O tapete é uma peça decorativa que muda completamente o visual da sala, trazendo aconchego e sofisticação ao ambiente. No mercado, existe uma infinidade de modelos, formatos e designs, já que o elemento oferece conforto e praticidade.
No entanto, antes de investir em um tapete para a sua casa, é preciso considerar alguns fatores. Por exemplo, o ideal é que o modelo transmita harmonia e combine ao máximo com o espaço disponível, os objetos e a disposição dos móveis.
Ainda está em dúvida sobre como escolher tapete para sala da melhor forma? Acompanhe a seguir e confira 4 dicas!
1. Defina o tamanho
O tamanho da peça deve ser apropriado para o tamanho disponível na sala e para o local em que ficará. O tapete deve ser suficientemente grande, caso a intenção seja colocar um móvel em cima ou se o ambiente tiver espaços abertos. O ideal é fazer uma análise de acordo com a disposição da mobília.
Dependendo do espaço disponível e do estilo da decoração, ainda há a opção de apostar em uma sobreposição de tapetes, permitindo trabalhar com mais cores. É possível, por exemplo, usar uma peça de cor neutra sobre outra com alguma estampa que chame a atenção.
2. Pense no formato
O formato também é um detalhe muito importante no momento de escolher o tamanho para a sala. Nesse caso, é interessante adotar um formato que combine com o mobiliário. Se os móveis são quadrados, o ideal é que o tapete também seja. Outra opção é investir em um tapete de formato oposto aos móveis para criar um contraste.
O contraste dá um efeito surpreendente na decoração e transmite originalidade e personalidade. Os tapetes circulares e redondos são mais indicados para espaços aconchegantes, como um cantinho da leitura. Já os retangulares são recomendados quando a sala conta com muitos móveis e objetos.
3. Escolha uma ou mais cores
Da mesma forma, o esquema de cores do tapete deve estar em sintonia com as cores dos demais elementos, como cortinas e mobília. Caso a sala já tenha cores neutras, a indicação é criar harmonia entre as peças decorativas e optar por cores semelhantes.
Em estilos mais modernos, por exemplo, vale a pena adotar cores opostas. Já se o seu intuito é ter um cômodo que transmita aconchego e tranquilidade, vale a pena combinar as cores. Para criar um visual mais clássico, adote um tapete liso de apenas uma cor.
4. Opte por um material de qualidade
A escolha do material é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes no momento de adquirir um tapete. Para a sala, um local onde há grande movimentação na casa, a recomendação é optar por tapetes de lã, já que são materiais resistentes, duráveis e de alta qualidade.
Os tapetes de sisal, bambu e juta são alternativas populares que também vão muito bem na decoração da sala. Os feitos de materiais de fibras vegetais são fortes e apresentam boa durabilidade. As peças de algodão são ideais para climas mais quentes, já que são mais finos e frescos.
Viu só como escolher tapete para sala não é uma tarefa complicada? É importante considerar também o estilo decorativo que você deseja criar para o cômodo. Os modelos mais naturais e de cores neutras, nesse caso, são totalmente adaptáveis e podem ser utilizados em ambientes com diferentes quantidades de objetos e móveis.
Gostou do conteúdo? Confira também quais são as principais características da decoração brasileira e entenda como adotá-la na sua casa!