Um aparador, várias possibilidades! Confira como usá-lo na sua decoração!

21 de fevereiro de 2022
903
Views

Muitas vezes considerado um móvel funcional, o aparador já se tornou peça de destaque na composição de ambientes cheios de estilo. Os aparadores são móveis capazes de atender a todo tipo de gosto e necessidade. Com design longo e estreito, substituem facilmente as mesinhas de centro e bancadas em apartamentos pequenos. Confira formas de usá-lo na sua decoração e organização de vários ambientes.

Existem móveis que são verdadeiros coringas, ajudando na ornamentação dos cômodos e trazendo funcionalidade para a rotina da família. No entanto, para ter os melhores resultados, eles precisam ser utilizados de forma estratégica. Por isso, preparamos um post falando sobre as várias possibilidades de contar com um aparador e como usá-lo na sua decoração!

Se você ainda não conta com um desses na sua casa, é hora de rever os seus conceitos e pensar em uma nova aquisição, tendo em vista que é um item extremamente versátil e que pode conferir um charme todo especial na sua sala, corredor, quarto e muito mais! Continue sua leitura e veja como fazer isso!

Afinal, o que é um aparador?

Aparador - Linha Grid - Aramado com madeira

O aparador é uma peça de decoração muito interessante, que pode ser útil em praticamente qualquer espaço e ajuda a trazer não apenas mais organização para o recinto, como também estilo e praticidade. Na maioria das vezes, ele funciona como uma espécie de mesa lateral, em cantos, corredores largos ou junto a algumas mobílias, como atrás do sofá.

Pelas suas próprias características, pode ser encontrado em diversos tipos de materiais e em muitas cores, embora a madeira costume ser a preferência entre arquitetos, designers de interiores e clientes. O seu tamanho também é variado, mas o mais comum é o modelo de porte médio, que vai bem em quase todos os lugares de uma casa.

Quais as funções do aparador?

O aparador, de uma forma geral, tem a função primordial de dar apoio para outros itens decorativos, trazendo jovialidade e sofisticação para o ambiente. Na prática, o seu uso depende do cômodo no qual ele está situado e do móvel ao qual está agregado. Quando está junto ao sofá, por exemplo, ele pode portar vasos, livros, controles remotos, telefones, etc.

Em corredores, é comum que seja empregado para comportar obras de arte e expor porta-retratos. Na sala de estar, algumas pessoas utilizam os aparadores como mini bar, colocando copos, garrafas, porta-gelos e assim por diante. Até mesmo na varanda gourmet eles vêm sendo usados, servindo para comportar os itens de almoço e jantar.

Como e onde usar um aparador?

Você já aprendeu sobre o conceito de aparador e conheceu algumas de suas funções mais básicas. Agora, vamos explorar as várias possibilidades de contar com tal item em sua residência, vendo como ele pode ser útil nos mais diversos cômodos e ambientes de um imóvel. Acompanhe.

Sala de estar

Kit aparador aramado duplo com gavetas Connect

Definitivamente, não podemos falar sobre como usar um aparador sem citar a sala de estar. Trata-se do local mais recorrente no qual o item é utilizado, sobretudo se pensarmos em casas e apartamentos com metragem mais discreta. Pela sua variedade de tamanhos, pode ser encaixado em muitos locais, ajudando como apoio de objetos e na organização dos espaços.

Algumas pessoas optam, como dissemos anteriormente, em colocá-lo atrás do sofá, onde pode comportar artigos de quem está sentado, como controle-remoto, livros, revistas e celulares. Se ficar logo na entrada, acabará sendo o local perfeito para deixar as chaves do carro, a correspondência ou até mesmo apoiar o modem da internet.

Varanda

Aparador Orb - Aramado com Madeira

A varanda é um dos cômodos favoritos dos brasileiros e o seu uso mudou muito nos últimos anos, passando de um simples espaço no qual poderíamos sentar e pegar um ar puro, para um local no qual podemos preparar refeições, reunir os amigos ou até mesmo funcionar como uma extensão da sala. Por isso, contar com uma boa mobília por ali é essencial.

Nesse ambiente o aparador pode tanto ter uma função meramente decorativa, como também ser um coringa de funcionalidades. Caso você goste de preparar churrascos no local, ele pode ser um apoio para colocar talheres, a tábua de carne e os pratos, por exemplo. Também é uma opção para colocar copos, garrafas e preparar saborosos drinks. Ou simplesmente para acomodar pequenos vasos de plantas.

Hall de entrada

Kit aparador aramado duplo com gavetas Connect

O hall de entrada é um local no qual os aparadores são cada vez mais comuns. Isso ocorre por conta da sua versatilidade e funcionalidade, pois combinam perfeitamente com o ambiente, se revelando como uma das formas mais tradicionais de usar esse móvel. Para os mais modernos, pode ser feita uma composição com pufes ou bancos, para receber os visitantes.

Já para imóveis de pessoas mais clássicas, um aparador pode servir, por exemplo, para colocar porta-retratos ou ficar embaixo de um espelho, compondo a decoração. Outra utilização comum é compor com quadros decorativos, além de colocar flores e esculturas. Tudo depende, logicamente, do perfil e do estilo dos moradores.

Mini bar

Aparador Orb - Aramado com Madeira

Como dissemos, uma das maneiras mais criativas e interessantes de usar um aparador é para montar um mini bar. Ele casa muito bem e fica estiloso quando composto com outros itens do ambiente, como um pequeno frigobar ou uma adega, servindo de apoio também para as taças, copos, balde de gelo, abridores e muito mais.

Caso você goste de receber os amigos em casa nos finais de semana, considere esta utilização, focando em modelos que contem com gavetas ou armários embutidos. Inclusive, vale lembrar que existem peças no mercado que já são fabricadas para oferecerem a função de bar, vindo com suporte de garrafas de vinho e latas de cerveja.

Quarto de dormir

Kit aparador aramado duplo com gavetas Connect

Você já pensou em colocar um aparador no seu quarto de dormir? Trata-se de uma utilização um pouco menos comum do que nos outros locais da nossa lista, mas que vem ganhando bastante espaço no mercado de decoração, sobretudo em imóveis mais rústicos e que estejam em sintonia com tendência de minimalismo.

Nesse contexto, os aparadores podem funcionar como um rack, servindo de apoio para televisões de LED, receptores de TV a cabo ou modem de internet. Quando um pouco mais largos, também servem como mesas de estudos ou penteadeiras, agregados a um espelho. De qualquer forma, ajudam a organizar a bagunça e otimizam a rotina.

Como você pôde ver, um aparador pode cumprir diversas funções, deixando seu imóvel mais bonito, prático e dinâmico.

Gostou de aprender sobre as várias possibilidades de contar com um aparador? Quer conferir mais conteúdos de decoração?

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *