Principais passos para uma obra de reforma de apartamento perfeita

19 de setembro de 2022
452
Views

Para muitas pessoas, a reforma do apartamento significa quebra-quebra e muita dor de cabeça. Mas a verdade é que não precisa ser assim. Saiba que é possível repaginar os ambientes e deixar o seu lar do jeito que você sempre quis, equilibrando beleza e muita praticidade aos cômodos.

Para ajudar você, nós elaboramos um passo a passo completo do que fazer para que a reforma seja um sucesso. Acompanhe o post e anote as dicas!

Saiba o que pode ser mudado

O primeiro passo para a reforma do apartamento, é se informar sobre o que é possível alterar no imóvel. Afinal, cada condomínio conta com regras próprias, principalmente com relação às mudanças estruturais. Por exemplo, a maioria proíbe obras que alterem a fachada, mesmo quando são realizadas no interior do apartamento.

Portanto, antes de mais nada, converse com o síndico para que ele informe o que pode e o que não pode ser feito. Em segundo lugar, caso seja um apartamento alugado, é fundamental conversar também com o proprietário, pois para algumas reformas é preciso autorização do dono.

Repagine os ambientes sem quebra-quebra

Se você está satisfeito com a estrutura do imóvel, mas quer deixá-lo ainda mais bonito, saiba que é bastante fácil e prático. Confira algumas mudanças que você pode fazer e que vão transformar totalmente os ambientes:

  • renove paredes — seja com uma pintura nova ou aplicação de papel de parede;
  • mude os pisos sem precisar retirar o antigo — há opções como o revestimento vinílico click, que pode ser aplicado sobre o piso já existente;
  • aposte em detalhes na decoração — prateleiras, nichos e organizadores não só enriquecem a decoração, como também aumentam a funcionalidade dos cômodos;
  • invista em texturas — trocar as cortinas e incluir tapetes muda totalmente o visual do ambiente pois eles ocupam áreas grandes.

Planeje e reforma do apartamento

Agora que você já sabe o que pode ser mudado e tem ideia do que quer fazer no apartamento, é hora de fazer o planejamento completo. Liste todas as mudanças que precisa fazer. O ideal é fazer por ordem de prioridade, como por exemplo:

  1. revestir os pisos;
  2. pintar as paredes;
  3. colocar cortinas novas;
  4. instalar prateleiras e nichos.

Conte com bons profissionais

Você mesmo pode fazer grande parte (senão todas) das mudanças que sugerimos no post. Mas se você quer contratar pessoas para realizar algumas delas, especialmente a pintura e o revestimento do piso, é fundamental contratar profissionais especializados para que você tenha um excelente resultado.

Então, pesquise bastante, peça indicações e referência e confira trabalhos já feitos pela equipe.

Adquira bons materiais

Um bom resultado não depende apenas de um planejamento bem feito e profissionais capacitados. É indispensável que a reforma do apartamento seja feita com materiais de alta qualidade. Para isso, escolha as melhores tintas, revestimento, tecidos para as cortinas e, é claro, itens de decoração bonitos e de qualidade. Isso garantirá não só a beleza dos ambientes como também a durabilidade da reforma.

Viu como é fácil fazer uma reforma de apartamento? Como dissemos, não precisa de quebra-quebra nem de um alto investimento. Siga as nossas dicas e transforme seu lar sem dor de cabeça alguma!

Quer encontrar itens decorativos que embelezam e organizam sua casa? Visite o site da Aramado e confira nossos produtos!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *