Organizando o closet masculino!

4 de agosto de 2021
LV100.
162
Views

A organização de um closet masculino é super importante para ter facilidade na busca dos itens em seu dia a dia. Confira dicas especiais de organização para deixar seu closet em ordem.

Ao contrário do que muitos pensam, o closet masculino oferece diversas opções de combinações para diferentes estilos. No entanto, é necessário investir um pouco de tempo para aprender a montar um closet masculino versátil e estiloso que seja um reflexo da sua personalidade.

Muitos homens têm dúvidas sobre que tipos de peças devem ter, quais sapatos são essenciais e quais acessórios não podem deixar de fora do seu vestuário. Quando estamos renovando o closet masculino, existem dois pontos cruciais em que devemos prestar atenção quando vamos comprar os primeiros itens, a versatilidade da peça e a sua simplicidade. Assim, você será capaz de montar diversas combinações de visual, mesmo com poucas peças de roupa disponíveis no seu guarda-roupa.

Por que é importante saber montar um closet masculino? 

Talvez você já tenha ouvido falar que as roupas dizem muito sobre o tipo de pessoa que somos. Isso não é nenhuma mentira e ter esse fato em mente pode te ajudar em diversos momentos. Por exemplo: em uma reunião importante da empresa em que trabalha, como você se vestiria? De uma maneira mais formal e discreta ou de um jeito descontraído e extravagante. 

Obviamente, na maioria das empresas — tirando as que não exigem dress code corporativo — a primeira opção seria a mais adequada. Porém, para montar um look que atenda a esse requisito, é preciso conhecer bem as peças, acessórios e sapatos do vestuário masculino, além de ter um conjunto de roupas bastante versáteis.

LV10
A organização do closet masculino é essencial para o dia a dia.

É daí que vem a importância de saber montar um bom closet masculino. Pense conosco: se a intenção é passar uma determinada imagem ou personalidade por meio do seu vestuário, como você fará isso sem antes entender como funcionam as regras de composição dos looks e quais peças são mais indicadas para cada ocasião?

Dicas de organização para um closet masculino 

Na correria do dia a dia, às vezes o cansaço vence e as roupas e os acessórios vão se misturando sem aquele cuidado especial no closet. E aí, já viu, tem aquela peça que você adora que pode acabar escondida lá no fundo por semanas, junto com outras que já poderiam ter sido doadas para fazer mais espaço, e por aí vai.

Arrumar bem o closet masculino não é apenas uma questão de praticidade, uma boa distribuição das suas roupas no armário traz também organização visual para que você tenha sempre noção das peças que têm a sua disposição, seja para o dia a dia, seja para o final de semana ou para os dias de festa.

Assim, além de facilitar a sua vida, um closet mais funcional pode melhorar a forma como você constrói o seu visual, evitando muitas repetições de peças, economizando ao evitar compras em excesso, além de deixar o seu closet mais versátil porque você vai conseguir visualizar o todo para montar melhor suas composições. 

O cenário, na teoria, parece o ideal, não é? Mas colocar em prática pode ser mais fácil do que parece. Algumas dicas te ajudam a pensar na estrutura de um closet masculino como um todo para facilitar também na manutenção da organização no dia a dia.

Desapegue do que não usa mais

Certamente, a primeira regra para quem deseja garantir a organização do closet masculino é, simplesmente, desapegar. Até porque é normal não percebermos que alguns itens presentes no armário já não oferecem utilidade.

Dessa forma, eles acabam ficando esquecidos em algum canto, ocupando um espaço que poderia ser bem aproveitado. A melhor saída? Identificar quais são essas peças, realizando uma limpeza completa no local. Comece retirando todos os seus pertences do armário e separando por categorias:

  • Itens que ainda podem ser usados;
  • Peças que podem passar por um conserto;
  • Coisas que podem ser doadas ou vendidas em um brechó;
  • Objetos que, infelizmente, não possuem utilidade alguma.

Nessa etapa, considere o seu estilo, os lugares que costuma frequentar e o dress code do seu trabalho. Dessa forma, ficará fácil filtrar as peças e usá-las com sabedoria daqui em diante.

Tenha alguns organizadores à mão

O universo da organização é mais vasto do que parece. Para facilitar a rotina das pessoas, os profissionais da área desenvolveram vários truques e acessórios que podem ser aproveitados durante a arrumação do closet masculino.

Os organizadores em aramado para closet masculino estão disponíveis em diferentes materiais, tamanhos e cores, e são ótimas opções para armazenar meias, roupas íntimas, cintos e, inclusive, as vestimentas da estação passada.

LV100.1
Os nichos aramados são itens de destaque para uma organização prática e eficiente.

Os nichos organizadores aramados podem ser inseridos na composição do seu closet masculino. Nos nichos aramados, você pode colocar perfumes, cremes, relógios, entre outros itens e deixar tudo sempre ao alcance das mãos e com fácil visualização.

LV1002
Guarde objetos de menor utilidade em módulos organizadores aramados.

Os módulos organizadores com gavetas permitem uma organização prática e funcional para seu dia a dia. Deixe os itens que você não costuma usar com tanta frequência ou as peças íntimas. Assim você consegue manter os itens sempre bem organizados!

Leia também: Como montar um closet aramado gastando pouco

LV1
Organize seus sapatos com praticidade em uma sapateira aramada.

Os sapatos também precisam de uma atenção especial! As sapateiras aramadas permitem uma fácil visualização dos calçados, além de mantê-los arejados e em perfeito estado por muito mais tempo.

Leia também: Como organizar sapatos em pequenos espaços

Organize as suas roupas por cor

LV1003
Os armários aramados trazem modernidade para o ambiente.

Há quem acredite que é besteira, mas organizar os seus trajes por cor é um método excelente para manter a organização do closet masculino.

Ainda que você não seja um rapaz que gosta de vestir peças coloridas, esse hábito ajudará na hora de montar combinações e identificar caso alguma roupa esteja em desuso ou seja repetida. Com isso, sentirá bem-estar ao abrir o armário, já que todos os itens estarão organizados em degradê.

O que é um closet masculino ideal? 

Um closet masculino ideal trata-se de um conjunto de peças básicas e essenciais para o vestuário do homem moderno. Com elas, é possível montar diferentes looks de diversos estilos, mesmo que você não conte com uma grande quantidade de roupas.

Ele envolve também os calçados mais indispensáveis, tanto para o dia a dia quanto para eventos que  pedem uma certa formalidade. Os acessórios não ficam de fora e incluem, por exemplo, relógio, cinto, carteira, óculos de sol, entre outros. Resumindo, o closet masculino ideal é básico e compacto, mas versátil o suficiente para que se possa encontrar qualquer tipo de peça e acessório para as mais variadas situações.

Como montar um closet masculino? 

LV
O armário aramado traz a versatilidade para montar como quiser e conforme sua necessidade.

Agora que você já sabe o que é um closet masculino ideal, vamos ao que interessa que é aprender como montar e organizar o seu. Inicialmente, será necessário fazer uma pequena análise:

Conheça seu estilo pessoal 

O primeiro passo para montar um closet masculino a ser dado é conhecer seu estilo pessoal. Pense bem: que tipo de imagem você deseja passar com suas roupas? Como você quer ser visto pelas outras pessoas? Reflita também sobre suas características. Ou seja, você se considera mais sério e discreto ou mais moderno e despojado?

Após fazer essas considerações, será possível perceber que estilo se adequa melhor a você. Assim, suas roupas vão acentuar ainda mais sua personalidade e mostrar ao mundo quem você realmente é.

Considere seu estilo de vida

O estilo de vida que levamos, sem dúvidas, tem grande influência na hora de montar o closet masculino perfeito. Reflita conosco: um atleta que passa grande parte do seu tempo treinando certamente terá diversas peças esportivas em seu armário. Já um empresário que precisa estar presente em reuniões e comandar grandes equipes, por outro lado, deverá ter diversas peças mais formais.

Portanto, observe seu dia a dia e veja quais situações são mais comuns no seu cotidiano. Com isso, você conseguirá escolher as peças ideais para cada uma delas. Porém, lembre-se também das ocasiões menos comuns, como casamentos e festas familiares, e inclua vestimentas específicas para elas. Afinal, você não vai querer ser pego desprevenido quando um desses eventos ocorrer.

Quais são os diferentes tipos de peças que um closet masculino deve ter?

Closet masculino
Proporciona uma organização prática, deixando itens fáceis de visualizar e à mão para utilizar.

Existem diversos tipos de peças no vestuário masculino. Porém, algumas são extremamente importantes e você não pode deixar de tê-las em um closet masculino:

Camisa social

Não importa seu estilo, em algum momento de sua vida será necessário usar uma camisa social. Esse é um item indispensável para o homem que quer manter a elegância sem sair do tradicional, sendo peça-chave em diversas composições.

Você pode usá-la no trabalho, em um evento mais formal ou até em um look mais despojado para uma festa noturna. Ou seja, é um item versátil e basta ter criatividade para incluí-la em diversos visuais bacanas.

Camisa polo

Muito comum no closet masculino, a camisa polo vai bem para as ocasiões mais casuais, já que não é muito formal. Com ela, você estará bem-vestido e, ao mesmo tempo, ainda manterá uma certa descontração no visual.

É possível usá-la em um encontro, em uma reunião de família ou em um simples passeio do dia a dia. Além disso, a peça cai bem com jeans e tênis e a cor pode ser escolhida de acordo com seu gosto.

Suéter

Essencial para os dias mais frios, o suéter é mais uma peça que não pode faltar no seu closet masculino. Ele funciona bem com camisa comum ou social, calça jeans, bermuda e jaqueta. Suas cores variam bastante, mas é indicado dar preferência para aquelas de cores mais neutras, como preto, cinza e azul-marinho.

Porém, para os homens mais ousados, suéteres com estampas de losango são uma ótima opção. Por fim, vale citar que os de gola V são usados frequentemente com camisa social e os de gola redonda podem ser combinados com camisetas.

Blazer

Ideal para quem gosta de um visual que mantenha o equilíbrio entre o casual e o formal, o blazer é mais uma peça indispensável para o homem moderno. Ele deixa até os looks mais despojados com um ar de elegância e sofisticação, podendo ser combinado com uma calça jeans e um belo par de tênis.

Assim, dependendo das peças que forem escolhidas para complementar o look, você pode usá-lo tanto no trabalho quanto em uma festa mais informal, por exemplo. Por fim, fica a dica: se for abotoá-lo, lembre-se de sempre deixar o último botão do blazer desabotoado.

Bermuda de alfaiataria

Vivemos em um país de clima tropical e, devido a isso, muitas regiões apresentam temperaturas mais elevadas durante boa parte do ano. Sendo assim, as bermudas não podem ficar de fora do closet masculino, concorda?

É interessante optar pela bermuda de alfaiataria, pois elas são extremamente confortáveis, não aquecem excessivamente o corpo e ainda garantem uma dose extra de estilo. Também podem ser usadas com camisa comum, polo ou social.

Calça chino ou sarja

Esse tipo de calça é bastante semelhante à tradicional calça social. Contudo, apresenta uma diferença: ela é feita com algodão. Trata-se de um modelo que apresenta diversas cores e texturas, tendo também um corte mais ajustado ao corpo.

Na hora de montar o look, você pode apostar em uma camisa simples ou social com um tênis informal ou um sapato mais clássico. Além disso, uma dica para deixar a combinação mais estilosa é usar a calça de sarja com a barra dobrada.

Quais tipos de sapatos são fundamentais?

Assim como as roupas, os tipos de sapatos masculinos são bastante variados. Por isso, você não deve se contentar apenas com aquele básico sapato preto. É importante trazer mais variedade ao look e apostar nos seguintes calçados.

Tênis e sapatênis

O tênis é o calçado mais básico e informal do vestuário masculino e você não pode deixar de tê-lo no seu closet masculino. Porém, é bastante versátil e, em alguns casos, pode ser usado até em looks mais sérios — isso vale, especialmente, para os tênis de sola baixa.

Já o sapatênis é o famoso meio-termo. Ele é mais formal do que o tênis comum e menos formal do que os sapatos tradicionais. Você pode usá-lo com uma bermuda jeans e camisa comum, por exemplo. Para um visual mais jovem é interessante apostar em um sapatênis preto, jaqueta e calça de sarja.

Oxford

O oxford é um verdadeiro clássico quando se trata de sapato masculino. Esse modelo tem o local onde ficam os furos para o cadarço fixo ao corpo do calçado. Trata-se de um sapato mais social que, em geral, é indicado para ocasiões formais ou eventos e festas noturnas.

Você pode fazer uma bela combinação usando-o com calça de alfaiataria cinza chumbo e camisa social branca. Porém, para um look mais despojado, ele também pode ser usado com peças mais básicas, como jeans e camiseta.

Quais acessórios são indispensáveis?

Agora que você já sabe quais peças de roupas e quais sapatos são considerados fundamentais em um closet masculino, deve estar se questionando: afinal, que acessórios eu preciso ter para combinar com esses itens? 

Carteira

Apesar de ser um item que não fica visível no look, a carteira é um acessório que todo homem deve ter. As mais fininhas, também chamadas de slim, são as preferidas pelo público por serem espaçosas e estilosas. Os modelos em couro também são muito comuns, pois seu material resistente ajuda a aumentar a durabilidade do acessório.

Cinto

O cinto, muitas vezes, é um acessório que não recebe a atenção de grande parte dos homens. No entanto, quando usado corretamente, ele pode transformar a produção. É importante que a cor do metal da fivela do cinto combine com a do relógio, pulseiras, alianças ou abotoaduras e sua largura esteja entre 2,5 e 4 cm. Além disso, o tamanho deve ser obtido a partir da medida do cós da calça mais o acréscimo de 15 cm.

Meias

Desde as tradicionais meias sociais até as modernas meias coloridas, esse é outro acessório indispensável no guarda-roupa masculino. No caso das sociais, a cor deve combinar com a tonalidade da calça.

Já as meias coloridas vieram para trazer mais jovialidade e estilo para as composições. Elas podem ser encontradas com listras, formas geométricas e até com estampas florais. Por fim, é interessante adequar o tamanho da meia ao tipo de roupa. Ou seja, opte por meias curtas para usar com bermudas e meias longas para vestir com alças.

Relógio

Mesmo fazendo parte do visual masculino há muito tempo, esse acessório nunca sai de moda. Além de ser um item com uma funcionalidade essencial, o relógio é capaz de revitalizar um look básico, trazendo mais personalidade.

É possível optar pelos mais tradicionais, que são produzidos com aço inox e couro. Porém, os mais modernos chamam cada vez mais atenção, já que alguns contam com funcionalidades diferenciadas, como calendário, e outros permitem até a troca de pulseiras.

Tags do post:
·
Categoria do post:
Dicas · Quarto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *