Decoração sustentável: veja como organizar sua casa pensando no meio ambiente!

1 de junho de 2022
548
Views

Já pensou em ter uma decoração sustentável em casa? Pode não parecer, mas pensar em como ajudar nos cuidados do meio ambiente em cada detalhe do dia a dia faz uma grande diferença na preservação ambiental. Afinal, ações individuais têm uma forte influência nos resultados coletivos. 

Sem contar que essa preocupação com as causas ambientais pode fazer parte do seu estilo de vida. Ou seja, a decoração de casa pode inspirar para ter mais ações conscientes e saudáveis na rotina.

Carrinho de bebidas aramado decorativo Niva - decoração sustentável

Quer ver como ser mais sustentável na hora de planejar a decoração de ambientes? A seguir, trouxemos algumas práticas que ajudam a cumprir com esse propósito. Confira!

Reutilize materiais

Já parou para notar a quantidade de resíduos que você gera no dia a dia? Segundo as estimativas, a população brasileira produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano. Além disso, todo esse descarte leva ainda mais tempo para se decompor, causando vários efeitos no solo durante esse período.

Por conta disso, uma prática sustentável que se pode adotar é a diminuição da produção de lixo. Para isso, a reciclagem e o reuso são atitudes excelentes. Agora, já pensou em reaproveitar os materiais que seriam descartados para montar a sua decoração?

Plástico, papel, metal, vidro e muitos outros materiais podem fazer parte da sua casa, gerando uma decoração criativa, funcional e que pode ser feita por você mesmo!

Dê preferência pela iluminação natural

Usar a luz do dia evita o gasto desnecessário de energia elétrica, consequentemente, trazendo bons impactos na preservação de recursos naturais e na economia doméstica.

No entanto, para garantir que a iluminação natural seja bem aproveitada na sua casa, é importante planejar a organização dos móveis no ambiente. Evitar que peças muito grandes fiquem próximas às janelas e às portas é uma ótima ideia.

Além disso, manter o ambiente arejado pode ser de grande utilidade, diminuindo os gastos com ventilador e ar-condicionado. Ter móveis com materiais que ajudam na passagem de ar, utilizar mais prateleiras e deixar um espaço livre no ambiente são atitudes que contribuem para esse objetivo.

Use produtos reciclados

Quer apoiar ainda mais o movimento de diminuição do descarte de resíduos? Então, experimente usar produtos que foram feitos com materiais destinados à reciclagem.

Diversas empresas produzem embalagens e, até mesmo, móveis e artigos de decoração com aquilo que foi jogado no lixo. Ao consumir nesses locais, você colabora para um ciclo de vida mais saudável e ecológico desses materiais.

Pense na durabilidade dos objetos e móveis

Casa e Decoração - decoração sustentável

Outro ponto importante é planejar a decoração de casa pensando na durabilidade dos itens. Móveis e objetos feitos com madeira e metal, por exemplo, apresentam uma maior vida útil e menos fragilidade. Por isso, vale a pena dar preferência a esses materiais.

Viu só como criar uma decoração sustentável não é tão difícil como parece? Para complementar essas atitudes, experimente contar com marcas com responsabilidade socioambiental. Assim, você consegue manter a sua casa mais bonita, sem deixar de lado os cuidados com a natureza.

Curtiu as dicas? Então, veja também como montar a decoração do banheiro com o uso de plantas!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *