vertical
Utilize as telas decorativas para várias funcionalidades.

Outra peça que fica linda na decoração é o capim dourado, que nada mais é do que uma técnica herdada dos índios Xerentes, que podem se transformar em lindos itens de decoração como cestas e vasos. Além, é claro, de toda a riqueza de estilos artesanais dos nossos índios das mais diversas etnias, desde a pintura com pigmentos naturais até cestos e cerâmicas.

Itens como rendas e crochê também fazem parte da decoração de casas brasileiras em capas de almofadas e colchas de cama. Mas podemos inovar, apresentando esses elementos de outras maneiras na decoração, como uma parede com esse trabalho manual.

Elementos naturais para uma decoração brasileira

Móveis Aramados
Tenha momentos relaxantes com móveis aramados.

Quando pensamos nas riquezas brasileiras, uma das primeiras coisas que vem à mente são as nossas belezas naturais. E não é apenas o azul do mar e o branco das praias, mas também o verde de nossas florestas. Inclua elementos naturais na decoração para apartamentos e você começará a dar o toque do estilo brasileiro em sua decoração.

Tela Aramada Decorativa Grande para Jardim Vertical
As telas aramadas são multifuncionais para todos os ambientes.

Além disso, você pode apostar em plantas, que darão um clima tropical à sua casa. As plantas deixam o ambiente mais natural e apesar de muitos apostarem nas palmeiras e samambaias, é possível optar por espécies coloridas, ideais para o interior da casa como: pau d’água, zamioculca, rosa de pedra, mini cactos, lírios da paz e violeta. Outro exemplo são os cactos que remetem ao sertão. Essas e outras plantas você pode cultivar facilmente dentro de casa.

Se você não tiver muito jeito para cuidar de plantas que demandam mais atenção, pode apostar em cactos e suculentas, por exemplo, que trarão um clima que remete ao sertão brasileiro e também trazem vida ao ambiente e são mais fáceis de cuidar. 

Nesse aspecto, também é legal abordar a tropicalidade, pois ela traduz muito bem o estilo brasileiro festivo. No ambiente, os itens trazem irreverência e descontração. Use e abuse das frutas, como bananas e abacaxis, além de folhagens exuberantes, tanto em estampas, paredes e quadros, quanto em itens de decoração de mesa.

Leia também: É verão: Ideias refrescantes para decorar

Toque de luz natural e brasilidade na decoração

Móveis aramados para uma decoração brasileira
Os aramados trazem sofisticação para seu lar!

Um toque de brasilidade na decoração passa pela iluminação dos espaços. Uma casa bem arejada representa o clima tropical do País e valorizar esta característica também é uma forma de gerar bem-estar visual nos ambientes. Em janelas, varanda ou até portas que permitam a entrada da luz do dia, uma dica é levar móveis de repouso e incrementar com cortinas de tecidos finos, como rendas, por exemplo.

Aproveite a iluminação natural para cultivar plantas e até uma horta caseira, que diretamente pode te ajudar na sustentabilidade e na sua relação com os alimentos. Para isso, pode ser necessário integrar ambientes, mas com certo planejamento e pequenos ajustes na posição dos móveis, isso será mais simples do que parece.

Decoração brasileira: escolha os móveis certos para decorar e organizar 

Para levar mais brasilidade para sua decoração, a escolha dos móveis também é um processo que se torna divertido. As dicas de cores e materiais mencionadas se mantêm, mas você também pode considerar o uso de cada móvel por ambientes, criando uma distribuição uniforme de cores, texturas e adornos. Cada brasileiro tem em si uma maneira de expressar sua brasilidade. Juntamente com sua criatividade, aplique algumas das dicas para dar um toque regional e original para o dia a dia da sua casa.

Utilize a mesa lateral como suporte para outros adornos!

Na sala, por exemplo, um sofá com pés de madeira pode reforçar o aspecto natural da decoração brasileira, além de dar uma sensação visual de alongamento do espaço. Sobre ele, aposte em mantas e almofadas estampadas e bem coloridas. Do ladinho do sofá, podemos apostar em uma mesa lateral, para dar suporte a livros e adornos da decoração.

A mesa de cabeceira e a própria cabeceira podem levar essa brasilidade para o quarto. Itens amadeirados, com palhinha e outras texturas garantem o tom regional para o ambiente. Na cozinha, utensílios de bambu e muita cor nas panelas e nos temperos em potes translúcidos podem inspirar receitas típicas e regionais do Brasil.

Leia também: Monte uma adega de vinhos com garrafeiros

Para o sudeste, investir em móveis e tons de parede mais escuros é a recomendação. Utilize uma mesa central e uma estante aramada para agregar sofisticação a esse ambiente. Já para o sul, a sugestão é investir em uma prateleira bar ou adegas de mesa e parede para organizar vinhos e bebidas.

Categoria do post:
Cozinha · Dicas · Home Office · Jardim · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *