5 dicas para renovar sua cozinha sem gastar muito

13 de dezembro de 2021
836
Views

Uma cozinha pequena precisa de truques e acessórios especiais para organizar e decorar de maneira a otimizar espaços, tornando a rotina mais ágil e prazerosa. Com os itens certos, nossas dicas certeiras e uma dose de criatividade, as boas experiências gastronômicas estão garantidas!

A cozinha é considerada o coração da casa. Afinal, não é apenas um espaço onde preparamos as refeições. É também o ambiente onde reunimos amigos e familiares para passar momentos inesquecíveis e onde temos experiências gastronômicas maravilhosas. Ou seja, é o cenário de inúmeras memórias afetivas.

Por isso, é muito importante que seja um espaço bonito, aconchegante e funcional. Mas, para muitos, renovar a cozinha parece algo muito complicado. Além disso, muitos moram em imóveis alugados e, por isso, não podem fazer grandes mudanças.

Contudo, saiba que é possível transformar esse ambiente sem quebra-quebra e sem gastar muito. Com apenas algumas alterações bem simples é possível mudar completamente o visual do cômodo. Quer saber como? Nós separamos dicas bastante práticas. A seguir, acompanhe cada uma delas!

1. Transforme os armários

Kit Cozinha Prateleiras Aramadas para organizar - 7 un
Os kits organizadores aramados são itens fundamentais para manter a ordem nos armários.

Os armários ocupam bastante espaço na cozinha. Por esse motivo, ao repaginá-los temos a impressão de uma grande mudança. Se você não pode ou não quer trocá-los, não se preocupe. Mesmo assim é possível dar uma cara nova a eles. Uma opção é renovar a pintura. Para isso, é fundamental saber exatamente de qual material são feitos para, assim, comprar a tinta correta.

Afinal, se utilizar uma tinta que não seja a mais indicada para determinado material, correrá o risco de estragar seus armários. Quer algo ainda mais prático? Então, opte pelo papel contact. É um revestimento adesivo muito fácil de ser aplicado. Basta limpar bem a superfície e colar, cuidando para não formar bolhas.

Como o mercado oferece uma infinidade de modelos, será fácil encontrar um que combine perfeitamente com o estilo de decoração que você pretende seguir. Pode ser liso, estampado ou, ainda, que reproduza algum outro material, como madeira ou mármore.

Outra forma simples e prática de repaginar os armários é trocando os puxadores. Isso é muito fácil de fazer: é só retirar os antigos e substituir por novos. Se você optar pelo papel contact, nem vai precisar se preocupar se os novos se encaixam nos furos dos antigos, pois o papel vai cobrir todas as marcas anteriores.

2. Repagine as paredes

 Simples e compacto, o escorredor otimiza espaços na bancada, sendo ideal para quem mora sozinho ou para casas com até duas pessoas.

Assim como mudar os armários causa um grande impacto visual, o mesmo ocorre quando repaginamos as paredes. E há diversas possibilidades para isso. Uma delas é fazer uma nova pintura. Se não quiser pintar todas as paredes, pode fazer isso em apenas uma delas, como a que fica atrás da mesa, por exemplo. Escolha um tom que combine com a decoração e mãos à obra.

Porém, se você já cansou dos revestimentos de parede ou se eles já estão desgastados, não é preciso trocá-los, pois eles também podem ser pintados. Afinal, há tintas específicas para azulejos. Assim, você terá um revestimento novo em folha sem precisar passar por toda a bagunça que a retirada e colocação de um novo causam.

Outra opção são os adesivos de parede, que também podem ser aplicados sobre revestimentos. Utilizar um estampado para fazer uma faixa em uma das paredes dá um efeito incrível e é uma maneira simples de renovar a cozinha.

3. Mude o estofado das cadeiras

Nesta versão, a clássica cadeira ganha um assento de couro ecológico para proporcionar ainda mais conforto e sofisticação para ambientes internos.

Não quer trocar as cadeiras? Acredite: apenas mudando o estofado fará com que elas pareçam outras. Uma excelente dica é optar por um material impermeável, pois há sempre o risco de alguém derrubar comida ou bebida na cadeira. Desse modo, basta passar um pano e ela ficará limpinha novamente.

Se o modelo das cadeiras que você utiliza não tem estofado, é ainda mais fácil. Existem almofadas de todos os tamanhos e próprias para serem utilizadas na cozinha. E não se preocupe, elas não ficarão saindo do lugar pois contam com amarrações no encosto ou assento.

Então, escolha um modelo cuja cor ou estampa combinem com a proposta decorativa e dê uma cara nova às cadeiras. Mas, se você não é do time dos que gostam de almofadas, pode mudar suas peças utilizando uma tinta específica para o material. Se não quiser fazer sujeira, basta comprar algumas latas de tinta em spray e você mesmo pode pintá-las.

4. Ajuste a iluminação

A iluminação não tem apenas o objetivo de aumentar a funcionalidade de um ambiente, como também tem um papel essencial na decoração. No caso da cozinha, é importante que o lugar de preparo dos alimentos seja bem iluminado. Preferencialmente, com luz branca.

Ao mesmo tempo, também é fundamental criar um ar aconchegante na área onde fazemos as refeições. Nesse caso, use luz amarela ou neutra. Pendentes ou luminárias sobre a mesa criam um ambiente intimista e são ótimas alternativas para renovar a cozinha. Além disso, você pode usar spots ou arandelas nas paredes. Eles criam uma luz difusa e indireta, ampliando a sensação de conforto.

Lembra que comentamos sobre repaginar a parede atrás ou ao lado da mesa? Ao colocar acessórios de iluminação nessa parede, você criará um efeito visual impactante e de muita personalidade.

5. Acrescente itens de organização e decoração

Não há dúvidas de que a cozinha precisa ser muito bem organizada. Isso facilita na hora de preparar os alimentos. Mas, muitos acabam deixando de lado a decoração desse ambiente. Ou seja, focam apenas na sua funcionalidade. Porém, você pode aliar as duas coisas. Para isso, invista em itens de organização que também contribuam para o décor do espaço.

Organize suas frutas e legumes com praticidade, além de conseguir otimizar os espaços da sua cozinha.

Quer alguns exemplos? Fruteiras de chão são ótimas para liberar espaço na geladeira e deixar as frutas sempre à mão. Há modelos belíssimos e que ajudam a enriquecer o visual da cozinha.

As prateleiras se tornaram objetos curinga em projetos relacionados a decoração e arquitetura de interiores!

Do mesmo modo, as prateleiras são verdadeiras peças curingas. Elas ajudam a aproveitar os espaços verticais e, ainda, ajudam a compor a decoração. Você pode utilizá-las para colocar frascos bonitos de ingredientes, vasos com temperos frescos, seus utensílios mais utilizados, louças bonitas, entre outros objetos.

Uma cozinha completa e funcional precisa de acessórios para organizar, otimizar espaços e decorar.

Um suporte para canecas também é uma excelente opção. Pendure suas peças preferidas e que combinem com a decoração. Aliás, você pode montar um cantinho do café. Outra dica muito boa é utilizar um suporte com ganchos. Nele, você pode colocar utensílios que usa com frequência, como colheres de pau, escumadeiras, facas, medidores, entre outros itens.

Úteis em toda a casa, os modelos de gancho de parede são resistentes à umidade e agregam funcionalidade na cozinha.

E não é porque os armários ficam fechados que podem ficar bagunçados. Utilize organizadores internos para que cada coisa fique em seu devido lugar. Isso também ajuda a deixar sua cozinha ainda mais bonita.

Há suportes com vários níveis, que são ótimos para guardar pratos de almoço, sobremesa e pires. Também, para organizar as tampas das panelas. Ou, ainda, suportes suspensos, que ajudam a aproveitar melhor o espaço interno dos armários, fazendo com que você ganhe uma prateleira extra, por exemplo.

Viu como é fácil renovar a cozinha? Bastam algumas mudanças pequenas para você transformar o ambiente em um espaço perfeito. Então, siga as nossas dicas e mãos à obra. Assim, você terá uma cozinha organizada, funcional, muito bem decorada e, acima de tudo, bem aconchegante para passar momentos inesquecíveis com sua família!

Quer mais dicas para esse espaço? Então, aproveite a visita no blog e confira nosso guia completo de organização da cozinha. Boa leitura!

Categoria do post:
Cozinha · Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *