Prateleiras Aramadas:
Funcionais para qualquer ambiente

27 de setembro de 2021
1752
Views

Prateleiras aramadas estão se tornando itens decorativos curingas dentro dos mais diversos projetos de interiores. Versáteis e funcionais, podem ser encontradas em diversos modelos, cores e formatos, trazendo harmonia para o lar e combinando com os mais diferentes estilos de decoração. Confira dicas especiais para decorar e organizar sua casa com as prateleiras aramadas.

Prateleiras aramadas e nichos decorativos funcionam como grandes produtos curingas da decoração e da otimização de espaços. São itens indispensáveis para casas ou apartamentos pequenos, já que não impedem a circulação do ambiente e podem ser fixados em qualquer cômodo e ao mesmo tempo, são essenciais para a organização de objetos decorativos de todos os tamanhos e formatos.

Seja para organizar ou decorar a sala, o quarto, o home office, a varanda, a cozinha ou o banheiro, as prateleiras aramadas podem ser aproveitadas de várias formas dentro do ambiente, além disso possuem inúmeros modelos, cores e espessuras se adaptando a sua necessidade e ao estilo decorativo do lar.

Leia também: 10 Estilos de Decoração para se inspirar

Prateleiras aramadas
Transforme a decoração do seu lar!

Os design de interiores adoram colocar as prateleiras aramadas nos ambientes, já que são elementos fixados em paredes que proporcionam muita versatilidade, além de possuírem três usos principais dentro do espaço:

  • Criar e expandir o espaço de armazenamento;
  • Organizar o ambiente;
  • Decorar qualquer cantinho com sofisticação e funcionalidade.

Dada a versatilidade da prateleira aramada, bem como a economia que ela proporciona na hora de decorar um ambiente, confira dicas importantes para decorar e organizar todos os ambientes da sua casa ou apartamento com prateleiras aramadas.

Leia também: Prateleira Retrô Multiuso Aramada: Para organizar varanda, lavanderia e banheiro

Valorize a decoração dos ambientes: Como utilizar as prateleiras aramadas?

As prateleiras aramadas podem ser utilizadas para apoiar todos os tipos de objetos – na cozinha por exemplo, pratos, panelas, livros de receitas e vasos de temperos, já na lavanderia, produtos de limpeza, vassouras, rodos e para finalizar, no banheiro, elementos decorativos, frascos de perfumes e cremes, difusores, cestos ou carrinhos multiuso para organizar toalhas e muito mais.

Leia também: Prateleiras Multiuso: Para organizar sala, quarto e home office

Móveis Aramados
Crie ambientes diferenciados e organizados com a prateleira aramada!

A versatilidade e a flexibilidade são justamente os principais pontos que fazem com que as prateleiras aramadas se tornem as favoritas da organização e da decoração do lar, já que se adaptam ao local com facilidade, completam e integram espaços e servem tanto para organizar quanto para decorar o ambiente.

Leia também: Prateleira Retrô Multiuso: Para sala de jantar e cozinha

As prateleiras aramadas são objetos indispensáveis para personalidades criativas, que adoram explorar todas as possibilidades de decoração e estão sempre em busca de algo útil e charmoso. As prateleiras aramadas podem dar um toque de charme, graça e sofisticação ao ambiente.

Quais são as diferenças entre as estantes, prateleiras e nichos?

O que diferencia os nichos das prateleiras aramadas é que os nichos decorativos são mais fechados e possuem uma forma geométrica bem definida, como quadrado, triângulo, hexágono e círculo. Já as prateleiras são mais lineares e abertas.

Leia também: Prateleiras: Otimize espaços e organize

Os nichos decorativos e prateleiras aramadas se diferenciam das estantes por não possuírem bases de sustentação, já que são fixados em paredes. Entretanto, já é comum encontrar algumas decorações que empilham os nichos ou instalam as prateleiras para funcionarem como estantes.

Quais são as vantagens de utilizar as prateleiras aramadas em casas ou apartamentos?

Jardim
Deixe todos os objetos sempre ao alcance das mãos!

A primeira grande vantagem das prateleiras aramadas está na possibilidade de aproveitar espaços ociosos. Por exemplo, utilizá-los para organizar livros sobre a mesa de trabalho ou computador já se tornou uma alternativa tradicional. 

Leia também: Varanda pequena: Dicas para decorar e organizar

A segunda vantagem é a praticidade de deixar itens bastante usados sempre ao alcance das mãos. Sobre as prateleiras aramadas, podem ser deixados os temperos na cozinha, os objetos de higiene pessoal no banheiro, ou as garrafas no bar ou na varanda gourmet.

O terceiro benefício é a versatilidade da prateleira aramada. Não é possível utilizar um rack no banheiro ou um armário de cozinha no quarto, mas é viável trocar as prateleiras aramadas de lugares, bastando uma simples pintura e pouco trabalho para instalá-los em qualquer cômodo desejado.

Leia também: Organização de Banheiro: 10 Dicas Práticas

Como selecionar a melhor prateleira aramada para seu ambiente?

Prateleiras
Utilize as prateleiras aramadas para organizar o quarto com praticidade!

Antes de escolher o melhor modelo e usar esses itens curingas na decoração com praticidade, é fundamental tomar alguns cuidados e seguir alguns passos:

Leia também: Organize sua cozinha com aramados

Defina o melhor local para instalação 

Determine se você usará prateleiras aramadas e nichos em substituição a algum móveis ou para otimizar um espaço. Em seguida, tire as medidas do local para não errar na largura da prateleira aramada.

Cozinha

Cuide da organização da prateleira 

A regra número um da utilização dos nichos e prateleiras aramadas é deixar tudo organizado. A segunda é não sobrecarregá-los com itens desnecessários, pois isso impedirá que você alcance outros objetos ou bloqueará a visão de outros itens decorativos. 

Prateleira Retrô Multiuso
No banheiro, podem ser organizados frascos de perfume e objetos de higiene.

Harmonize os itens 

Padrões e simetrias são buscados instintivamente pelo cérebro humano e decretam se um ambiente, pessoa ou objeto é belo ou feio. Qualquer combinação exótica em tamanhos precisará ser compensada pela harmonização de cores e vice-versa. Essa regra também vale para os nichos e prateleiras aramadas na organização.

Por isso, procure utilizar potes, caixas organizadoras ou objetos que possuam alguma conexão entre si. Isso evitará que as pessoas estranhem o ambiente por causa de uma combinação pouco harmoniosa. 

Use-os em ambientes pequenos

Sabe aquele pequeno vão entre o sofá e uma parede, ou o espaço sobre a televisão? Eles podem ser usados para fixar pequenas prateleiras e inserir quadros, porta-retratos e itens decorativos, ou para guardar pequenos objetos, como o controle remoto, tablets e leitores de livros digitais.

Lavanderia
Na lavanderia, podemos utilizar a prateleira aramada como suporte para vassouras, rodos e produtos de limpeza.

Destaque o espaço 

Pintar ou usar um papel de parede de cor diferente apenas onde serão instaladas as prateleiras e nichos é uma boa forma de romper a monotonia do ambiente e destacar os itens decorativos.

Reforçar a iluminação com luzes embutidas também pode dar um destaque aos itens e, ao mesmo tempo, proporcionar uma luz menos intensa ao ambiente. Por exemplo, em quartos de bebês, essa dica pode funcionar para não acender a lâmpada principal durante as madrugadas.

Nicho decorativo hexagonal - Linha Wire
Nichos decorativos também funcionam na decoração de um lar!

Adote-os em uma parede inteira

A parede atrás do bar pode usar os nichos hexagonais para formar uma espécie de colmeia para as garrafas de vinho e simular uma pequena adega. Já a que recebe a instalação da televisão pode ser decorada com prateleiras aramadas e nichos cuidadosamente combinados. Mesmo em espaços maiores, sua utilização também é bem-vinda. Contudo, é preciso harmonizar, organizar e não sobrecarregar com a exposição de diversos itens.

Busque a praticidade

Se o seu desejo é armazenar a maior quantidade de objetos possível, as prateleiras e nichos também são uma opção. Essa alternativa é ideal para lavanderias, dispensas e cômodos menos frequentados.

Banheiro
O banheiro é um ambiente pequeno dentro de um lar, por isso as prateleiras aramadas são super recomendada para esse espaço.

Nesse caso, utilize caixas organizadoras e evite deixar um grande vão entre o término da caixa e a próxima prateleira aramada. Esse simples cuidado agregará mais simetria ao espaço, facilitará a limpeza e descomplicará a organização.

Prateleiras e nichos podem ser usados em qualquer cômodo e em qualquer espaço, mas não de qualquer jeito. Por isso, planeje a utilização, faça uma boa avaliação do material e mantenha o ambiente sempre organizado. Caso contrário, o grande aliado da sua decoração se transformará em um vilão!

Categoria do post:
Banheiro · Cozinha · Dicas · Home Office · Jardim · Lavanderia · Organização · Quarto · Sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *