Confira 4 fatores ao escolher um tapete para a sala!

18 de maio de 2022
202
Views

O tapete é uma peça decorativa que muda completamente o visual da sala, trazendo aconchego e sofisticação ao ambiente. No mercado, existe uma infinidade de modelos, formatos e designs, já que o elemento oferece conforto e praticidade.

No entanto, antes de investir em um tapete para a sua casa, é preciso considerar alguns fatores. Por exemplo, o ideal é que o modelo transmita harmonia e combine ao máximo com o espaço disponível, os objetos e a disposição dos móveis.

Ainda está em dúvida sobre como escolher tapete para sala da melhor forma? Acompanhe a seguir e confira 4 dicas!

1. Defina o tamanho

O tamanho da peça deve ser apropriado para o tamanho disponível na sala e para o local em que ficará. O tapete deve ser suficientemente grande, caso a intenção seja colocar um móvel em cima ou se o ambiente tiver espaços abertos. O ideal é fazer uma análise de acordo com a disposição da mobília.

Dependendo do espaço disponível e do estilo da decoração, ainda há a opção de apostar em uma sobreposição de tapetes, permitindo trabalhar com mais cores. É possível, por exemplo, usar uma peça de cor neutra sobre outra com alguma estampa que chame a atenção.

2. Pense no formato

Mesas decorativas - Como escolher tapete para sala

O formato também é um detalhe muito importante no momento de escolher o tamanho para a sala. Nesse caso, é interessante adotar um formato que combine com o mobiliário. Se os móveis são quadrados, o ideal é que o tapete também seja. Outra opção é investir em um tapete de formato oposto aos móveis para criar um contraste. 

O contraste dá um efeito surpreendente na decoração e transmite originalidade e personalidade. Os tapetes circulares e redondos são mais indicados para espaços aconchegantes, como um cantinho da leitura. Já os retangulares são recomendados quando a sala conta com muitos móveis e objetos.

3. Escolha uma ou mais cores

Da mesma forma, o esquema de cores do tapete deve estar em sintonia com as cores dos demais elementos, como cortinas e mobília. Caso a sala já tenha cores neutras, a indicação é criar harmonia entre as peças decorativas e optar por cores semelhantes. 

Em estilos mais modernos, por exemplo, vale a pena adotar cores opostas. Já se o seu intuito é ter um cômodo que transmita aconchego e tranquilidade, vale a pena combinar as cores. Para criar um visual mais clássico, adote um tapete liso de apenas uma cor.

4. Opte por um material de qualidade

A escolha do material é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes no momento de adquirir um tapete. Para a sala, um local onde há grande movimentação na casa, a recomendação é optar por tapetes de lã, já que são materiais resistentes, duráveis e de alta qualidade.

Os tapetes de sisal, bambu e juta são alternativas populares que também vão muito bem na decoração da sala. Os feitos de materiais de fibras vegetais são fortes e apresentam boa durabilidade. As peças de algodão são ideais para climas mais quentes, já que são mais finos e frescos.

Viu só como escolher tapete para sala não é uma tarefa complicada? É importante considerar também o estilo decorativo que você deseja criar para o cômodo. Os modelos mais naturais e de cores neutras, nesse caso, são totalmente adaptáveis e podem ser utilizados em ambientes com diferentes quantidades de objetos e móveis.

Gostou do conteúdo? Confira também quais são as principais características da decoração brasileira e entenda como adotá-la na sua casa!

Categoria do post:
Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *