Não sabe como organizar a despensa? Confira 5 dicas para manter a cozinha em ordem!

7 de fevereiro de 2024
1442
Views

Descubra já como manter a sua despensa organizada e deixar a cozinha impecável!

Quer saber como organizar a despensa de uma maneira que ajude a ter mais praticidade no dia a dia? A boa notícia é que existem várias dicas que você pode aplicar para manter a cozinha em ordem. Garantir que o ambiente esteja sempre limpo e arrumado faz toda a diferença na sua rotina. 

Quando o assunto é despensa, isso pode evitar que os alimentos estraguem sem que você perceba, contribuir para a decoração da casa e, é claro, melhorar toda a dinâmica da cozinha.

É por esse motivo que, neste post, trouxemos 5 dicas que vão fazer com que a sua despensa fique organizada por mais tempo e sem muito trabalho. Acompanhe e saiba mais!

1. Comece pela limpeza da despensa

Armário aramado kit 38 - Cozinha e despensa pequena
Mantenha sua despensa em ordem!

Um dos primeiros passos de qualquer organização é a limpeza. Retirar todos os produtos, passar um pano úmido nas prateleiras e no armário e observar o espaço disponível é uma ótima forma de iniciar o processo.

Assim, é possível identificar quais alimentos estão próximos da data de vencimento e se programar para fazer receitas que utilizam esses ingredientes. Além disso, você consegue visualizar melhor como pode armazenar novamente os produtos, mas, agora, com estratégias de otimização de espaço.

2. Guarde os alimentos por categoria na despensa

Armário aramado kit 38 - Cozinha e despensa pequena
Uma despensa organizada facilita o dia a dia na cozinha!

Você costuma levar muito tempo até achar o que está procurando no armário? Então, é hora de encontrar táticas que vão facilitar o seu dia a dia. Um exemplo disso é agrupar os alimentos de acordo com cada categoria.

A escolha fica a seu critério. É possível, por exemplo, guardar segundo a finalidade dos produtos, como alimentos de café da manhã, almoço e jantar. Outra opção é separar os itens conforme as suas propriedades, como grãos, carboidratos, proteínas, frutas, legumes, temperos etc.

3. Priorize os produtos de uso frequente

Como visto, todo esse processo vai depender das suas preferências e, inclusive, da rotina. Já parou para observar quais são os alimentos que você consome com frequência no cotidiano? Algo que vai trazer mais praticidade para o seu dia é deixá-los em um lugar de fácil acesso.

Armário aramado kit 38 - Cozinha e despensa pequena
Use cestos para facilitar a organização da despensa!

Sendo assim, coloque na frente da despensa os alimentos mais consumidos. Para os espaços mais difíceis de alcançar, deixe os produtos de menor uso e que não estão próximos do vencimento.

4. Aposte em potes de vidro

Armário aramado kit 37 - Cozinha e despensa média
Os potes trazem muita praticidade na organização da cozinha!

Aqui vai uma dica para aumentar a durabilidade dos seus alimentos e evitar que tenham contato com agentes externos: use potes de vidro. O material oferece mais proteção aos produtos e é de fácil visualização, permitindo que você identifique melhor o conteúdo.

Se possível, dê preferência por potes herméticos, que apresentam uma vedação ainda mais vantajosa, justamente por utilizar pressão e materiais de maior qualidade. Sem contar que esses itens são ótimos para agregar na decoração do ambiente.

5. Otimize espaço

Utilizar divisórias, cestos e caixas vai aumentar a organização da sua cozinha. Afinal, com essas ferramentas, é possível otimizar espaço e aproveitar melhor o ambiente disponível. Desse modo, sua despensa pode armazenar mais produtos e ainda não ficará sobrecarregada.

Viu só como organizar a despensa de forma simples, mas muito eficiente? Com essas dicas, é possível manter a cozinha impecável e se sentir mais confortável com a própria casa. Sem mencionar que um ambiente em ordem faz toda a diferença na hora de economizar tempo e preparar suas receitas com mais prazer.

Este post inspirou você a adotar técnicas de organização para a casa? Então, saiba como começar pela cozinha ao conferir mais algumas ótimas dicas!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *