7 principais tipos de varais para apartamento

30 de maio de 2022
223
Views

Soluções inteligentes para aproveitar o espaço e passo a passo de como organizar uma lavanderia com varais!

Nos dias corridos de hoje, o imóvel em que moramos precisa oferecer todos os elementos necessários para que possamos encarar a rotina do dia a dia com mais praticidade e sem maiores perdas de tempo, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos preparar um post explicando quais são os principais tipos de varal para apartamento.

Felizmente, existem diversos tipos de modelos, cada qual mais recomendável para determinados perfis de ambiente ou demandas de uso. Com isso, você pode encontrar aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades e fique perfeito no espaço que você tem disponível. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

1. Varal de teto

Não dá para começarmos nossa lista sem falarmos do famoso varal de teto, também conhecido como varal suspenso. Trata-se de um modelo extremamente popular no Brasil e que pode ser excelente para diversas demandas de uso. Um dos seus pontos positivos, por exemplo, se dá no fato de não ocupar espaço no piso, facilitando a circulação de pessoas.

Dessa maneira, pode ser uma boa alternativa para áreas de serviço com pouca metragem, o que é comum em propriedades menores, bem como para famílias mais numerosas, que podem instalar duas ou três unidades. Outra vantagem é que eles ficam bem altos, o que evita que crianças ou pets esbarrem nas peças e sujem as roupas limpas.

2. Varal retrátil

Pensando em um apartamento, uma escolha bastante recorrente em termos de varal está no modelo retrátil. Em linhas gerais, ele é fabricado com materiais com boa resistência e alta durabilidade, como o aço inox. Além disso, é vantajoso por sua versatilidade, se encaixando mesmo em espaços pequenos ou do lado de fora da janela.

É um dos modelos com o melhor custo-benefício e mais elevada praticidade, tendo em vista que pode ser recolhido para dentro quando não estiver em uso, deixando o local com espaço livre. No entanto, é essencial que sua instalação seja bem-feita, de forma que fique bem fixado e consiga comportar o peso de diversas roupas molhadas sem cair.

3. Varal de chão

O varal de chão vem sendo muito utilizado nos últimos tempos, especialmente por pessoas que moram em apartamentos com uma pegada mais voltada para a praticidade, como flats e lofts. Esse perfil de morador, muitas vezes, lava a maior parte das roupas em lavanderias comuns ou terceirizadas, mas pode precisar manejar algumas peças em casa.

Com isso, é muito vantajoso ter um modelo portátil, que pode ser aberto quando for preciso secar as roupas e guardado em um local não visível quando não estiver em uso. Outro benefício é que ele já chega pronto para ser usado, sem a necessidade de instalações complexas, com furos no teto ou nas paredes.

4. Varal de parede

O varal de parede é mais uma opção bastante conhecida por aqui, cujo ponto forte é sua fácil instalação. Por suas características, é uma escolha mais indicada para quem tem uma área de serviço separada ou lavanderia independente da cozinha. Embora seja mais utilizado em casas com quintal, também podem ser instalados em alguns tipos de apartamentos.

Via de regra, quem prefere tal alternativa prioriza a versão pronta, que costuma ser fixada em apenas uma parede. No entanto, existem modelos nos quais várias cordas são estendidas ao longo do ambiente. Como ponto forte, podemos destacar a possibilidade de ser instalado em diversas alturas ou em áreas externas, mesmo com pouca metragem.

5. Varal elétrico 

Quem disse que a modernidade não chegou ao universo dos varais? Como a sociedade está em constante evolução e as soluções em tecnologia vêm sendo empregadas em todos os segmentos, o modelo elétrico ganhou bastante espaço recentemente. Como o nome já diz, ele funciona ligado ao sistema de eletricidade do imóvel, fazendo uma corrente.

Com isso, as barras metálicas são aquecidas, transmitindo o calor para as peças estendidas. Naturalmente, a secagem das roupas se torna mais rápida, o que é excelente para quem tem uma rotina corrida ou mora em lugares mais frios. Seus formatos podem variar, com modelos portáteis, articulados ou com fixação na parede.

6. Varal de rodinhas

Partindo para modelos um pouco menos convencionais, o varal de rodinhas também pode ser excelente para a rotina de um apartamento. Embora não seja tão conhecido para boa parte das pessoas, é uma excelente solução, que está em sintonia com as principais demandas de pessoas modernas e de rotina atribulada, como jovens profissionais e estudantes.

Seu ponto forte é a praticidade, o que é excelente para quem não tem o costume de passar as peças e precisa de organização. Parecido com uma arara de roupas e com cabides nas extremidades nem precisa ficar na cozinha e algumas versões podem contar com até três andares de varetas, além de espaços para suportar calçados, como tênis e sapatos.

7. Varal de peças íntimas

Por fim, outro dos principais tipos de varal para apartamento é o varal de peças íntimas. Como o próprio nome já diz, ele é destinado para este tipo de roupa, cujo manejo na lavagem pode variar bastante de pessoa para pessoa. Muita gente, por exemplo, prefere fazer a higienização durante o banho, o que pode fazer com que fiquem estendidas no chuveiro ou no banheiro.

Para evitar que isso aconteça, existe o modelo com um gancho central, ligado a diversos prendedores individuais, que permitem que o proprietário pendure cuecas, calcinhas, meias, sutiãs ou outros itens de menor tamanho. Via de regra, são feitos de plástico ou inox, servindo também para deixar mais espaço nas versões maiores, como a de teto, chão ou parede.

Como você pôde ver, não faltam opções entre os principais tipos de varal para apartamento. Você pode escolher entre os diversos modelos disponíveis, priorizando a versão que tenha melhor sintonia com seu estilo de vida, o número de roupas que você lava e, logicamente, com o espaço disponível no imóvel.

Gostou de conhecer os principais tipos de varal para apartamento? Quer contar com a melhor solução para seu espaço? Então, não perca mais tempo: clique aqui e conheça as nossas incríveis opções!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *