Luminária para sala de estar: veja 6 dicas para acertar na escolha

25 de maio de 2022
215
Views

A sala é o cômodo onde passamos a maior parte do tempo. É onde recebemos os amigos, relaxamos lendo algum livro ou assistindo a filmes ou séries. Por isso, a decoração desse ambiente deve aliar praticidade, conforto, beleza e aconchego. E, para isso, os detalhes são fundamentais.

Na hora de escolher os elementos, é normal surgir a dúvida sobre qual é a melhor luminária para sala de estar. A resposta é: depende. Afinal, é preciso levar em consideração uma série de fatores. Quer saber quais são eles? Então, confira nossas dicas e saiba como escolher o modelo mais adequado para o seu lar!

1. Defina a função da luminária

O primeiro passo para acertar na escolha é definir a função que a luminária terá na sala de estar. Isso porque além da parte funcional, a iluminação também é um elemento fundamental na decoração de um espaço. Por isso, podemos dividir os tipos de iluminação em:

  • geral — é aquele tipo de iluminação cujo objetivo é iluminar todo o ambiente de forma uniforme. Para isso, é necessário que a luminária se localize no centro do teto do cômodo. Em alguns casos, é possível utilizar mais de uma peça;
  • leitura — em muitos casos, a iluminação geral não é o suficiente para a leitura. Por isso, o ideal é ter uma luminária de chão ou mesmo de mesa próximo a uma poltrona. Quem tem um home office na sala de estar, deve utilizar esse tipo de iluminação, pois muitas vezes o corpo faz sombra sobre a bancada ou escrivaninh
  • decorativa — como já comentamos, a iluminação também faz parte da decoração de um ambiente. Então, ela pode ser utilizada para destacar algum objeto decorativo. Para isso, o ideal é utilizar luminárias direcionadas para o elemento;
  • delimitar ambientes — algumas salas de estar contam com mais de um espaço, como home office, cantinho do café, espaço de leitura, entre outros. A iluminação é uma ótima alternativa para delimitar esses ambientes. Basta fazer uma iluminação diferenciada ou utilizar modelos de luminárias um pouco diferentes para cada espaço, desde que os tipos harmonizem entre si.

2. Escolha o lugar ideal

Depois de definir a função da luminária na sala de estar, o próximo passo é escolher o lugar mais adequado para posicioná-la. Se a intenção é a iluminação geral, o ideal é que a luminária pendente esteja localizada no meio do cômodo. Em muitos casos, dependendo da área da sala, a luminosidade não é o suficiente.

Assim, o ideal é apostar em um mix de luminárias, que podem ser colocadas lado a lado. Aliás, essa é a grande tendência da decoração.

Para a leitura, você pode utilizar tanto luminárias de mesa como de chão ao lado de uma poltrona ou namoradeira confortável.

Se a intenção é delimitar ambientes, como um cantinho do café ou, até mesmo, um barzinho, todas as opções são válidas. As luminárias pendentes podem ficar mais baixas, mais próximas ao carrinho ou mesa. Por sua vez, as de chão podem ser colocadas ao lado, enquanto as de mesa podem ajudar a compor a decoração na bancada.

3. Crie composições

Fazer um mix de luminárias é uma excelente opção para enriquecer a decoração, tornando-a elegante e sofisticada. Como já mencionamos, você pode utilizar mais de uma luminária pendente no teto para a iluminação geral.

Ao mesmo tempo, também pode acrescentar uma peça de chão no canto da sala ou para destacar um canto ou elemento decorativo.

Elas não precisam ser iguais. No entanto, é importante que tenham algo em comum, que pode ser a cor, formato da cúpula, estilo ou material.

Quer um exemplo? Uma luminária aramada de chão no canto da sala combina perfeitamente com um modelo de castiçal, com base também aramada. Esse tipo de combinação cria um contraste harmônico, que dá muita personalidade à decoração.

Aliás, se for utilizar mais de uma no teto, elas também não precisam ser iguais nem precisam estar todas na mesma altura. Ao colocá-las em níveis diferentes, cria-se um efeito de movimento, que traz um charme a mais ao ambiente.

4. Combine com o estilo decorativo

Outro ponto essencial que deve ser levado em consideração na hora de escolher a luminária para sala de estar é o estilo decorativo escolhido para o cômodo. Lembre-se de que os acessórios de iluminação também fazem parte da decoração.

Para não errar, você pode apostar em um modelo clássico e versátil, como o aramado. Desse modo, sua luminária combinará com qualquer proposta decorativa, desde o conceito clean, passando pelo minimalismo até o industrial, que é uma das fortes tendências atuais.

5. Opte pelo modelo mais adequado

Como você viu, há basicamente 3 modelos principais de luminárias para sala: de teto, chão ou bancada. Para escolher o ideal, é preciso levar em consideração o espaço disponível e a função que ela exercerá.

Os modelos de chão geralmente são colocados próximos às paredes, nos cantos. Eles são ótimos para auxiliar na iluminação geral, pois acrescentam luz em lugares que tendem a ficar mais escuros. E um lugar bem iluminado nos dá a sensação de ser mais amplo.

Já os modelos de mesa ou bancada podem ser colocados em mesas de canto, sobre a escrivaninha do home-office ou sobre um aparador. Por sua vez, os de teto, como já comentamos, são excelentes para a iluminação geral ou para delimitar um espaço dentro da sala.

6. Use a iluminação correta

Além de escolher o modelo e local correto, é importante utilizar a iluminação correta. Como a sala de estar é um ambiente que deve ser acolhedor e convidativo, o recomendado é utilizar lâmpadas em tons em amarelo, pois são as que passam essas sensações, além de dar mais conforto visual.

Um detalhe que faz toda a diferença na iluminação é a utilização do dimmer, um acessório que permite regular a intensidade das lâmpadas. Na sala de estar ele é ainda mais útil, pois permite deixar o ambiente com a iluminação ideal para não refletir na tela da TV enquanto você assiste suas séries e filmes preferidos.

Enfim, agora você já sabe como acertar na escolha da luminária para sala de estar. Com as dicas deste post, certamente você escolherá o modelo mais adequado e terá um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, elegante e sofisticado.

Quer mais dicas de decoração e organização no lar? Então, siga nossa página no Instagram e acompanhe as melhores publicações sobre o tema!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *