Organização da Cozinha:
O Guia Completo

10 de novembro de 2021
IMG 8194 1
108
Views

Qual é o seu cômodo preferido em sua casa? E qual deles é o mais difícil de ser organizado? Se você respondeu “a cozinha” para pelo menos uma das perguntas, este post foi feito especialmente para você. Afinal, esse é um dos ambientes mais importantes do lar e também um dos mais desafiadores quando o assunto é organização.

A organização da cozinha envolve muitos aspectos e obstáculos. Um dos principais é a grande quantidade de itens, muitas vezes bem pequenos, o que é um “prato cheio” para a acumulação e para o surgimento da bagunça.

Felizmente, é possível resolver esse problema! E é para isso que estamos aqui, não é mesmo? Continue a leitura e descubra algumas dicas importantes para a organização do cômodo em que toda a família se reúne para as refeições e conversas!

Quais são os maiores problemas de organização da cozinha?

Antes de citarmos as maneiras de resolver as questões da organização da cozinha, que tal conversarmos um pouco sobre os principais problemas encontrados nesse cômodo? Assim, você pode identificar quais fazem parte do seu ambiente antes de começar a organizá-lo!

Aglomeração de itens

A maioria das cozinhas desorganizadas apresenta um problema sério com a aglomeração de itens. Será que esse é o caso da sua?

Para identificar se esse problema acontece ou não no seu ambiente, olhe ao redor. Há pilhas de tampas e potes acumulados um em cima do outro? Há espaços abarrotados de utensílios? Então, já identificamos um dos pontos que geram a desorganização em excesso.

Falta de espaço para colocá-los

A aglomeração pode ser gerada por muitos fatores, mas sem dúvidas o mais frequente deles é a falta de espaço para condicionar tudo o que você possui.

Esse é um problema relativamente comum, mas que também pode ser resolvido (assim como a aglomeração, mencionada no item anterior). Continue a leitura em busca de mais informações!

Cozinhas normalmente pequenas

Esse é outro problema muito frequente. As cozinhas não são, normalmente, os ambientes mais amplos das casas. Os cômodos maiores costumam ser as salas e os quartos.

Se você mora em uma casa com uma cozinha pequena, fique de olho no texto e não saia daqui antes de ler tudinho. Ao longo da nossa conversa, mostraremos algumas dicas para que você aproveite melhor o seu espaço.

Falta da possibilidade de modificar a estrutura da casa

Mora de aluguel? Está com o orçamento apertado? Esses são alguns fatores que podem fazer com que você não possa mexer muito na estrutura da sua cozinha, deixando-a mais espaçosa.

Novamente, não esquente a cabeça. Conversaremos sobre técnicas para que você possa aproveitar o espaço que tem de maneira eficiente!

Acúmulo de itens desnecessários

Por fim, temos o acúmulo de itens desnecessários. É bem comum que a gente guarde potes que foram ganhados, tampas que já não têm mais o seu recipiente correspondente, entre outros.

Esse é um problema que acaba gerando novas questões, como a aglomeração de itens, sobre a qual falamos primeiro. E, claro, faz com que a sua cozinha fique bem desorganizada.

Quais são as consequências negativas da desorganização?

Organizadores de cozinha
Os organizadores de cozinha são essenciais para uma ótima organização!

Agora, é hora de descobrirmos quais são as consequências dessa desorganização para o dia a dia de quem precisa trabalhar na cozinha. Lembrando que isso é válido tanto para quem trabalha exclusivamente em casa, quanto para quem também tem um ofício lá fora, certo? Vamos lá!

Problemas na hora de cozinhar

Uma das consequências mais diretas da falta de organização nas cozinhas é a dificuldade de cozinhar. Afinal, é praticamente impossível encontrar aquilo que precisamos em meio a um ambiente caótico, não é mesmo?

Perda de tempo

Além da dificuldade para cozinhar e fazer as coisas de maneira eficiente, a desorganização gera uma grande perda de tempo. Passamos muito tempo procurando itens ou tentando arrumar a cozinha, quando tudo isso poderia ter sido evitado com algumas medidas simples.

Dificuldade para higienizar o ambiente

Outro problemão gerado pela falta de organização é a sujeira. Afinal, é muito mais difícil limpar o ambiente quando todos os itens estão aglomerados em um cantinho do armário. Com tudo organizado, as faxinas se tornam muito mais simples, eficientes e, claro, rápidas!

Dificuldade para achar itens em meio à confusão

Você tem uma visita chegando e resolve fazer um bolo caprichado, com chantilly na cobertura. Mas… aonde foi parar o seu conjunto de bicos de confeiteiro? Encontrar uma agulha em um palheiro pode ser uma tarefa bem árdua. Por isso, invista em organização para evitar esses contratempos em momentos nada oportunos.

Possibilidade de alimentos estragarem

Por fim, outra consequência pouco mencionada é a chance de alimentos estragarem quando tudo está desorganizado. É comum esquecermos ingredientes no fundo do armário e, além de comprá-los novamente sem necessidade, só nos lembramos de que eles estão por ali quando ocorre o apodrecimento. Fique de olho!

Como melhorar a organização da cozinha?

Agora, chegou a hora de conversarmos sobre a organização da cozinha! Confira as dicas a seguir e coloque algumas (ou todas) em prática para melhorar a sua relação com esse ambiente tão especial. Vamos lá?

Otimize os espaços

A primeira dica que podemos trazer é: utilize o seu espaço de maneira inteligente e, claro, eficiente!

Não há problema algum em ter uma cozinha pequena ou apertada. O que vale é usar a criatividade e abusar de itens que façam com que o espaço pequeno seja bem aproveitado.

Confira algumas opções da Aramado para a otimização de espaços na cozinha;

Deixe os utensílios sempre à vista

A organização da cozinha está intimamente atrelada à funcionalidade da mesma. Ou seja: sua produtividade fica bem prejudicada se você não souber onde estão as coisas que realmente precisa utilizar.

Sendo assim, na hora de fazer a organização, não deixe nada que você use muito no fundo dos armários. Invista em ganchos, prateleiras e outros meios para deixá-los sempre por perto e facilitar o seu trabalho na hora de encontrá-los.

Aumente a capacidade de armazenamento do armário

Armários pequenos podem parecer um grande problema, mas você sabia que é possível fazer com que eles pareçam maiores sem ocupar mais espaço na sua cozinha?

O meio mais eficiente de fazer essa transformação é investir em itens que podem ser colocados dentro dele para criar a ideia de “andares”. Assim, nada fica amontoado e você ganha bastante espaço!

Acha que o seu armário está pequeno? Então, confira algumas opções para aumentar a sua capacidade:

Invista em itens que sirvam para mais de uma finalidade

Quando o assunto é organização de qualquer ambiente, uma boa ideia é investir na utilização de itens que tenham mais de uma funcionalidade. Assim, você poupa espaço e pode aproveitar melhor esse produto!

Estantes, por exemplo, podem servir tanto para guardar utensílios quanto vidros com ingredientes. Essa é uma dica que deixa a cozinha não só mais organizada, mas também mais bonita. Os ganchos também podem ser usados para pendurar panos de prato ou colheres, além de mixers e outros itens.

Multifuncionalidade é uma das palavras-chave da Aramado! Confira opções imperdíveis da nossa loja:

Coloque tudo no seu devido lugar

Separar tudo nos seus lugares é uma das principais dicas de organização da cozinha. Com esse cuidado, você sabe exatamente onde encontrar o que precisa e evita também a ocorrência de mais bagunças.

Isso ocorre porque sabendo onde cada coisa deve estar, você arruma a cozinha de modo mais eficiente, desde o momento das compras até as faxinas semanais.

Na Aramado, você encontra muitas opções de kits para ajudá-lo na organização da sua cozinha. Confira alguns agora mesmo:

Priorize bons itens para armazenamento

Na hora de organizar a sua cozinha, tenha também o cuidado em investir em produtos de boa qualidade. Nesse momento, é importante pensar no custo-benefício das peças compradas, ou seja: o preço é justo? A qualidade é boa? Então, pode colocar no carrinho!

Tenha em mente que peças de qualidade duvidosa têm durabilidade reduzida, fazendo com que você precise recomprá-las muito rapidamente. Além disso, podem quebrar e deixar você na mão, gerando ainda mais desorganização na cozinha.

Invista em etiquetas

Agora, mais uma dica bem legal para melhorar a organização da sua cozinha. Já pensou em investir em etiquetas? Além de bonitas, elas facilitam muito a vida na hora de tentar achar alguma coisa que você não lembra exatamente onde colocou.

Elas podem ser utilizadas para sinalizar ingredientes em vidros ou até mesmo utensílios dentro de caixas organizadoras. Assim, você não se perde no seu próprio espaço. E a boa notícia é que há etiquetas reutilizáveis, nas quais você pode escrever como em uma lousa. Legal, né?

Separe as coisas por categorias

Pegar uma caixa organizadora e jogar tudo dentro pode ser uma ideia interessante à princípio, mas é algo que só gera complicações no futuro, fazendo com que ocorra a acumulação de itens e, consequentemente, a bagunça.

Por isso, nada de colocar tampas de potes junto com garfos e colheres que você não usa tanto. Coloque cada coisa em seu devido lugar, mesmo que seja na hora de guardar longe do seu acesso no dia a dia. Assim, você evita bagunças e poupa bastante tempo na hora de procurá-los.

Deixe o que você mais usa sempre à mão

Já falamos sobre os itens que ficam guardadinhos no fundo do armário, então agora é o momento de discutirmos o que fazer com aqueles produtos que usamos o tempo todo.

Bons exemplos são os temperos, colheres para misturar ingredientes na panela, papel toalha, facas e tábuas de cortar carne ou legumes, entre outros. Esse tipo de produto, que é usado com muita frequência, deve ficar sempre à mão para facilitar a sua vida na cozinha.

Agora, fique com algumas opções de itens da Aramado que servem para ajudá-lo a deixar o que você precisa sempre por perto:

Una beleza à praticidade

Para finalizar, não podemos nos esquecer da beleza. Afinal, itens podem ser práticos, úteis e ainda assim colaborar para a decoração do seu ambiente. Não se esqueça que a organização também é uma questão de estética!

Sendo assim, priorize a compra de produtos que além de funcionais sejam também bonitos e elegantes, dando um toque de sofisticação e muito estilo para um dos ambientes mais importantes da sua casa.

Para deixar a sua cozinha mais bonita e organizada, conte com os seguintes itens, todos disponíveis na loja Aramado:

Agora que você já conhece ótimas dicas para a organização da cozinha e sabe, também, a importância de cuidar desse cômodo com muito carinho, não perca mais tempo! Invista nos itens corretos para ajudá-la nesse processo e revolucione o seu ambiente, o deixando mais agradável, prático e bonito.

Lembrando que nós, da Aramado, estamos sempre prontos para te ajudar! Então, não deixe de passar em nosso site oficial e conferir as opções de produtos da nossa loja, tanto para a sua cozinha quanto para o restante da casa. Esperamos que goste!

Categoria do post:
Dicas · Cozinha · Organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *