Decoração Eco-Friendly: Seja amigo do meio ambiente

22 de abril de 2021
Eco-friendly
548
Views

A decoração eco-friendly é um reflexo de princípios conscientes em relação ao meio ambiente e de um estilo de vida sustentável cada vez mais valorizado.

Eco-friendly é a expressão (em inglês) para uma postura consciente a respeito dos impactos ao meio ambiente e se torna uma premissa cada vez mais forte para a decoração. Afinal, cada vez mais pessoas estão repensando seus hábitos em busca de alternativas sustentáveis.

O termo está atrelado ao desejo de ajudar o planeta e amenizar os danos socioambientais e pode ser compreendido como sinônimo, principalmente, de “ecológico”, “sustentável”, “consumo consciente” e “verde”. Em processos de produção eco-friendly, por exemplo, pode se referir a descartes adequados de resíduos e às características do produto final. 

Portanto, se assumir um estilo de vida sustentável é o objetivo, introduzir esse conceito dentro do lar por meio de uma decoração eco-friendly proporciona conforto e sensação de acolhimento, já que a escolha dos móveis e objetos decorativos é reflexo de gostos e princípios pessoais.

O que é decoração eco-friendly?

A decoração eco-friendly é resultado dessa mudança de comportamento, pautada em hábitos de consumo mais responsáveis. O conceito é um ambiente mais leve, ideal para quem se preocupa com o impacto de suas ações no ambiente, preferindo o uso de materiais biodegradáveis, manufaturados e reciclados.

Assim, a busca pela decoração eco-friendly é mais do que um desejo de decorar, mas um novo conceito de viver, sendo o seu principal objetivo eliminar os impactos, priorizando a utilização de recursos amigáveis à natureza e a reciclagem de materiais.

Como um de seus maiores benefícios, a decoração eco-friendly proporciona conforto e pertencimento, utilizando apenas o que é essencial em ambientes acolhedores e estilosos.

Aramados para decoração eco-friendly
Decore seu lar de uma maneira eco-friendly!

Introduzindo os conceitos eco-friendly na decoração

A sustentabilidade está em todos os cantos e vem se tornando, cada vez mais, parte da nossa rotina. Dentro de casa não é diferente: por meio da escolha de materiais ecológicos que promovem conforto, beleza e que levam em consideração o cuidado com o planeta, estamos também contribuindo com o futuro.

Tela Mural Aramado com Ganchos e Caixinhas
Telas decorativas auxiliam na organização de pequenos itens.

1- Cores atóxicas e acabamentos eco-friendly

Nessa pegada de acolhimento e conforto, os tons claros e neutros são as melhores escolhas, pois promovem a sensação de amplitude ao espaço e combinam com praticamente qualquer estilo de decoração.

No entanto, quando se trata de decoração eco-friendly, é importante se atentar se o acabamento dos produtos escolhidos é amigável ao meio ambiente. Os aramados da Aramado.com, por exemplo, possuem um acabamento Eco Metalic, que une tecnologia e sustentabilidade.

Eco Metalic

Os produtos para organização e decoração eco-friendly são, portanto, feitos a partir de materiais atóxicos, recicláveis, duráveis, seguros (ausência de cantos cortantes), resistentes (indicados para ambientes úmidos) e ecologicamente corretos.

Mesa de Centro Oval Aramado - Linha Safari - Metalic com Legno
Acompanha a tendência wireframe, que une características minimalistas e confortos instigantes para originar formas versáteis.

Isso significa que mesmo as cores metalizadas são alcançadas por meio de processos adequados. Os produtos com coloração identificada como Metalic na Loja online, por exemplo, são derivados do Cromo Ecológico – que tem “cromo” só no nome, pois não utiliza materiais pesados, como cromo e níquel, em sua composição. O material traz a mesma beleza do cromado tradicional, mas com maior durabilidade e sem riscos à saúde e à natureza.

Nessa proposta, são três opções de cores metalizadas que podem ser aderidas à uma decoração eco-friendly, oferecendo um charme único ao ambiente:

  • O Metalic substitui o niquelado cromado sem utilizar os metais pesados que são prejudiciais ao meio ambiente. A cor combina com mobiliários modernos, linhas retas e ângulos – ou pode, ainda, estar presente em pequenos detalhes.
  • Já o Cobre, sempre em alta na decoração, surge do dourado queimado, com toques de vermelho e marrom, para proporcionar uma nuance única marcada pela elegância. A tonalidade, que já foi tema de importantes mostras do design brasileiro, propõe um acabamento delicado e moderno.
  • Com a mesma sofisticação das anteriores, o Dourado também se torna uma alternativa eco-friendly para iluminar diferentes tipos de decoração. 
Cadeira decorativa aramada Niva com assento de couro ecológico
A cadeira niva possui um assento com couro ecológico!

2- Materiais sustentáveis

A sustentabilidade não é critério de escolha somente para o acabamento eco-friendly, por isso é importante analisar o produto de dentro para fora. Apesar de ser difícil encontrar itens 100% ecologicamente corretos, o primeiro passo é optar por aqueles que possuem biodegradáveis em sua composição.

Os produtos aramados, sobretudo os móveis multifuncionais, demonstram essa preocupação: decorar a casa com base nos princípios do design sustentável é uma meta possível. Assim, é feita uma seleção cuidadosa e eco-friendly de materiais e acabamentos não prejudiciais ao meio ambiente.

Cesto aramado de parede grande
Inclua plantinhas na sua decoração eco-friendly!

Dentro das principais tendências para o ano de 2021, estão em destaque estilos mais ligados à uma reconexão com a natureza e a decoração eco-friendly. Portanto, a utilização de materiais rústicos e naturais está em alta, principalmente apostas menos agressivas para o meio ambiente.

Exemplo disso, são as cortinas de fibra vegetal, toalhas de mesa e guardanapos artesanais, 100% orgânicos, que dão um toque complementar na decoração eco-friendly.

Madeira sustentável e aço na decoração eco-friendly

Mesa de Centro Aramado com Madeira - Alvorada

Móveis feitos de madeira proporcionam um ar descontraído, acolhedor e neutro ao ambiente, mas como é possível ter uma decoração eco-friendly com produtos retirados da natureza? Peças feitas de madeira reciclada são uma opção.

Assim como o MDF, o MDP é produzido de forma sustentável, utilizando árvores replantadas e econômicas – inclusive, é o material usado nos Móveis e Objetos decorativos da Aramado.com. O cultivo, portanto, é o fator que contribui para que o material seja economicamente competitivo e tenha ótimo custo-benefício. As mesas aramadas são exemplo de produtos feitos a partir de madeiras ecologicamente corretas e trazem um toque de elegância e sofisticação para complementar sua decoração eco-friendly.

Cadeira Decorativa Aramada - Niva

Por outro lado, produtos como a Cadeira Niva e a Poltrona Niva em aramado trazem, ainda, um conceito de simplicidade de produção. São feitas a partir de um único material, o aço, que é considerado um dos materiais mais sustentáveis devido ser 100% reciclável.

Poltrona Decorativa Aramada - Niva

3 – Iluminação consciente

A sustentabilidade não se refere apenas ao cuidado com o meio ambiente, mas significa também fazer um bom gerenciamento de recursos e evitar que a natureza seja prejudicada. Isso engloba o descarte correto de objetos e, em geral, evitar a produção de lixo o quanto possível.

Tendo em vista esse princípio, até mesmo a escolha de uma lâmpada faz toda a diferença, pois não podem ser descartadas no lixo comum. Mesmo assim, há uma alternativa sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

O tipo de lâmpada ecologicamente correta

As lâmpadas fluorescentes possuem substâncias nocivas para a saúde e para a natureza, como o mercúrio, e por isso o descarte incorreto pode intoxicar as águas e poluir o meio ambiente, sendo necessário mandá-las ao aterro sanitário. O mesmo ocorre para as lâmpadas incandescentes, pois a composição do vidro é obtida a partir de pequenas partículas de metal.

Por outro lado, substituir a iluminação dos ambientes por lâmpadas de LED garante uma decoração eco-friendly. De acordo com a Agência Brasil, a economia da lâmpada de LED chega a 85% e a durabilidade é 25 vezes superior às lâmpadas incandescentes e até quatro vezes maior que as lâmpadas fluorescentes.

Mas não é só a durabilidade e o baixo consumo de energia (reduzindo o impacto ambiental de geração de energia elétrica) que tornam a lâmpada de LED uma alternativa sustentável. Essa opção não contém nenhum poluente ou contaminante e 98% dos seus componentes são recicláveis, conforme a Gazeta do Povo.

Pendentes e luminárias sustentáveis

Um tópico do assunto iluminação eco-friendly é o uso de luminárias e pendentes, cada vez mais valorizados no design de interiores. O princípio de optar por materiais ecologicamente corretos ainda permanece para essa categoria.

Luminária aramada decorativa de chão Niva

Os modelos de luminárias ou pendentes feitos basicamente em aço são uma alternativa menos danosa ao meio ambiente, uma vez que podem ser totalmente reciclados. O aço não perde a qualidade, mesmo que passe por esse processo inúmeras vezes.

Luminária pendente decorativa aramada Beta médio

4 – Reaproveite: Vintage na decoração eco-friendly

Outra maneira interessante de ter em casa uma decoração eco-friendly é comprar móveis antigos. Cada vez mais, procura-se incorporar o antigo com o novo, conseguindo poupar dinheiro e dar uma nova vida ao móvel antigo. 

Pequenas reformas, como trocar os puxadores dos armários, pintar a mesa de outra cor ou trocar o estofado do sofá por outro tecido são formas criativas de reinventar e prolongar a sua decoração, contribuindo para um consumo mais consciente. 

5 – Cultive a natureza

Estante aramada expansível G
Estantes fazem toda a diferença para organizar.

O cultivo de plantas em casa é a maneira mais fácil de conviver com a natureza diariamente. Além de trazer equilíbrio e harmonia ao lar, o contato com a natureza traz inúmeros benefícios e reforça a necessidade de ter responsabilidade com o meio ambiente.

Casas decoradas com plantas promovem uma melhor qualidade de vida, uma vez que as plantinhas funcionam como filtros naturais que purificam o ar, além de ajudar a reduzir as pressões do dia a dia, proporcionando um ambiente bonito e confortável. 

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Telas decorativas e prateleiras aramadas
Crie um ambiente natural em sua casa!

As plantas possuem inúmeras vantagens, sendo que podem ajudar a equilibrar a umidade do ambiente, limpar o ar e até reduzir o estresse, dentre outros benefícios.

Jardim
As jardineiras aramadas auxiliam no apoio das plantas na decoração!

Ter plantas em casa também é uma ótima maneira de decorar um espaço de maneira econômica, transformando o ambiente. As plantas ajudam a melhorar a decoração da casa, cumprindo um papel apenas decorativo ou como pequenas hortas em casa – dê um toque caseiro à sua cozinha ao colocar um vaso com salsa, coentros e manjericão, aromatizando a sua casa e poupando em especiarias!

Jardim
Deixe a natureza entrar na sua casa!

Há muitas opções de móveis para servir como apoio na decoração com plantas, como carrinhos multiuso, suportes para vasos de parede, prateleiras, telas aramadas, mesas centrais e laterais e estantes expansíveis.

Leia também: Decoração com plantas: 9 dicas para incluir o verde em casa

Quando é que podemos considerar um produto amigo do ambiente?

Tela decorativa aramada retangular
As plantas ajudam a melhorar a decoração do lar!

Um produto eco-friendly – amigo do ambiente – é aquele que não prejudica o meio ambiente, sendo um item sustentável e que ajuda a conservar os recursos naturais do nosso planeta. 

Adotar um estilo eco-friendly e utilizar produtos recicláveis, como o vidro, a madeira recomposta ou o aço, diminui o impacto ambiental da decoração. Procure comprar produtos que tenham um compromisso ecológico e sejam conscientes da importância de cuidar e conservar o nosso planeta.

Tags do post:
· · · ·
Categoria do post:
Dicas · Cozinha · Home Office · Jardim · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *