Entenda o que é a decoração orgânica e porque o conceito é tendência!

28 de setembro de 2022
555
Views

A decoração orgânica é uma tendência que traz os elementos naturais para dentro dos imóveis. O objetivo é, justamente, resgatar a sensação de aconchego, amenizando o peso dos materiais industriais e artificiais. 

Há inúmeros detalhes que fazem parte deste estilo decorativo, como móveis curvos, formas arredondadas e texturas naturais. Com isso, é possível criar ambientes personalizados e com a cara dos moradores. 

Quer entender mais sobre as características e porque vale a pena adotar a decoração orgânica na sua casa? Acompanhe a seguir e confira!

O que é decoração orgânica?

A decoração orgânica é um estilo que prioriza os elementos naturais, como madeira, pedra, sisal, algodão e plantas. O intuito é trazer a simplicidade e tranquilidade da natureza para dentro do lar.

Em geral, os materiais utilizados na decoração orgânica são leves e frescos, garantindo maior sensação de conforto e aconchego. Os móveis geralmente são em cores neutras ou tons terrosos, como marrom, mostarda e bege.

As estampas étnicas também estão bastante presentes nesse estilo decorativo, assim como os temas florais e tropicais. Elas podem ser aplicadas em tapetes, almofadas, toalhas e roupa de cama, por exemplo.

Carrinho de bebidas aramado decorativo Niva - decoração orgânica

O uso de plantas completa a sensação de frescor e ajuda a trazer a natureza para a casa. O conceito ainda valoriza objetos feitos artesanalmente, mesclando elementos da cultura local com peças de outras cidades ou países, já que a decoração orgânica se baseia tanto na questão ambiental quanto cultural.

Quais são as principais características do estilo?

A decoração orgânica promove ambientes modernos, elegantes e, ao mesmo tempo, aconchegantes, trazendo maior sensação de bem-estar aos moradores. Isso ocorre por conta dos elementos e características utilizados em peso nesse estilo. Veja a seguir!

Formas arredondadas

Em geral, o design dos móveis e das demais peças decorativas é mais fluido e arredondado. Por exemplo, sofás curvos e com inclinações, assim como mesinhas de centro redondas, enriquecem o projeto e deixam a decoração ainda mais bonita. 

Texturas naturais

Tanto as texturas quanto os revestimentos são mais naturais na decoração orgânica. A ideia é reduzir ao máximo possível o aspecto industrial das construções, trazendo mais vivacidade e harmonia aos imóveis.

Mobília curva

A mobília, igualmente, pode mesclar os elementos orgânicos com formato curvado, remetendo à natureza e suavizando o ambiente como um todo. A função das curvas é contribuir no aspecto de leveza e neutralidade das cores.

Uso de plantas

As plantas auxiliam na purificação e umidificação do ar, além de serem itens que transmitem relaxamento e concentração aos moradores. Na decoração orgânica, em geral, se utiliza cachepôs, vasos de chão e espécies mais resistentes para ficar dentro de casa.

Paleta de cores que combinam

A utilização de uma paleta de cores naturais que combinam entre si, cria ambientes convidativos e confortáveis. Ou seja, além das formas, o visual orgânico traz tons terrosos que podem ser aliados ao verde das plantas, sempre valorizando a iluminação natural para destacar o mobiliário e deixar o lar mais alegre.

Não há dúvidas que a decoração orgânica tem sido cada vez mais adotada em imóveis que desejam seguir as tendências. A sala, cozinha, quartos e varanda, por exemplo, são alguns dos locais da casa que podem receber os elementos naturais de maneira totalmente personalizada. 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também diferentes estilos de decoração para o seu apartamento!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *