9 dicas de como organizar guarda-roupas

13 de julho de 2022
519
Views

Saber como organizar guarda-roupas é fundamental. Quando organizamos tudo do jeito certo, conseguimos ganhar mais espaço aproveitando bem cada canto que o móvel ou mesmo o closet pode oferecer.

Além disso, quando cada peça tem o seu lugar, conseguimos facilitar o dia a dia, afinal, não é preciso ficar procurando onde está isso ou aquilo. Ao mesmo tempo, vai contribuir para uma melhor preservação das roupas, pois elas ficarão armazenadas de uma forma mais adequada.

Com as dicas certas, qualquer pessoa consegue manter uma arrumação impecável, ainda que não entenda muito a respeito de organização doméstica. Por isso, preparamos este conteúdo trazendo dicas para que você saiba como organizar seu guarda-roupas e acabar de vez com a bagunça. Acompanhe!

1. Utilize bem os cabides

Armários e Closets Aramados - como organizar guarda roupas

Não tem como organizar guarda-roupas sem utilizar cabides. Eles facilitam muito a boa disposição das peças e evitam que elas fiquem amontoadas. São ideais para aquelas peças que amassam com facilidade e trazem praticidade por causa da boa visualização das roupas.

Prefira utilizar cabides padronizados para que eles fiquem melhor acomodados no armário. Explore também os cabides que ajudam a otimizar espaço, como é o caso do cabide triplo para calças, da Aramado que economiza um bom espaço.

No caso dos lenços e cachecóis, você também encontra um cabide específico para eles na Aramado, inclusive, de veludo, que ajuda a preservar a delicadeza das peças. As gravatas também têm um cabide especial, que pode ser utilizado, ainda, para cintos e cintas.

2. Acrescente novas prateleiras

Se o seu guarda-roupas tem poucas prateleiras, pode ser mais difícil manter a boa organização, mas você não precisa trocar o móvel. Basta acrescentar novas prateleiras. A Aramado tem opções específicas para armários que você pode instalar com facilidade para ter um suporte extra para peças ou objetos.

Algumas dessas prateleiras da Aramado vêm com espaço para mais cabides. Assim você cria alternativas para a organização, por exemplo, dos lenços e das gravatas que citamos, itens que não têm grandes dimensões, mas que precisam de um canto específico para que não sofram danos.

3. Desapegue das peças que não estão em uso

Uma dica muito importante sobre como organizar guarda-roupas é desapegar das peças que você não está usando. Muitas vezes temos roupas que nem servem mais, ou que já não combinam com o nosso estilo e personalidade. Para que ficar guardando? Abra espaço para as peças que você usa de verdade.

4. Determine um espaço para cada item

Uma parte importante da organização é estabelecer onde cada coisa vai. Dessa forma, fazemos uma separação lógica das peças e conseguimos aproveitar melhor o espaço, além de trazer muito mais praticidade na hora de encontrar. Você só precisa ter disciplina quando for guardar as roupas de novo, para colocar no lugar certo e evitar que tudo fique misturado.

Os acessórios Aramados podem ajudar bastante nessa organização. O divisor de prateleira, por exemplo, faz com que fique mais fácil estabelecer um cantinho para cada coisa. O organizador de calças também é interessante por ocupar pouco espaço. Tem ainda o cabide giratório, para que as gravatas fiquem todas no mesmo lugar.

5. Mantenha os sapatos em sapateiras

Armários e Closets Aramados - como organizar guarda roupas

É verdade que os sapatos são grandes desafios na hora de manter a organização, mas também tem solução para esse problema. Basta manter essas peças em sapateiras. A Aramado tem diversos modelos para você escolher aquele que se encaixa melhor no seu armário, closet ou quarto.

Você encontra sapateiras de porta ou de parede, para fixar no próprio armário, sapateira deslizante, sapateira de chão, e cada uma das opções com diferentes modelos e designs. Assim, além de manter os sapatos organizados, eles ficam preservados pelo armazenamento correto.

6. Separe as roupas por tipo

Armários e Closets Aramados - como organizar guarda roupas

Nessa dica você pode estabelecer os seus próprios critérios para fazer a organização das peças por tipo. Tem gente que separa conforme a estação, outros de acordo com o tecido, aqueles que preferem separar por cores, ou então as peças que são para trabalho, para o dia a dia, para passeio, e assim por diante.

Não importa qual lógica você vai estabelecer. O ideal é fazer essa separação da maneira mais adequada para facilitar o encontro das peças quando você tiver que usar. Mais uma vez, lembrando que a organização será mantida apenas se, na hora de guardar de novo, você respeitar essa organização.

7. Use gavetas

Armários e Closets Aramados - como organizar guarda roupas

Além das prateleiras extras, você pode acrescentar novas gavetas no seu armário, sabia? Elas vão oferecer um espaço extra para organizar peças menores, como meias, roupas íntimas e biquínis, ou então, pode colocar ali alguns produtos de cuidado pessoal, toalhas e assim por diante.

A Aramado tem opções para você escolher. Os modelos variam, já que existem os módulos em madeira, as gavetas em grade com trilho e até mesmo os nichos. Todos eles são grandes aliados.

8. Organize de forma prática para o dia a dia

Uma das grandes sacadas para descobrir como organizar guarda-roupas com praticidade é pensar no seu próprio dia a dia. As dicas são muito bem-vindas para que você tenha ideias sobre como fazer essa arrumação, mas é sempre importante adequá-las a sua própria realidade. O ideal é que as peças e os itens que você usa com mais frequência estejam nos lugares mais acessíveis. As partes mais ao fundo e as prateleiras ou portas mais altas devem ser reservadas para aquilo que não é utilizado com tanta frequência.

Deixe sempre à mão o que você vai precisar no dia a dia. Algumas pessoas têm o hábito de esconder as peças para ter uma estética melhor, quando na verdade basta acrescentar acessórios, mais prateleiras e organizadores para que cada coisa tenha o seu lugar, mantendo um visual organizado e com praticidade.

9. Utilize técnicas de dobragem de roupas

Você sabia que as peças de roupa podem ocupar um espaço menor dependendo do modo como elas são dobradas? As técnicas de dobragem ajudam bastante nessa economia de espaço e também contribuem para preservar as roupas, evitando os amassados excessivos. Vale a pena aprender sobre isso para organizar gavetas e prateleiras.

Viu só como organizar guarda-roupas não tem segredo? Seguindo essas dicas, você vai deixar o seu armário arrumado e prático. Nossa sugestão é começar do zero, tirando todas as peças para separar, dobrar e guardar de novo. Isso vai facilitar ainda mais a sua nova arrumação.No site da Amado tem uma categoria inteira de produtos para ajudar na organização do armário. Acesse para conferir e escolher as peças ideais para você!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *