Decoração com prateleiras: guia completo para organizar a casa toda

9 de novembro de 2022
833
Views

Uma boa decoração precisa, ao mesmo tempo, tornar a casa mais bela, aconchegante e contribuir para a praticidade e organização dos ambientes. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldade, pois pensam que o pouco espaço disponível limita as possibilidades.

Mas saiba que isso não é verdade. Afinal, a decoração com prateleiras é uma forma excelente de explorar os espaços verticais, enriquecer a estética e aumentar a funcionalidade do cômodo. Ou seja, elas são complementos fundamentais nos quais você não pode deixar de apostar.

Por isso, nós preparamos um guia completo para você acertar na escolha do modelo, posição e como utilizar as prateleiras em cada cômodo da sua casa. Confira!

Por que utilizar as prateleiras na decoração?

A vida moderna e cada vez mais acelerada trouxe a tendência de imóveis menores com o objetivo de trazer mais praticidade ao dia a dia. Porém, ao mesmo tempo, também trouxe o desafio de conseguir deixar o lugar bonito, confortável e sempre organizado.

Saiba que há muitas estratégias eficientes para isso, e a decoração com prateleiras é uma das mais eficazes. A seguir, confira por que utilizá-las é uma excelente alternativa.

Otimizam o espaço

Quando não planejamos bem os espaços de armazenamento, sempre ficamos com a sensação de que a casa está bagunçada ou abarrotada de objetos. Isso pode comprometer a circulação das pessoas pelo ambiente e, ainda, prejudica o nosso cotidiano. Afinal, dificulta encontrarmos os objetos que queremos.

Isso acontece quando não usamos o espaço de forma eficaz. E as prateleiras ajudam muito nisso. Explorar as paredes permite enriquecer a decoração e organizar melhor tudo o que queremos sem que isso ocupe espaço. Ainda, permite uma melhor distribuição dos itens decorativos.

Ajudam na organização dos ambientes

Uma das grandes vantagens das prateleiras é que há modelos de diversos tipos e tamanhos. Além disso, você pode optar por fazer uma bela composição com várias peças. Isso significa que você poderá utilizá-las da melhor forma para atender às suas necessidades.

Assim, haverá espaço suficiente para armazenar tudo o que quiser. Quer um bom exemplo? Imagine que ao preparar suas refeições, você utiliza diariamente determinados condimentos. Agora, imagine que cada vez que você for cozinhar, tem que procurar e depois guardar cada um deles.

Complicado, não é mesmo? Agora imagine uma prateleira na cozinha, onde você pode colocar os ingredientes que mais utiliza, deixando-os sempre à mão e mantendo o ambiente sempre bem organizado. Quanta diferença!

E essa organização pode ser feita em todos os ambientes da sua casa, como você verá ao longo do post.

Enriquecem a decoração

Muita gente não sabe, mas as prateleiras são um complemento importante da decoração de uma casa. Ou seja, não servem apenas como espaço de armazenamento e para organizar o lar.

Você pode utilizá-las para decorar com livros, vasos de plantas, objetos decorativos, quadros apoiados ou, até mesmo, uma composição com vários elementos. Elas deixam o espaço preenchido, com a decoração completa e visualmente equilibrada. Aliás, elas são ainda mais importantes em ambientes menores, onde as opções de decoração parecem limitadas.

São peças versáteis

Não importa o estilo de decoração que você escolheu: certamente há um modelo de prateleira que harmonize com a proposta. Basta escolher o modelo, design, acabamento e cores que combinem com o restante do ambiente. No estilo escandinavo, por exemplo, elas podem ser colocadas na sala e servir como apoio para um vaso de folhagem pendente, dois ou três livros e um item decorativo em madeira.

Por sua vez, no estilo industrial, uma prateleira preta com detalhes em aço, pode servir para acomodar 3 quadros de diferentes tamanhos, um telefone antigo e um relógio moderno, por exemplo.

São fáceis de serem instaladas

Quer repaginar os ambientes sem gastar muito e sem o quebra-quebra de obras? As prateleiras podem ser facilmente instaladas. Aliás, elas também são muito fáceis de serem removidas e colocadas em outro lugar, caso você seja o tipo de pessoa que gosta de renovar a decoração de tempos em tempos.

Essa vantagem também é muito importante para quem mora de aluguel. Como é preciso devolver o imóvel nas mesmas condições em que recebeu, ao tirar as prateleiras ficarão apenas alguns furinhos na parede, que podem ser rapidamente cobertos com massa.

Podem ser utilizadas em todos os cômodos

A decoração com prateleiras pode ser usada em qualquer ambiente da casa, desde quartos, salas, até banheiro e varanda. Seja qual for o cômodo escolhido, pode ter certeza que ele ficará sempre organizado e muito mais charmoso.

Como há modelos de todos os tamanhos, elas cabem em qualquer lugar e em todos eles podem exercer a dupla função de organizar e embelezar.

Como fazer uma bela decoração com prateleiras?

Agora que você já conhece os principais benefícios das prateleiras, é hora de saber como utilizá-las em cada cômodo. A seguir, confira ideias incríveis para você se inspirar.

Quarto

Prateleira Aramada Rústica Retangular Decorativa

Os quartos dos imóveis modernos contam com uma metragem menor. Desse modo, geralmente a decoração fica apenas por conta da escolha das cores das paredes, do estilo do guarda-roupas e dos modelos das roupas de cama. Quando é assim, sempre ficamos com a sensação de que falta alguma coisa.

Como o quarto é o ambiente mais intimista de uma casa, merece uma decoração com um toque mais afetivo. E as prateleiras são o elemento perfeito para isso. Elas podem servir para acomodar porta-retratos com as fotos de momentos inesquecíveis com a família, livros preferidos, um pequeno arranjo de plantas para trazer mais vida ao lugar ou, ainda, itens decorativos que combinam com a proposta desejada.

E você se engana se acha que não tem espaço suficiente. Que tal colocá-las acima da cabeceira e da porta ou ao lado da cama, servindo como mesinha de cabeceira? Esses lugares geralmente são esquecidos e devem ser explorados. Aliás, vale lembrar que as prateleiras podem ir até o teto. Então, acredite, há bastante espaço para ser aproveitado.

Quarto infantil

Prateleira de madeira 25 cm P - Linha Easy

No quarto das crianças, as prateleiras têm um papel ainda mais importante: ajudar no desenvolvimento dos pequenos. Isso porque elas são um elemento fundamental na decoração montessoriana, cujo objetivo é promover a autonomia, liberdade e cuidado no desenvolvimento natural das crianças.

Para isso, todos os móveis do quartinho são posicionados na altura da criança, para que ela tenha a liberdade de explorar os espaços e seus itens pessoais. Então, utilizar prateleiras baixas, onde as crianças alcancem os objetos, é mais do que uma questão de organização e decoração, pois contribui para a evolução dos pequenos.

Livrinhos infantis, brinquedos preferidos e, até mesmo, roupas e calçados devem ser colocados nas prateleiras. Além de possibilitar que a criança escolha sozinha o que quer, também auxilia no senso de responsabilidade, pois você poderá pedir para que seu filho guarde os itens no lugar logo após utilizá-los.

Cozinha

Estante aramada 3 prateleiras pequenas Connect

A cozinha é considerada o coração da casa, e esse ambiente sem prateleiras é quase como feijão sem arroz. A boa notícia é que elas podem ser incluídas em qualquer espaço, como entre o armário aéreo e a parede, acompanhando a bancada da pia, ao lado da coifa, entre o balcão e os armários aéreos. Enfim, há uma grande variedade de opções.

Nelas, você pode colocar os condimentos e utensílios que utiliza diariamente, formando uma composição harmônica para ajudar na decoração. Por exemplo, para os temperos ou alimentos como açúcar, café, arroz, feijão, você pode utilizar porta-mantimentos bonitos e que combinem com a proposta decorativa.

As prateleiras perto da janela são o suporte perfeito para pequenos vasinhos ou floreiras, onde você pode plantar temperinhos como cebolinha, salsinha, manjericão, tomilho, alecrim, pimenta, entre outros.

Prateleira Retrô Multiuso

Além disso, você pode utilizar uma parte da prateleira para colocar xícaras e pires para montar um cantinho do café, tornando sua cozinha ainda mais aconchegante e acolhedora. Outra opção é escolher uma prateleira multiuso, que conta com ganchos na parte inferior, onde você pendurar as canecas, xícaras ou outros utensílios, como talheres utilizados para preparar os alimentos.

Sala de estar

A sala de estar é o cômodo mais visitado em uma casa. É onde relaxamos com a família assistindo filmes e séries e onde confraternizamos com a família. Por isso, é tão importante decorar e organizar o ambiente. As prateleiras podem ficar dispostas no painel da TV, acima, abaixo ou mesmo dos lados.

Carrinho de bebidas aramado decorativo Niva

Se você tem um aparador, também vale explorar o espaço acima dele. Nesse caso, você pode utilizar esses móveis para montar um barzinho em casa e, assim, aumentar as possibilidades de interação com seus convidados.

Caso você decida posicionar as prateleiras na parede atrás do sofá, tome o cuidado para que a altura da mais baixa fique acima da cabeça de quem senta. Além disso, veja se a altura dela não incomoda quando você for se levantar do sofá. Mas, o que colocar nas prateleiras?

Há infinitas possibilidades: livros, objetos decorativos, vasos com plantas pequenas ou mais volumosas e, até mesmo, quadros. A grande tendência agora é não fixar os quadros na parede, mas, sim, apoiá-los sobre um aparador, balcão ou prateleiras.

Quer uma decoração mais refinada? Então, faça uma composição com diversos elementos. Por exemplo, dois ou três livros cujas cores da capa pertençam à mesma paleta, um vaso com um cachepô que combina com o décor e um objeto decorativo que harmonize com os demais itens.

Ainda, vale a pena investir em prateleiras decorativas, isto é, cujo design foge do padrão. Há modelos em aramado, com estrutura hexagonal, quadrada, circular ou retangular.

Banheiro e lavabo

Banheiro

Sobre as prateleiras no banheiro você pode organizar produtos de higiene pessoal, maquiagem, perfumes, rolos de papel e o que mais você precisar deixar à mão. Quer aumentar ainda mais a praticidade do lugar? Escolha uma prateleira para cada morador da casa. Assim, não terá mais confusão ou troca de itens.

Para decorar, você pode utilizar pequenos vasinhos com plantas, como lavanda, avenca, espadinha de São Jorge, bambu, entre outras. Também, velas aromáticas, aromatizadores de ambiente, frascos bonitos para sabonete líquido, caixas organizadoras para colocar rolos de papel e demais itens de higiene.

Aliás, as prateleiras podem ser utilizadas até mesmo dentro do box, organizando shampoos, condicionadores e máscaras para o cabelo. Nesse caso, observe se o material pode ser molhado sem que a água o danifique.

Área de serviço

Todo mundo sabe que a área de serviço deve ser muito bem organizada para facilitar a limpeza no dia a dia. Porém, muitos acabam negligenciando a decoração desse ambiente.

Acima da máquina de lavar, elas deixam produtos como sabão em pó, amaciante e alvejante sempre à mão. Aliás, que tal colocar esses produtos em dispensers bonitos? Acima da mesa de passar, acomodam o ferro, produto facilitador para passar roupa, entre outros itens que você utiliza nessa hora.

Prateleira Retrô Multiuso

Uma prateleira multiuso (aquelas com ganchos na parte inferior) também é uma excelente opção para a área de serviço, pois você pode pendurar rodo e vassouras, evitando que as cerdas se danifiquem. Em cima da prateleira, coloque panos de limpeza, lustra-móveis, água sanitária, limpador multiuso e outros produtos que você costuma usar.

Varanda

As prateleiras também podem ser utilizadas na área externa, como varanda ou sacada. Mas verifique se o material do qual é feita resiste ao sol e chuva (caso o ambiente não seja totalmente coberto).

Prateleira Retrô Multiuso

Está sem ideias do que colocar nelas? Uma das melhores ideias é aproveitar o espaço e fazer um jardim ou uma horta vertical. As plantas enriquecem qualquer decoração, trazendo mais vida e frescor ao ambiente. Se optar pela horta, outra vantagem é a de sempre ter ingredientes orgânicos fresquinhos sempre à mão na hora de preparar suas refeições.

Aqui também vale investir nas prateleiras decorativas ou, ainda, nas multiuso. Assim, nos ganchos você pode pendurar os itens de jardinagem, como pá, garfo, tesoura de poda e ancinho.

Viu como é muito fácil fazer uma bela decoração com prateleiras? Além de aumentar a funcionalidade e organização, elas são ideais para embelezar todos os ambientes sem ocupar espaço. Utilizar essas peças ajuda na verticalização do décor, liberando a circulação das pessoas pelo ambiente e ajudando a distribuir melhor todos os elementos decorativos, garantindo um equilíbrio visual de todo o cômodo.

Então, não deixe de visitar o site da Aramado para conhecer todos os nossos modelos de prateleiras. Certamente você encontrará o perfeito para o seu lar.

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *