Organização para apartamento pequeno 50m²

5 de julho de 2021
Integração em apartamento pequeno
1663
Views

A conquista de um imóvel é a realização de um sonho, ainda que não se trate do primeiro ou que seja um apartamento pequeno. Mesmo com um tamanho menor, é possível organizar e pensar em decorações capazes de aproveitar absolutamente todos os espaços e torná-los funcionais.

Decorar um apartamento pequeno tem se tornado um desafio, já que espaços urbanos menores se transformaram em tendências. Essa é uma consequência direta de uma mudança no estilo de vida contemporâneo, e também de aspectos culturais e econômicos. 

Leia também: Mudanças de estilo de vida pós pandemia: cresce interesse por bicicleta como atividade física

Organizar um apartamento pequeno requer criatividade, organização e senso de oportunidade. Sim, pois cada espaço de um apartamento pequeno pode ser aproveitado para compor a decoração, proporcionando conforto, praticidade e charme para o ambiente.

Independentemente de você morar em um apartamento em que o quarto e a sala ocupam o mesmo espaço ou um local em que os cômodos ocupam uma área pequena, saiba que é possível adaptar esse local às suas necessidades. 

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Com organização e uma decoração bem planejada – muito importante para o bom aproveitamento da área útil do lugar – um apartamento pequeno pode ficar grande e aconchegante o suficiente para atender todas as necessidades.

Integração de ambientes em apartamento pequeno

A integração de ambientes em apartamentos pequenos vem sendo uma solução bastante utilizada por quem tem pouco espaço. A cozinha, a sala de estar e o home office são alguns dos ambientes onde mais vem sendo aplicada essa tendência de integração de espaços.

A integração é uma maneira muito legal de projetar, trazendo o desafio de harmonizar os ambientes e a expectativa de que o espaço seja utilizado para momentos marcantes e de felicidade dos moradores. Porém temos que lembrar que essa mesma integração vai exigir cuidados redobrados quanto à organização e limpeza do ambiente.

Os ambientes integrados vem provando que são fortes aliados para diversos espaços do lar – especialmente aqueles que possuem metragens reduzidas. Essa técnica é muito utilizada em projetos arquitetônicos e mais recentemente tem aparecido com frequência em ambientes mais sofisticados. O conceito de integração de ambientes em apartamentos pequenos é bem simples: trata-se da união de dois ou mais ambientes, abrindo mão das paredes ou divisórias. 

O surgimento dessa técnica vai de encontro às construções de lofts – grandes galpões inutilizados transformados em ateliês, estúdios e/ou residências, que não possuíam divisórias, portanto, se tornavam grandes espaços integrados separados especialmente por móveis.

Com a integração de ambientes se popularizando, não levou muito tempo para que profissionais da construção civil entendessem o quão vantajoso era investir nesse tipo de moradia, seja pela economia gerada em recursos ou pelo bem-estar e satisfação do cliente final.

Os ambientes integrados são fortes aliados na criação de espaços mais fluidos e aconchegantes em um apartamento pequeno, sendo uma maneira inteligente de fazer a união reinar: quem está na cozinha pode conversar tranquilamente com alguém na sala de estar e vice-versa.

A circulação é outro benefício chave da integração de ambientes em um apartamento pequeno! Abrir mão das paredes deixa o espaço mais amplo e melhora o deslocamento dos moradores no apartamento pequeno.

Ideias criativas para integrar a sala de estar com a cozinha em um apartamento pequeno

A cozinha integrada com a sala de estar se tornou um modelo cobiçado para apartamentos pequenos. Hoje em dia os ambientes em conceito aberto estão em alta, trazendo para dentro de casa aquela gostosa atmosfera de cozinhar na companhia dos convidados, aproveitando muito melhor os momentos juntos. Mas, isso não quer dizer que as separações de ambientes estejam excluídas. É perfeitamente possível pensar em formas criativas de separar a sala de estar da cozinha, sem usar paredes totalmente fechadas ou fixas.

  • Utilize móveis para integrar em apartamento pequeno

Usar móveis multifuncionais para delimitar os ambientes, além de ser uma alternativa econômica – visto que você pode aproveitar a mobília que já possui – dar esta função a eles pode ser mais simples do que parece. 

Combo com 3 Garrafeiros Aramados para 60 Garrafas de Vinho em apartamento pequeno
Móveis aramados facilitam a integração de ambientes em um apartamento pequeno.

Os garrafeiros aramados são peças estratégicas para integrar a sala de estar com a cozinha, pois servem tanto para decorar como para organizar o espaço. Simples e prático, deixe o garrafeiro aramado ao lado do sofá, de uma maneira mais prática para servir seus familiares e amigos enquanto você prepara um belo almoço ou jantar.

Leia também: Garrafeiro para adega de vinhos em casa: Ideias criativas e dicas de como montar

  • Separar a sala de estar da cozinha com balcão

Essa é uma das ideias mais comuns para fazer uma integração de ambientes sutil entre a cozinha e a sala de estar. O próprio balcão da cozinha serve como divisória, além de ser uma peça funcional que também serve para armazenamento de louças, como buffet e como espaço para lanches rápidos.  

  • Painel com transparência

Para apartamentos pequenos, a ideia de utilizar uma divisória total ou parcialmente transparente é incrível! Assim, permite-se manter a passagem de luz para a cozinha, o que torna o pequeno espaço mais arejado e agradável.

  • Estante e nichos aramados

Para completar e aumentar a sensação de privacidade, preencha a parede com estantes e nichos aramados com seus objetos favoritos, como vasos, coleções, livros, revistas, brinquedos, discos, lembranças de viagens, etc. 

  • Mini horta

Além de dividir dois espaços, uma mini horta pode dar mais frescor ao seu ambiente e ainda prover ervas fresquinhas para você cozinhar. Elas vão muito além da estética e da decoração: nos conectam com a natureza, ajudam a trazer mais verde para o dia a dia e tem diversos poderes. Sim, as plantas podem curar e purificar o ar do ambiente. Então, nada melhor do que criar um espaço para colocar plantinhas entre a cozinha e a sala de estar, trazendo mais beleza ao espaço.

Estante aramada expansível G
Insira o verde em sua decoração de apartamento pequeno.

Leia também: Decoração com plantas: 9 dicas para incluir o verde em casa

Integre a sala de estar com um home office

Cada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho do lar para fazer um home office, conseguindo criar um espaço para estudar e trabalhar em casa de maneira mais confortável e organizada. 

Integrar o home office a sala de estar é uma tarefa simples, pois não é necessário muito espaço e nem grandes mudanças, o que importa é que o tamanho dos móveis harmonize com o restante da decoração.

Combo para escritório 1 metro - 2 peças
Integre a sala de estar com um home office no apartamento pequeno.

Leia também: Como montar um home office na sala de estar

Para montar seu home office é interessante ter uma cadeira confortável, iluminação direta para não forçar a visão e facilitar a leitura, uma mesa, e, para garantir organização aposte em armários, nichos e prateleiras.

Leia também: Home Office: Tudo o que você precisa saber para ter o seu

Como ampliar visualmente apartamentos pequenos?

Para quem mora em apartamentos pequenos sabe como é importante aproveitar cada cantinho disponível. Afinal, organizar os móveis e objetos decorativos nesses ambientes é um desafio, já que o excesso de itens pode prejudicar a circulação. 

O uso de móveis grandes e cores escuras nas paredes, por exemplo, podem tornar os espaços ainda menores. Por isso, preparamos algumas dicas para você otimizar e ampliar ambientes de apartamentos pequenos

Aposte em espelhos como elementos estratégicos 

Espelho aramado decorativo Niva
O espelho amplia visualmente seu apartamento pequeno.

Ambientes com pouca iluminação ou janelas podem trazer um aspecto mais fechado para a sala. Uma forma de tornar o espaço mais amplo é criar um ponto focal que possibilite uma iluminação mais intensa e um pouco mais de profundidade no cômodo.

Elementos transparentes, como divisórias, ajudam a criar a sensação de amplitude e o mesmo pode ser feito com espelhos que são artifícios que valorizam os cômodos de diversas maneiras. Os espelhos aramados podem ser usados em toda a superfície ou apenas em alguns detalhes, trazendo mais variedade às possibilidades decorativas.

Os espelhos aramados instalados em lugares estratégicos fazem com que o ambiente pareça maior, por meio das imagens refletidas. Além disso, refletem a luz, clareando ainda mais o espaço.

Aproveite as paredes e inclua prateleiras aramadas na decoração

Prateleira Aramada Rústica Redonda
As prateleiras aramadas auxiliam na decoração de um apartamento pequeno.

As paredes são áreas que devem ser exploradas em apartamentos pequenos. Uma boa solução é incluir prateleiras aramadas para aproveitar as paredes vazias. Com isso você ganha espaço no chão e não sobrecarrega o ambiente e ainda pode ter uma decoração arrojada e elegante.

Não são somente os cantos dos apartamentos pequenos que podem receber prateleiras aramadas, áreas mais altas, inclusive próximo ao teto também podem. Você pode colocar a prateleira, por exemplo, em uma parede menor, ou até mesmo ocupar a extensão inteira de uma parede mais longa.

Utilize organizadores de cozinha para deixar o ambiente compacto 

Organizadores aramados de cozinha
Tenha organizadores aramados de cozinha para apartamento pequeno.

Além de garantir praticidade, os organizadores aramados podem aumentar até 30% da capacidade do seu armário de cozinha. Isso significa que ter um problema com o espaço pode estar associado ao mau uso e não aproveitamento de todos os cantinhos.

A organização da cozinha permite não só a otimização do espaço, deixando o ambiente mais bonito, mas também de tempo, já que facilita a procura de condimentos e garante praticidade na hora de cozinhar. 

  • Retire todos os itens dos armários e limpe-o com água e sabão neutro;
  • Utilize nichos e prateleiras para organização de cozinhas pequenas;
  • Coloque divisórias para talheres nas gavetas;
  • Utilize um suporte de tampas  para organizá-las dentro dos armários;
  • Mantenha os potes plásticos organizados;
  • Os temperos e óleos precisam ficar sempre acessíveis;
  • Mantenha mantimentos em potes transparentes e etiquetados;
  • Mantenha a gaveta de panos de pratos sempre organizada;
  • Tenha ganchos próprios para pendurar guardanapos e não deixá-los espalhados;
  • Utilize aramados para otimizar espaço e manter os armários organizados.

Escolha móveis compactos e embutidos para otimizar espaços 

Decorar pequenos ambientes tornou-se uma necessidade já que os projetos trazem áreas cada vez menores, sobretudo em apartamentos. A lavanderia geralmente é o cômodo mais compacto dos projetos, por isso é essencial procurar soluções funcionais que otimizem o espaço. 

A lavanderia precisa de uma organização eficiente, pois é nesse local que ficam armazenados acessórios e produtos que vão garantir a limpeza e a arrumação de toda casa.  

Lavanderia
Utilize móveis aramados que proporcionem praticidade em seu apartamento pequeno.

O varal aramado de chão se destaca pelas abas que se movem para que você possa acomodar quantidades diferentes de roupas – ocupando diferentes espaços – e pelas rodinhas, que facilitam o deslocamento do varal vertical dobrável.

Leia também: Lavanderia: dicas de como organizar a área de serviço de maneira prática e estilosa.

Outra vantagem que o varal vertical aramado traz em sua essência é a possibilidade de ser guardado em qualquer cantinho, já que podemos, com praticidade, fechá-lo após o uso.

Escorredor de pratos Aramado Dry Dobrável para Parede
O escorredor dobrável aramado é uma solução prática para apartamentos pequenos.

Outro ambiente que, na maioria das vezes, conta com um espaço reduzido é a cozinha. Pensando em amenizar essa questão, atualmente é possível usar escorredores de pratos na parede, otimizando espaço em sua bancada – o escorredor aramado de parede pode ser fechado após o uso.

Porta cintos e gravatas deslizante
Praticidade para encontrar o que precisa em um apartamento pequeno.

No guarda roupa, a sugestão é optar por produtos deslizantes e que possam ser fixados nas portas, abrindo mais espaço para colocar outros organizadores no closet.

Use cores claras para dar sensação de amplitude

As cores claras são indispensáveis para dar a sensação de amplitude ao apartamento pequeno, o que não significa que não possam ser utilizados tons mais vibrantes em alguns detalhes da decoração. Isso serve para alegrar o ambiente e criar contrastes interessantes. Lembre-se, porém, que não pode haver exageros.

Ao garantir a harmonia entre pisos e paredes, as pessoas têm a sensação de amplitude e continuidade nos cômodos. Desse modo, o espaço de um apartamento pequeno pode render mais. Para isso, acredita-se que o uso do mesmo piso e cor na parede, em todo o imóvel, ajuda a causar esse efeito. Caso não seja possível, que tenham tons similares para não quebrar o padrão.

Use a mesa niva para auxiliar na decoração do ambiente de um apartamento pequeno.

Além disso, as superfícies claras dispõem de uma ação complementar: a de distribuir a iluminação dos cômodos. Ou seja, a combinação entre o projeto luminotécnico e as cores de cada ambiente favorece a decoração do lar.

Valorize as linhas horizontais e verticais

Aparador Orb - Aramado com Madeira
Ideal para dar destaque ao cômodo, serve como base para objetos de decoração em um apartamento pequeno.

O espaço de um apartamento pequeno pode ser valorizado por meio de suas linhas horizontais e verticais. Ambientes de pé-direito baixo, por exemplo, ganham amplitude com a verticalidade.

Mesa Lateral Decorativa Aramada Média - Niva
Proporcione apoio para as áreas de convivência e propõe uma decoração alternativa para vários ambientes de um apartamento pequeno.

As linhas horizontais, por sua vez, podem ser usadas para causar um efeito maior de aconchego, especialmente quando o espaço possui pé-direito alto. Nessas condições, convém o uso em móveis e objetos decorativos, como tapetes.

Os nichos e prateleiras são excelentes opções para aproveitar os espaços livres nas paredes. Tais acessórios podem servir para a colocação de itens de decoração ou mesmo na hora de guardar objetos úteis no dia a dia, livros e caixas organizadoras para miudezas. Sendo assim, pensar na vertical é uma ótima solução para apartamentos pequenos.

Utilize nichos e cestos aramados para banheiro

Nichos aramados são fundamentais em banheiro de apartamento pequeno.

A organização do banheiro é um dos detalhes que mais chamam a atenção quando vamos à algum lugar, seja casa ou estabelecimento. Embora alguns priorizem a organização da cozinha e outros, da sala ou do quarto, é justamente o banheiro o ambiente que mais precisa de soluções práticas para manter tudo em ordem.

Nicho decorativo grande - Linha Safari - Aramado com madeira
Os nichos conquistaram seu lugar no design de interior de apartamento pequeno.

Geralmente, o banheiro é pequeno e precisa de organizadores multiuso ou suportes práticos e resistentes a umidade para organizar toalhas, papel higiênico, escova de dentes e cosméticos, além dos aramados para frascos de shampoo e condicionador.

São esses organizadores de banheiro que vão facilitar o dia a dia, otimizar espaços e auxiliar na tarefa de transformar seu banheiro com conforto e praticidade. O primeiro passo é reconhecer que o tamanho do cômodo não é razão para fazer da organização do banheiro um desafio. 

Carrinho Multiuso com 3 Andares - Aramado com madeira
O carrinho multiuso é outra ideia para organizar apartamento pequeno.

Uma solução simples para organizar o banheiro é instalar nichos em diferentes locais. Você pode organizar toalhas – faça rolinhos com as peças para que elas não ocupem tanto espaço -, produtos de higiene, cosméticos e até mesmo itens de decoração. Os nichos, que além de organizar, contribuem para decorar o espaço. Coloque os produtos que você utiliza com menor frequência nos lugares mais altos e mantenha ao alcance das mãos tudo aquilo que você usa diariamente.

Leia também: Organização de banheiro: 10 Dicas Práticas

Móveis multifuncionais para apartamentos pequenos

Em um mundo com casas e apartamentos cada vez menores, as soluções que economizam espaço não são apenas uma tendência, e sim uma obrigação. É por isso que os móveis multifuncionais para apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais populares. 

Essas peças de mobiliário são versáteis, elegantes e podem tornar qualquer ambiente mais espaçoso e confortável. Móveis multifuncionais que ajudam de diversas maneiras na rotina do lar e, assim, auxiliam quanto ao ganho de espaço e funcionalidade indispensável – o famoso dois em um é, sem dúvidas, a regra. 

Sem dúvidas, a principal vantagem de um móvel multiuso está na organização inteligente de espaços pequenos. Quem mora em uma casa menor ou em uma quitinete, sabe o quanto é desafiador ter tudo bem organizado e funcional — sem interferir no conforto do lar. 

O ideal é que soluções multiuso se adequem perfeitamente às necessidades dos moradores, garantindo que tudo possa ser facilmente utilizado. Ao contrário dos móveis que servem apenas para decorar e deixar a casa mais bonita, os móveis multifuncionais combinam beleza com funcionalidade.

  • Otimização e economia;
  • Bem estar geral da casa;
  • Versatilidade em diferentes ambientes;
  • Valorização do design.
Cesto aramado de parede pequeno
Tags do post:
· · · ·

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *