Decoração clean: veja 7 dicas de como deixar seu lar mais leve e elegante

25 de abril de 2022
702
Views

Veja como aplicar essa tendência na sua casa e aprenda quais são as principais características da decoração clean.

A decoração clean está cada vez mais em alta. O minimalismo é uma tendência que também cresce a cada dia e, de certa forma, os dois conceitos estão ligados. Em inglês, clean significa “limpo”, algo que passa a impressão de limpeza, de algo funcional e mais leve.

Nesse sentido, a decoração clean é um estilo que utiliza paletas de cores mais discretas, tem uma apresentação mais homogênea e com poucos detalhes, dentre outros pontos. Portanto, tem uma forte relação com o minimalismo e a intenção é deixar apenas o que é considerado essencial.

Vamos aprender a não exagerar com a decoração clean? Neste post, confira algumas características do estilo e veja como aplicar esse estilo na sua casa!

1. Invista em cores neutras na decoração clean

Como um dos pilares da decoração clean é manter tudo mais limpo e com leveza, as cores acompanham essa intenção e a paleta se restringe a tons mais neutros — com predominância de cores mais claras. 

Estantes - Decoração Clean

Dessa maneira, são usadas cores como branco, bege, gelo, cinza, mas com detalhes em marrom e preto, pois ajudam a dar contraste e destacam pontos decorativos. Assim, objetos e acessórios com cores escuras são bem-vindos, mas não devem predominar. Aposte em acessórios como quadros, cerâmicas, almofadas, luminárias e outros itens com tons mais escuros.

Em algumas situações até são incluídos objetos com tonalidades pastéis, mas é necessário ter cuidado ao incluir essas cores para não quebrar a harmonia da decoração clean. Outro grande benefício do uso de cores claras é que os ambientes deixam a sensação de calma e tranquilidade.

Estantes - Decoração Clean

Se você quer um pouco mais de detalhes para não deixar a decoração tão “chapada” e sem perspectiva, utilize um pouco de estampas florais ou de folhagens, listras finas e pinturas opacas. 

2. Escolha uma mobília funcional

Ultimamente, vemos que muitos imóveis estão reduzindo o tamanho, sobretudo os apartamentos. Isso não é apenas por um fator de falta de espaço para construir, e sim pela mudança de mentalidade das pessoas — agora, temos mais preocupação em ter apenas o que é realmente importante, sem exageros. 

Diante desse novo pensamento, a decoração clean é perfeita e se encaixa muito bem nas necessidades das pessoas que buscam por essa alternativa. 

Nesse contexto, a mobília também acompanha essa transformação e os móveis estão mais funcionais. A ideia é deixar a sensação de espaço amplo e arrumado e os móveis são muito importantes nisso, afinal eles ocupam uma boa parte do espaço dos ambientes.

Estantes - Decoração Clean

Dessa maneira, escolha uma mobília que seja funcional, sobretudo móveis que tenham partes fechadas e outras abertas — como aparadores que têm gaveta, pufes com tampa para guardar objetos dentro, estantes, racks e nichos. 

Os móveis podem ser fabricados em diferentes materiais, entre eles madeiras (mas sempre de tons mais claros) e MDF. Quando for escolher a mobília, não esqueça de observar o design e escolha itens que tenham linhas retas, sem muitos detalhes ou acessórios. Além de serem mais elegantes, também passam simplicidade e deixam o ambiente equilibrado, prático e receptivo.

3. Selecione poucos objetos decorativos

Os espaços que investem em decoração clean não precisam descartar qualquer tipo de acessórios ou objetos decorativos. O grande ponto é manter a harmonia do local, sem exagerar.

Portanto, pode incluir quadros, objetos de decoração especiais e eletrodomésticos que mantenham a tonalidade clara e design clean. Os itens decorativos não são proibidos, mas saiba manter os efeitos distribuídos de forma que o ambiente fique sofisticado, 

Não esqueça de usar alguns pontos de cor para equilibrar e dar contraste. Vasos, luminárias e souvenirs também são bem-vindos, mas observe se o posicionamento deles não está pesando no cômodo — ou seja, se não estão deixando o ambiente visualmente poluído. 

4. Traga a iluminação natural para a sua casa

Muitas pessoas pensam muito na decoração, cores de paredes, móveis, objetos decorativos e outros detalhes, mas esqueçam da imensa importância que a luz traz para o ambiente. Essa é uma questão ainda mais importante na decoração clean, pois a iluminação é fundamental para clarear o local.

Dessa forma, a iluminação natural é muito valorizada, uma vez que a luz do dia traz uma sensação maior de paz e deixa o ambiente mais aconchegante. O uso de cores claras no piso e nas paredes ajuda a refletir a luminosidade e faz o cômodo parecer mais saudável.

Grandes janelas e portas de vidro são interessantes para compor a decoração. Além disso, cortinas claras e leves também são colocadas para filtrar a luz. Na parte da noite, luminárias de design dão um charme a mais e lâmpadas embutidas iluminam sem excesso.  

5. Aposte no uso de espelhos

Espelho - Decoração Clean

A iluminação natural é um dos pontos altos da decoração clean, mas se o imóvel tem pouca entrada de luz — ou se o ambiente é pequeno —, os espelhos são uma peça-chave. Quando bem posicionado, o espelho reflete a iluminação pelo local ou, em apartamentos pequenos, a reflexão deixa a impressão de que o lugar é mais amplo.

Os espelhos são versáteis e existem infinitos modelos para escolher, com diversas molduras e tamanhos. Portanto, eles deixam o ambiente mais bonito e ainda são funcionais.

6. Deixe o ambiente balanceado

O estilo clean tem como um de seus pontos altos a naturalidade. A simplificação dos espaços para deixá-los mais leves e fazer com que os ambientes fiquem mais agradáveis e funcionais é essencial.

Nesse sentido, uma das características mais importantes é deixar o ambiente balanceado. Quando olhar para o cômodo, ele deve passar a sensação de harmonia, calma e frescor.

Então, não importa qual cômodo você deseja aplicar a decoração — ou se quer deixar a casa inteira nesse estilo —, o mais importante é deixar o ambiente organizado e eliminar aspectos que possam pesar na decoração.

7. Coloque plantas nos ambientes

Mesas Decorativas - Decoração Clean

As plantas são sempre uma excelente opção para deixar os ambientes mais leves, além de trazer mais vida para dentro de casa. Desse modo, coloque vasos com plantinhas que sejam mais sutis, tudo sem exagerar para manter o equilíbrio da decoração.

Suculentas e plantas menores são ideias interessantes, pois deixam pontos verdes no ambiente, mas elas não roubam a cena. 

A decoração clean fica muito bem em qualquer tamanho de imóvel, afinal a proposta é deixar os ambientes mais agradáveis e harmoniosos. Portanto, adotar a simplicidade do minimalismo dentro de casa deixará seus dias mais leves!Para ajudar nesse estilo de decoração, veja também como organizar o seu lar com esse guia prático de organização!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *