Estilo minimalista: conheça as principais características dessa decoração!

6 de julho de 2022
557
Views

Já pensou em seguir o estilo minimalista em casa? Esse tipo de decoração consegue oferecer leveza, modernidade e elegância, de uma só vez, quando o assunto é compor um ambiente.

O minimalismo é um estilo de vida, na qual uma pessoa aposta apenas no que é necessário, abrindo mão do acúmulo de itens que não têm tanto uso no seu dia a dia. Por isso, pode se refletir na moda, nos hábitos e, inclusive, na escolha da decoração para o lar.

Quer saber como é o estilo minimalista na prática? Neste post, confira as principais características desse tipo de decoração!

Cores neutras

O uso de muitos elementos visuais é uma das coisas que o minimalismo tenta evitar. É por isso que você vai ver muitas cores neutras nas decorações que seguem esse estilo, tanto nas paredes e nos pisos quanto nos móveis.

Estantes - estilo minimalista

O uso de cores neutras também ajuda a trazer uma maior sensação de tranquilidade a um ambiente, garantindo que o espaço favorece o relaxamento das pessoas. Ou seja, combina bastante com um lar.

Iluminação natural

Para manter o local bem iluminado, o minimalismo também aposta na luz natural. Não é à toa que casas que apostam nesse estilo desde o planejamento dos cômodos dão preferência por janelas maiores e de vidro. Dessa forma, os raios de sol podem entrar com mais facilidade e deixar o ambiente mais aconchegante.

Estantes - estilo minimalista

Vale destacar também que a iluminação natural traz um toque extra de vivacidade para os ambientes. Assim, um elemento da decoração da casa pode ajudar também a ter mais disposição no dia a dia.

Espaços integrados

Apostar em espaços integrados é uma maneira de trazer mais sensação de amplitude do ambiente e evitar paredes desnecessárias. Cozinhas integradas à sala de estar, sala de jantar ou lavanderia são exemplos de como esse elemento é utilizado nos apartamentos e nas casas.

Isso também favorece a circulação de ar pelo espaço. Sendo assim, é possível aproveitar a característica do estilo minimalista para manter o ambiente mais arejado e evitar o acúmulo de umidade nas paredes.

Linhas retas

O formato dos elementos do estilo minimalista preza também por traços mínimos. Por isso, não é nada difícil ver móveis e objetos com linhas retas e formatos geométricos para a decoração do ambiente.

Estantes - estilo minimalista

Estantes aramadas, por exemplo, combinam com esse tipo de estilo e garantem uma maior circulação de ar pelos objetos. Além disso, não adicionam muitos elementos visuais ao ambiente e, ainda, podem ser funcionais.

Móveis funcionais

Falando em funcionalidade, por que não aproveitar um móvel com mais de um objetivo? É isso que o estilo minimalista propõe com os móveis funcionais. Nesse caso, é possível utilizar opções como:

  • sofá-cama;
  • balcão com prateleiras;
  • cama-baú;
  • mesas dobráveis;
  • estantes multifuncionais.

Materiais de qualidade

Lembra que o minimalismo é uma proposta de estilo de vida que se baseia em reduzir o uso de coisas e hábitos desnecessários? Comprar materiais com baixa durabilidade não é muito compatível com essa ideia.

Estantes - estilo minimalista

É por isso que a decoração minimalista também dá prioridade aos móveis e objetos feitos com materiais de qualidade, como é o caso da madeira e do metal. Dessa maneira, é possível mantê-los por mais tempo em casa.

Gostou da ideia do estilo minimalista? Como você viu, o principal objetivo é focar naquilo que é importante e eliminar o que não é tão necessário para o dia a dia. Com isso, é possível garantir uma decoração clean, leve e que traz harmonia visual para o ambiente.

Que tal conhecer mais estilos de composição de ambientes? Veja também as principais características da decoração sustentável!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *