Dicas de como renovar a decoração do seu apartamento em 2022 gastando pouco

18 de julho de 2022
509
Views

Está em busca de ideias para renovar a decoração do apartamento gastando pouco? A boa notícia é que é totalmente possível repaginar a aparência do seu imóvel, sem pesar muito o orçamento.

Investir em plantas, nichos, prateleiras, pintura das paredes e aramados, por exemplo, são alternativas de baixo custo que favorecem significativamente o ambiente. Basta ter criatividade e boa vontade para tornar o seu lar muito mais estiloso, aconchegante e sustentável. 

Acompanhe a seguir e confira as nossas dicas para transformar a decoração do apartamento em 2022 com pouco dinheiro!

Descubra se é possível decorar o apartamento gastando pouco

decoração do apartamento

Atualmente, existem diversas maneiras de transformar os ambientes e os cômodos, sem precisar, necessariamente, gastar muito dinheiro. Para muitas pessoas, isso costuma ser bastante complicado, principalmente quando a intenção é fazer mudanças estratégicas no imóvel. 

No entanto, com inteligência e criatividade, é possível sim realizar diversas alterações incríveis, tanto no apartamento quanto na mobília. Por exemplo, por meio do reaproveitamento de móveis antigos, de uma pintura nova e de uma decoração mais moderna e autêntica, você consegue ter bons resultados. 

A vantagem de reutilizar materiais é ter mais liberdade para transformá-los como você quiser, garantindo peças personalizadas e únicas. Os itens sem uso, inclusive, podem ter uma nova utilidade. Ao fazer isso, fica mais simples trabalhar a criatividade e imaginar novas funções para os objetos. 

Portas antigas, por exemplo, podem virar mesas, garrafas de vidro podem compor a decoração e servir como luminárias, caixotes podem virar nichos, entre outros. O famoso Faça Você Mesmo é uma das formas mais divertidas e eficientes de economizar na decoração do apartamento

Além disso, na internet, é possível encontrar tutoriais que facilitam as criações. A melhor dica, portanto, é pesquisar inspirações e utilizar materiais que você já tem em casa para economizar ainda mais. Tenha em mente que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para transformar o ambiente e criar uma atmosfera totalmente nova.

Confira dicas incríveis para transformar o seu apartamento

Com alguns simples passos, é possível ter uma decoração bem bacana gastando pouco. A dica de ouro é reaproveitar o que você já tem e dar uma repaginada nos objetos e mobílias.

Uma vez que a mobília já está reformulada, você pode até mesmo considerar adquirir alguns itens que combinem com o estilo do seu apartamento. 

E não pense que, para isso, é necessário gastar muito. Você pode, por exemplo, comprar móveis e utensílios em brechós especializados em peças usadas e antigas. Quadros, cortinas, luminárias e louças podem ser encontrados a um preço bem atrativo. 

Veja, a seguir, outras dicas incríveis para transformar a decoração do seu apartamento!

Utilize aramados

decoração do apartamento

Os aramados são ótimos utensílios para manter a organização do closet, quarto, lavanderia, despensa, entre outros cômodos do apartamento. Prateleiras aramadas, por exemplo, podem proporcionar a otimização do espaço disponível, principalmente em imóveis pequenos.

Além de tudo, as peças têm um ótimo custo-benefício, são práticas, versáteis e bonitas, e ainda contribuem para criar um ambiente multifuncional. Ou seja, os aramados são perfeitos para quem deseja renovar o lar gastando pouco, mesmo que o local tenha um tamanho limitado.

Reaproveite materiais

Outra dica para economizar é reaproveitando materiais que já existem no seu apartamento. Essa pegada mais sustentável está com tudo e pode ser uma excelente maneira de economizar e criar uma decoração mais moderna. Qualquer objeto parado e sem uso pode acabar se tornando uma mobília personalizada. 

Uma boa ideia, também, é garimpar mobílias em lojas de decoração de usados. É possível encontrar lindas peças vintage em excelente estado de conservação por um preço justo. Além disso, vale a pena apostar na restauração do que você já tem em casa para reduzir ainda mais o orçamento.

Invista em plantas

decoração do apartamento

As plantas trazem frescor, harmonia e melhoram como um todo o ar do ambiente onde são cultivadas. Para gastar pouco, invista em plantas e espalhe vasos e jardineiras em diversos pontos do apartamento. Trazer a natureza para dentro de casa também é ótimo para tornar o espaço mais acolhedor.

Ainda é possível pendurar os vasos ou colocá-los na varanda, caso o apartamento seja pequeno. Uma tendência, inclusive, é montar hortas verticais com temperos, ervas e, até mesmo, legumes. A vantagem é que ter um pequeno jardim é algo bem acessível e não exige muito material para ser feito.

Pinte as paredes

Uma simples pintura em algumas paredes do apartamento pode mudar completamente a atmosfera do imóvel. Além de ser uma ação bem simples, as tintas são acessíveis e oferecem uma infinidade de cores e texturas para criar uma decoração bem original. 

Uma outra dica bacana é apostar em quadros na parede. Hoje, é possível encontrar modelos de diversos tamanhos e com ótimos preços. Os quadros são versáteis e práticos, e podem ser utilizados em diversos cômodos, trazendo um toque bem especial ao lar.  

Abuse de nichos e prateleiras

decoração do apartamento

Quem gosta de inovar também pode adotar nichos e prateleiras para compor a decoração. Essas peças são excelentes para manter a organização da cozinha, dos quartos, do banheiro e da lavanderia, ou seja, de todos os cômodos. Além de tudo, eles podem ajudar a complementar a decoração do jardim do apartamento.

Você pode armazenar diversos tipos de utensílios em nichos, como produtos de higiene, brinquedos, livros, lençóis e roupas de cama, entre outros. Um dos grandes benefícios é o custo-benefício e a alta durabilidade, assim, você tem a certeza de estar investindo em objetos que podem durar muito tempo, sem gastar muito para isso.

Com criatividade e inovação, é totalmente possível mudar o visual do seu lar, tornando-o muito mais funcional, prático e agradável. A principal indicação é investir em um estilo simples e em utensílios versáteis para manter a decoração do apartamento personalizada, de acordo com a personalidade dos moradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e conheça também as principais características do estilo de decoração minimalista!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *