Nichos decorativos
Apostar em decoração com flores é a melhor maneira de repaginar o seu lar sem precisar investir em grandes mudanças. Além disso, as plantas trazem mais vida, frescor e aconchego aos ambientes. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como utilizá-las para compor o décor.
Então, que tal aproveitar a chegada da primavera e aprender como usar as flores e deixar sua sala ainda mais bonita? Confira as dicas que separamos para você não errar na decoração!
1. Faça arranjos
Morar em um apartamento sem varanda ou sacada não é motivo para não ter uma decoração com flores. Faça arranjos com flores. Para isso, escolha vasos com tamanhos proporcionais à quantidade de flores e que seja uma peça que combine com o restante da decoração.
Quer uma excelente dica para acertar? Vasos de tons neutros ou em vidro transparente são os ideais, porém as cores não vão conflitar com o colorido das pétalas. Sobre onde posicionar, a sala de estar oferece várias possibilidades: sobre a mesa de centro, de canto, no rack ou aparador.
Aliás, um belo arranjo no aparador logo na entrada da casa é um grande clássico e não tem erro!
2. Decore com flores nas paredes
Outra excelente opção é utilizar as flores nas paredes, isto é, em prateleiras e nichos. Essa é a alternativa perfeita para quem não conta com muito espaço. Isso porque explorar o espaço vertical é a melhor forma de elevar o nível de decoração sem comprometer a circulação e a funcionalidade do ambiente.
Aproveite e instale prateleiras e nichos próximo às janelas. Desse modo, as flores receberão ventilação e iluminação natural, que são essenciais para que as plantas se desenvolvam bem e permaneçam sempre bonitas.
3. Combine com a decoração do ambiente
Há diversos tipos de flores, que variam em cores, volume, formatos, tamanhos e até quantidade de flores por caule. Do mesmo modo, há vários estilos de decoração. Como as plantas farão parte do décor, é fundamental que elas não destruam o ambiente.
Para isso, escolha flores cujas cores façam parte da paleta escolhida para o ambiente. Outro ponto é a quantidade e espécie. Por exemplo, se você optou por uma proposta minimalista, utilize arranjos simples e em menor quantidade. Outro exemplo: uma decoração clássica pede uma flor mais requintada, como as orquídeas; por sua vez, um estilo romântico ficará ainda mais charmoso com um arranjo que mistura rosas e lisianthus.
4. Escolha as espécies mais adequadas
Para ter uma decoração com flores sempre bonitas, é importante escolher espécies de plantas que se adaptam melhor a ambientes internos, onde geralmente não há iluminação direta.
Algumas ótimas opções são:
- lírio da paz;
- antúrio;
- begônia;
- bromélia;
- orquídea;
- violeta;
- petúnia;
- onze horas;
- flor de maio;
- lavanda;
- gerânio;
- flor-da-fortuna;
- clivia;
- amarílis.
Viu como é fácil fazer uma bela decoração com flores? Ao seguir as dicas deste post, você terá um lar mais aconchegante, com vida e alegria que só as plantas são capazes de trazer aos ambientes.
Gostou das dicas? Compartilhe o post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como decorar utilizando as flores.