Saiba como fazer uma horta em apartamento

20 de julho de 2022
585
Views

Está em busca de uma solução barata e simples de transformar o seu lar? Pois saiba que ter uma horta em apartamento pode ser a melhor opção para deixar o imóvel ainda mais bonito e aconchegante.

Colocar plantas na decoração é uma excelente forma de transformar o ambiente, trazendo mais vivacidade e harmonia. O cultivo de plantas também é sinônimo de saúde, já que incentiva os moradores a terem uma alimentação mais natural. 

Acompanhe a seguir e confira as nossas dicas para começar a sua horta em apartamento da melhor maneira!

Benefícios da horta em apartamento

horta em apartamento

Você sabia que ter uma horta em casa pode ser uma ótima forma de aproveitar o tempo livre e garantir diversos benefícios? É isso mesmo! Plantar temperos, ervas, entre outras espécies no apartamento certamente vai fazer você e a sua família consumir alimentos mais saudáveis e orgânicos.

Além disso, a atividade é considerada terapêutica, já que o cuidado com as plantas também ajuda a reduzir o estresse do dia a dia. O simples manuseio da terra estimula a liberação de serotonina, o hormônio responsável pelo aumento do bem-estar e da autoestima.

Se você tem crianças em casa, inclusive, é possível estimular a aprendizagem envolvendo-as no momento de cuidado e manejo da horta. Essa ainda é uma ótima oportunidade de falar sobre a importância de ter uma alimentação saudável e, ainda, de ensinar os pequenos a desenvolver o senso de responsabilidade.

horta em apartamento

Outro benefício que a horta em apartamento oferece é na decoração. Ela ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e agradável, uma vez que as plantas melhoram a qualidade do ar, absorvem ruídos e têm a capacidade de reduzir o calor no lar. 

O resultado disso tudo é um imóvel mais verde, fresco e harmônico. As hortas verticais, por exemplo, são ideais para quem mora em apartamento ou tem pouco espaço disponível. O importante é ter criatividade, um pouco de paciência e boa vontade.

Dicas para começar a horta no apartamento

O primeiro passo para iniciar a sua horta é escolher um local do apartamento que bata sol direto, por pelo menos 6 horas. É possível aproveitar alguma parede da sacada ou uma janela ensolarada para colocar as plantas. Elas precisam estar o mais próximo possível da janela para ter acesso à ventilação e aos raios de sol. 

O mais bacana é que você pode plantar em diferentes recipientes, como jardineiras, caixotes de madeira, vasos, latas e, até mesmo, em potes reaproveitados. Seja qual for o tipo de recipiente, ele precisa ter um furo no fundo para que a água escoe e não apodreça a raiz da planta.

Confira, a seguir, algumas dicas para começar da melhor forma a sua horta em apartamento

Utilize jardineiras de chão

Uma ótima opção é utilizar jardineiras de chão para decorar o lar com plantas. O utensílio é prático e pode ser, inclusive, usado como um item decorativo, proporcionando beleza e sofisticação para o ambiente. Existem modelos tanto na vertical quanto na horizontal, de diferentes tamanhos e encaixes para os vasos. 

A jardineira de chão vai muito bem em espaços vazios e próxima de paredes vazias, sem muitas cores. Também vale a pena colocá-la na varanda do apartamento, que é considerado um dos melhores locais para começar a sua horta. Com o passar do tempo, as plantas crescem e trazem bastante vivacidade ao lar.

Escolha um ambiente propício para as plantas

Mesmo que o seu apartamento tenha pouco espaço disponível, certamente existe um cantinho ideal para o plantio. Basta optar por um local que receba luz solar direta por pelo menos algumas horas ao dia. Por exemplo, você pode apostar na área de serviço, na varanda, nas janelas e nas prateleiras.

Caso o local escolhido tenha acesso ao sol durante todo o dia, é possível ter uma horta completa com ervas, hortaliças e leguminosas. No entanto, caso o ambiente receba pouca incidência solar, o mais recomendado é plantar espécies mais rústicas, como temperos.

Adote caixotes de madeira

Sabe aquela caixa de feira que é usada para acomodar legumes e folhas? Pois é, o item pode ser perfeito para cultivar a sua horta em apartamento. Uma dica, nesse sentido, é acomodar as plantas em latas e colocá-las dentro do caixote para facilitar o controle de rega e colheita. 

Além de ser um material bastante econômico, o caixote pode ser encontrado para descarte em supermercados e sacolões. Isso quer dizer que dificilmente você vai gastar para obter as caixas. E o melhor é que você pode decorar os caixotes e deixá-los com um aspecto diferenciado e exclusivo.

Reaproveite materiais

Praticamente qualquer tipo de recipiente pode ser reaproveitado e utilizado como vaso para as plantas. Panelas e canecas velhas, potes, vidros, entre outros, servem muito bem para acomodar a horta. Para reutilizar os materiais, lembre-se de fazer um furo embaixo para manter o escoamento da água da irrigação.

Só tome cuidado para não escolher materiais que aquecem demais as raízes das plantas, como metal e plástico. Caso o seu apartamento seja pequeno, vale a pena optar por recipientes menores, principalmente se a ideia é suspendê-los ou fixá-los na parede.

Invista em vasos

horta em apartamento

Outra ideia interessante é investir em vasos para dar um charme especial à decoração. Os vasos de cerâmica, por exemplo, são resistentes, garantem a drenagem da água, têm alta durabilidade e são elegantes, ou seja, são ideais para ter no apartamento. 

Uma dica bacana para deixar o imóvel ainda mais agradável é apostar em cachepôs para pendurar os vasos. Com isso, você ainda pode aproveitar de forma mais eficiente os espaços disponíveis. Além disso, quando as plantas ficam suspensas, há mais chances de receber luz natural.

Ter uma horta em apartamento é bastante simples e pode mudar totalmente a aparência do imóvel. Essa alternativa também é de baixo custo e fácil manutenção, trazendo diversos benefícios para os moradores. Portanto, se a ideia é transformar radicalmente o seu lar, o cultivo de ervas e alimentos é a melhor opção!Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e confira também 9 dicas para a decoração com plantas!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *