Descubra como separar ambientes integrados com a decoração!

30 de março de 2022
239
Views

A conquista de um imóvel é a realização de um sonho. Mesmo com um tamanho menor, é possível organizar e pensar em decorações capazes de aproveitar absolutamente todos os espaços e torná-los funcionais.

Tendência dos últimos anos que continua em alta, os ambientes integrados são uma solução para apartamentos pequenos, como também para casas em que se quer implementar um conceito aberto. Nesse sentido, sem a presença de paredes, ele otimiza o cômodo e garante um melhor visual. Porém, é preciso aprender como separar ambientes integrados, para que fique claro onde começam e terminam determinados espaços.

No post a seguir, saiba por que os ambientes integrados valem a pena. Veja também dicas de como separá-los com a decoração e como escolher os móveis certos para ela. Boa leitura!

Ambientes integrados: por que valem a pena?

A ideia de casas separadas por muitas paredes e portas, deixando cada espaço delimitado não é mais uma regra. Afinal, depois que o conceito aberto se popularizou, cada vez mais surge interesse na criação de ambientes integrados. Afinal, eles apresentam diversas vantagens:

  • dá a ideia de espaços maiores para casas pequenas;
  • favorece a circulação e o convívio social;
  • garante liberdade em relação à decoração;
  • permite uso de móveis grandes e pequenos;
  • é um conceito moderno e torna a casa adaptável;
  • valoriza o imóvel.

Como separar ambientes integrados com a decoração?

Agora que você sabe as vantagens desse conceito, confira como separar ambientes integrados e torná-los ainda melhores com a decoração!

Plantas

As plantas usadas na decoração é outra tendência que tem agradado as pessoas e tornado os lares ainda melhores. Afinal, trazendo um toque de natureza, elas tornam qualquer cômodo mais bonito, alegre e leve.

Estante aramada expansível G - Ambientes Integrados

Nesse caso, para usá-las para demarcar um cômodo e outro, você pode escolher variedades de vasos grandes, que dêem realmente a aparência de uma barreira. No caso de plantinhas pequenas, é interessante colocá-las em prateleiras, mesas e até criar um jardim vertical.

Móveis

Kit prateleira aramada grande tripla Connect - Ambientes Integrados

Os móveis também são boas peças para fazer a divisão de um cômodo, sem a necessidade de uma parede. Nesse caso, existem várias possibilidades de decoração com as quais você pode trabalhar.

  • Um sofá grande colocado em paralelo à parede é uma boa divisória entre sala e cozinha.
  • Na sala de jantar integrada com sala e cozinha, um aparador de cada lado rente à parede demarca a divisão do espaço e oferece bastante estilo.
  • Uma estante grande, repleta de nichos com livros e peças de decoração é uma ótima opção para separar a sala do quarto, em um loft pequeno.
  • No hall de entrada, a mesa aramada com espelho na parede é um bom cantinho para delimitar esse pequeno espaço.

Tapetes

Você pode combinar diferentes opções de peças para delimitar o espaço. Nesse caso, além de móveis e plantas, também é possível usar artigos simples, como os tapetes. Por exemplo, se na sala você colocar um grande modelo felpudo, ele pode servir para marcar que o espaço ao lado é a sala de jantar.

Outra dica é usar dois tapetes diferentes, até de estilos variados, para decorar cada parte do cômodo e dar contraste entre os usos.

Biombos

Tradicionais de culturas orientais, os biombos têm a função de separar cômodos sem paredes ou demarcar pequenos espaços. Nesse caso, ele pode ser usado de diferentes formas.

Por exemplo, dentro do quarto, o biombo pode fechar uma área que, combinada com prateleiras, espelho na parede e araras de roupas, pode formar um mini closet. Já na sala, ele pode esconder uma poltrona e uma estante de livros, criando um cantinho relaxante.

Balcões ou ilhas

Fruteira aramada 3 cestos com tampo de madeira e rodas - Ambientes Integrados

Geralmente usados para dividir sala e cozinha, os balcões ou ilhas são bastante funcionais. Afinal, além de dividir o espaço, eles podem ser usados para facilitar o preparo de refeições, bem como atender as pessoas em reuniões.

Outro uso importante dos balcões é complementar o espaço para um bar, criando um local planejado e original. Por sua vez, os modelos de bar prontos também podem ser usados, especialmente quando não há muito espaço. Afinal, ao ser colocado em um cantinho da sala, pode dar um toque todo especial ao ambiente.

Como escolher os móveis certos para separar os ambientes?

Para saber como separar ambientes integrados com móveis, é importante saber escolhê-los. Para isso, é interessante seguir algumas dicas. Confira a seguir!

Pense em seu estilo

Embora a separação de ambientes integrados possa ser feita com móveis, é importante que todos os espaços tenham uma unidade. Afinal, a casa como um todo deve ter equilíbrio. Para isso, é importante pensar em seu próprio estilo para saber como escolher.

Nesse caso, considere não só o que você acha bonito, mas pense em como aquela peça ficaria junto às outras que você já tem. Além disso, considere sua funcionalidade. Afinal, um móvel que não possa ser utilizado de forma correta, pode atrapalhar bastante.

Procure móveis originais

Dentro de cada estilo, é interessante escolher móveis diferentes para criar uma composição única. Para isso, você pode procurar peças originais, como as fabricadas em outras épocas, seguindo um estilo vintage. Outra opção é apostar em materiais diferentes e duradouros, como os aramados.

Escolha boas cores

As cores são tão essenciais quanto os móveis que você vai usar. Por essa razão, é importante defini-las de forma a criar uma composição equilibrada. Por exemplo, é possível começar criando uma paleta de cores para o ambiente. Dentro dela, adotar diferentes tonalidades também é uma boa solução para variar os ambientes.

Conte com uma empresa especializada

Além de todas essas dicas, contar com uma empresa especializada é importante para escolher as melhores opções. Afinal, além de acompanhar as últimas tendências, você pode contar com designs exclusivos no tipo de móvel que busca, fugindo do convencional e ajudando a tornar sua casa única.

Seja em casas pequenas ou grandes, o conceito de ambientes integrados está em alta. Afinal, ele oferece diversas vantagens e ajuda a otimizar espaços, interferindo inclusive na aparência de amplitude do cômodo. Nesse caso, é fundamental saber como separar ambientes integrados, a fim de manter o conceito aberto, mas delimitar o uso para cada parte. Assim, é possível usar vários tipos diferentes de divisão, como os móveis, que podem ser escolhidos com base nas dicas que passamos para você acertar em cheio na decoração.

Gostou do post? Conheça as várias possibilidades de aparadores que você pode usar e descubra outras opções no site!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.