Seu pai de home office novo

9 de agosto de 2021
LV100.237 LV230
115
Views

Trabalhar em home office é o desejo de muitas pessoas e ter um local dedicado para essa tarefa é essencial! Por isso, preparamos dicas especiais para organizar e decorar o home office!

Nos últimos anos, muitas empresas vem incentivando seus colaboradores a trabalharem em home office, com o objetivo principal de minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus. Sabemos o quanto o distanciamento social ainda é importante, no entanto, o quanto também é difícil iniciar um modelo de trabalho diferente em meio a uma crise.

Trabalhar em casa, o famoso e querido home office, é para alguns um privilégio bastante desejado, afinal ele permite que você evite o trânsito e elimine as banalidades da vida de escritório. 

Combo para escritório 1 metro - 3 peças - Home Office
O home office do seu pai de cara nova!

Um home office eficiente pode aumentar a sua produtividade no trabalho e impactar positivamente o seu dia. O Dia dos Pais está chegando e para isso, preparamos dicas especiais para você dividir com seu pai, colocar em prática, além de escolher o móvel ideal para melhorar o rendimento dele no home office.

Leia também: Home Office: Tudo que você precisa saber

Escolha o ambiente ideal para inserir o home office do seu pai 

As tarefas realizadas no home office são as mesmas executadas no ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho específico dentro de casa para trabalhar e coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.

Combo para escritório 1 metro - 2 peças
Monte o home office do seu pai na varanda!

Dê preferência a locais silenciosos, arejados e bem iluminados para colocar o home office em casa. Se você é um amante da natureza, pode colocar uma plantinha na mesa ou ao lado dela, ou ainda se preferir, pode montar o home office na varanda ou sacada.

Leia também: Varanda pequena: Dicas para decorar e organizar

Você não vai precisar de muita coisa! Uma mesa para home office, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo são suficientes. A criação desse home office evita distrações e contribui para sua produtividade.

Leia também: Como montar um home office na sala de estar

Estabeleça uma jornada de trabalho razoável

Como você já está em casa, muitas vezes se desligar das atividades ao final do dia não é uma tarefa fácil, por isso estabelecer uma rotina é importante. Lembre-se de que mesmo em casa você está trabalhando e obedecer aos horários é uma tarefa que deve ser cumprida por profissionais responsáveis. 

Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca, isso vale independentemente do horário que você escolher para executar suas atividades. Se você sente que produz mais à noite, e seu negócio permite que trabalhe nesse período, por que não? Afinal, esta é uma das vantagens de trabalhar em casa.

Escritório e Home Office
Tenha um home office organizado com aramados!

Estabelecendo uma rotina de trabalho você criará um hábito diário e assim focar em todas as suas tarefas e cumpri-las dentro do prazo estabelecido. É muito mais fácil iniciar uma atividade quando o seu cérebro está habituado a ela.

No mesmo sentido, é importante estabelecer horários de pausa (para almoço ou um café da tarde, por exemplo). Se você tiver um horário para começar, mas fizer várias interrupções não programadas no decorrer do dia, terá impressão de que as horas passam e seu trabalho não rende.

Evite as distrações em seu home office

Kits para Home Office
Um home office organizado deixa sua rotina mais prazerosa.

Dentro de casa você se sente à vontade e pode se vestir de maneira confortável. Esses fatores devem ser utilizados para motivar seu trabalho. Mas, é necessário ser disciplinado para que atividades rotineiras ou aquele “cochilo no sofá” não interfiram no desempenho do seu trabalho. Esteja sempre disponível durante o horário de trabalho e foque nas atividades que você precisa concluir.

Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.

Mantenha contato com todos os seus colegas de trabalho

Combo para escritório 1 metro - 3 peças
Monte o home office do seu pai em qualquer ambiente!

Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe, seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. O home office pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. 

Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão. Se você é o empregado de alguém, essa dica torna-se ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos, mantenha contato frequente com ele. 

Tenha uma lista de tarefas em mãos 

Telas decorativas
Use as telas decorativas para pendurar recados e anotar tarefas!

O home office pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-las, disciplina é a palavra-chave. Essa é uma boa maneira de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.

Faça pausas para melhorar seu rendimento no trabalho

Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dá uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver trabalhando em home office

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

Sabemos que trabalhar em home office pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador e faça uma pausa pela causa.

Cuidado com a sua postura no home office 

De nada adianta ter uma mesa de trabalho se você não se sentar corretamente diante dela. É importante manter uma postura adequada para você não sofrer dores nas costas ou lesões no pescoço, por exemplo.

Manter a saúde e a produtividade no home office é fundamental, por isso entender como a ergonomia é capaz de auxiliar e oferecer o máximo de conforto à você é um ponto importante para trabalhar em home office.

Não é porque você está trabalhando em home office que deve deixar as condições de trabalho em segundo plano, afinal o ambiente deve ser desenvolvido para que o profissional tenha condições adequadas para executar as tarefas diárias.

A ergonomia deve ser personalizada para cada pessoa, definindo e adequando as condições de trabalho, a organização e o ambiente de acordo com o local e com cada tipo de função.

Como melhorar a ergonomia no home office

Em geral, os trabalhos em home office exigem que a pessoa dedique muitas horas em frente a um computador, afinal de contas, é através da internet e dos meios digitais que a dinâmica do home office se torna possível. 

  • Iluminação do ambiente;
  • Tipo de cadeira e mesa utilizada;
  • Horários definidos;
  • Rotina de trabalho;
  • Postura;
  • Posicionamento do notebook.

Caso você estivesse trabalhando na empresa, provavelmente os itens acima seriam levados em conta. No home office não é diferente, pois é necessário definir padrões para delimitar as atividades de trabalho e diferenciar dos momentos de lazer que acabam ocorrendo, muitas vezes, no mesmo local.

Atividades físicas ajudam no home office

Talvez você não esperasse encontrar esse tipo de recomendação aqui, mas é a verdade. Seu corpo não foi feito para ficar parado. Além de todos os benefícios já conhecidos para a saúde, praticar atividade física vai ao menos amenizar o fato de você ficar muito tempo sentado diante do computador.

Vale caminhar, dançar, pedalar, correr, enfim, o importante é se mexer. A prática regular de exercícios vai ter efeitos benéficos sobre seu sono, postura, humor (até porque você se desconecta um pouco do trabalho) e, por conta de tudo isso, até seu desempenho no trabalho melhora.

Alimente-se bem e beba água 

Alimentar-se bem soa como uma dica óbvia, mas muita gente não a segue. É importante que você não comece a trabalhar sem fazer antes uma refeição decente, pois nem sempre a fome é sentida (principalmente quando você está sob estresse) — às vezes, ela se manifesta na forma de sono e irritabilidade, por exemplo.

É recomendável não pular nenhuma refeição, não comer rápido demais e preferir frutas ou lanches saudáveis em vez de salgadinhos e doces. Uma boa alimentação faz toda a diferença na rotina de trabalho que você deve manter. Beber água regularmente também. Na correria do dia a dia, a gente acaba se esquecendo disso. Deixar uma garrafa com água na mesa funciona como um ótimo lembrete.

Organização para seu home office

Determinadas tarefas podem te tirar do sério e nessas horas, ter uma mesa desorganizada tende a deixar a situação pior, afinal, você pode ter a sensação de que está perdendo o controle ou se irritar ainda mais por conta da dificuldade de encontrar determinado objeto no meio da bagunça – como um documento.

Outro efeito da falta de organização é a procrastinação, por isso, crie o hábito de organizar a sua mesa ou escritório regularmente. Uma sugestão é você usar esse momento para desligar um pouco a mente do trabalho.

Ah, essa mesma dica vale para a área de trabalho do seu computador ou para esse monte de abas abertas aí no seu navegador – feche as menos importantes ou guarde-as para depois.

Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

Kit 4 Cubos Ark Aramado com madeira
Os nichos e prateleiras são excelentes organizadores para home office!

Os organizadores aramados são essenciais para um manter um home office em ordem. Nichos decorativos, prateleiras, telas, carrinhos multiusos e organizadores de escritórios aramados são alguns dos itens que não podem faltar em um home office organizado.

Iluminação e limpeza são importantes

Um ambiente com iluminação reduzida ou luz alaranjada é ótimo para relaxar e para o trabalho também, por isso, abra as janelas e deixe a luz natural entrar! Ou, então, use lâmpadas com luz fria (branca), do contrário, você poderá sentir sonolência com mais facilidade.

Limpar regularmente o local de trabalho também contribui para o seu home office, simplesmente porque, além da importância óbvia da higiene, você se sente mais confortável em um ambiente que não tem poeira nos móveis, sujeira no chão, manchas de gordura no teclado ou mouse e por aí vai.

Vantagens e desvantagens do home office

As vantagens de trabalhar em casa podem ser inúmeras, sendo que o principal atrativo é, de fato, desfrutar da comodidade do seu lar. Este, talvez, seja o sonho de todo profissional, sendo vantajoso economicamente e pessoalmente.

Mas nem só de alegrias é o home office, certo? Preparamos uma lista de vantagens e desvantagens do home office:

Vantagens:

  • Independência e autonomia;
  • Flexibilidade de horários;
  • Boa alimentação;
  • Redução do estresse relacionado ao trânsito;
  • Privacidade;
  • Redução de custos com passagem;
  • Facilidade para ter outro tipo de renda;
  • Otimização das tarefas.

Desvantagens:

  • Confundir os ambientes;
  • Excesso de trabalho;
  • Isolamento;
  • Preconceito por parte da família por “trabalhar em casa”;
  • Dificuldade para tirar tempo de lazer.
Tags do post:
Categoria do post:
Dicas · Home Office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *