Confira 4 formas de aproveitar a luz natural na sua casa

3 de outubro de 2022
439
Views

Deixar a luz do sol entrar nos ambientes valoriza a decoração, dá a impressão de amplitude tão importante para lugares menores, evita o surgimento de mofo e bolor e ajuda a reduzir a conta de energia.

Além disso, também aumenta a sensação de aconchego, bem-estar e contribui muito para a qualidade de vida. Quer saber como aproveitar a luz natural para iluminar sua casa e obter todos esses benefícios? Então, não deixe de conferir as 4 dicas que separamos para você!

1. Acerte na escolha das cortinas

Uma das melhores maneiras de aumentar a entrada de luz natural é optar por janelas grandes. No entanto, se você não quer enfrentar uma obra, a solução é acertar na escolha das cortinas.

Kit prateleira aramada grande tripla Connect - luz natural

Prefira as com cores claras e feitas em tecidos leves e fluidos, como voil. Ele permite a entrada da claridade e, ainda, mantém a privacidade do interior da casa quando estão fechadas.

Prefira os modelos que podem ser quase totalmente abertas. Assim, durante o dia, sua casa ficará repleta de luz.

2. Aposte em uma decoração em tons claros

As cores claras oferecem a grande vantagem de dar a sensação de amplitude aos ambientes. Além do mais, refletem a luz, fazendo com que a iluminação se espalhe por todos os cantos.

Então, se você quer aproveitar a luz natural, invista em uma decoração em tons claros, como branco, off white, bege, cinza claro e tons pastéis. Lembre-se de que essas cores devem estar presentes principalmente em grandes áreas, como paredes, portas, cortinas, pisos e móveis mais volumosos.

Se o revestimento do seu piso é escuro, uma excelente alternativa é colocar um tapete claro.

3. Não obstrua a passagem da luz natural

A escolha dos móveis e a maneira como ficam dispostos também interfere bastante em como a luz atinge os ambientes. O ideal é apostar em uma decoração minimalista. Afinal, como ela consiste em poucos elementos, permite que a iluminação se espalhe uniformemente.

Estantes - luz natural

Também é interessante evitar móveis muitos volumosos e posicionados próximos às janelas e portas. Algumas peças do mobiliário e da decoração podem ser em aramado. Por serem itens vazados, possibilitam a passagem de luz. Ainda há o fato de enriquecerem o décor sem parecer que ocupam espaço. Então, são peças nas quais vale a pena investir.

4. Coloque espelhos em locais estratégicos

Utilizar espelhos é um ótimo truque para aproveitar a luz natural. Quando posicionados próximos a janelas, eles a refletem e a distribuem pelo ambiente. Desse modo, você conseguirá potencializar a iluminação, além de aumentar também a sensação de mais espaço.

Espelho aramado decorativo Niva - luz natural

Isso acontece porque os espelhos têm o poder de ampliar a profundidade dos cômodos, dando uma perspectiva maior.

A mesma dica vale para revestimentos em azulejos e outros acabamentos lisos e espelhados, como tampos de mesas, aparadores, revestimento dos armários e itens decorativos, visto que eles também refletem a luz.

Viu como é bem fácil aproveitar a luz natural dentro de casa? Ao seguir as dicas deste post, você terá ambientes mais claros, com a sensação de serem maiores e, ainda, com uma estética incrível.

Que tal repaginar seu lar? Se você quer isso sem prejudicar seu orçamento, não deixe de conferir dicas valiosas para renovar a decoração do apartamento gastando pouco!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *