Decoração em preto e branco: 4 dicas para transformar os ambientes

14 de setembro de 2022
477
Views

A decoração em preto e branco é um verdadeiro clássico que traz elegância e sofisticação em qualquer ambiente. Atemporal e muito versátil, essa combinação de cores pode ser a protagonista de diversos estilos decorativos, como minimalismo, industrial, moderno, entre outros.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para não pesar no ambiente nem tornar-se inexpressivo. Por isso, reunimos dicas valiosas para deixar sua decoração P&B com muita personalidade. Confira!

1. Complemente com outras cores

Uma das maiores vantagens de decorar com preto e branco é que essas cores combinam perfeitamente com qualquer outro tom. Desse modo, você pode escolher outra tonalidade para acrescentar na decoração e, assim, reduzir o contraste entre essas cores opostas.

Kit estante aramada com armário e gaveteiro Connect - decoração preto e branco

O cinza é a cor ideal para quem quer seguir à risca a proposta P&B, visto que é resultado da mistura desses dois tons. Uma outra forma de incluir outras cores é apostar na madeira e no uso de plantas. Elas harmonizam muito bem com a paleta e conferem mais sofisticação ao espaço.

Porém, se você deseja “quebrar” um pouco mais da neutralidade, inclua qualquer outro tom em detalhes, como objetos decorativos, estampa das almofadas, ilustrações em quadros, luminárias ou qualquer outro elemento.

2. Inclua texturas

A decoração em preto e branco tende a ser mais dura e fria. Por esse motivo, é importante investir em formas de trazer mais movimento ao ambiente. A melhor maneira de fazer isso é incluindo texturas no décor.

Estampas em P&B como o chevron, xadrez e listras são um verdadeiro clássico dão a sensação de mobilidade. Mas se você quer dar ainda mais personalidade ao espaço, aposte em outras estampas, como arabescos, linhas geométricas, florais ou outras formas.

Outra excelente dica para dar movimento é optar por móveis com curvas marcantes ou cantos arredondados.

3. Acrescente elementos aconchegantes

Para quebrar a frieza que a decoração P&B tende a dar, o ideal é aumentar o conforto e o aconchego do ambiente. Então, não deixe de apostar em mantas sobre o sofá, almofadas macias, tapetes de pelo alto, estofado macio, entre outros.

Mesa Lateral Aramado com Madeira - Alvorada - decoração preto e branco

Além disso, a iluminação é fundamental para transformar um cômodo. Aproveite ao máximo a iluminação natural, que gera conforto visual e passa a impressão de leveza ao lugar. Com relação à iluminação artificial, aposte na luz indireta com lâmpadas em tons amarelados ou neutros, pois a branca aumenta a frieza e cria ainda mais contraste entre o preto e o branco.

4. Decore com aramados

Utilizar aramados na decoração em preto e branco é o grande truque para compor ambientes P&B de forma sofisticada e com muito estilo. Como são elementos cuja maior parte é vazada, facilita na hora de incluir essas cores (especialmente o preto) sem causar um contraste muito forte.

Por exemplo, imagine uma sala com paredes brancas e cinzas, revestimento do piso em madeira clara, sofás e poltronas pretas, um aparador ou armário também preto. Tantos elementos pretos tendem a pesar no ambiente.

No entanto, ao substituir por poltronas em aramado com almofadas em chevron preto e branco e um aparador com base em madeira preta e base aramada, você permanece fiel à decoração P&B, mas o ambiente fica muito mais leve e moderno.

Viu como é fácil fazer uma decoração em preto e branco com muita personalidade, leveza e conforto? Basta seguir as dicas deste post para que os ambientes não fiquem sóbrios demais e, assim, você terá seu cantinho do jeito que sempre sonhou!

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *